A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Responsabilidade Social Coorporativa e Competitividade Sustentável Tatiana Passos Zylberberg (Consultora – Neurônio Consultoria) FÓRUM DE EMPREENDEDORISMO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Responsabilidade Social Coorporativa e Competitividade Sustentável Tatiana Passos Zylberberg (Consultora – Neurônio Consultoria) FÓRUM DE EMPREENDEDORISMO."— Transcrição da apresentação:

1 Responsabilidade Social Coorporativa e Competitividade Sustentável Tatiana Passos Zylberberg (Consultora – Neurônio Consultoria) FÓRUM DE EMPREENDEDORISMO

2 Agenda Formação de Líderes Socialmente Responsáveis Responsabilidade Social Programa de Responsabilidade Social Corporativa e Competitividade Sustentável = Curso Web WBI + Curso presencial (2 momentos) Parceria WBI + UNICA Premio I. II. III. Empreendedorismo Social O que vamos abordar? O que nao vamos abordar? IV.

3 Responsabilidade Social Coorporativa e Competitividade Sustentável do Banco Mundial (RSC) introduzir os participantes às premissas básicas da RSC RSC como parte integrante das estratégias de negócios individuais e nacionais. roteiros gerais com o objetivo de desenvolver a infra- estrutura necessária para incorporação da Responsabilidade Social Coorporativa em suas estratégias de negócio.

4 Grupo Banco Mundial Prioridades Alívio da pobreza Boa governança Bom ambiente para investimentos Missão Combater a pobreza e melhorar as condições de vida da população nos países em desenvolvimento

5 Aspectos Globais A Pobreza e os Países em Desenvolvimento Hoje: 3 bilhões de pessoas (sobrevivem com) menos de US$2/dia 1,2 bilhões de pessoas (sobrevivem com) menos de US$1/dia Produto Interno Bruto Global (PIB) Ano 2000: 30 trilhões – 5 bilhões de pessoas – 20% do PIB global Ano 2050: 140 trilhões – 8 bilhões de pessoas – 40% PIB global (crescimento estimando de 3,5%) Crescimento Populacional Países em Desenvolvimento 5 bilhões7 bilhões8 bilhões Países Desenvolvidos 1 bilhão

6 O aumento da população total e do PIB no mundo acontecerá principalmente nos países emergentes e em desenvolvimento (PEDs). Aspectos Globais Há um aumento da necessidade de compreensão da situação atual nos PEDs, assim como da base de comércio entre países e da competitividade entre as empresas Há uma enorme necessidade de capacitação e treinamento nos PEDs. As pessoas/empresas precisam ser pró-ativas Países como o Brasil, e portanto as empresas brasileiras, aumentarão suas responsabilidades sobre como o mundo poderá estar no futuro.

7 Banco Mundial Os programas de capacitação do IBM (WBI): aumentar as habilidades entre os grupos envolvidos na realização de tarefas fortalecer as organizações nas quais estes trabalham e também o ambiente sócio-político que pertencem. O WBI cria oportunidades de aprendizagem para países, funcionários do Banco, clientes e pessoas comprometidas com a redução da pobreza e com o desenvolvimento sustentável.

8 Curso de Responsabilidade Social Corporativa e Competitividade Sustentável Lançado pelo Sr.Wolfensohn (Ex-presidente do Banco Mundial) no Fórum Econômico Mundial em Davos em 2001 Comprometido em capacitar o desenvolvimento sustentável do setor privado, incluindo aspectos como a responsabilidade contábil e corporativa, parcerias multi- setoriais (PMS), competitividade, clusters e micro e pequena empresas, ética, administração corporativa e transparência Explora papéis inovadores no setor privado e parcerias multi-stakeholders para o desenvolvimento.

