A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Multi, Inter e Transdisciplinaridade ABENO – CAMBORIÚ- 2005 Marcos Tarciso Masetto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Multi, Inter e Transdisciplinaridade ABENO – CAMBORIÚ- 2005 Marcos Tarciso Masetto."— Transcrição da apresentação:

1 Multi, Inter e Transdisciplinaridade ABENO – CAMBORIÚ Marcos Tarciso Masetto

2 Disciplinaridade 1. Nossa formação acadêmica foi disciplinar1. Nossa formação acadêmica foi disciplinar 2. Nossa pesquisa sempre foi disciplinar2. Nossa pesquisa sempre foi disciplinar 3. Nossa atividade profissional tanto de cirurgião dentista como de docente é disciplinar3. Nossa atividade profissional tanto de cirurgião dentista como de docente é disciplinar 4. O disciplinar se apresenta como uma forma clássica produtora de cultura, como um método cotidiano de investigação4. O disciplinar se apresenta como uma forma clássica produtora de cultura, como um método cotidiano de investigação

3 Cenário do Conhecimento 1. Ampliação e diversificação dos espaços de produção de conhecimento1. Ampliação e diversificação dos espaços de produção de conhecimento 2. Velocidade, imediatismo e tempo real na socialização do conhecimento2. Velocidade, imediatismo e tempo real na socialização do conhecimento 3. Necessidade de se continuar com pesquisas científicas em áreas específicas de conhecimento3. Necessidade de se continuar com pesquisas científicas em áreas específicas de conhecimento 4.Conhecimentos enclausurados em suas especialidades já não são suficientes para compreender, analisar e encaminhar muitos fenômenos atuais4.Conhecimentos enclausurados em suas especialidades já não são suficientes para compreender, analisar e encaminhar muitos fenômenos atuais 5. Exige-se um conhecimento que se abra para outras áreas, procurando integração e diálogo5. Exige-se um conhecimento que se abra para outras áreas, procurando integração e diálogo

4 Disciplinaridade Determinada e específica área de conhecimentoDeterminada e específica área de conhecimento Métodos próprios de investigaçãoMétodos próprios de investigação Busca aprofundar e ampliar conhecimentos da área, bem como novos recursos tecnológicosBusca aprofundar e ampliar conhecimentos da área, bem como novos recursos tecnológicos Chama para especialização cada vez maiorChama para especialização cada vez maior Seus limites são bem estabelecidos pela áreaSeus limites são bem estabelecidos pela área Caminho normal para evolução da ciênciaCaminho normal para evolução da ciência

5 Multi - Pluridisciplinaridade Encontro de pesquisadores de várias áreas de conhecimento trazendo cada qual suas descobertas para abordar um assunto, cada um debaixo de seu ponto de vistaEncontro de pesquisadores de várias áreas de conhecimento trazendo cada qual suas descobertas para abordar um assunto, cada um debaixo de seu ponto de vista Justaposição de informações de diferentes áreas na esperança de que o coletivo amplie a compreensão do fenômenoJustaposição de informações de diferentes áreas na esperança de que o coletivo amplie a compreensão do fenômeno Abordagens paralelas buscando objetivo comumAbordagens paralelas buscando objetivo comum Um passo para além da disciplinaridadeUm passo para além da disciplinaridade

6 Interdisciplinaridade Produção de conhecimento científico novo a partir de duas ou mais áreas de conhecimento que se integram para tal.Produção de conhecimento científico novo a partir de duas ou mais áreas de conhecimento que se integram para tal. Coloca as disciplinas em diálogo entre si que permita uma nova visão da realidadeColoca as disciplinas em diálogo entre si que permita uma nova visão da realidade Trata-se de conhecimento que só existe porque duas ou mais áreas se encontraram e enquanto se encontraram. Não existia previamente em cada um delas.Começou a existir após integraçãoTrata-se de conhecimento que só existe porque duas ou mais áreas se encontraram e enquanto se encontraram. Não existia previamente em cada um delas.Começou a existir após integração

7 Interdisciplinaridade Sua razão atual:Sua razão atual: Complexidade dos fenômenos humanos e mundiaisComplexidade dos fenômenos humanos e mundiais Explicações científicas disciplinares são insuficientes diante dos desafiosExplicações científicas disciplinares são insuficientes diante dos desafios Surgimento de novas tecnologiasSurgimento de novas tecnologias

8 Transdisciplinaridade Saber que percorre as diversas ciências, indo para além delas, sem se preocupar com limites ou fronteiras, mas integrando em sua investigação outros modos de conhecimento como a religião, o transcendente, o antropológico cultural com suas riquezas de tradições, com fenômenos paranormais.Saber que percorre as diversas ciências, indo para além delas, sem se preocupar com limites ou fronteiras, mas integrando em sua investigação outros modos de conhecimento como a religião, o transcendente, o antropológico cultural com suas riquezas de tradições, com fenômenos paranormais. Seu objetivo: unidade do conhecimento, indo para além das investigações científicas e agregando novos saberes.Seu objetivo: unidade do conhecimento, indo para além das investigações científicas e agregando novos saberes.

9 Transdisciplinaridade...procura a abertura de todas as ciências e as atravessa;...procura a abertura de todas as ciências e as atravessa;...reconcilia ciências exatas, humanas, arte, literatura, poesia, experiência interior;...reconcilia ciências exatas, humanas, arte, literatura, poesia, experiência interior;...não exclui a existência dum horizonte transhistórico;...não exclui a existência dum horizonte transhistórico;...rigor, abertura e tolerância são suas características fundamentais...rigor, abertura e tolerância são suas características fundamentais

10 Multi,Inter e Transdisciplinaridade Não se encontram na categoria de novos modismosNão se encontram na categoria de novos modismos São novas modalidades de atuação científicaSão novas modalidades de atuação científica Exigem profunda compreensão de si mesmas,Exigem profunda compreensão de si mesmas, Abertura do pesquisador para superar o paradigma disciplinar,Abertura do pesquisador para superar o paradigma disciplinar, Trabalho árduo, sério e cotidiano no consultório e na docência, na pesquisa, nos currículosTrabalho árduo, sério e cotidiano no consultório e na docência, na pesquisa, nos currículos


Carregar ppt "Multi, Inter e Transdisciplinaridade ABENO – CAMBORIÚ- 2005 Marcos Tarciso Masetto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google