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PublicouGabriella Serio Alterado mais de 9 anos atrás
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3º Módulo Capacitação de educadores da Rede Básica em Educação em Direitos Humanos
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Fundamentos Culturais da Educação em Direitos Humanos
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Fundamentos Culturais para Educação em Direitos Humanos Globalização e Multiculturalismo Diversidade Étnico-cultural Diversidade de Gênero Diversidade de Orientação Sexual Diversidade Geracional: criança e adolescente e idosos Diversidade por Deficiências Diversidade Religiosa Educação em DH e Mídia Equipe de Autores dos Textos Rosa Maria Godoy Silveira – História – UFPB (Supervisora do Módulo) Bernardo Fernandes – História Carmélio Reynaldo Ferreira – Comunicação – UFPB Élio Chaves Flores – História – UFPB Jane Beltrão – Antropologia – UFPA José Baptista Neto – UFPB e Michelle Agnoleti – UFPB Luciana Calissi – História – UVA Windyz Ferreira – Educação – UFPB
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DIREITOS HUMANOS E CULTURA: ENTRE A UNIVERSALIDADE E AS PARTICULARIDADES Rosa Maria Godoy Silveira
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Educação como socialização cultural Abrange todos os seres humanos; Transmissão das experiências vividas = experiências culturais de: relacionamento Homem-Natureza; relacionamento entre os seres humanos; Sentido da transmissão cultural: reprodução e produção da existência;
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Sentido da Cultura Produção coletiva = patrimônio da espécie humana: processos do seu fazer-se → práticas sociais; processos de seu representar-se, se auto-interpretando no seu fazer-se (os saberes); Portanto: relação ação-reflexão http://jornale.com.br
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Duração da Socialização Cultural Processo constante; Duração de vida das pessoas e das sociedades: Educação como processo permanente
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Conteúdo da Socialização Cultural Códigos, normas, regras; Representações; Signos; Atua sobre os sujeitos – produtores de cultura: virtualidades para a construção de identidades acerca deles próprios e de outros sujeitos, da coletividade que integram e de outras coletividades.
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Educação em Direitos Humanos = Socialização educativa em um Cultura de Direitos Humanos Capacitar os sujeitos individuais e coletivos para defesa e promoção da cultura dos Direitos Humanos
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Dilema da Educação e da Educação em Direitos Humanos Apropriação não universal da Cultura → Apropriação PRIVADA do que é patrimônio da espécie, do que se constitui como bem coletivo; Não há, portanto, uma efetiva socialização educativa;
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Problemática Disputas de Apropriação da Cultura: seus fazeres e seus sentidos Que abrangência dar à socialização? http://vidadecachorro.wordpress.com
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Uma Socialização Excludente Uma Socialização UNIVERSALIZANTE? ou
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A [falsa] universalidade da cultura liberal vigente Discurso da Universalismo do Estado Moderno, da Cidadania e dos Direitos → Iluminismo; De Discurso a Projeto Social Vencedor; De localismo globalizado → a globalismo localizado atual; (Boaventura de Sousa Santos)
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IMPERIALISMO BURGUÊS
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Resistência
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Formas de lutas De Classes Anticoloniais Identitárias Socialismo Nacionalismo Culturalismo
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Direitos Humanos em nova universalidade Pós - 2 a Guerra Mundial ← resultado do conflito; Movimentos Sociais a partir dos anos de 1960; Reestruturação do sistema capitalista a partir dos anos de 1970;
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Confronto cultural HOMOGENEIZAÇÃO HETEROGENEIZAÇÃO
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As possibilidades de trajetórias CULTURA COMO MERCADO: CULTURA COMO CIDADANIA: Segmentação Articulação
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A cultura como recurso Multidimensionalidade do ser humano; Diversidade na Universalidade; Diferença na Igualdade;
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Raízes e opções A Tese de Boaventura Santos
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Encruzilhadas Discurso único; Diferencialismo;
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Contra-hegemonia EPISTEMOLÓGICO 1º) NÍVEL: EPISTEMOLÓGICO Decodificar o cânone moderno; Não há uma forma única de conhecimento; Dar um novo conteúdo para a Razão; Teorias que nos unam mais do que nos dividam;
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METODOLÓGICO 2º NÍVEL: METODOLÓGICO Todas as culturas são incompletas; Cometer um epistemicídio; Canibalizar o paradigma pelos “de baixo”;
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DO GOVERNO HUMANO3º NÍVEL: DO GOVERNO HUMANO “Vivemos num apartheid global sem entradas nem saídas”; Combater pretensão de verdade absoluta; Desconfiar das variantes do universalismo que ignoram os desiguais; Contra o desperdício das experiências humanas;
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Síntese Abandonar raízes podres; De raízes a rizomas; Cultura dos Direitos Humanos IdentidadesGlobalização
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http://www.redhbrasil.net/ Autoria: Rosa Maria Godoy Silveira Produção: Sílvia Helena Soares Schwab (silviass@ufpr.br) Veiculação e divulgação livres
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