A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO TEMA:GESTÃO DO CONHECIMENTO Definição sintética: processo metodológico que permite ao conhecimento na organização:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO TEMA:GESTÃO DO CONHECIMENTO Definição sintética: processo metodológico que permite ao conhecimento na organização:"— Transcrição da apresentação:

1 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO TEMA:GESTÃO DO CONHECIMENTO Definição sintética: processo metodológico que permite ao conhecimento na organização: - ser captado (isto é, colhido) - ser retido e acumulado (organizado / mantido / centralizado - ser acessível ( poder ser alcançado por todos os níveis, a qualquer momento, pela pessoa certa, na hora certa) - ser compartilhado (permitir a participação na modificação do conhecimento, na absorção de novas formas e no desenvolvimento conseguido pela comunidade, interna e externa) - e que esteja intimamente relacionado ao negócio da organização

2 PORQUE ISTO AGORA? - A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO - A Revolução Industrial - O fenômeno da participação - O aumento do grau de exigência da escolaridade - A democracia do conhecimento (ao alcance de todos) - O conhecimento está em todas as partes da Empresa

3 CONHECIMENTO? - FORMAÇÃO (escolaridade / leitura / pesquisas / etc. -EXPERIÊNCIA (conhecimento aplicado ao trabalho / tempo de experiência / várias gestões / comissões / implantações realizadas / histórico de projetos / erros e soluções enfrentadas e conquistadas - por si próprio ou pelos outros / melhorias / sugestões / etc. - RELAÇÕES E CONTATOS (relações profissionais externas e internas / círculo de amizade e de participação / troca de idéias / validação de pontos de vista / etc.

4 A DEFINIÇÃO NA GESTÃO DO CONHECIMENTO - CONHECIMENTO TÁCITO (exclusivo do funcionário, decorrente de suas habilidades, informações, experiências pessoais. Dimensão técnica e cognitiva. - CONHECIMENTO EXPLÍCITO (vinculado à empresa e reunido em seus procedimentos, processos, tecnologias, constituindo-se da somatória do conhecimento tácito. - CONHECIMENTO CULTURAL (refere-se ao posicionamento da comunidade empresarial na atribuição de valor e significado ao conhecimento e novas informações.

5 COMO OCORRE A GESTÃO DESSES CONHECIMENTOS? Somente na relação entre esses três tipos de conhecimento é que ocorre a Gestão do Conhecimento - O conhecimento tácito deve converter-se em conhecimento explícito - Este conhecimento explícito deve manifestar-se praticamente, para sua validação e compartilhamento - Esta interferência o transforma em conhecimento novo, que deve ser disponibilizado para iniciar um novo fluxo, gerando uma espiral ascendente de desenvolvimento: PESSOAL > EMPRESARIAL > SOCIAL

6 DIAGRAMA DO PROCESSO conhecimento tácito conhecimento explícito experimentação e validação novas informações compartilhadas A utilização do conhecimento, na prática, modifica o conhecimento transformando-o em um novo e mais desenvolvido patamar de conhecimento, modificando, consequentemente, quem o detém: O SER HUMANO!

7 GESTÃO - Como captar, reter, organizar, tornar acessível e compartilhar a massa de informações e conhecimento? TECNOLOGIA - software - redes / intranet / sites / portais / etc. É POSSIVEL SEM ESSA SOFISTICAÇÃO? SIM!

8 ANÁLISE DA TECNOLOGIA A tecnologia é ferramenta, sem dúvida poderosíssima, mas, não é suficiente e não faz bem todas as coisas! Ela não substitui o contato pessoal e todas as possibilidades desse fato na dinâmica do desenvolvimento e da partilha do conhecimento. O contato pessoal é indispensável!!! Além disso a organização dos dados e a lógica do sistema são preponderantes para possibilitar os resultados e para a adequação das DIFICULDADES NATURAIS DO PROCESSO

9 DIFICULDADES NATURAIS - Inexistência da conscientização do papel estratégico do conhecimento: - Alta direção - Conflitos de poder: - Natural e esperado. Conhecimento é poder. O valor do poder pelo conhecimento só existe no crescimento do conhecimento! E o crescimento só é obtido pelo compartilhamento! - Falta de incentivos para a ação: - As pessoas precisam sentir que este é um valor reconhecido na organização. Não em grana!! O objeto deve ser o reconhecimento e o desenvolvimento.

