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Universidade Federal de Pelotas CA - Centro de Artes Curso de Teatro – Licenciatura História do Teatro Brasileiro II Ministrante: Marina de Oliveira.

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1 Universidade Federal de Pelotas CA - Centro de Artes Curso de Teatro – Licenciatura História do Teatro Brasileiro II Ministrante: Marina de Oliveira Grupo de Teatro LUME Acadêmicos: Dionata Lopes Nailê Machado

2 O Grupo Fundado em 1985, por Luís Otávio Burnier, Carlos Simioni e Denise Garcia, o LUME é conhecido em 26 países e considerado um dos mais importantes centros de pesquisa teatral do Brasil, com reconhecimento internacional. *Como núcleo artístico e pedagógico vinculado à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), trabalha na elaboração de novas possibilidades expressivas corpóreas e vocais de atuação, redimensionando o teatro enquanto ofício e poética. *Há 26 anos, o grupo formado por sete atores difunde sua arte e metodologia por meio de oficinas, demonstrações de trabalho e projetos de intercâmbio, e constrói espetáculos que quebram as formas convencionais de relação com o público.

3 Fundação do LUME  Durante um curso intensivo que Burnier foi ministrar na Escola de Artes de Laranjeiras, no Rio de Janeiro,  ele conheceu Carlos Simioni, um jovem ator premiado em Curitiba, que se mudou para Campinas a fim de participar da fundação do LUME. Em um salão paroquial da Vila Santa Isabel, os dois deram início aos treinamentos desenvolvidos e transmitidos até hoje pelo LUME, como a Dança Pessoal e o Treinamentos Energético e Técnico do Ator. Em 1985, junto de Simioni e da musicista Denise Garcia, Burnier funda oficialmente o LUME, que inicialmente designava Laboratório Unicamp de Movimento e Expressão.  O primeiro resultado da pesquisa da Dança Pessoal é o espetáculo “Kelbilim – o Cão da Divindade”, solo de Simioni, com direção de Burnier e direção musical de Denise Garcia. Três anos depois, também passa a fazer parte do LUME o ator Ricardo Puccetti. Burnier, Simioni e Puccetti traduziram para o português os livros “A Arte Secreta do Ator” e "Além das Ilhas Flutuantes", ambos de Eugenio Barba. Em 1990 e 1991, Burnier se envolve na realização das duas únicas edições do Festival Internacional de Teatro de Campinas, que reuniu espetáculos, pesquisas, ensino e trouxe mestres internacionais para Campinas.

4 Em 1993, após seis meses de treinamentos diários com o LUME, uma turma de 11 formandos em Artes Cênicas na UNICAMP viaja para várias partes do Brasil a fim de realizar pesquisas para um espetáculo: Ana Cristina Colla, Ana Elvira Wuo, Andréa Ghilardi, Fábio Leirias, Fátima Cristina Moniz, Gabriel Braga Nunes, Jesser de Souza, Katherine Nakad Chuffi, Marli Marques, Raquel Scotti Hirson e Renato Ferracini. Em novembro de 1993, os formandos montam “Taucoauaa Panhé Mondo Pé”, dentro da técnica da Mímesis Corpórea, com histórias e matrizes corporais de moradores da Amazônia, Tocantins, Minas Gerais e São Paulo. A experiência deixou marcas profundas nos atores e, em 1995, alguns deles decidem fazer parte definitivamente do LUME: Ana Cristina Colla, Jesser de Souza, Raquel Scotti Hirson e Renato Ferracini – as atrizes Ana Elvira Wuo e Luciene Domeniconi ficaram até 1997. Em 1994, Burnier defendeu a tese de doutorado “A Arte  de Ator – da Técnica à Representação”, pela Faculdade de Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). A tese reuniu experiências e reflexões desenvolvidas nos primeiros 10 anos do LUME e foi publicada em livro em 2001 (com reedição em 2009), tornando-se referência entre atores e estudantes de teatro, e dança. Em 13 de fevereiro de 1995, Burnier morre aos 38 anos de idade, de infecção generalizada. Seu pai escreveu: “Luís Otávio tinha completado o seu ciclo! A vida nossa não é senão o lapso de tempo que nos é dado para depositarmos o nosso dom. O meu Luís o fez, e com que desprendimento e generosidade, na alegria e na singeleza”.

