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RELEVANCIA E DILEMAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO

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Apresentação em tema: "RELEVANCIA E DILEMAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 RELEVANCIA E DILEMAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Alberto Albuquerque Gomes 25/03/2017

2 Gatti (1983), que estende a análise até 1982;
Primeira grande questão: preocupação de alguns autores com um balanço histórico Gouveia (1971, 1976), que examina a pesquisa educacional desde seu início como atividade regular, com a criação do Inep em 1938, até a década de 70; Gatti (1983), que estende a análise até 1982; "Avaliação e perspectivas na área de educação" (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd, 1993) a 1991. Cunha (1979,1991) Mello (1983) Warde (1990). 25/03/2017

3 Problemas apontados Primazia do ensino sobre a pesquisa no âmbito das universidades, deixando aos docentes pesquisadores pouca disponibilidade de tempo para a pesquisa e a orientação; Ausência de equipes com articulação/continuidade suficientes para o estabelecimento de linhas de investigação que favoreçam a produção de um corpo sólido e integrado de conhecimentos. Falta de apoio efetivo das universidades e das agências de fomento ao desenvolvimento de pesquisas. 25/03/2017

4 Deficiências apontadas
Fragilidade das revisões bibliográficas de teses e dissertações; Pobreza teórico-metodológica na abordagem dos temas, com um grande número de estudos puramente descritivos e/ou "exploratórios"; Pulverização e irrelevância dos temas escolhidos; Adoção acrítica de modismos na seleção de quadros teórico-metodológicos; Preocupação com a aplicabilidade imediata dos resultados; divulgação restrita dos resultados e pouco impacto sobre as práticas. 25/03/2017

5 A centralidade da questão teórico-metodológica
Pobreza teórico-metodológica + adesão aos modismos + preocupação com a aplicabilidade imediata dos resultados. Muitos pesquisadores iniciantes permanecem "colados" em sua própria prática, dela derivando o seu problema de pesquisa e a ela buscando retornar com aplicações imediatas dos resultados obtidos. O fato de que esses estudos não permitem a transferibilidade ou replicação em situações semelhantes. 25/03/2017

6 Teorização e transferibilidade do conhecimento
As pesquisas atuais parecem desconsiderar que a produção do conhecimento científico constitui um processo de construção coletiva ao longo do tempo. Uma revisão bibliográfica bem feita serve para dois aspectos: Contextualização histórica e teórica do problema Análise do referencial teórico A revisão bibliográfica tem dois propósitos Para reflexão do próprio pesquisador sobre as questões teórico-metodológicas pertinentes ao tema; Para construção do relatório do estudo. 25/03/2017

7 Problemas na construção do texto
Falta de introdução que proporcione um "pano de fundo" às questões focalizadas. Não situando o problema na discussão mais ampla sobre o tema focalizado, o pesquisador reduz a questão estudada ao recorte de seu próprio estudo. A contextualização do problema exige um processo continuado de busca para se conhecer e analisar criticamente o estado atual do conhecimento. Este exercício deve ser feito antes mesmo da construção do projeto de pesquisa sem prejuízo da sua continuidade; Falta de definição do paradigma que sustenta a pesquisa; 25/03/2017

8 Transferibilidade do conhecimento e objetividade
A única objetividade a que podemos aspirar em nossas pesquisas é aquela que resulta da crítica interpares, uma vez que ela permite expor as tendenciosidades do pesquisador. As bancas examinadoras: grandes responsáveis pela baixa qualidade de muitos trabalhos desenvolvidos em nossas pós-graduações; 25/03/2017

9 Transferibilidade do conhecimento e objetividade
Parecem evitar a crítica, a discordância, como se isso fosse uma forma de destruir o conhecimento produzido e não a forma de construí-lo. As áreas do saber que mais progridem são aquelas que mais se expõem e que mais naturalmente aceitam a crítica mútua como prática essencial ao processo de produção de conhecimentos confiáveis. 25/03/2017

