A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PESQUISA DE MERCADO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PESQUISA DE MERCADO."— Transcrição da apresentação:

1 PESQUISA DE MERCADO

2 Processo de Pesquisa de Marketing
Etapa 1: Definir o problema Etapa 2: Desenvolver uma abordagem para o problema Etapa 3: Desenvolver o plano de pesquisa Etapa 4: Fazer o trabalho de campo e coletar os dados Etapa 5: Preparar e analisar os dados Etapa 6: Preparar e apresentar o relatório

3 Etapa 2 – Abordagem do problema
Estrutura analítica e modelo Perguntas de pesquisa e hipóteses Especificações das informações necessárias

4 A Indústria de Pesquisa
Fornecedores de Pesquisa Internos Externos Departamentos de pesquisa dentro da própria organização. Empresas contratadas para fornecer dados e elaborar pesquisas * * ACNielsen, Ibope, Research International /Agências de propaganda: Ogilvy & Mather, Almap/BBDO (ver anexo 15 – principais organizações de pesquisa global)

5 Sistema de Informação de Marketing (SIM)
- É um conjunto formalizado de procedimentos para gerar, analisar, armazenar e distribuir as informações àqueles que tomam as decisões de marketing continuamente. O SIM combina as informações externas com dados internos da organização (relatórios de venda, de faturamento, histórico de preço médio e outros) e concede aos gerentes relatórios e análises estruturadas que contribuirão para a tomada de decisão. * Os sistemas internos das organizações (SAP e outros) são ferramentas disponíveis e atualizadas constantemente e que contribuem para a visualização de um panorama maior de informação.

6 Dados Primários x Dados Secundários
O profissional pode usar métodos de coleta de informações, usando dados primários, secundários ou fazer a combinação dos dois. Pesquisa Primária – coleta informações diretamente entre o publico almejado. Geralmente é mais cara, mas é mais focada nos objetivos da empresa. Ad doc é uma pesquisa feita sob encomenda. Pesquisa Secundária – consiste em levantar informações já coletadas, seja pela própria empresa (fonte interna), seja por fontes externas, como em relatórios do Censo, IBGE, Sebrae, Fiesp etc. Os institutos de pesquisa vendem relatórios de dados secundários (participação de mercado de categoria, índice de preço e outros).

7 Dados padronizados Além dos dados publicados ou disponíveis na mídia ou internet, os dados padronizados também constituem outra fonte principal de dados secundários externos. Fontes padronizadas – são empresas que coletam e vendem dados de interesse comum para atender às necessidades de informação compartilhadas por várias empresas, incluíndo empresas concorrentes do mesmo setor. Estes dados normalmente são coletados periodicamnete e têm valor comercial conhecido para as empresas. Ex.: A Coca-Cola e a Pepsi compram dados padronizados da ACNielsen, para a categoria de bebidas. Exemplos de relatórios disponíveis: Market share (volume e valor); Participação em gôndola; Distribuição ponderada e numérica; Participação por canal e região e outros.

8 Visão geral de alguns serviços padronizados
Tipo Características Alguns Usos Levantamento de Campo Levantamento realizado em intervalos Segmentação de mercado, eficácia de comerciais Painéis de compra diários Domicílios proporcionam informações específicas durante um período extenso de tempo. É solicitado que os entrevistados registrem comportamentos específicos à medida que ocorrem. Previsão de vendas, avaliação de hábito de consumo, confecção de perfis de consumidores, tendências de compra, avaliação de lealdade à marcas, teste de produto Painéis diários de mídia Aparelhos eletrônicos registram automaticamnete o comportamento, suplementados por um diário Determinação de taxas de audiência, publicidade, duração no ar, confecção de perfis de telespectadores Dados rastreados por scanner As compras são registradas por scanners e NF nos PDV’s Participação de marca na categoria, preço médio, distribuição Fonte: Adaptado de MALHOTRA, N. et al. “Introdução à Pesquisa de Marketing”. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

9 Dados primários: qualitativa x quantitativa
As técnicas de pesquisa devem ser variadas e apropriadas ao problema que se deseja estudar. Uma decisão importante a ser tomada quando desenvolvemos uma pesquisa é que tipo de levantamento de dados vamos conduzir. Tipo Qualitativa Quantitativa Objetivo Obter uma compreensão qualitativa das razões e motivos básicos Quantificar os dados e generalizar os resultados das amostras para a população de interesse Amostra Número pequeno de casos Número grande de casos representativos Coleta de dados Normalmente, não estruturada Estruturada Análise de dados Não-estatística Estatística Fonte: Adaptado de MALHOTRA, N. et al. “Introdução à Pesquisa de Marketing”. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

10 Elaboração do questionário
Informações básicas – estão diretamente relacionadas ao problema de pesquisa. Informações de classificação – consistem em características socioeconômicas e demográficas Informações de identificação – incluem nome, endereço e número de telefone. Ordem lógica de perguntas Pré-teste – consiste em testar o questionário em uma amostra pequena de entrevistados, para identificar e eliminar possíveis problemas

11 Tipos de questionários
• Estruturados: perguntas objetivas, opções de resposta • Semi estruturados: questões objetivas e abertas • Não estruturados: questões abertas

12 Estrutura das Perguntas
Perguntas não estruturadas – são perguntas abertas às quais o entrevistado responde com suas próprias palavras. Ex.: Como você decide por uma marca de desodorante? Quais são as características que você acha que um automóvel precisa ter? Perguntas estruturadas – especificam o conjunto de respostas alternativas. Pode ser de múltipla escolha, dicotômica ou de escala. Ex.: Qual a frequência que em você compra molho de tomate? ( ) 1 vez por mês ( ) 2 vezes por mês ( ) mais de 3 vezes por mês

13 Estrutura das Perguntas
Modelo de Escala Nominal 1- Sua casa possui lava louça? ( ) Sim ( ) Não ( ) Não Sei 2- Lava louça é um objeto útil na cozinha?

