A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula – 4 Planejamento 13-03-2013 1. 4º aula- Unidade Didática I Negociação como Processo (Continuação)  A Gestão e a Tomada de Decisão 2.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula – 4 Planejamento 13-03-2013 1. 4º aula- Unidade Didática I Negociação como Processo (Continuação)  A Gestão e a Tomada de Decisão 2."— Transcrição da apresentação:

1 Aula – 4 Planejamento 13-03-2013 1

2 4º aula- Unidade Didática I Negociação como Processo (Continuação)  A Gestão e a Tomada de Decisão 2

3 OBJETIVO DESTA AULA Conhecer os princípios básicos da gestão e da tomada de decisão. 3

4 Etapas de processo de negociação: Gestão? Mas o que é Gestão? “Os processos intencionais e sistemáticos de se chegar a uma decisão e de fazer a decisão funcionar caracterizam a ação denominada gestão.” (LIBÂNEO, 2004, In: SCHULTZ, Rita - Gestão da educação: inovação e mudança, p. 2).  Entende-se que faça parte do ramo acadêmico o pensamento de se aprender com base em motivações, ou seja, “o fazer para alcançar algo” e “não o fazer por fazer”. Deste modo, as metas institucionais podem ser mais factíveis, quando há a consciência do “porque” se está fazendo algo. 4

5 Gestão com Missão, Visão & Valores  As principais competências que o Gestor precisa implementar para que haja comprometimento com a missão, visão e valores da Instituição em questão, podem ser depuradas dos objetivos propostos por Libâneo (1998) para a escola de hoje:  “O primeiro deles é o de preparar os alunos para o processo produtivo e para a vida numa sociedade tecno-científica-informacional.  Em segundo lugar, proponho o objetivo de proporcionar meios de desenvolvimento de capacidades cognitivas e operativas, ou seja, ajudar os alunos nas competências do pensar autônomo, crítico e criativo.  O terceiro objetivo é a formação para a cidadania crítica e participativa.  O quarto objetivo é a formação ética. É urgente que os diretores, coordenadores e professores entendam que a educação moral é uma necessidade premente da escola atual.” (Libâneo, José,1998- Entrevista:Perspectivas de uma Pedagogia Emancipadora face às transformações do Mundo Contemporâneo, p.3). 5

6 Gestão & Missão  “A missão de uma empresa é a razão de sua existência, sua individualidade. A missão deve definir o objetivo do negócio, mostrando ao mercado a vocação da empresa para o futuro.  Serve de carteira de identidade, explicitando o ponto de partida rumo que a empresa deve seguir, além de ser motivadora. Na missão deve ficar claro:  o que ela faz (produtos ou serviços);  por que existe;  qual o seu diferencial (como ela faz). Valle, André Bittencourt, 2007- Fundamentos do gerenciamento de projetos:Editora FGV ). 6

7 Gestão & Missão Missão: O Boticário (colocar logo)  “Criar produtos e serviços que enalteçam a beleza e promovam o bem-estar das pessoas, traduzindo essa intenção em valores percebidos pelos clientes, para conquistar a sua fidelidade e assegurar o crescimento e a rentabilidade do negócio.” Missão: IBM  “Liderar a criação, desenvolvimento e fabricação nas tecnologias mais avançadas da indústria de tecnologia da informação, incluindo sistemas, software, redes e microeletrônica, traduzindo, por meio de nossa rede mundial de soluções e serviços profissionais, essas tecnologias avançadas em valor de negócio para nossos clientes”. Missão Vale  “Transformar recursos minerais em riqueza e desenvolvimento sustentável.” 7

8 Gestão & Visão  “Já a visão mostra o cenário futuro desejável de uma organização. A visão é o sonho, motivação, é o passaporte para o futuro, deve energizar a organização.  A visão não é um slogan. Deve ser inspiradora e pode mudar conforme surgirem novos desafios para a empresa. Visão TIM  “Ser a melhor opção para o cliente e referência no negócio de comunicação”. Visão Sadia  “A empresa se diferenciará pela imagem de sua marca, por excelência nos serviços, inovação e qualidade dos produtos”. 8

9 Gestão x Adaptação e Criatividade “O ser humano tem demonstrado um potencial intrínseco para sobreviver. Esse potencial (...) manifesta-se de dentro para fora. São as capacidades internas do ser humano, de Adaptação e Criatividade. ” ADAPTAÇÃO CRIATIVIDADE AdequaçãoOusadia SubmissãoSuperação HábitosCuriosidade CostumesImaginação Condutas repetitivasInovação Padrões estereotipadosExperimentação AutomatismosIntuição RotinasTranscedência 9

10 Gestão x Adaptação e Criatividade  “No processo de adaptação, o meio é mais forte. Mas o indivíduo é capaz de se manter, superando os perigos e as dificuldades”.  Como na história do Tarzan, ou do menino lobo, você se adapta à família (à selva, ao meio ambiente) e não ela a você.  A adaptação é uma trilha segura. Nenhum sistema sobrevive sem se adaptar.  À medida que se adapta, o indivíduo também consegue manifestar sua capacidade criativa.  Começa a dar respostas diferentes.  Interfere no meio ambiente.  Cria, recria, constrói, propõe o novo, altera a realidade.  A chave da sobrevivência é integrar essas duas capacidades de modo dinâmico.” Helena Junior,Waldemar(1994). 10

11 Gestão & Tomada de decisão Quanto custa estar por dentro? Tantas informações oriundas das diversas mídias, tv, internet, jornais...) Parece que vamos explodir com tantos dados. Mas é possível nos desligarmos totalmente? Como saber o que é importante? Como ter insumos para tomarmos decisões se ficamos alheios ou ignorantes em relação ao que se passa ao nosso redor e/ou no mundo? 11

12 Gestão & Tomada de decisão “A tomada de decisão está calcada na análise”: Do problema Dos fatos Das dificuldades Das prioridades Definição das melhores alternativas “Hoje, o conceito de eficácia está estreitamente relacionada à agilidade”. Helena Junior,Waldemar(1994). 12

13 Gestão & Tomada de decisão “Qualquer desafio que enfrentamos não é tão importante quanto a nossa atitude frente a ele, pois é ela que determina nosso sucesso ou derrota” Norman Vincent Peale “O desenvolvimento da liderança servidora exige muita motivação, feedback e prática intensiva na vida cotidiana. O que vale é a motivação para mudar e crescer.” James C.Hunter 13


Carregar ppt "Aula – 4 Planejamento 13-03-2013 1. 4º aula- Unidade Didática I Negociação como Processo (Continuação)  A Gestão e a Tomada de Decisão 2."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google