A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física
Ensino Fundamental, 8° Ano Ginástica: Contextualização histórica da Ginástica, vivenciando o Método Sueco, Francês e Calistênico, relacionando-os as modalidades ginásticas da atualidade

2 EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental
Ginástica: contextualização histórica da ginástica, vivenciando o método sueco, francês e calistênico, relacionando-os as modalidades ginástica da atualidade A história da ginástica confunde-se com a história do homem (1). Imagem: Nevit Dilmen / Handstand, Ginástica / GNU Free Documentation License Vamos entender melhor!

3 EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental
Ginástica: contextualização histórica da ginástica, vivenciando o método sueco, francês e calistênico, relacionando-os as modalidades ginástica da atualidade Pré-história A atividade física apresentava um importante papel na sobrevivência do homem, pois expressava a necessidade vital de atacar e defender, além de fazer parte dos jogos, rituais e festivais. (1) Caça Pesca Ritual Imagem: Lionel Allorge / Museu da Pré-história em Tautavel, França. / GNU Free Documentation License Imagem: Paul Kane / Art Gallery of Ontario / Public Domain. Imagem: Lionel Allorge / Museu da Pré-história em Tautavel, França. / GNU Free Documentation License

4 Antiguidade Clássica Grécia: ideal de beleza humana;
EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental Ginástica: contextualização histórica da ginástica, vivenciando o método sueco, francês e calistênico, relacionando-os as modalidades ginástica da atualidade Antiguidade Clássica Grécia: ideal de beleza humana; Atenas: exercício físico valorizado como educação corporal; Esparta: preparação para a guerra; berço dos Jogos Olímpicos (demonstra a importância da atividade física nesta época). Imagem: Unknown, restorer: Ippolito Buzzi (Italian, 1562–1634) / Museu Nacional Romano – Palazzo Altemps / Apollo Kaitharoidos. Mármore, peças originais (tronco e perna direita): cópia romana do período de Adriano depois de um original helenístico. Pesadamente restaurada no século 17: cabeça (após o tipo Lykeios Apollo), braço esquerdo e lira, perna esquerda, cortinas e vara. / Creative Commons Atribuição 2.5 Genérica. Imagem: Philly boy92 / A ondulação da bandeira grega. / GNU Free Documentation License Apolo

5 Roma: exercício físico com objetivo de preparação militar;
EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental Ginástica: contextualização histórica da ginástica, vivenciando o método sueco, francês e calistênico, relacionando-os as modalidades ginástica da atualidade Roma: exercício físico com objetivo de preparação militar; atividades desportivas, como corridas de carros e os combates de gladiadores, estavam ligadas às questões bélicas; a célebre frase: “Mens sana em corpore sano” ("uma mente sã num corpo são"), de Juvenal, vem desse período romano. Imagem: Zoologist / Itália retocada bandeira 3D. / GNU Free Documentation License Imagem: Mark Zamoyski / soldados romanos / GNU Free Documentation License

6 Idade Média: declínio da Educação Física devido ao cristianismo;
EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental Ginástica: contextualização histórica da ginástica, vivenciando o método sueco, francês e calistênico, relacionando-os as modalidades ginástica da atualidade Idade Média: declínio da Educação Física devido ao cristianismo; priorizava-se a saúde (ou salvação) da alma, pois o culto ao corpo era considerado pecado; condenava o orgulho da vida terrena e menosprezava toda a atividade físico-desportiva; com as cruzadas organizadas pela Igreja nos séculos XI, XII e XIII, a preparação militar era feita a partir: (2) do adestramento dos cavaleiros e da esgrima (requisitos para participar nas justas e torneios); o manejo do arco e flecha; marchas e corridas a pé. Imagem: Shizhao / Românico-Otoniana de São Miguel em Hildesheim (Alemanha), Património Mundial da UNESCO fortemente danificada durante a Segunda Guerra Mundial pela Força Aérea Real e reconstruída. / GNU Free Documentation License

