A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciclo de vida do produto

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciclo de vida do produto"— Transcrição da apresentação:

1 Ciclo de vida do produto
“Declínio”

2 No modelo clássico 4 fases na vida de um produto É utilizado para análise de produtos individuais de forma que mostre o momento de campanhas de revitalização ou lançamento de substituto.

3 Queda nas vendas e no lucro
A diferença é dada pelo investimento em marketing e custo de venda do produto

4 Muitos estudiosos preferem considerar uma quinta fase:
Saturação do mercado Introdução: lançamento Crescimento: começa a conhecer o produto e a consumi-lo; Maturidade: já é de conhecimento amplo do mercado; Saturação: já não consome o produto como anteriormente; Declínio: quando o produto não desperta mais o interesse e as vendas caem.

5 Declínio – Empresas abandonando o mercado. Manter os produtos mais competitivos abandonando os restantes. Algumas empresas, ao perceberem que um de seus produtos entrou na fase de Declínio, promovem intensa divulgação, fazem modificações no produto e tentam reposicioná-lo para o estágio de crescimento.

6 Queda nas vendas, razões:
Avanços tecnológicos, Produtos mais inovadores são introduzidos; Mudanças nos gostos dos consumidores O gosto dos consumidores está mudado; Aumento da competição doméstica Entrada de concorrentes estrangeiros. Há intenso corte de preços e muitos mais produtos são retirados do mercado; Avaliar se o lucro pode ser aumentado através de redução do dinheiro gasto com marketing e corte de custos.

7 Estratégias para a fase de declínio do Produto:
Identificação dos produtos fracos Modificar a sua estratégia de marketing Abandonar Manter o nível de investimento Aumentar o investimento Reduzir o investimento Retrair seletivamente Manter o produto apenas em “nichos” em que seja possível obter lucro.

8 Exemplos de produtos Declinados:
Máquina de escrever Mimeógrafo Ficha de orelhão Disco de Vinil / Vitrola / Gramofone Disquete Fita Cassete / tocador de k7 VCR VHS– vídeo e fita Celulares CDMA Pager / Bip / Agenda eletrônica Câmera manual de filmes

9 Exemplos de produtos em processo de Declínio:
Retro projetor DVD CD Antena parabólica receptor Televisor monitor CRT Lâmpada incandescente Pen drive Diesel combustível Veículos com um combustível Monitores de Plasma / LCD Notebok

10


Carregar ppt "Ciclo de vida do produto"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google