10 DIFICULDADES NATURAIS -cont. - Política de restrições às informações - internas e externas. - Questão cultural. - - Aspectos confidenciais do negócio podem continuar restritos mas não devem se constituir em tabus. - Credibilidade!!! - Resistências à mudanças. (processos / procedimentos /etc.) - Cultura / normas técnicas / segurança / etc. - Falta de objetividade: - Focar > áreas críticas do conhecimento - NEM TUDO QUE É ENFRENTADO PODE SER MODIFICADO. MAS NADA PODE SER MODIFICADO SE NÃO FOR ENFRENTADO!

11 DIFICULDADES NATURAIS - cont. - Dificuldade na atualização das informações: - Necessidade de atualizar/emendar e enviar feed back - Sem atualização > sem interesse > sem confiança - CONTEÚDO - pedra de toque - Controle das informações: - Figura do Gestor de Conteúdo - Portal Humano - Controle para quem entende do conteúdo (agilidade na manutenção do banco de conhecimento) - Nem tão apertado que sufoque, nem tão solto de modo que fuja!

12 POSSIBILIDADES PRÁTICAS - A tecnologia básica é acessível a todos: editor de textos / planilhas eletrônicas / bancos de dados pequenos / etc. - Reuniões de almoço, sistemáticas(lunch and learn). - Ações de benchmarking internos possibilitando a troca de informações e o desenvolvimento. - Focus group - metodologia de pesquisa de lançamentos, adaptado às iniciativas internas. - REGISTRO SISTEMÁTICO DE RESULTADOS / DIFICULDADES E SOLUÇÕES - PORTAIS HUMANOS

13 STATUS ATUAL DA GESTÃO DO CONHECIMENTO - Várias iniciativas no Brasil, notadamente nas empresas multinacionais. - Todas as consultoria internacionais mantém um Banco de Conhecimento acessível a todos os funcionários, com dados internacionais de projetos; soluções; propostas; metodologias; dificuldades; soluções; etc. - A figura do CKO (Chief Knowledge Officer) já é realidade em algumas empresas. - Várias empresas de software já desenvolveram e continuam aperfeiçoando produtos específicos para a Gestão do Conhecimento (filão muito promissor).

14 STATUS ATUAL DA GESTÃO DO CONHECIMENTO - cont. - Mapotecas / arquivo de projetos / registro e documentação de processos / histórico de implantações e outros são matéria-prima básicas para a Gestão do Conhecimento. - No exterior a movimentação é intensa! - Grande impulso na área tecnológica: Portais (centros de referência) ex.: (Knowledge Management) e muitos outros.

15 DESAFIOS Mas o aspecto mais importante da Gestão do Conhecimento é a de que ela não pode ser vista como uma iniciativa paralela aos negócios. O conhecimento deve ser trabalhado integrada- mente com os processos de negócios. Sua utilização deve dirigir-se para as estratégias do negócio para criar e sustentar VANTAGEM COMPETITIVA. Aproveitando as iniciativas diversas na área de EDUCAÇÃO CORPORATIVA, como as Universidades Corporativas, a Gestão do Conhecimento está a serviço da OTIMIZAÇÃO do conhecimento e do desenvolvimento HUMANO E SOCIAL.

16 AGIR, TEMOS INTELIGÊNCIA ? EIS A INTELIGÊNCIA VERDADEIRA! SEREI O QUE QUISER, MAS, TENHO QUE QUERER O QUE FOR! O ÊXITO ESTÁ EM TER ÊXITO. CONDIÇÕES DE PALÁCIO QUALQUER TERRA LARGA TEM, MAS.... ONDE ESTARÁ O PALÁCIO SE NÃO O FIZEREM ALI? FERNANDO PESSOA


Carregar ppt "PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO TEMA:GESTÃO DO CONHECIMENTO Definição sintética: processo metodológico que permite ao conhecimento na organização:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google