9 Parceria +

10 União da Agroindústria Canavieira de São Paulo Surgiu em 1997 da necessidade de organização do setor de açúcar e álcool. Representante dos produtores de cana, açúcar e álcool no Estado de São Paulo guardiã da memória estatística da produção brasileira de cana, açúcar e álcool. Fabricantes de açúcar e álcool Produtores de álcool Produtores de açúcar

11 1.dedica-se à expansão dos mercados de álcool e açúcar 2.apóia iniciativas governamentais pela derrubada das barreiras protecionistas 3.defende a universalização da produção e do uso de álcool combustível 4.apóia a mistura de álcool no óleo diesel e políticas de expansão do uso da biomassa 5.incentiva a diversificação das atividades (à produção de álcool e à co- geração de energia) 6.tem desenvolvido políticas que possibilitem a redução da poluição atmosférica 7.busca reduzir a dependência do petróleo importado 8.defende a adoção das medidas necessárias à ampliação do mercado mundial de açúcar 9.tem estimulado, entre seus associados, a adesão às ações ligadas à Responsabilidade Social. UNICA

12 Investe na necessidades de formar futuros líderes Em 2005 serão 2000 estudantes de várias universidades. Programa WBI + UNICA

13 Municípios Estados União Empresas Pessoas Regime de Cooperação

14 Curso Presencial Curso presencial que integra o projeto de capacitação web do Banco Mundial - parceria da ÚNICA. Objetivo geral Despertar o senso crítico dos alunos sobre a realidade social atual de forma complexa e ampla, valendo-se de diferentes estratégias pedagógicas, valorizando a reflexão, criatividade e a sensibilidade.

15 Curso Presencial Objetivos específicos: Conhecer o que os jovens pensam da realidade social e do papel das empresas nas soluções Refletir sobre a realidade social de forma complexa Sensibilizar sobre a necessidade de comprometimento e metas de carreira alinhadas com visão mais ampla de responsabilidade corporativa

16 Proposta Pedagógica Curso = Web + presencialHipertexto As mudanças sociais que almejamos também exigem uma mutação perceptiva, é necessário tomarmos consciência a percepção do mundo que temos e imaginarmos os vários sentidos para implementarmos nossas soluções. SILVA, Marco. Sala de aula interativa. Quartet: Rio de Janeiro -2000) Disponibiliza informações em cascata Forma uma teia de conexões de um texto com inúmeros textos Estrutura múltiplas e combinatória que permite processos contínuos de associações Democratiza a relação do indivíduo com a informação Exige uma mutação perceptiva – transitar da percepção tradicional estática, linear ä percepção baseada na colagem de fragmentos

17 Curso Presencial Momento Individual Ficha 1 Preencha os dados para cabeçalho e responda as seguintes perguntas: O que trouxe você ao programa de capacitação RSC do WBI? O que é responsabilidade social para você?

18 SENSAÇÃOPERCEPÇÃO Curso Presencial sensação sensação = RECEPÇÃO de dados sensoriais percepção percepção = ORGANIZAÇÃO e INTERPRETAÇÃO dos dados sensoriais recebidos

19 Vista Audição Tato, Contato físico, pressão profunda, calor, frio, dor Paladar e olfato Sentido Cinestésico (posição) receptores nos músculos e tendões, articulações Sentido Vestibular (movimento) aparelho vestibular AparelhoSistemas implicados Visual Auditivo Somato-sensorial Químico Proprioceptivo Curso presencial

20 PERCEPÇÃO não é um espelho da realidade Processo de organizar e interpretar dados sensoriais recebidos para desenvolvermos a consciência do ambiente que nos cerca e de nós mesmos. A percepção implica em interpretação A sensação não Ambas são ADAPTÁVEIS Curso Presencial

21 Fatores que interferem na percepção: 1. Contexto 2. Experiências anteriores 3. Expectação 4. Estado emocional 5. Direção da atenção Curso Presencial

22 Trabalho em grupo Descrever a realidade social brasileira a partir das seguintes perspectivas: 1.visto de uma lupa 2.visto de um binóculo 3.pelo tato 4.pela audição 5.pelo paladar 6.pelo olfato Como sentimos e percebemos o mundo?