7 EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental
Ginástica: contextualização histórica da ginástica, vivenciando o método sueco, francês e calistênico, relacionando-os as modalidades ginástica da atualidade Idade Moderna Vários estudiosos da época, entre eles inúmeros pedagogos, contribuíram para a evolução do conhecimento da Educação Física com a publicação de obras relacionadas à pedagogia, à fisiologia e à técnica. A partir daí, surgiu um grande movimento de sistematização da ginástica. (3) Imagem: Desconhecido / Jan Arkesteijn / Frans Hals (1582/1583–1666) / 1664 / Regentes da esmola que os anciãos House, Haarlem. / Frans Hals Museum Haarlem / Domínio público

8 EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental
Ginástica: contextualização histórica da ginástica, vivenciando o método sueco, francês e calistênico, relacionando-os as modalidades ginástica da atualidade ATENÇÃO! A denominação “ginástica”, inicialmente utilizada como referência a todo tipo de atividade física sistematizada, cujos conteúdos abarcavam as atividades necessárias à sobrevivência, aos jogos, ao atletismo, às lutas e à preparação de soldados, adquiriu, a partir de 1800, com o surgimento das escolas e movimentos ginásticos, uma conotação mais ligada à prática do exercício físico. (3)

9 EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental
Ginástica: contextualização histórica da ginástica, vivenciando o método sueco, francês e calistênico, relacionando-os as modalidades ginástica da atualidade Europa do século XIX: a ginástica com finalidade de constituir um corpo saudável, afastando-o das doenças que cresciam com a população dos grandes centros urbanos; os estudos do corpo eram voltados para conhecê-lo biologicamente; buscava-se estudá-lo sob as óticas da anatomia, da mecânica, da fisiologia, dentre outras áreas dessa natureza; objetivo: educar gestos e comportamentos necessários para a ordem social daquela época. SEED-PR (2007) Imagem: Henrique Pinto/Avião regional Fokker F100 da OceanAir / Creative Commons Attribution 2.0 Generic

10 Vamos entender melhor cada um deles!
EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental Ginástica: contextualização histórica da ginástica, vivenciando o método sueco, francês e calistênico, relacionando-os as modalidades ginástica da atualidade Dessa forma, no início do século XIX, surgiram grandes escolas e métodos ginásticos, entre eles: Escola Sueca; Escola Francesa; e o Método Calistênico. Imagem: Jeffery Wong / Teo Sorte Ser, um membro do Parlamento de Cingapura e Secretário Permanente do Ministério do Desenvolvimento Comunitário, Juventude e Desporto e do Ministério dos Transportes, um discurso na Escola Parque Ver Primária em Cingapura. / The use of this image is free for any purpose Vamos entender melhor cada um deles!

11 Escola Sueca Per Henrik Ling (1776-1839) - Pai da ginástica sueca;
EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental Ginástica: contextualização histórica da ginástica, vivenciando o método sueco, francês e calistênico, relacionando-os as modalidades ginástica da atualidade Escola Sueca Per Henrik Ling ( ) - Pai da ginástica sueca; Ling dividiu a ginástica em quatro partes: (4) a pedagógica voltada para a saúde, evitando vícios posturais e doenças; a militar incluindo o tiro e a esgrima; a médica baseada na pedagogia, evitando também as doenças; a estética preocupada com a graça do corpo. Imagem: NH / Unknown, not credited /As escolas em Norrköping foram por um longo tempo separados entre os meninos e as meninas. Esta foto mostra uma classe de meninos no Kristinaskolan em O nome do professor é Torsten Westberg. / Public Domain

12 Princípios da Ginástica Sueca:
EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental Ginástica: contextualização histórica da ginástica, vivenciando o método sueco, francês e calistênico, relacionando-os as modalidades ginástica da atualidade Princípios da Ginástica Sueca: execução correta dos exercícios; desenvolvimento natural e harmônico do corpo; ser acessível a todos; sessões de ginástica causam um “estado de alegria”; exercícios bem orientados (dos mais simples aos mais complexos); necessidade da prática regular de atividades físicas. (5) Imagem: NordiskaMuseetBot / Damgymnastik. Gymnastiska centralinstitutet, Hamngatan 19, Norrmalm, Stockholm. / United States public domain Vídeo

13 CONTRIBUIÇÕES DA GINÁSTICA SUECA:
EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental Ginástica: contextualização histórica da ginástica, vivenciando o método sueco, francês e calistênico, relacionando-os as modalidades ginástica da atualidade Portanto, o Método Sueco baseia-se num trabalho rígido com o desenvolvimento harmônico de todo o corpo. A aula de ginástica dividia-se em: aquecimento, parte fundamental e relaxamento. CONTRIBUIÇÕES DA GINÁSTICA SUECA: ênfase na estética e na formação corporal; técnica: ritmo, soltura e trabalho estruturado; metodologia: imagens, comando e música; prática: flexibilidade, preocupação com a prevenção e correção de posturas; ênfase na destreza e no melhor aproveitamento do tempo e na maior qualidade do trabalho. (5) Imagem: Ignacio javier igjav / Ícone de uma lâmpada azul feito em svg / Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 3.0 Unported.

