A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pesquisa, Desenvolvimento e Avaliação de Ambientes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pesquisa, Desenvolvimento e Avaliação de Ambientes"— Transcrição da apresentação:

1 Pesquisa, Desenvolvimento e Avaliação de Ambientes
e Materiais Educativos Miriam Struchiner III Encontro Nacional de Educação a Distância da Rede de Escolas de Governo Rio de Janeiro, 2010

2 LTC-NUTES Planejar, desenvolver, implementar e analisar processos, recursos e ambientes educativos mediados nas TICs (1995) Equipe multidisciplinar: professores, estudantes e técnicos (educação, informática, programação visual, saúde e biociências) Contextos de Pesquisa, Desenvolvimento e Uso: Ensino de Graduação: Biociências e Saúde Formação Continuada de Profissionais da área da saúde Formação e ferramentas de apoio ao trabalho docente para a integração das TICs

3 Modelo de Apreciação Analítica
Desenvolvimento a partir de questões/problemas trazidos pelos docentes de suas práticas educativas (situado) Desenvolvimento de recursos educativos como objeto/motivo para pesquisar em educação como atividade social (além do cognitivo) Design com Agenda Crítica: TICs a serviço de mudanças e questionamento do status quo, inovando currículos e relações pedagógicas e sociais no contexto escolar Experiências participativas e reflexivas de design e de uso dos recursos em contextos naturais de aprendizagem Avaliação dos recursos «baseada no contexto de uso» e avaliação dos «usuários»

4 Abordagem Metodológica
Pesquisa Baseada em Design Abordagem Metodológica Design Based Research; Design Studies; Developmental Research Primeiras publicações: Brown e Collins (1992); Cobb, 1998; Jonassen & Land, 2000; Reeves (2000); Design Based Collective (2003) Integra pesquisa, planejamento/desenvolvimento de experiências, ambientes ou materias educativos e a prática educativa em contextos reais de ensino- aprendizagem (parceria entre pesquisadores e professores): desenvolvimento e pesquisa = intervenção Pragmática/Intervencionista * Situada * Interativa, iterativa e flexível * Integrativa* Contextual

5 Abordagem Metodológica
Pesquisa Baseada em Design Abordagem Metodológica Fases do Processo Iterativo da Pesquisa Baseada em Design (Reeves, 2000)

6 na Área de Ciências da Saúde
Ensino de Graduação na Área de Ciências da Saúde

7

8 - aplicação dos conceitos nas profissões da saúde
Motivação central Carência de material educativo para o ensino de Neurociência com uma abordagem e em português Questões - aplicação dos conceitos nas profissões da saúde - não linearidade; multiplas formas de representação: diferentes meios e recursos de aprendizagem - diferentes formas de navegação (rede de conceitos, índice, capítulos, abordagens, aplicações, banco de imagens) Abordagem - Flexibilidade Cognitiva (Spiro et all) - Aprendizagem Baseada em Casos Colaboração: LTC/NUTES - Laboratório de Neuroplasticidade / Depto. Anatomia/ICB 8

9

10 Colaboração: LTC/NUTES – IPUB/UFRJ – FM/UFRJ
Motivação central Experiências e relatos dos pacientes sobre seus processos de adoecimento e tratamento - humanização na formação médica (integralidade e subjetividade) Questões - aprender com as narrativas dos pacientes; se colocar no papel deles - expectativas e impacto dos primeiros encontros dos estudantes com pacientes - pacientes participam da formulação pedagógica do curso - integrar ferramentas da Web 2.0 para criar oportunidades de aproximar os alunos às narrativas dos pacientes Abordagem - aprendizagem situada/corporificada - aprendizagem colaborativa Colaboração: LTC/NUTES – IPUB/UFRJ – FM/UFRJ 10

11 Atlas Histológicos resolvem??????
Motivação central Dificuldade de acesso ao laboratório de microscopia e de elaboração de uma diversidade de lâminas histológicas. Atlas Histológicos resolvem?????? Desafios - Integrar uma metodologia participativa (pesquisadores, professores e alunos) no desenvolvimento de um Banco de Imagens Virtual, produzido na aula de laboratório de histologia pelos estudantes Abordagem - design participativo - ergopedagogia - aprender fazendo Colaboração: LTC/NUTES – ICB Guilherme Santarosa (doutorado) 11

12 Síntese Recursos desenvolvidos para ensino presencial e semi-presencial: CD-ROMs, AVAs e OAs Questões e problemas: aprendizagem de conceitos abstratos; relação teoria-prática; abordagem de conteúdos/simplificação e motivação Princípios e estratégias: aprendizagem significativa, situada e corporificada, flexibilidade cognitiva, problematização e colaboração Reflexões sobre práticas educativas, revisões de conteúdo e de avaliação - relação pesquisadores e professores é cooperativa e contínua

13 e de Profissionais de Saúde
Formação Continuada de Professores e de Profissionais de Saúde