23 Curso Presencial Como aquilo que sinto e percebo, define o que e como faço?

24 Responsabilidade Pessoal Responsabilidade Social Objetivo maior: Cidadania

25 Mais de 20 mil participantes em mais de 90 países no mundo todo. Módulos do curso RSC: Conceitos Principais Estruturas para a Tomada de Decisão Diamante em Responsabilidade Social Corporativa Construindo a Competitividade Sustentável através da RSC RSC e os Pobres Introdução à Construção de Coalizões e Planos de Ação Público Alvo: Principalmente empresários, mas também abrangendo membros do governo, acadêmicos e OSC. Curso via internet sobre Responsabilidade Social Corporativa

26 Curso web sobre Responsabilidade Social Corporativa premissas básicas dos conceitos da RSC e do porque a RSC deve ser parte integrante das estratégias de negócios individuais e nacionais.; os participantes poderão obter um entendimento básico de políticas de avaliação e de iniciativas necessárias para criação de um ambiente incentivador de práticas sólidas de RSC; os participantes terão roteiros gerais com o objetivo de desenvolver a infra-estrutura necessária para incorporação da RSC em suas estratégias de negócio; RSC para crescimento justo e sustentável que beneficia todos os segmentos da sociedade, incluindo os pobres. Objetivos

27 CURSO RSC-CS - INSTRUÇÕES Welcome to WebCT Create myWebCT log in to myWebCT

28 CURSO RSC-CS - INSTRUÇÕES WebCT ID: Password: log in

29 CURSO RSC-CS - INSTRUÇÕES CURSO RSC-CS - INSTRUÇÕES WebCT ID: Password: log in senha/login

30 CURSO RSC-CS - INSTRUÇÕES CURSO RSC-CS - INSTRUÇÕES Courses Public/Private Partnerships for Sustainable Compet... Instructor: Nononono My Role: Student

31 PRÉ e PÓS TESTE PRÉ e PÓS TESTE Sumário do Curso Pré-teste Ferramentas de Comunicação Calendário Pós-teste

32 Curso via internet sobre RSC-CS RSC - Conceitos Estudos de CasosEstrutura de tomada de decisãoDiamante RSC Construindo Sustentabilidade CompetitivaRSC e a pobreza Plano de Ação Glossário Bem-vindo Este curso contem seis módulos. É recomendado que o aluno comece pelo primeiro e siga na seqüência o restante dos módulos do curso.

33 A restauração do Navio Estrela do Mar AUTO - AVALIAÇÃO AUTO - AVALIAÇÃO

34 Tarefa Realizar o curso web WBI (senha – 18/11/2005 Fazer Estudo de Caso – Estrela do Mar e- em duplas trazer para aula presencial 2 Trazer resumo das idéias centrais em tópicos, na linguagem que tiver maior facilidade para sistematizar as informações e conhecimentos adquiridos; Aula presencial 2 – Engenharia Agricola – 01/12/2005 – 12-14horas

35 Para mais informações sobre nosso programa, por favor visite nosso website: Ou entre em contato: Contatos

36 Obrigada... Ademar Bueno (Sócio –Diretor Neurônio Consultoria Tatiana Passos Zylberberg (Consultora – Neurônio Consultoria)

37 Capacitação de Universitários Curso Presencial 2 Projeto RSCCS Banco Mundial / UNICA Tatiana Passos Zylberberg

38 Curso Presencial - 2 Construindo os Sentidos sociais Objetivos específicos: Relacionar visão anterior com a compreensão do tema, após realização do cursoweb Refletir sobre formas de aplicabilidade dos conceitos estudados Elaborar metas individuais de carreira e diretrizes para atuação profissional com base na RSC.

39 Curso Presencial 2 Momento Individual Ficha 2 Quais foram suas sensações ao fazer o curso web? Cite três pontos fortes e três pontos fracos do curso web WBI. Opção 2- O que é Responsabilidade Social segundo curso web do Banco Mundial? O que você percebeu sobre a realidade social esta semana que lhe fez pensar no curso?

40 Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

41 RSC: do que se trata? Porque a RSC está se tornando um dos principais desafios frente ao setor privado, governo e sociedade civil? Quais são os principais benefícios na abordagem adequada e sistemática dos desafios da RSC?

42 Os três pilares têm como foco as três dimensões da sustentabilidade: econômica, ambiental e social.três pilares (a) Pilar Econômico Embora a ênfase seja dada à performance financeira, isso freqüentemente se refere não só ao lucro, mas às filosofias por trás das estratégias ou comportamento de uma empresa, a sustentabilidade de seu negócio e seu "Capital Humano". (b) Pilar Ambiental O impacto de seus produtos e operações no meio ambiente, a natureza de suas emissões, desperdício e como as empresas lidam com isso. (c) Pilar Social Como a empresa aborda questões como diversidade étnica e de gênero, horas de trabalho e salários, segurança dos funcionários e contribuições para os serviços da comunidade.