5 Luiz Otávio Burnier “Às vezes a luz pode estar em um detalhe que de tão pequeno nos escapa desapercebido. Qualquer feixe de luz deve ser seguido, e se for falso, ilusão, voltamos ao ponto de partida. E isto deve ser feito repetidas vezes, até se encontrar algo significante, um lume que guie.” 

6 SEDE DO LUME TEATRO: Rua Carlos Diniz Leitão, 150, Vila Santa Isabel, Barão Geraldo, Campinas - SP

7 Atores do LUME Atualmente o LUME conta com 7 atores fixos:
ANA CRISTINA COLLA CARLOS SIMIONI JESSER DE SOUZA

8 NAOMI SILMAN RENATO FERRACINI RAQUEL SCOTTI HIRSON RICARDO PUCCETTI

9 O ser Ator “... Trabalhar o ator é, sobretudo e antes de mais nada, preparar seu corpo não para que ele diga, mas para que ele permita dizer. A arte de ator é uma viagem para dentro de nós mesmos, um reatar contato com recantos secretos, esquecidos, com a memória. A verdadeira técnica da arte de ator é aquela que consegue esculpir o corpo e as ações físicas no tempo e no espaço, acordando memórias, dinamizando energias potenciais e humanas, tanto para o ator quanto para o espectador.” Luís Otávio Burnier

10 Demonstrações Técnicas
A demonstração técnica possibilita a visualização de alguns caminhos percorridos pelos atores do LUME: sua preparação, a busca de uma técnica pessoal e a construção da obra teatral. Ela revela ao público o que está oculto no trabalho do ator.

11 Demonstrações Técnicas
1. Anjos Ridículos (o clown e seus elementos) Ator: Ricardo Puccetti Mostra os aspectos básicos do processo de construção do clown pessoal: os elementos técnicos, as ações físicas, a relação com o público, o ritmo, o uso do figurino e a construção de gags. 2. Prisão para a Liberdade (elaboração de uma técnica pessoal e sua aplicação num espetáculo teatral) Ator: Carlos Simioni Demonstra o percurso do ator junto ao LUME. Aborda o treinamento físico cotidiano, a construção de técnicas de expansão e dilatação do corpo no espaço e no tempo, as técnicas de manipulação de diferentes qualidades de energias e sua distribuição no espaço; além do treinamento vocal do ator, o encontro com outros mestres de linhas de trabalho e sua assimilação; e a passagem do treinamento para a elaboração de personagens e construção de cenas. 3. A Voz do Ator Ator: Carlos Simioni O universo vocal do ator: o treinamento e a descoberta da voz; as dinâmicas da voz no tempo e no espaço; a transposição de matrizes vocais para o contexto e o texto do espetáculo.

12 4. O Treinamento Cotidiano do Ator Participação : Atores-pesquisadores do LUME Demonstra os vários elementos técnicos que formam o treinamento cotidiano dos atores do LUME. Temas básicos do trabalho do ator: a transformação do peso em energia, a dinâmica das ações físicas no tempo e no espaço, a relação com o chão, a relação com o ar, o estudo das articulações e a segmentação corporal, a energia animal e a relação entre atores. 5. O Labirinto do Ator (construção da Dança Pessoal e a transposição para um espetáculo) Ator: Ricardo Puccetti Mostra o processo de elaboração e codificação de uma técnica pessoal de representação a partir do que chamamos Dança Pessoal e sua utilização na montagem do espetáculo “Cnossos”. 6. Mímesis Corpórea e a Poesia do Cotidiano Atores: Ana Cristina Colla, Jesser de Souza, Raquel Scotti Hirson e Renato Ferracini Uma aula espetáculo que apresenta o processo de criação do LUME Teatro a partir da Mímesis Corpórea, que consiste na codificação de ações físicas e vocais do cotidiano, obtidas pelo ator através de sua observação e posterior imitação. A maneira como este material é transposto para a cena também é abordada.

