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Gerência de Projetos A Equipe de Projeto Walter de Abreu Cybis Junho, 2002 Laboratório de Utilizabilidade da Informática Departamento de Informática e.

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1 Gerência de Projetos A Equipe de Projeto Walter de Abreu Cybis Junho, 2002 Laboratório de Utilizabilidade da Informática Departamento de Informática e Estatística Universidade Federal de Santa Catarina

2 O Gerente e a Equipe de Projeto Atribuições do Gerente de Projeto Propor Planejar Executar Coordenar Controlar ações e meios

3 O Gerente e a Equipe de Projeto Tarefas do Gerente de Projeto Propor (Proposta Preliminar) Estabelecer o Objetivo do projeto Definir a Equipe (preliminar) para o projeto Coordenar o Planejamento Preliminar Elaborar uma Proposta Preliminar Escopo Cronograma Orçamento Riscos Negociar a aprovação da Proposta Preliminar Analisar questões de Propriedade Intelectual

4 O Gerente e a Equipe de Projeto Tarefas do Gerente de Projeto (cont.) Planejar (Planejamento detalhado) Definir Estrutura de Decomposição do Produto (EDP) Definir Estrutura de Decomposição do Trabalho (EDT) Definir redes de precedência entre tarefas (PERT) Definir insumos, processos e tecnologias necessárias Definir os executantes e responsáveis pelas tarefas (juntamente com os gerentes funcionais) Definir o Cronograma mestre e o Orçamento mestre Definir os Pacotes ou Blocos de trabalho

5 O Gerente e a Equipe de Projeto Tarefas do Gerente de Projeto (cont.) Executar Definir e integrar as Gestões Específicas –Qualidade –Documentação –Configuração –Alterações Delegar autoridade /definir responsabilidades Estabelecer mecanismos de controle –Custos –Prazos –Execução física

6 O Gerente e a Equipe de Projeto Tarefas do Gerente de Projeto (cont.) Executar (cont.) Avaliar o progresso e revisar o status Contratar, alocar e supervisionar o uso de insumos Atualizar estimativas Fazer avaliações no design/produto Negociar, decidir e implementar revisões

7 O Gerente e a Equipe de Projeto Tarefas do Gerente de Projeto (cont.) Executar (cont.) Administrar Conflitos Motivar a equipe Manter linhas de comunicação –Alta gerência –Clientes –Fornecedores –Outras organizaçõe

8 O Gerente e a Equipe de Projeto Tarefas do Gerente de Projeto (cont.) Executar (cont.) Concluir o projeto –Entregar o produto –Liberar recursos e serviços –Fazer o balanço do projeto –Prestar contas

9 O Gerente e a Equipe de Projeto Tarefas do Gerente de Projeto (cont.) Descentralizar Estabelecer sub-gerências –sub-gerentes técnicos (sub-sistemas) –sub-gerentes administrativos (recursos) –Gestores (gestões específicas) Cada sub-gerente vai ter delegadas* as mesmas atribuições do gerente, limitadas a uma parte do projeto Obs: delegar autoridade não é se eximinir à responsabilidade

10 O Gerente e a Equipe de Projeto Atributos do Gerente de Projeto (cont.) Conhecimentos Organizacional Técnico Capacidades/Habilidades de Comando Diversas Atitudes

11 O Gerente e a Equipe de Projeto Atributos do Gerente de Projeto (cont.) Conhecimentos Organizacional –Sistema administrativo-financeiro –Políticas e valores –Sistema de Custos –Produtos, Mercados, Clientes, Missão

12 O Gerente e a Equipe de Projeto Atributos do Gerente de Projeto (cont.) Capacidades de Comando –Planejar, coordenar e controlar –Tomar decisão –Negociar recursos –Imprimir o estilo de liderança adequado –Gerar confiança

13 O Gerente e a Equipe de Projeto Atributos do Gerente de Projeto (cont.) Capacidades Diversas –Relacionar-se –Trabalhar em equipe –Ser criativo –Redigir claramente

14 O Gerente e a Equipe de Projeto Atributos do Gerente de Projeto (cont.) Atitudes Interesse Disciplina Entrosamento Ambição

15 O Gerente e a Equipe de Projeto Atributos do Gerente de Projeto (cont.) Desenvolver a equipe Criar confiança e inspirar o trabalho em equipe Facilitar e apoiar as decisões em equipe Expandir a capacidade da equipe Criar uma identidade de equipe Realçar as diferenças Antecipar e influenciar mudanças

16 O Gerente e a Equipe de Projeto Gerência e Liderança São complementares e igualmente importantes para uma empresa Gerente Autoridade atribuída Quem administra, gere ou dirige um empreendimento Lida com as complexidades, para alcançar objetivos Lider Autoridade conquistada Quem guia, conduz ou está à frente Promove mudanças, apontando uma direção Questão A liderança pode ser desenvolvida?