43 Estudo de caso - Estrela do Mar apresenta uma situação real de orientação política e de negócio, e propõe desafios críticos na tomada de decisões políticas e administrativas Histórico: Crise no País e na Indústria Privatização e Governança Corporativa Reestruturação Deficiente Dissuadindo o Investimento Estrangeiro: Oportunidade de Negócio? Negligência Ambiental (Risco Ambiental: Amianto)

44

45 Estruturas para Tomada de Decisões As três lentes para Tomada de Decisões Porque "bons" gerentes fazem más escolhas 12 perguntas para abordar dilemas éticos Ética e Tomada de Decisões políticas

46 As três dimensões das "Decisões Responsáveis" Contribuição ao Propósito (raciocinando a partir de propósitos ou bens) Consistência com os princípios base (pensamento de princípios) Impacto nas pessoas (raciocínio baseado no social e no bem-estar)

47

48 Os Principais Elementos do Sistema de RSC I. Ambiente Externo a.Princípios da Lei b.Regulamentação, competição e padrões c.Instituições Complementares de RSC II. Ambiente Interno d. Estruturas e Políticas Corporativas Internas O funcionamento do sistema de RSC como um todo é também consideravelmente influenciado pela (III) globalização, (IV) crises e mudanças no ambiente político e macroeconômico, e (V) pelo governo

49 Como a empresa pode criar e manter uma vantagem competitiva por meio da incorporação de conceitos da RSC em sua estratégia corporativa? 1. Estabelecer um case de negócios para utilização das práticas de RSC 2. Compreender como a RSC pode ser integrada a estratégia corporativa, usando as quatro estruturas/conceitos base. 3. Analisar a vantagem competitiva do compromisso com a RSC.

50 As relações entre: A.RSC e a pobreza B.Estratégia Corporativa e a Pobreza

51 RSC e a Pobreza Estabelecer um elo claro entre desenvolvimento sustentável e RSC por um lado e seu potencial impacto positivo na redução da pobreza por outro é uma tarefa complexa. Esse é um trabalho em desenvolvimento, que requer uma abordagem multidisciplinar, melhor entendimento do aspecto multidimensional da pobreza e mais pesquisa.

52 Construindo Alianças/Parceria para Ação Planos de ação: 1. Elaboração/Desenvolvimento e Implementação 2. O papel do governo 3. Ferramentas: A matriz de plano de ação Folha de trabalho Check-list de avaliação

53 Curso Presencial 2 Momento em grupos Cases para análise Fundamentar-se nas tarefas individuais e nos conceitos com base nos estudos de RSC. Apresentar como se estivesse : Programa de rádio debatendo o assunto Entrevista de televisão Reunião na empresa Aplicando conceitos de RSC

54 Curso Presencial - 2 Que sentidos queremos propiciar a sociedade?

55 Curso Presencial - 2 Carta de Compromisso Social Escrever uma carta, sendo o remetente e o destinatário. Como implementar novos Sentidos sociais para alterar a realidade percebida? A carta representa um compromisso individual, podendo conter metas de carreira com base numa perspectiva de responsabilidade social. Observação: A carta será arquivada e você poderá enviar um para coordenadores contando da implantação/mudanças de suas metas relacionado ao tema RSC. Outro fator determinante será a entrega de plano após um mês do recebimento do regulamento.

56 Considerações finais A RSC deve ser concebida como um empreendimento contínuo de longo prazo: parte integral da competitividade corporativa. O desafio real é como fazer da RSC um ativo competitivo.

57 PRÊMIO Fundamentado no conteúdo do curso web Elaboração de Plano de Ação Viagem para EUA (passaporte e visto por conta do jovem) Conhecer WBI

58 Para mais informações sobre nosso programa, por favor visite nosso website: Ou entre em contato: Contatos


Carregar ppt "Responsabilidade Social Coorporativa e Competitividade Sustentável Tatiana Passos Zylberberg (Consultora – Neurônio Consultoria) FÓRUM DE EMPREENDEDORISMO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google