14 Escola Francesa: CARACTERÍSTICAS:
EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental Ginástica: contextualização histórica da ginástica, vivenciando o método sueco, francês e calistênico, relacionando-os as modalidades ginástica da atualidade Escola Francesa: Francisco Amoros ( ) foi o pai da Ginástica Francesa; dividiu a ginástica em Civil e Industrial, Militar, Médica e Cênica; método baseado na disciplina Militar, com objetivo de preparar soldados para guerra. CARACTERÍSTICAS: progressão pedagógica; música, ritmo e inspiração; expressão de sentimentos. (5) Vídeo Vídeo Imagem: Paul Thompson./ 300 ppi de digitalização da revista National Geographic, Volume 31 (1917), página / United Public Domain

15 Uma sessão compreende três partes:
EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental Ginástica: contextualização histórica da ginástica, vivenciando o método sueco, francês e calistênico, relacionando-os as modalidades ginástica da atualidade Uma sessão compreende três partes: preparatória – duração de ²/10 do tempo total da sessão. Comporta evoluções e flexionamentos dos braços, pernas, tronco, combinados, assimétricos e de caixa torácica. ligação propriamente dita – duração de 7/10 da sessão. Abrange exercícios grupados nas sete famílias: marcha, trepar e equilibrar-se, saltar, levantar e transportar, correr, lançar e atacar e defender-se. volta à calma – duração de ¹/10 da sessão; contém: marcha com canto ou assobio e exercício de ordem. (6) Imagem: Paul Thompson./ 300 ppi de digitalização da revista National Geographic, Volume 31 (1917), página / United Public Domain

16 Método de Ginástica Calistênica:
EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental Ginástica: contextualização histórica da ginástica, vivenciando o método sueco, francês e calistênico, relacionando-os as modalidades ginástica da atualidade Método de Ginástica Calistênica: marco do desenvolvimento da Ginástica Moderna; a Calistenia representa uma série de exercícios localizados, com fins corretivos, fisiológicos e pedagógicos; objetivo central: a arte de exercitar os músculos, com o fim de adquirir saúde, força, elegância de porte e movimento; apresenta uma divisão de oito grupos de exercícios localizados, associando música ao ritmo dos exercícios. Imagem: Adam Jones Adam63 ./ Ginástica de manhã, Centro Habana, Havana, Cuba. Dezembro de Data 18 Agosto 2009 (2009/08/18) / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

17 EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental
Ginástica: contextualização histórica da ginástica, vivenciando o método sueco, francês e calistênico, relacionando-os as modalidades ginástica da atualidade Método Calistênico: sistema de exercícios: valoriza as técnicas de construção de exercícios com atividades ritmadas; Atividades: abrangem todas as partes do corpo humano, com os exercícios bem lineares; obedecia a curva do esforço fisiológico: – volume; – intensidade; – duração. os exercícios eram progressivos: – iniciam com séries simples; – avançam para as séries mais complexas. exercícios que incidiam fortemente no - sistema respiratório; - sistema cardiovascular. (5) Imagem: Ignacio javier igjav / Ícone de uma lâmpada azul feito em svg / Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 3.0 Unported.

18 Sessões de treinamento:
EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental Ginástica: contextualização histórica da ginástica, vivenciando o método sueco, francês e calistênico, relacionando-os as modalidades ginástica da atualidade Sessões de treinamento: – grupo I: dos braços e pernas; – grupo II: região posterior-superior do tronco; – grupo III: região posterior-inferior do tronco; – grupo IV: região lateral do tronco; – grupo V: equilíbrio; – grupo VI: região abdominal; – grupo VII: exercícios de marcha como saltitos, trote curto, passos de dança; – grupo VIII: ombros e costas (relaxamento). Sessões de treinamento: • as sessões iniciam e finalizam com MARCHA: – inicial: aquecimento; – durante: manutenção da faixa de treinamento. • final: relaxamento. (5) Imagem: Ignacio javier igjav / Ícone de uma lâmpada azul feito em svg / Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 3.0 Unported.