17 O Gerente e a Equipe de Projeto Estilos de Gerência Maneiras de administrar conflitos, tomar decisões, … Convergem para dois focos Produção Pessoas

18 O Gerente e a Equipe de Projeto Estilos de Gerência Grade Gerencial Produção Clube de Campo Gerente de Equipe Meio Termo Empobrecida Autoritário Clube de Campo Gerente de Equipe Meio Termo Empobrecida Autoritário Pessoas

19 O Gerente e a Equipe de Projeto Estilos de Liderança Espectro da Liderança –Autocrático: o chefe toma a decisão e a comunica –Diplomático: o chefe toma a decisão e a negocia –Consultador: o chefe recebe sugestões e toma a decisão –Participativo: chefe pede que a equipe tome a decisão No subordinado No chefe Autocrático Diplomático Consultador Participativo

20 O Gerente e a Equipe de Projeto Equipe de Projeto Componentes –Todos que possuem responsabilidades, exercem tarefas ou têm contribuição a dar para o objetivo comum. Gerente do projeto Gerentes funcionais e seus auxiliares Pessoal designado (tempo integral ou parcial) Pessoal contratado Clientes Fornecedores Consultores Representantes de agências financiadoras, entidades associadas, …

21 O Gerente e a Equipe de Projeto Fases da formação de Projeto Transformar um grupo de pessoas diferentes em uma equipe devotada a alcançar o objetivo comum. Formação: ambiente agitado e confuso objetivos, responsabilidades e canais de comunicação nebulosos relacionamentos superficiais e fraco compremetimento Turbulência: ambiente conturbado por conflitos e ataques, confronto com o lider, com resistências e desistências panelinhas e dificuldades de entendimento;

22 O Gerente e a Equipe de Projeto Fases da formação da equipe (cont.) Normalização: ambiente de coesão com padrões de comportamento e processo de entendimento identificação dos problemas importantes resolução de conflitos, Desempenho: ambiente cooperativo articulação entre os componentes criatividade, flexibilidade

23 O Gerente e a Equipe de Projeto Equipes Autodirigidas Grupo reduzido (6 a 15) de pessoas bem capacitadas (capacidade de decisão e de ação) São totalmente responsáveis pela solução de um determinado problema. Devem dispor dos meios necessários (insumos, serviços, informação) Possuem líderes

24 Motivação O desempenho depende de Objetivos definidos Capacidade Motivação... motor interno, fonte de energia baseada em percepções de necessidades, de sentimentos, de valores, que levam o indivíduo a agir. Teorias sobre motivação –Hierarquia de necessidades (Maslow, 1954) –Teoria X e Teoria Y (McGregor, 1960) –Teoria dos fatores Motivadores e Desmotivadores (Herzberg, 1968) –Teoria da Expectativa e da Equidade

25 Teorias de Motivação Hierarquia de Necessidades (Maslow, 1954) Fisiológicas: ar, água, alimento, abrigo, sexo, Segurança: contra ameaças ou perigos, estabilidade Social: Aceitação no grupo Ego: Autoconfiança, auto-estima Auto-realização A medida em que um nível é satisafeito as do nível seguinte se manifestam...

26 Teorias de Motivação Teoria X e Teoria Y (McGregor, 1960) Teoria X O trabalho é desagradável Indivíduo simplório, indolente, autocentrado, resistente a mudanças, sem ambições As pessoas precisam ser mandadas e controladas

27 Teorias de Motivação Teoria X e Teoria Y (McGregor, 1960) Teoria Y O trabalho é tão natural quanto o lazer As pessoas tornam-se indolentes como resultado de suas experiências na organização As pessoas são por natureza, colaborativas, basta dar-lhes condições e motivá-las.

28 Teorias de Motivação Teoria dos fatores Motivadores e Desmotivadores (Herzberg, 1968) Fatores Motivadores realização, reconhecimento, responsabilidade, progresso, crescimento... – Intrínsecos ao trabalho: Fatores Desmotivadores Administração, supervisão, condições de trabalho, salário... – Extrínsecos ao trabalho:

29 Teorias de Motivação Teoria da Expectativa e da Equidade Expectativa de desempenho recompensado –Seu desempenho deve ser recompensado desde que o resultado de seu esforço satisfaça um objetivo da organização. Recompensas iguais para desempenho iguais – As pessoas querem ser tratadas com equidade

30 Administração de Conflitos Os conflitos ocorrem em quase todas as condições e a qualquer tempo durante um relacionamento entre pessoas ou grupo de pessoas.... é o choque ou antagonismo entre elementos ou idéias oponentes... Precisam ser administrados... Bem gerenciados, os conflitos são úteis...

31 Administração de Conflitos Fontes de conflito diferenças de objetivos particulares ou específicos de cada profissional, de grupos de profissionais, de órgãos internos e de organizações. Tipos de conflitos Intrapessoal Interpessoais Intergrupos

32 Administração de Conflitos Conflitos Intrapessoal Sobre o seu PAPEL –papel esperado pelos outros, por si mesmo, ou que lhe é imposto? –Carga de trabalho –Iniciativa –Limites organizacionais ou funcionais

33 Administração de Conflitos Conflitos Interpessoais Entre pares –diferenças técnicas ou profissionais: gerenciáveis –diferenças pessoais: difíceis de gerenciar Com os superiores Com os subordinados

34 Administração de Conflitos Conflitos entre grupos (ou turmas)... os membros do outro grupo são diferentes de nós e todos iguais. Não merecem confiança... Ocorrem principalmente quando... –histórico de conflitos –grupos fortemente coesos –grupos herméticos técnicos X administrativos engenheiros X marketing

35 Administração de Conflitos Conflitos no Projeto Fontes internas –... uma organização temporária, que consome recursos de outros setores, sob outros supervisores, sob pressão de cronograma, de avaliações de resultados,... Fontes externas –... enfoques dos clientes se contrapõem, muitas vezes, aos da organização.

36 Administração de Conflitos Medidas Preventivas Plano de cargos e salários Valorizar a cooperação e não a competição Administração participativa, Integração do pessoal, Clima de abertura e confiança Plano de objetivos e metas, divisão do trabalho, responsabilidades, prazos, níveis de qualidade Dissolver grupos

37 Administração de Conflitos Medidas Corretivas Confrontação por solução de problemas Negociação de Compromisso Acomodação pela valorização das áreas de acordo Prevalência de alguns em prejuízo de outros Retirada - ignorar o conflito, até que a coisa esfrie...


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