14

15 Colaboração: LTC/NUTES – IMS/UERJ - OPAS
Motivação central Um modelo de EAD para a formação permanente de recursos humanos em saúde no contexto da América Latina. Parceria universidade-serviço. Questões - relação educação e trabalho em Saúde - papel do contexto na aprendizagem de adultos/profissionais - necessidades/características dos países - multiplicidade de olhares sobre o problema da gestão em saúde - inclusão tecnológica e digital -formação de profissionais para EAD Abordagem - modelo adaptável/plataforma (8 versões e três línguas) - aprendizagem baseada em casos reais dos países - formação em EAD - apropriação tecnológica Colaboração: LTC/NUTES – IMS/UERJ - OPAS 15

16 - relação entre teoria e problemas realistas
Motivação Central Falta de foco na saúde do adolescente e do jovem na formação médica e em saúde em geral: os problemas de saúde dos jovens ficam perdidos entre a pediatria e a clínica de adultos. Questões - natureza e abrangência dos problemas de saúde de jovens e adolescentes e seus níveis de complexidade - relação entre teoria e problemas realistas - compreensão do problema passa não apenas na idenficação e solução mas nas alternativas de encaminhamento no contexto do sistema de saúde Abordagem - abordagem interdisciplinar - aprendizagem baseada em casos - caso primeiro; teoria depois Colaboração: LTC/NUTES – NESA/UERJ - OPAS

17 - TICs: pretexto para repensar práticas Abordagem
Motivação central A integração de TICs por docentes da área da Saúde, especialmente do uso da Internet no ensino (ambiente aberto e fechado para cursos) Questões -Aliar teoria e prática - referenciais relevantes com experiências dos professores envolvidos -Promover reflexão, colaboração e ação – troca de experiências e construção de materiais/recursos aplicáveis na prática - Utilizar abordagem e linguagem compatível com professores de áreas de biociências/saúde - EAD é apenas mais ferramenta/semi-presencial - TICs: pretexto para repensar práticas Abordagem - aprendizagem colaborativa - teoria da atividade 17

18 Síntese Recursos desenvolvidos, em geral, para o ensino e/ou trabalho cooperativo a distância: AVAs Questões e problemas: relação trabalho-educação e teoria- prática; trabalho em equipe; importância do contexto; abordagem interdisciplinar; interações online/afetividade e formas de expressão; inclusão digital e letramento em TICs Princípios e estratégias: aprendizagem situada, teoria da atividade, problematização, cooperação e abc (casos) Revisão de conceitos sobre a EAD, especialmente no que diz respeito às idéias de massificação, de materiais que servem a vários objetivos e grupos

19 Ferramentas de Apoio ao Trabalho Docente com o Uso das TICs

20 Ferramenta ABC Ferramenta OPC Constructore

21 -Equilíbrio entre diversidade/riqueza de recursos e facilidade de uso
Motivação central Possibilitar aos professores disponiblizarem conteúdos e atividades educativas na Internet, fácil e rápida Questões -Equilíbrio entre diversidade/riqueza de recursos e facilidade de uso -Adequação dos passos à linguagem dos professores - Aprimoramento dinâmico da Constructore baseado no uso, nas dificuldades, nas queixas e nas sugestões dos professores (processo iterativo) Abordagem - ciclo de design baseado no uso - professor usuário centro do processo: apoderamento e letramento tecnológico - CTPC – conhecimento tecnológico, pedagógico do conteúdo - percepção de professores X alunos - adoção de inovações 21

22 Constructore: Passos de criação 22

23 Constructore: Passos de criação (2) 23

24 24 24

25 25 25

26 26 26

27 Aplicativos de software de demonstração de resolução de problemas matemáticos
27 27

28 Em breve: Constructore 2.0 Interface entre Constructore e Moodle
Estudos sobre formas de licenciamento 28 28

29 Síntese Recursos desenvolvidos, em geral, para o ensino presencial/semi-presencial e alguns a distância com foco no trabalho de professor Questões e problemas: o professor tem poucas oportunidades (tempo, incentivo) e recursos para incorporar novas metodologias e abordagens de ensino Princípios e estratégias: ferramentas desenvolvidas com base no trabalho e no uso dos professores; flexibilidade pedagógica; CPTC (autonomia do professor) e adoção de inovações; desafios identificados pelos professores Revisão de práticas correntes; definição do espaço virtual e do presencial; novos espaços de interação entre alunos e entre alunos e professores e formas de representação.

30 O que estamos fazendo com esta experiência???
Concluindo O que estamos fazendo com esta experiência??? Esforço em organizar e sintetizar estas experiência, discutindo os - problemas educativos da área de ensino de ciências da saúde que motivam o uso das TICs - experiências e oportunidades de aprendizagem para os alunos - processo de trabalho em equipe e a construção de um conhecimento interdisciplinar sobre construção e uso de TICs - analisando o processo de idenficação e apropriação de teorias e princípios educativos que norteiam o design e seu refinamento em grupo - sistematizando as lições aprendidas

31 Laboratório de Tecnologias Cognitivas
NUTES/UFRJ ltc.nutes.ufrj.br


Carregar ppt "Pesquisa, Desenvolvimento e Avaliação de Ambientes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google