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Características da Sociedade de Conhecimento como a competição exigem inovação e portanto uma educação para a autonomia e criatividade. Exigências de.

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2 Características da Sociedade de Conhecimento como a competição exigem inovação e portanto uma educação para a autonomia e criatividade. Exigências de competição colaborativa ou coopetitividade implicam que se inverta a tendência competitiva e se substitua pela tendência colaborativa ou, pelo menos, por uma adequada mistura das duas tendências. A rápida taxa de crescimento e desatualização do conhecimento, faz com que se insista não tanto na aquisição de muitos conhecimentos, mas na dotação de capacidades para os vir a construir ( aprender a aprender ) e, por outro lado, na Educação Contínua, ao longo da vida, como tão importante como a Educação Inicial, que prepara para a vida ativa.

3 7.1 Tendências Gerais da Educação Contemporânea Enfraquecimento das duas principais instituições sobre que repousava a Educação na Sociedade Industrial: a Família Patriarcal e o Estado-Nação. Novo Consenso da Educação - Educação como chave para a prosperidade econômica futura (Drucker, 1993) - Competição pela superioridade educativa. As políticas nacionais devem visar a obtenção de vantagens competitivas através do investimento em Novas Tecnologias, melhoramento da qualidade dos Recursos Humanos e reforma das políticas das relações industriais.

4 Rejeição do modelo de Escola inspirado na Sociedade Industrial Senge et al (2000) sugere como alternativa ao modelo mecanicista da Escola da Sociedade Industrial um modelo vivo, que deveria, apontar para uma: Aprendizagem centrada no aprendiz e não no professor Encorajar a variedade e não a homogeneidade, contemplando as inteligências múltiplas (Gardner, 1999), os vários estilos cognitivos e as várias disciplinas subjacentes às organizações aprendentes Explicar um mundo de interdependência e mudança em vez de estimular a memorização de fatos e a procura das respostas corretas.

5 Características da Sociedade de Conhecimento como a competição exigem inovação e portanto uma educação para a autonomia e criatividade. Exigências de competição colaborativa ou competitividade implicam que se inverta a tendência competitiva e se substitua pela tendência colaborativa ou, pelo menos, por uma adequada mistura das duas tendências. A rápida taxa de crescimento e desactualização do conhecimento, faz com que se insista não tanto na aquisição de muitos conhecimentos, mas na dotação de capacidades para os vir a construir ( aprender a aprender ) e, por outro lado, na Educação Contínua, ao longo da vida, como tão importante como a Educação Inicial, que prepara para a vida ativa.

6 Uma das funções da Educação seria a de desenvolver o capital intelectual dos estudantes, especialmente nas seguintes vertentes: A criatividade A flexibilidade A capacidade de resolução de problemas O engenho A inteligência colectiva A confiança profissional O espírito de risco O aperfeiçoamento contínuo E outra a de desenvolver o seu capital social, concretamente: A capacidade de formar redes A capacidade de construir relações A capacidade de contribuir para os recursos humanos da Sociedade em geral

7 DCP 2006 A missão dos professores seria então:

8 Uma das funções da Educação seria a de desenvolver o capital intelectual dos estudantes, especialmente nas seguintes vertentes: A criatividade A flexibilidade A capacidade de resolução de problemas O engenho A inteligência colectiva A confiança profissional O espírito de risco O aperfeiçoamento contínuo E outra a de desenvolver o seu capital social, concretamente: A capacidade de formar redes A capacidade de construir relações A capacidade de contribuir para os recursos humanos da Sociedade em geral

9 O ensino na Sociedade do Conhecimento é uma actividade complexa e paradoxal que envolve os papéis de catalisador ou de ensinar para, de contraponto ou de ensinar para além de, e de vítima ou de ensinar apesar de.

10 DCP 2006 A Escola da Sociedade Industrial, tinha como objectivo formar conhecedores, ao passo que a Escola da Sociedade do Conhecimento visa sobretudo formar aprendedores.


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