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Fantasmas da Avaliação

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Apresentação em tema: "Fantasmas da Avaliação"— Transcrição da apresentação:

1 Fantasmas da Avaliação
- REPRODUÇÃO AUTORIZADA - Avaliação de Desempenho Data: Instrutor: Tilzah Oliveira Duarte

2 FANTASMAS DA AVALIAÇÃO
O ASPECTO REVELADOR DO ATO AVALIATIVO EFEITO NO PROCESSO AVALIATIVO Elaboração: Tilzah Oliveira Duarte

3 TENDÊNCIA CENTRAL ignora o Planejamento do Trabalho
DISPOSIÇÃO PARA MANTER UMA PONTUAÇÃO MEDIANA A sabedoria está no meio termo... Ou não?... ignora o Planejamento do Trabalho ignora as diferenças individuais desestimula os servidores Ignora o Planejamento do Trabalho, porque quando se faz o PT, tem-se um referencial de desempenho esperado. Ignora as diferenças individuais, não somente porque as pessoas têm desempenhos diferentes, mas porque elas reagem de forma diferente a essa maneira omissa de serem avaliadas. Algumas pessoas não se importam em ter o seu desempenho julgado mediano, mas outras, motivadas para o próprio desenvolvimento, vão se incomodar.

4 EFEITO DE HALO ignora o Planejamento de Trabalho prognosticadores
TENDÊNCIA A ADOTAR UM SÓ ASPECTO DO DESEMPENHO DO INDIVÍDUO COMO REFERÊNCIA PARA TODOS OS OUTROS ASPECTOS Ele é tão cooperativo que compensa a falta de disciplina!... ignora o Planejamento de Trabalho ignora a correlação entre os prognosticadores confunde a equipe impede o desenvolvimento do servidor avaliado

5 REVANCHISMO ♫ Hoje é meu dia, ♪ desqualifica o processo
TENDÊNCIA A PREVENIR POSSÍVEIS RETALIAÇÕES ♫ Hoje é meu dia, ♪ ♪ amanhã será o teu... desqualifica o processo promove a estagnação da equipe reforça vícios do status quo

6 VALORIZAÇÃO DOS ÚLTIMOS EPISÓDIOS DE DESEMPENHO
CONTAMINAÇÃO VALORIZAÇÃO DOS ÚLTIMOS EPISÓDIOS DE DESEMPENHO Se não fosse o episódio de ontem... despreza as Etapas de Planejamento e Acompanhamento do Trabalho ignora indicadores de necessidade de desenvolvimento prejudica um servidor de bom desempenho

7 PERFECCIONISMO O 10 é meu e ninguém tasca! trabalho
TENDÊNCIA À NEGAÇÃO DO DESEMPENHO OTIMIZADO O 10 é meu e ninguém tasca! ignora o planejamento do trabalho desmotiva o servidor provoca a animosidade da equipe

8 UNILATERALIDADE desqualifica o processo inviabiliza a parceria
UTILIZAÇÃO DE CRITÉRIOS PESSOAIS DO AVALIADOR Não gosto desse cara! Nem atleticano ele é... desqualifica o processo inviabiliza a parceria promove a insegurança da equipe

9 DISPOSIÇÃO PARA ALIMENTAR VÍCIOS INSTITUCIONAIS
ESTAGNAÇÃO DISPOSIÇÃO PARA ALIMENTAR VÍCIOS INSTITUCIONAIS Bobagem... Relaxa, meu... Isso tudo vai terminar em pizza mesmo... adota o processo como burocracia passageira convive harmoniosamente com os problemas fortalece laços com o passado não percebe mudanças no ambiente

10 “Os problemas se originam mais na maneira de pensar e interagir do que nas peculiaridades da estrutura e da política da organização.” (Peter M. Senge)

11 Itens de ação O ATO AVALIATIVO, COMO FUNÇÃO SUBJETIVA QUE É, TORNA EXPLÍCITAS VÁRIAS TENDÊNCIAS COMPORTAMENTAIS DO INDIVÍDUO. ESSAS TENDÊNCIAS PODEM TRANSFORMAR, E MUITAS VEZES TRANSFORMAM, O PROCESSO DE AVALIAÇÃO EM ALGO AMEDRONTADOR, PERSECUTÓRIO, MOBILIZADOR DE DEFESAS POR PARTE DOS AVALIADOS.

12 Itens de ação (continuação)
ESSAS TENDÊNCIAS SÃO FRUTO DE EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NA FASE DE DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE DO INDIVÍDUO E FAZEM PARTE DO SEU REPERTÓRIO DE VALORES, PRINCÍPIOS, PRECONCEITOS. A ESSAS TENDÊNCIAS NÓS CHAMAMOS "FANTASMAS" DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO.

13 Itens de ação (continuação)
PERFECCIONISMO RELAÇÃO DO AVALIADOR COM SUA PRÓPRIA AVALIAÇÃO.


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