14 Estrutura das Perguntas
Escala de avaliação verbal Fatores MF PF I PD MD Recepção Serviço de copa Serviço de arrumação Serviço de lavanderia Serviço telefônico Limpeza Conforto Localização Café da manhã MF = Muito favoravel PF (Pouco Favoravel) I (Indiferente) PD (Pouco desfavoravel) MD (Muito desfavoravel)

15 Estrutura das Perguntas
Escala de avaliação verbal (2) O que achou do filme que acabou de assistir? ( ) Ótimo ( ) Bom ( ) Regular ( ) Ruim ( ) Péssimo ( ) Não sei

16 Estrutura das Perguntas
Escala de avaliação itemizada Com relação ao amaciante que a senhora testou, qual das frases está mais de acordo com sua opinião: ( ) Eu não acreditava no produto e por isso não usei ( ) Eu não acreditava no produto e seu uso confirmou minhas suspeitas ( ) EU acreditei no produto no início, mas após seu uso me decepcionei ( ) Eu não acreditava no produto, mas seu uso me surpreendeu ( ) Eu acreditei no produto desde o início e fiquei muito satisfeita com seu uso ( ) Ainda não formei opinião sobre o produto

17 Estrutura das Perguntas
Escalas comparativas Com relação às marcas de café A e B, qual sua opinião sobre a marca B em relação a marca A sob os seguintes aspectos: ATRIBUTO PIOR QUE A IGUAL A A MELHOR QUE A NÃO SEI Pureza ( ) ( ) ( ) ( ) Sabor ( ) ( ) ( ) ( ) Aroma ( ) ( ) ( ) ( ) Qualidade ( ) ( ) ( ) ( ) Textura ( ) ( ) ( ) ( ) Torrefação ( ) ( ) ( ) ( ) Embalagem ( ) ( ) ( ) ( ) Marca ( ) ( ) ( ) ( )

18 Estrutura das Perguntas
Escala de diferencial Com relação a marca de café A, qual sua opinião sobre os seguintes atributos: ATRIBUTOS ATRIBUTOS Puro ( ) ( ) ( ) ( ) Impuro Forte ( ) ( ) ( ) ( ) Fraco Saboroso ( ) ( ) ( ) ( ) Sem sabor Aromático ( ) ( ) ( ) ( ) Sem aroma Alta Qualidade ( ) ( ) ( ) ( ) Sem qualidade Barato ( ) ( ) ( ) ( ) Caro Bem torrado ( ) ( ) ( ) ( ) Mal torrado Embalagem bonita ( ) ( ) ( ) ( ) Embalagem feia

19 Técnicas de Amostragem
População - é o total de elementos que compartilham algum conjunto comum de características. A população-alvo é a coleção de elementos que possuem a informação que o pesquisador está buscando. Censo – envolve uma contagem completa de cada elemento de uma população. Amostra – é um subgrupo da população. Técnicas de Amostragem Não-probabilística Probabilística

20 Técnicas Amostrais Amostras probabilisticas
• Utiliza-se o conceito estatístico Amostras não probabilisticas • Selecionadas por critérios subjetivos do pesquisador, de acordo com sua experiência e com objetivos do estudo.

21 Amostragem Amostragem probabilística – os elementos são escolhidos por chance, ou seja, aleatoriamente. Todos têm igual chance de ser incluídos na amostra. Aleatória simples – cada elemento da população tem uma probabilidade de seleção conhecida e idêntica. Sistemática – a amostra é escolhida selecionando-se um ponto de partida aleatório e depois escolhendo cada elemento em sucessão. Ex.: Pop.: 100mil/Amostra: 1000/Intervalo: 100/Ponto de partida: 23/Sucessão: 23,123,223,323 e assim por diante. Estratificada – a população é dividida em subgrupos denominados camadas. Todas as camadas são contempladas. Na segunda etapa, os elementos de cada camada são escolhidos de forma aleatória. Por grupo – apenas uma amostra das subpopulações é selecionada. Depois os elementos são selecionados (AAS).

22 Amostragem Amostragem não-probabilística – é a que reúne indivíduos com características específicas a critério do entrevistador. Por conveniência – os elementos são escolhidos com base na conveniência do entrevistador. Por julgamento – os elementos são escolhidos com base no julgamento do pesquisador. Este faz a escolha porque “acredita” que estes representam a população de interesse. Por cota – introduz categorias de controle ou cotas dos elementos, estimando a distribuição destas na população. Autogerada – um grupo de entrevistados é escolhido de forma aleatória e após serem entrevistados, pede-se que identifiquem outras pessoas pertencentes àquele target.


Carregar ppt "PESQUISA DE MERCADO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google