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Avaliação de Desempenho Data: Instrutor: Tilzah Oliveira Duarte - REPRODUÇÃO AUTORIZADA -

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Apresentação em tema: "Avaliação de Desempenho Data: Instrutor: Tilzah Oliveira Duarte - REPRODUÇÃO AUTORIZADA -"— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação de Desempenho Data: Instrutor: Tilzah Oliveira Duarte - REPRODUÇÃO AUTORIZADA -

2 O ASPECTO REVELADOR DO ATO AVALIATIVO EFEITO NO PROCESSO AVALIATIVO FANTASMAS DA AVALIAÇÃO Elaboração: Tilzah Oliveira Duarte

3 TENDÊNCIA CENTRAL DISPOSIÇÃO PARA MANTER UMA PONTUAÇÃO MEDIANA A sabedoria está no meio termo... Ou não?... ignora o Planejamento do Trabalho ignora as diferenças individuais desestimula os servidores

4 EFEITO DE HALO TENDÊNCIA A ADOTAR UM SÓ ASPECTO DO DESEMPENHO DO INDIVÍDUO COMO REFERÊNCIA PARA TODOS OS OUTROS ASPECTOS Ele é tão cooperativo que compensa a falta de disciplina!... ignora o Planejamento de Trabalho ignora a correlação entre os prognosticadores confunde a equipe impede o desenvolvimento do servidor avaliado

5 REVANCHISMO TENDÊNCIA A PREVENIR POSSÍVEIS RETALIAÇÕES desqualifica o processo promove a estagnação da equipe reforça vícios do status quo Hoje é meu dia, amanhã será o teu...

6 CONTAMINAÇÃO VALORIZAÇÃO DOS ÚLTIMOS EPISÓDIOS DE DESEMPENHO Se não fosse o episódio de ontem episódio de ontem... despreza as Etapas de Planejamento e Acompanhamento do Trabalho ignora indicadores de necessidade de desenvolvimento prejudica um servidor de bom desempenho

7 PERFECCIONISMO TENDÊNCIA À NEGAÇÃO DO DESEMPENHO OTIMIZADO ignora o planejamento do trabalho desmotiva o servidor provoca a animosidade da equipe O 10 é meu e ninguém tasca!

8 UNILATERALIDADE UTILIZAÇÃO DE CRITÉRIOS PESSOAIS DO AVALIADOR Não gosto desse cara! Nem atleticano ele é... desqualifica o processo inviabiliza a parceria promove a insegurança da equipe

9 ESTAGNAÇÃO DISPOSIÇÃO PARA ALIMENTAR VÍCIOS INSTITUCIONAIS adota o processo como burocracia passageira convive harmoniosamente com os problemas fortalece laços com o passado não percebe mudanças no ambiente Bobagem... Relaxa, meu... Isso tudo vai terminar em pizza mesmo...

10 Os problemas se originam mais na maneira de pensar e interagir do que nas peculiaridades da estrutura e da política da organização. (Peter M. Senge)

11 Itens de ação O ATO AVALIATIVO, COMO FUNÇÃO SUBJETIVA QUE É, TORNA EXPLÍCITAS VÁRIAS TENDÊNCIAS COMPORTAMENTAIS DO INDIVÍDUO. ESSAS TENDÊNCIAS PODEM TRANSFORMAR, E MUITAS VEZES TRANSFORMAM, O PROCESSO DE AVALIAÇÃO EM ALGO AMEDRONTADOR, PERSECUTÓRIO, MOBILIZADOR DE DEFESAS POR PARTE DOS AVALIADOS.

12 Itens de ação (continuação) ESSAS TENDÊNCIAS SÃO FRUTO DE EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NA FASE DE DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE DO INDIVÍDUO E FAZEM PARTE DO SEU REPERTÓRIO DE VALORES, PRINCÍPIOS, PRECONCEITOS. A ESSAS TENDÊNCIAS NÓS CHAMAMOS "FANTASMAS" DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO.

13 Itens de ação (continuação) PERFECCIONISMO RELAÇÃO DO AVALIADOR COM SUA PRÓPRIA AVALIAÇÃO.


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