A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RELEVANCIA E DILEMAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO Alberto Albuquerque Gomes 25/2/20141.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RELEVANCIA E DILEMAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO Alberto Albuquerque Gomes 25/2/20141."— Transcrição da apresentação:

1 RELEVANCIA E DILEMAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO Alberto Albuquerque Gomes 25/2/20141

2 1.Primeira grande questão: preocupação de alguns autores com um balanço histórico a)Gouveia (1971, 1976), que examina a pesquisa educacional desde seu início como atividade regular, com a criação do Inep em 1938, até a década de 70; b)Gatti (1983), que estende a análise até 1982; d)"Avaliação e perspectivas na área de educação" (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd, 1993) a e)Cunha (1979,1991) f)Mello (1983) g)Warde (1990). 25/2/20142

3 2.Problemas apontados a)Primazia do ensino sobre a pesquisa no âmbito das universidades, deixando aos docentes pesquisadores pouca disponibilidade de tempo para a pesquisa e a orientação; b)Ausência de equipes com articulação/continuidade suficientes para o estabelecimento de linhas de investigação que favoreçam a produção de um corpo sólido e integrado de conhecimentos. c)Falta de apoio efetivo das universidades e das agências de fomento ao desenvolvimento de pesquisas. 25/2/20143

4 a)Fragilidade das revisões bibliográficas de teses e dissertações; b)Pobreza teórico-metodológica na abordagem dos temas, com um grande número de estudos puramente descritivos e/ou "exploratórios"; c)Pulverização e irrelevância dos temas escolhidos; d)Adoção acrítica de modismos na seleção de quadros teórico- metodológicos; e)Preocupação com a aplicabilidade imediata dos resultados; f)divulgação restrita dos resultados e pouco impacto sobre as práticas. 3.Deficiências apontadas 25/2/20144

5 a.Pobreza teórico-metodológica + adesão aos modismos + preocupação com a aplicabilidade imediata dos resultados. b.Muitos pesquisadores iniciantes permanecem "colados" em sua própria prática, dela derivando o seu problema de pesquisa e a ela buscando retornar com aplicações imediatas dos resultados obtidos. c.O fato de que esses estudos não permitem a transferibilidade ou replicação em situações semelhantes. 4.A centralidade da questão teórico-metodológica 25/2/20145

6 a.As pesquisas atuais parecem desconsiderar que a produção do conhecimento científico constitui um processo de construção coletiva ao longo do tempo. b.Uma revisão bibliográfica bem feita serve para dois aspectos: Contextualização histórica e teórica do problema Análise do referencial teórico 5.Teorização e transferibilidade do conhecimento 6.A revisão bibliográfica tem dois propósitos a.Para reflexão do próprio pesquisador sobre as questões teórico-metodológicas pertinentes ao tema; b.Para construção do relatório do estudo. 25/2/20146

7 7)Problemas na construção do texto 1.Falta de introdução que proporcione um "pano de fundo" às questões focalizadas. 2.Não situando o problema na discussão mais ampla sobre o tema focalizado, o pesquisador reduz a questão estudada ao recorte de seu próprio estudo. 3.A contextualização do problema exige um processo continuado de busca para se conhecer e analisar criticamente o estado atual do conhecimento. 4.Este exercício deve ser feito antes mesmo da construção do projeto de pesquisa sem prejuízo da sua continuidade; 5.Falta de definição do paradigma que sustenta a pesquisa; 25/2/20147

8 8.Transferibilidade do conhecimento e objetividade 1.A única objetividade a que podemos aspirar em nossas pesquisas é aquela que resulta da crítica interpares, uma vez que ela permite expor as tendenciosidades do pesquisador. 2.As bancas examinadoras: grandes responsáveis pela baixa qualidade de muitos trabalhos desenvolvidos em nossas pós-graduações; 25/2/20148

9 8.Transferibilidade do conhecimento e objetividade 3.Parecem evitar a crítica, a discordância, como se isso fosse uma forma de destruir o conhecimento produzido e não a forma de construí-lo. 4.As áreas do saber que mais progridem são aquelas que mais se expõem e que mais naturalmente aceitam a crítica mútua como prática essencial ao processo de produção de conhecimentos confiáveis. 25/2/20149