19 EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental
Ginástica: contextualização histórica da ginástica, vivenciando o método sueco, francês e calistênico, relacionando-os as modalidades ginástica da atualidade Nessa época, a ginástica passou a desempenhar importantes funções na sociedade industrial, apresentando-se como capaz de corrigir vícios posturais oriundos das atitudes adotadas no trabalho, demonstrando, assim, a relação com a medicina e, desse modo, conquistando status. (3) Imagem: Jeffery Wong / Teo Sorte Ser, um membro do Parlamento de Cingapura e Secretário Permanente do Ministério do Desenvolvimento Comunitário, Juventude e Desporto e do Ministério dos Transportes, um discurso na Escola Parque Ver Primária em Cingapura. / The use of this image is free for any purpose

20 EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental
Ginástica: contextualização histórica da ginástica, vivenciando o método sueco, francês e calistênico, relacionando-os as modalidades ginástica da atualidade Os métodos ginásticos, desenvolvidos principalmente nos países europeus, influenciaram e até hoje influenciam a ginástica gundial e, em particular, a brasileira. Mas como esse processo de inserção da ginástica se deu no Brasil? Imagem: Jacklee. / Brasileiro ginasta Arthur Mariano realizando na barra horizontal durante Qualificação dos homens - Bairro 1 da competição de ginástica artística na Olimpíada de Verão da Juventude 2010 no Bishan Sports Hall, em Singapura. / Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 3.0 Unported.

21 EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental
Ginástica: contextualização histórica da ginástica, vivenciando o método sueco, francês e calistênico, relacionando-os as modalidades ginástica da atualidade No Brasil, houve forte influência do processo de industrialização e a implantação da ginástica foi muito semelhante à forma como ocorreu na Europa. Foi a partir “dos conhecimentos e das teorias” construídas na Europa, que, no Brasil, os médicos reorganizaram um novo modelo de ginástica para a população brasileira. A proposta pedagógica era baseada nos estudos da anatomia a da fisiologia – “retirada do interior do pensamento médico-higienista”. SOARES (2001).

22 Você sabe o que significa o movimento médico-higienista?
EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental Ginástica: contextualização histórica da ginástica, vivenciando o método sueco, francês e calistênico, relacionando-os as modalidades ginástica da atualidade Você sabe o que significa o movimento médico-higienista? “ (...) Movimento social que envolveu intelectuais de diversas áreas, tais como: medicina, engenharia, arquitetura, educação, educação física e outras; que tinham como objetivo promover novos hábitos saudáveis para o aprimoramento da saúde individual e coletiva. Surgiu em um contexto de crescimento do capitalismo industrial, manufatura e grande indústria, na Inglaterra, França e Alemanha (GONZALEZ apud SEED-PR, 2007). Imagem: zeus / GNU General Public License

23 Propósitos do movimento higienista:
EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental Ginástica: contextualização histórica da ginástica, vivenciando o método sueco, francês e calistênico, relacionando-os as modalidades ginástica da atualidade Propósitos do movimento higienista: interesse ideológico em tornar a ginástica conteúdo escolar, pois seriam atendidas as exigências das novas demandas sociais e históricas; valorizaram-se normas e costumes que contribuíram para a promoção de hábitos saudáveis, para que o trabalhador suportasse as condições de trabalho oferecidas e, ao mesmo tempo, disciplinar os corpos, desde a infância, com hábitos saudáveis; para tanto, a disciplina ministrada na escola era denominada ginástica e trabalhava apenas com seus métodos ginásticos. SEED-PR (2007)

