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3º Módulo Capacitação de educadores da Rede Básica em Educação em Direitos Humanos.

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1 3º Módulo Capacitação de educadores da Rede Básica em Educação em Direitos Humanos

2 Fundamentos Culturais da Educação em Direitos Humanos

3 Fundamentos Culturais para Educação em Direitos Humanos Globalização e Multiculturalismo Diversidade Étnico-cultural Diversidade de Gênero Diversidade de Orientação Sexual Diversidade Geracional: criança e adolescente e idosos Diversidade por Deficiências Diversidade Religiosa Educação em DH e Mídia Equipe de Autores dos Textos Rosa Maria Godoy Silveira – História – UFPB (Supervisora do Módulo) Bernardo Fernandes – História Carmélio Reynaldo Ferreira – Comunicação – UFPB Élio Chaves Flores – História – UFPB Jane Beltrão – Antropologia – UFPA José Baptista Neto – UFPB e Michelle Agnoleti – UFPB Luciana Calissi – História – UVA Windyz Ferreira – Educação – UFPB

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5 DIREITOS HUMANOS E CULTURA: ENTRE A UNIVERSALIDADE E AS PARTICULARIDADES Rosa Maria Godoy Silveira

6 Educação como socialização cultural Abrange todos os seres humanos; Transmissão das experiências vividas = experiências culturais de:  relacionamento Homem-Natureza;  relacionamento entre os seres humanos; Sentido da transmissão cultural:  reprodução e produção da existência;

7 Sentido da Cultura Produção coletiva = patrimônio da espécie humana:  processos do seu fazer-se → práticas sociais;  processos de seu representar-se, se auto-interpretando no seu fazer-se (os saberes); Portanto: relação ação-reflexão http://jornale.com.br

8 Duração da Socialização Cultural Processo constante; Duração de vida das pessoas e das sociedades: Educação como processo permanente

9 Conteúdo da Socialização Cultural Códigos, normas, regras; Representações; Signos; Atua sobre os sujeitos – produtores de cultura:  virtualidades para a construção de identidades acerca deles próprios e de outros sujeitos, da coletividade que integram e de outras coletividades.

10 Educação em Direitos Humanos = Socialização educativa em um Cultura de Direitos Humanos Capacitar os sujeitos individuais e coletivos para defesa e promoção da cultura dos Direitos Humanos

11 Dilema da Educação e da Educação em Direitos Humanos Apropriação não universal da Cultura → Apropriação PRIVADA do que é patrimônio da espécie, do que se constitui como bem coletivo; Não há, portanto, uma efetiva socialização educativa;

12 Problemática  Disputas de Apropriação da Cultura: seus fazeres e seus sentidos Que abrangência dar à socialização? http://vidadecachorro.wordpress.com

13 Uma Socialização Excludente Uma Socialização UNIVERSALIZANTE? ou

14 A [falsa] universalidade da cultura liberal vigente Discurso da Universalismo do Estado Moderno, da Cidadania e dos Direitos → Iluminismo; De Discurso a Projeto Social Vencedor; De localismo globalizado → a globalismo localizado atual; (Boaventura de Sousa Santos)

15 IMPERIALISMO BURGUÊS

16 Resistência

17 Formas de lutas De Classes Anticoloniais Identitárias Socialismo Nacionalismo Culturalismo

18 Direitos Humanos em nova universalidade Pós - 2 a Guerra Mundial ← resultado do conflito; Movimentos Sociais a partir dos anos de 1960; Reestruturação do sistema capitalista a partir dos anos de 1970;

19 Confronto cultural HOMOGENEIZAÇÃO HETEROGENEIZAÇÃO

20 As possibilidades de trajetórias CULTURA COMO MERCADO: CULTURA COMO CIDADANIA: Segmentação Articulação

21 A cultura como recurso Multidimensionalidade do ser humano; Diversidade na Universalidade; Diferença na Igualdade;

22 Raízes e opções A Tese de Boaventura Santos

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25 Encruzilhadas Discurso único; Diferencialismo;

26 Contra-hegemonia EPISTEMOLÓGICO 1º) NÍVEL: EPISTEMOLÓGICO  Decodificar o cânone moderno;  Não há uma forma única de conhecimento;  Dar um novo conteúdo para a Razão;  Teorias que nos unam mais do que nos dividam;

27 METODOLÓGICO 2º NÍVEL: METODOLÓGICO  Todas as culturas são incompletas;  Cometer um epistemicídio;  Canibalizar o paradigma pelos “de baixo”;

28 DO GOVERNO HUMANO3º NÍVEL: DO GOVERNO HUMANO  “Vivemos num apartheid global sem entradas nem saídas”;  Combater pretensão de verdade absoluta;  Desconfiar das variantes do universalismo que ignoram os desiguais;  Contra o desperdício das experiências humanas;

29 Síntese Abandonar raízes podres; De raízes a rizomas; Cultura dos Direitos Humanos IdentidadesGlobalização

30 http://www.redhbrasil.net/ Autoria: Rosa Maria Godoy Silveira Produção: Sílvia Helena Soares Schwab (silviass@ufpr.br) Veiculação e divulgação livres


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