A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto Político Pedagógico Jéssica Anjos Mayara Costa Rochele Fontoura.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto Político Pedagógico Jéssica Anjos Mayara Costa Rochele Fontoura."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto Político Pedagógico Jéssica Anjos Mayara Costa Rochele Fontoura

2 Construção coletiva, que tenha como instrumento a concepção de planejamento participativo. Precisa de projeto político pedagógico quem quer interferir nas práticas escolares. Combinar uma pedagogia da política e uma política da pedagogia.

3 Qualidade Relações de poder, interesse e dominação. Política (decisões e conflitos). Distribuição e partilha dos recursos e riquezas. Valorização financeira e social do magistério. Grupos excluídos e marginalizados. Políticas econômicas e sociais.

4 Qualidade Total – boa e muita qualidade para uns, pouca e má qualidade para outros (GENTILI & SILVA apud GANDIN, p.2) Qualidade: Existência da qualidade política e qualidade técnica. Qualidade técnica e política são fundamentais. Crítica a influência de pragmatismo na área da educação que faz darmos importância demasiada ao fazer. Falta de planejamento.

5 O importante é coordenar as ações desenvolvidas na escola de modo que elas não sejam aleatórias, mas apontem para a mesma direção, construída pelo coletivo da escola. (GANDIN, p. 2)

6 A definição de um ideal social e educacional Ponto de chegada da escola Ferramentas para delineamento dos ideais Metodologia clara Participação Sem precisão na construção do processo, pode haver contradições entre o conteúdo e a forma como se busca a realização do conteúdo.(GANDIN, p. 3)

7 Planejamento Participativo Três momentos, segundo GANDIN (1994): - Indicação de um horizonte ou referencial. - A construção de um diagnóstico que julgue a prática à luz do referencial. - Programação de ações concretas

8 Diagnóstico: Julga-se de onde vem os problemas da escola, com base em teoria Levantamento das necessidades da escola Programação O que se realizará na escola Definição de ações e posturas que serão realizadas Etapa crucial

9 A importância da realização de todas as etapas do Planejamento Participativo: Convence os envolvidos no processo de que valeu a pena dedicar-se a esse processo. A participação na concepção e execução do planejamento é fundamental (Gestão Democrática).

10 Elaboração de uma clara visão de mundo. Construção do conhecimento. Ambos devem estar relacionados intimamente! No processo de construção do PPP é preciso atenção na...

11 A renúncia a um projeto construído coletivamente é algo que acaba por ter uma consequencia imeditada: a adequação aos rumos da sociedade competitiva e de mercado que vivemos. (p. 5) O PPP é uma tarefa complexa, porém necessária para uma educação voltada para a construção de uma sociedade mais justa e que respeite as diferenças.

12 Referências GANDIN, Luís Armando. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: CONSTRUÇÃO COLETIVA DO RUMO DA ESCOLA.


Carregar ppt "Projeto Político Pedagógico Jéssica Anjos Mayara Costa Rochele Fontoura."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google