24 EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental
Ginástica: contextualização histórica da ginástica, vivenciando o método sueco, francês e calistênico, relacionando-os as modalidades ginástica da atualidade Mas, o que é ginástica? A ginástica engloba modalidades competitivas e não competitivas e envolve a prática de uma série de movimentos exigentes de força, flexibilidade e coordenação motora para o aperfeiçoamento físico e mental. (6) Imagem: Stian Fugelsøy / Solem ginasta norueguês Kristian em anéis nos campeonatos da Noruega em / Creative Commons Attribution 3.0 Unported Imagem: Rick McCharles / Treinamento de flexibilidade na ginástica Altadore. / Creative Commons Attribution 2.0 Generic Imagem: FvS / Split, ginástica / public domain

25 Os campos de atuação da ginástica
EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental Ginástica: contextualização histórica da ginástica, vivenciando o método sueco, francês e calistênico, relacionando-os as modalidades ginástica da atualidade Os campos de atuação da ginástica Condicionamento físico Competição Demonstração Fisioterápica Ginástica Imagem: / Personal Training em uma academia - Crossover Cable / GNU Free Documentation License Conscientização Corporal

26 1. Ginástica de condicionamento físico
EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental Ginástica: contextualização histórica da ginástica, vivenciando o método sueco, francês e calistênico, relacionando-os as modalidades ginástica da atualidade 1. Ginástica de condicionamento físico Engloba todas as modalidades que têm por objetivo a aquisição ou manutenção da condição física do indivíduo normal e/ou do atleta. (3) Aeróbica Step Localizada Imagem: Classe passo Aeróbica em uma academia / Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada Imagem: / Fitball Grupo de Fitness Classe / GNU Free Documentation License Imagem: ShinyFan / Uma demonstração pública de exercícios aeróbicos / Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 2.5 Genérica.

27 2. Ginástica de competição:
EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental Ginástica: contextualização histórica da ginástica, vivenciando o método sueco, francês e calistênico, relacionando-os as modalidades ginástica da atualidade 2. Ginástica de competição: Reúne todas as modalidades competitivas. Ginástica Olímpica Ginástica Rítmica Trampolim Acrobático Imagem: LauraHale / 21 de junho de 2012 no Instituto Australiano de Desporto Centro de Ginástica para o evento de imprensa anunciando a equipe de ginástica artística para Londres 2012 Jogos Olímpicos de Verão com a presença de Tony Abbott e Lundy Kate. / Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 3.0 Unported Imagem: cdephotos / Ginástica Rítmica nos Jogos Olímpicos de Londres / Creative Commons Attribution 2.0 Generic Imagem: LauraHale /21 de junho de 2012 no Instituto Australiano de Desporto Centro de Ginástica para o evento de imprensa anunciando a equipe de ginástica artística para Londres 2012 Jogos Olímpicos de Verão com a presença de Tony Abbott e Lundy Kate. / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

28 3. Ginásticas fisioterápicas:
EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental Ginástica: contextualização histórica da ginástica, vivenciando o método sueco, francês e calistênico, relacionando-os as modalidades ginástica da atualidade 3. Ginásticas fisioterápicas: responsáveis pela utilização de exercício físico na prevenção ou tratamento de doenças. (3) Pilates Ginástica Laboral Hidroginástica Imagem: José Vílchez / Curso de Instructor de Pilates/ Domínio público Imagem: Engenhariarj / Ginástica laboral na Chemtech / Domínio público Imagem: / hidroginástica / GNU Free Documentation License

29 4. Ginástica de conscientização corporal:
EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental Ginástica: contextualização histórica da ginástica, vivenciando o método sueco, francês e calistênico, relacionando-os as modalidades ginástica da atualidade 4. Ginástica de conscientização corporal: Pilates reúne as novas propostas de abordagem do corpo, também conhecidas por técnicas alternativas ou ginásticas suaves, e que foram introduzidos no Brasil a partir da década de 70; a grande maioria desses trabalhos tiveram origem na busca da solução de problemas físicos e posturais. (3) Imagem: José Vílchez / Curso de Instructor de Pilates/ GNU Free Documentation License

30 5. Ginástica de demonstração:
EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental Ginástica: contextualização histórica da ginástica, vivenciando o método sueco, francês e calistênico, relacionando-os as modalidades ginástica da atualidade 5. Ginástica de demonstração: é representante desse grupo a Ginástica Geral, cuja principal característica é a não-competitividade, tendo como função principal a interação social, isto é, a formação integral do indivíduo nos seus aspectos: motor, cognitivo, afetivo e social. (3) Ginástica Geral Imagem: Bauken77/ Ginástica Concorrência "Team-Turnen" em Wolfurt / Vorarlberg / Áustria. Ginástica-Clube Turnerschaft Höchst / GNU Free Documentation License