10 Resgate da relevância A dificuldade atual de se definir o que constitui pesquisa está diretamente vinculada às mudanças verificadas na conceituação de ciência e de método científico, resultantes da crítica do paradigma positivista. Todas as tentativas de estabelecer critérios de demarcação para distinguir, inequivocamente, o que pode e o que não pode ser considerado ciência, falharam. 25/03/2017

11 Resgate da relevância A ausência de critérios de demarcação consensuais e o abandono das falsas certezas prometidas pelo modelo tradicional de ciência trouxeram uma considerável desorientação aos pesquisadores, principalmente no campo das ciências humanas e sociais, o que, freqüentemente, descambou no vale-tudo. É preciso que pesquisas no campo da educação sejam rigorosas, atendendo assim aos requisitos da tradição científica. 25/03/2017

12 Resgate da relevância As conceituações de pesquisa científica encontradas nas ciências naturais sempre decorreram da prática concreta dos cientistas; num processo análogo, é perfeitamente legítimo construir, nas ciências sociais, uma idéia de cientificidade, que pode ser distinta da adotada nas ciências naturais e mais adequada à natureza dos fenômenos por elas estudados, sem desprezar o rigor, como se este fosse uma seqüela positivista. 25/03/2017

13 Revisões bibliográficas mais amplas e rigorosas;
Desafios Revisões bibliográficas mais amplas e rigorosas; Evitar alguns tipos de revisão: Summa: evitar a tentação de esgotamento do tema. Arqueológica: revisão exaustiva “histórica” mesmo que não haja ligação direta entre o tema e revisão “histórica” Patchwork (miscelânea, colcha de retalhos): colagem de conceitos, pesquisas e afirmações de diversos autores colados de forma aleatória; Suspense: embora haja planejamento prévio, alguns pontos da pesquisa permanecem em “suspense” no trabalho e não são revelados nem ao final da “trama”;. 25/03/2017

14 Coquetel teórico: ajuntamento de autores para tentar explicar pontos obscuros da pesquisa;
Apêndice inútil: apesar do grande esforço da revisão teórica não há uma relação entre este esforço e o esforço de interpretação dos dados. Falta cruzamento teórico com o exercício empírico. Monástico: longos e estéreis estudos que parecem uma “penitência” ao leitor. Rococó: excessiva e pouco confiável erudição teórica. Estilo rebuscado, mas pouco convincente; Caderno B: abordagens pouco profundas e quase “preguiçosas”. Uso e abuso de fontes secundárias e comentaristas. 25/03/2017

15 Cronista social: modista
Cronista social: modista. Cita os autores em evidência mesmo que não sejam essenciais à sua pesquisa; Colonizado X xenófobo – Excesso de citações de autores estrangeiros em detrimento dos nacionais X Resistência em citar autores estrangeiros mesmo que a literatura nacional seja pobre; Off de records: preservação das fontes. Afirmações sem referir concretamente as fontes. Ventríloquo: excessiva dependência das palavras de outros autores sem expressar a sua própria opinião.. 25/03/2017

16 Desafios Generalização dos estudos em profundidade de fenômenos microssociais, contextualizados, para o estudo de outros contextos semelhantes. A "descrição densa" dos contextos e sujeitos da pesquisa não parece ser suficiente para favorecer a transferibilidade dos conhecimentos produzidos. A identificação de padrões, dimensões e relações, ou mesmo a construção de modelos explicativos, não é incompatível com o estudo de fenômenos microssociais; 25/03/2017

17 Desafios A aplicabilidade dos conhecimentos na área da educação depende do desenvolvimento de teorias próprias, seleção adequada de procedimentos e instrumentos, análise interpretativa dos dados, organização em padrões significativos, comunicação precisa dos resultados/conclusões e da sua validação pela análise crítica da comunidade científica. Os problemas a serem enfrentados no campo da educação, em nosso país, exigem soluções sustentadas por um corpo de conhecimentos significativamente mais amplo e mais confiável do que aquele que estamos produzindo. 25/03/2017


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