A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os projetos, programas, campanhas e outras propostas para desenvolver ações voltadas à educação no trânsito no Brasil, surgiram a partir da implementação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os projetos, programas, campanhas e outras propostas para desenvolver ações voltadas à educação no trânsito no Brasil, surgiram a partir da implementação."— Transcrição da apresentação:

1

2 Os projetos, programas, campanhas e outras propostas para desenvolver ações voltadas à educação no trânsito no Brasil, surgiram a partir da implementação do primeiro Código de Trânsito Brasileiro (Decreto Lei n. 3651, de 25 de setembro de 1941).

3 O conteúdo? (...) O homem sofre para conhecer, como a criança é castigada para aprender. Nunca será, com efeito, mal empregado um puxão de orelhas como corretivo para as travessuras de um menino endiabrado. (...) Se a criança se submete ao império da força que pune, também o adulto aceita com submissão a ação repressora do Estado. (...)Tudo isso vem a propósito dos ciclistas, as crianças grandes do tráfego. (...) Mas de todas as faltas, a mais grave, sem dúvida, é esse hábito inveterado que eles têm de circular nos passeios. (...) Para acabar com esse abuso só há um remédio: multas elevadas. Não há outro jeito, não; perder dinheiro é o que dói. Só o temor desses bárbaros pelo prejuízo a que ficassem, assim, sujeitos, poderia por fim a isso. PEQUENO, Waldemar. Campanha educativa de trânsito (palestras). Belo Horizonte, 1955.

4 E o conteúdo dos materiais atuais...
Reflete valores democráticos? Atende às expectativas e às necessidades das pessoas? Educa, realmente, para a construção de um trânsito melhor?

5 O que vamos aprender?

6 Ética, Cidadania e Trânsito
Refletir sobre o conceito de trânsito. Compreender que qualquer ação educativa de trânsito deve ter como caminho obrigatório a construção da cidadania e que a boa educação no trânsito transcende o mero conhecimento das leis, das regras, da sinalização.

7 Educação de Trânsito nas Escolas
Informar sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI), os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio (PCN). Estudar a natureza destes documentos trará mais segurança e fundamentação ao propor ações educativas de trânsito às escolas.

8 Recursos Educativos de Trânsito
Demonstrar como a forma de apresentar as informações tem influência em sua aceitação. Discutir questões fundamentais à análise e à elaboração de recursos educativos de qualidade.

9 Projetos para a Educação de Trânsito
Aprender que suas idéias podem (e devem) ser transformadas em realidade a partir do esforço conjunto da equipe de educação de trânsito. Apresentar todas as etapas que envolvem um projeto (da concepção ao encerramento), trazendo diversos exemplos para enriquecer o conhecimento.

10 Objetivos do curso... lançar um novo olhar ao tema trânsito; reconhecer que a ética e a cidadania devem nortear qualquer ação educativa de trânsito; implementar ações educativas de trânsito nas escolas de ensino regular, respeitando a legislação educacional vigente; avaliar a qualidade de recursos educativos de trânsito; elaborar recursos educativos de trânsito; elaborar projetos capazes de atender às necessidades e às expectativas das pessoas.


Carregar ppt "Os projetos, programas, campanhas e outras propostas para desenvolver ações voltadas à educação no trânsito no Brasil, surgiram a partir da implementação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google