31 EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental
Ginástica: contextualização histórica da ginástica, vivenciando o método sueco, francês e calistênico, relacionando-os as modalidades ginástica da atualidade Podemos perceber, ao longo da história da ginástica, que a preocupação com as “formas modelares de educar e cuidar do corpo” não é algo novo. Algumas vezes, essa preocupação aparece com mais intensidade; outras vezes, com menos intensidade, dependendo das intenções ideológicas que estão em jogo. (SEED-PR, 2007) Imagem: NordiskaMuseetBot / Damgymnastik. Gymnastiska centralinstitutet, Hamngatan 19, Norrmalm, Stockholm. / United States public domain Imagem: cdephotos/ Ginástica Rítmica nos Jogos Olímpicos de Londres / Creative Commons Attribution 2.0 Generic

32 Extra: Atividade 1 EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental
Ginástica: contextualização histórica da ginástica, vivenciando o método sueco, francês e calistênico, relacionando-os as modalidades ginástica da atualidade Extra: Atividade 1 1º) Assistam aos vídeos: (Ginástica Sueca) (Ginástica Francesa) (Método Calistênico) 2º) Dividir a turma em três grupos, cada grupo com um método de ginástica (Sueco, Francês e Calistênico). 3º) Os estudantes deverão vivenciar alguns movimentos da ginástica, podendo eleger um aluno para assumir a função de instrutor sob a orientação do professor. 4º) Após a vivência dos métodos de ginástica, deverão responder ao seguinte questionamento: quais as principais características desses métodos de ginástica?

33 EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental
Ginástica: contextualização histórica da ginástica, vivenciando o método sueco, francês e calistênico, relacionando-os as modalidades ginástica da atualidade Atividade 2: a turma deverá ser dividida em grupos e elencar as variações de ginástica que podemos encontrar atualmente; cada equipe será responsável por pesquisar uma dessas variações de ginástica; o objetivo é verificar quais são as semelhanças dessas ginásticas atuais com aquelas já destacadas durante a aula; cada grupo irá demonstrar os exercícios de cada uma delas; procurar também responder e discutir o seguinte questionamento: a prática da ginástica no modelo contemporâneo não seria uma herança da ideia de “educar e cuidar do corpo” tratada no século XIX? (Adaptado de SEED-PR, 2007)

34 Referências bibliográficas
EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental Ginástica: contextualização histórica da ginástica, vivenciando o método sueco, francês e calistênico, relacionando-os as modalidades ginástica da atualidade Referências bibliográficas SEED-PR. Educação Física. Curitiba: Livro Didático Público, 2007. SOARES, C. L. Educação Física: raízes européias e Brasil. Campinas: Autores Associados, 2001. Sites: Disponíveis nos hiperlinks.

35 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 2 Nevit Dilmen / Handstand, Ginástica / GNU Free Documentation License 05/09/2012 3a Lionel Allorge / Museu da Pré-história em Tautavel, França. / GNU Free Documentation License 3b Paul Kane / Art Gallery of Ontario / Public Domain. 27/09/2012 3c 4a Philly boy92 / A ondulação da bandeira grega. / GNU Free Documentation License 10/09/2012

36 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 4b Unknown, restorer: Ippolito Buzzi (Italian, 1562–1634) / Museu Nacional Romano – Palazzo Altemps / Apollo Kaitharoidos. Mármore, peças originais (tronco e perna direita): cópia romana do período de Adriano depois de um original helenístico. Pesadamente restaurada no século 17: cabeça (após o tipo Lykeios Apollo), braço esquerdo e lira, perna esquerda, cortinas e vara. / Creative Commons Atribuição 2.5 Genérica. 10/09/2012 5a Zoologist / Itália retocada bandeira 3D. / GNU Free Documentation License 5b Mark Zamoyski / soldados romanos / GNU Free Documentation License