10 9.Resgate da relevância a.A dificuldade atual de se definir o que constitui pesquisa está diretamente vinculada às mudanças verificadas na conceituação de ciência e de método científico, resultantes da crítica do paradigma positivista. b.Todas as tentativas de estabelecer critérios de demarcação para distinguir, inequivocamente, o que pode e o que não pode ser considerado ciência, falharam. 25/2/201410

11 9.Resgate da relevância c.A ausência de critérios de demarcação consensuais e o abandono das falsas certezas prometidas pelo modelo tradicional de ciência trouxeram uma considerável desorientação aos pesquisadores, principalmente no campo das ciências humanas e sociais, o que, freqüentemente, descambou no vale- tudo. d.É preciso que pesquisas no campo da educação sejam rigorosas, atendendo assim aos requisitos da tradição científica. 25/2/201411

12 9.Resgate da relevância e.As conceituações de pesquisa científica encontradas nas ciências naturais sempre decorreram da prática concreta dos cientistas; num processo análogo, é perfeitamente legítimo construir, nas ciências sociais, uma idéia de cientificidade, que pode ser distinta da adotada nas ciências naturais e mais adequada à natureza dos fenômenos por elas estudados, sem desprezar o rigor, como se este fosse uma seqüela positivista. 25/2/201412

13 10.Desafios a.Revisões bibliográficas mais amplas e rigorosas; b.Evitar alguns tipos de revisão: Summa: evitar a tentação de esgotamento do tema. Arqueológica: revisão exaustiva histórica mesmo que não haja ligação direta entre o tema e revisão histórica Patchwork (miscelânea, colcha de retalhos): colagem de conceitos, pesquisas e afirmações de diversos autores colados de forma aleatória; Suspense: embora haja planejamento prévio, alguns pontos da pesquisa permanecem em suspense no trabalho e não são revelados nem ao final da trama;. 25/2/201413

14 Coquetel teórico: ajuntamento de autores para tentar explicar pontos obscuros da pesquisa; Apêndice inútil: apesar do grande esforço da revisão teórica não há uma relação entre este esforço e o esforço de interpretação dos dados. Falta cruzamento teórico com o exercício empírico. Monástico: longos e estéreis estudos que parecem uma penitência ao leitor. Rococó: excessiva e pouco confiável erudição teórica. Estilo rebuscado, mas pouco convincente; Caderno B: abordagens pouco profundas e quase preguiçosas. Uso e abuso de fontes secundárias e comentaristas. 25/2/201414

15 Cronista social: modista. Cita os autores em evidência mesmo que não sejam essenciais à sua pesquisa; Colonizado X xenófobo – Excesso de citações de autores estrangeiros em detrimento dos nacionais X Resistência em citar autores estrangeiros mesmo que a literatura nacional seja pobre; Off de records: preservação das fontes. Afirmações sem referir concretamente as fontes. Ventríloquo: excessiva dependência das palavras de outros autores sem expressar a sua própria opinião.. 25/2/201415

16 10.Desafios 3.Generalização dos estudos em profundidade de fenômenos microssociais, contextualizados, para o estudo de outros contextos semelhantes. 4.A "descrição densa" dos contextos e sujeitos da pesquisa não parece ser suficiente para favorecer a transferibilidade dos conhecimentos produzidos. 5.A identificação de padrões, dimensões e relações, ou mesmo a construção de modelos explicativos, não é incompatível com o estudo de fenômenos microssociais; 25/2/201416

17 10.Desafios 6.A aplicabilidade dos conhecimentos na área da educação depende do desenvolvimento de teorias próprias, seleção adequada de procedimentos e instrumentos, análise interpretativa dos dados, organização em padrões significativos, comunicação precisa dos resultados/conclusões e da sua validação pela análise crítica da comunidade científica. 7.Os problemas a serem enfrentados no campo da educação, em nosso país, exigem soluções sustentadas por um corpo de conhecimentos significativamente mais amplo e mais confiável do que aquele que estamos produzindo. 25/2/201417


Carregar ppt "RELEVANCIA E DILEMAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO Alberto Albuquerque Gomes 25/2/20141."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google