13 7. Não Tem Flor Quadrada Atriz: Naomi Silman Demonstração técnica da atriz-pesquisadora, Naomi Silman para comemorar 10 anos de atividade dentro do LUME Teatro, o aprendizado da técnica de treinamento, sua apropriação e seu desenvolvimento. Nesta demonstração, veremos a trajetória da atriz na criação de uma técnica pessoal de representação. Um confronto intransferível do ator consigo mesmo, no âmbito de suas específicas dificuldades e facilidades com o trabalho prático. O contato com vários elementos e princípios técnicos do treinamento corpóreo. A criação de repertórios de matrizes corporais, vocais, e sensoriais e em seguida, o trabalho de improvisação e criação para a cena. 8.Um Mergulho nas Máscaras – Construção de um palhaço A demonstração é resultado da pesquisa do LUME em torno do palhaço e do sentido cômico do corpo e do intercâmbio com Sue Morrison, diretora artística do Theatre Resource Centre, em Toronto (Canadá). Mostra os aspectos básicos do processo de construção do palhaço por meio do trabalho desenvolvido por Morrison – que dirigiu o espetáculo O NÃO-LUGAR DE ÁGADA TCHAINIK, solo de Naomi Silman, e é conhecida mundialmente por seu método de trabalho “O Clown Através da Máscara”, que mescla a tradição do palhaço sagrado das tribos indígenas norte-americanas com a do clown europeu.

14 Espetáculos em cartaz:
Café com Queijo Cnossos Cravo, Lírio e Rosa Kavka – Agarrado num traço a lápis Kelbilim, O Cão da Divindade La Scarpetta O Não-Lugar de Agada Tchainik O que seria de nós sem as coisas que não existem Parada de Rua Shi-Zen, 7 Cuias Sonho de Ícaro Sopro Um Dia... Você

15 Café com queijo

16 Sopro

17 Parada de Rua

18 Cursos Treinamento Técnico para Ator
No Labirinto da Paixão - Uma experiência do grupo Ponte dos Ventos Corpo como Fronteira e Conceituações sobre o corpo em Arte Da Ação à Cena - Da Energia à Ação, módulo II Dança dos Ventos Do Corpo e Da voz à Composição Cinética Mímesis Corpórea - um ponto de partida O Corpo da Voz Dudendance - physical manipulation workshop (Escócia) O Ator na Rua 2

19 CASA LUME : A ITINERÂNCIA DE UMA TRADIÇÃO
Projetos CASA LUME : A ITINERÂNCIA DE UMA TRADIÇÃO A CASA LUME é um projeto de residência teatral itinerante do LUME TEATRO baseado em algumas linhas bem precisas: mostra de obras teatrais, atividades de formação, intercâmbios com artistas e grupos locais e a busca por diferentes tipos de públicos.

20 OFICINA-MONTAGEM CORTEJO ABRE-ALAS
| | OFICINA-MONTAGEM CORTEJO ABRE-ALAS O Cortejo Abre-Alas é resultado da oficina-montagem ministrada pelo ator Ricardo Puccetti, que envolve cerca de 80 artistas e profissionais de várias áreas – atores, bailarinos, artistas circenses, músicos, figurinistas, cenotécnicos, esportistas – que, juntos, incorporam elementos do tempo e do espaço da rua às cenas construídas para a intervenção

21 CORPOS EM FUGA, CORPOS EM ARTE Renato Ferracini 2006 - Editora Hucitec
Publicações CAFÉ COM QUEIJO: CORPOS EM CRIAÇÃO Renato Ferracini Editora Hucitec CORPOS EM FUGA, CORPOS EM ARTE Renato Ferracini Editora Hucitec DA MINHA JANELA VEJO... RELATO DE UMA TRAJETÓRIA PESSOAL DE PESQUISA NO LUME Ana Cristina Colla Editora Hucitec

22 TAL QUAL APANHEI DO PÉ: UMA ATRIZ DO LUME EM PESQUISA Raquel Scotti Hirson 2006 – Editora Hucitec
ARTE DE NÃO INTERPRETAR COMO POESIA CORPÓREA DO ATOR Renato Ferracini Editora Unicamp A ARTE DE ATOR: DA TÉCNICA À REPRESENTAÇÃO Luís Otávio Burnier 2009 (reedição) - Editora da Unicamp

23 Equipe técnica recente
COORDENADOR Carlos Roberto Simioni ADMINISTRAÇÃO José Divino Barbosa TÉC. ADMINISTRATIVO Welson de Paula Filho DIRETORA DE PRODUÇÃO Cynthia Margareth PRODUTOR EXECUTIVO Cauê Gouveia ASSISTENTE DE PRODUÇÃO Dani Scopin COORDENADORA TÉCNICA Maria Emilia Cunha ESTAGIÁRIA Eliane Gaspar APOIO Giselle Bastos DESIGNERS GRÁFICOS Pedro Campanha Luiz Valls ASSESSORIA DE IMPRENSA Carlota Cafiero

24 Visitem: http://www.lumeteatro.com.br/

25 Referências: http://www.lumeteatro.com.br/


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