37 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 6 Shizhao / Românico-Otoniana de São Miguel em Hildesheim (Alemanha), Património Mundial da UNESCO fortemente danificada durante a Segunda Guerra Mundial pela Força Aérea Real e reconstruída. / GNU Free Documentation License 10/09/2012 7 Desconhecido / Jan Arkesteijn / Frans Hals (1582/1583–1666) / 1664 / Regentes da esmola que os anciãos House, Haarlem. / Frans Hals Museum Haarlem / Domínio público 9 Henrique Pinto/Avião regional Fokker F100 da OceanAir / Creative Commons Attribution 2.0 Generic

38 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 10,19 Jeffery Wong / Teo Sorte Ser, um membro do Parlamento de Cingapura e Secretário Permanente do Ministério do Desenvolvimento Comunitário, Juventude e Desporto e do Ministério dos Transportes, um discurso na Escola Parque Ver Primária em Cingapura. / The use of this image is free for any purpose 06/09/2012 11 NH / Unknown, not credited /As escolas em Norrköping foram por um longo tempo separados entre os meninos e as meninas. Esta foto mostra uma classe de meninos no Kristinaskolan em O nome do professor é Torsten Westberg. / Public Domain 10/09/2012 12 , 31a NordiskaMuseetBot / Damgymnastik. Gymnastiska centralinstitutet, Hamngatan 19, Norrmalm, Stockholm. / United States public domain 05/09/2012

39 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 13, 17, 18 Ignacio javier igjav / Ícone de uma lâmpada azul feito em svg / Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 3.0 Unported. 06/09/2012 14 ,15 Paul Thompson./ 300 ppi de digitalização da revista National Geographic, Volume 31 (1917), página / United Public Domain 16 Adam Jones Adam63 ./ Ginástica de manhã, Centro Habana, Havana, Cuba. Dezembro de Data 18 Agosto 2009 (2009/08/18) / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

40 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 20 Jacklee. / Brasileiro ginasta Arthur Mariano realizando na barra horizontal durante Qualificação dos homens - Bairro 1 da competição de ginástica artística na Olimpíada de Verão da Juventude 2010 no Bishan Sports Hall, em Singapura. / Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 3.0 Unported. 06/09/2012 22 zeus / GNU General Public License 24a Stian Fugelsøy / Solem ginasta norueguês Kristian em anéis nos campeonatos da Noruega em / Creative Commons Attribution 3.0 Unported 05/09/2012 24b Rick McCharles / Treinamento de flexibilidade na ginástica Altadore. / Creative Commons Attribution 2.0 Generic

41 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 24c FvS / Split, ginástica / public domain hhttp://commons.wikimedia.org/wiki/File:Split,_gymnastics.jpg 05/09/2012 25 / Personal Training em uma academia - Crossover Cable / GNU Free Documentation License 06/09/2012 26a / Fitball Grupo de Fitness Classe / GNU Free Documentation License 26b ShinyFan / Uma demonstração pública de exercícios aeróbicos / Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 2.5 Genérica. 26c Classe passo Aeróbica em uma academia / Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada

42 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 27a LauraHale / 21 de junho de 2012 no Instituto Australiano de Desporto Centro de Ginástica para o evento de imprensa anunciando a equipe de ginástica artística para Londres 2012 Jogos Olímpicos de Verão com a presença de Tony Abbott e Lundy Kate. / Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 3.0 Unported 05/09/2012 27b cdephotos / Ginástica Rítmica nos Jogos Olímpicos de Londres / Creative Commons Attribution 2.0 Generic 27c LauraHale /21 de junho de 2012 no Instituto Australiano de Desporto Centro de Ginástica para o evento de imprensa anunciando a equipe de ginástica artística para Londres 2012 Jogos Olímpicos de Verão com a presença de Tony Abbott e Lundy Kate. / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

43 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 28a Engenhariarj / Ginástica laboral na Chemtech / Domínio público 06/09/2012 28b José Vílchez / Curso de Instructor de Pilates/ Domínio público 05/09/2012 28c / hidroginástica / GNU Free Documentation License 29 José Vílchez / Curso de Instructor de Pilates/ GNU Free Documentation License 30 Bauken77/ Ginástica Concorrência "Team-Turnen" em Wolfurt / Vorarlberg / Áustria. Ginástica-Clube Turnerschaft Höchst / GNU Free Documentation License 31b cdephotos / Ginástica Rítmica nos Jogos Olímpicos de Londres / Creative Commons Attribution 2.0 Generic


Carregar ppt "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google