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ELEMENTOS E TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO COM O MERCADO

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Apresentação em tema: "ELEMENTOS E TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO COM O MERCADO"— Transcrição da apresentação:

1 ELEMENTOS E TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO COM O MERCADO

2 CONCEITOS DE COMUNICAÇÃO

3 A COMUNICAÇÃO

4 A comunicação é uma das formas pelas quais os homens se relacionam ente si. É uma forma de interação humana realizada através do uso de signos.

5 A comunicação humana é apenas uma parte de um processo mais amplo: o processo da informação que, por sua vez, é só um aspecto de um processo ainda mais básico, o processo da organização.

6 Organização é todo conjunto de partes ou elementos que de alguma maneira se relacionam e se influenciam reciprocamente.

7 Comunicação é, pois, o processo de transmitir idéias entre indivíduos.
Armando Sant´Anna

8 O SER HUMANO E A COMUNICAÇÃO

9 É capaz de organizar a informação em grandes e complexas estruturas de conhecimento;
Localiza-se em um processo temporal e tem uma imagem de passado , presente e futuro;

10 Tem consciência das relações tais como causa e efeito
Tem consciência das relações tais como causa e efeito. ‘Nós não somente sabemos, mas sabemos que sabemos; Pode reagir não somente a estímulos imediatos mas também a uma imagem do futuro, filtrada através de um sistema de valores;

11 Graças a linguagem e a sua capacidade de guardar informação codificada é capaz de organizar sua experiência para estender ainda mais seu conhecimento;

12 Sua capacidade de aprender não tem limite e pode crescer internamente mesmo sem receber mensagem de fora, por meio de sua imaginação; Devido a sua capacidade de comunicar-se pode construir organizações muito maiores e mais complexas.

13 O PROCESSO DA COMUNICAÇÃO

14 ))))) QUEM QUER DINHEIRO?

15 Quando mantemos uma conversa, está aí em marcha uma contínua troca
Quando mantemos uma conversa, está aí em marcha uma contínua troca. Idéias, fatos e opiniões transformam-se em palavras compartilhadas através da fala. Por isso, quando falamos em comunicação, estamos lidando com algo vivo, que se desenvolve, que é dinâmico.

16 “Para uma comunicação eficaz é necessário o total conhecimento do processo de comunicação”

17 A Comunicação humana é resposta a um estímulo interno ou externo.
O processo de Comunicação humana não se diferencia do processo do Comportamento. A Comunicação humana é resposta a um estímulo interno ou externo. Prof. Écio Fernando

18 Estímulo Associação Idéia ou imagem Experiência anterior Expressão de um sentimento através de um nome racional

19 ELEMENTOS DO PROCESSO DA COMUNICAÇÃO

20 Quais são os elementos básicos da comunicação humana ?
Pergunta do dia: Quais são os elementos básicos da comunicação humana ?

21 QUEM DIZ O QUE A QUEM QUEM DIZ O QUE EM QUE CANAL A QUEM
Aristóteles QUEM DIZ O QUE EM QUE CANAL COM QUE EFEITOS A QUEM Lasswell – 1948

22 AS INTENÇÕES EM COMUNICAÇÃO

23 Há sempre uma intenção básica em comunicação:
O emissor espera que o receptor selecione sua mensagem, a compreenda, a aceite e finalmente a aplique.

24 ATENÇÃO SELETIVA RETENÇÃO SELETIVA DISTORÇÃO SELETIVA

25 OS EFEITOS DA COMUNICAÇÃO
Resposta externa que a pessoa pode expressar na mudança de comportamento; Mudança de crença e valores; Provocar empatia pelo emissor;

26 OS EFEITOS DA COMUNICAÇÃO
Provocar prestígio e credibilidade; Relação entre o esforço necessário para aceitar e aplicar a mensagem e a recompensa ou gratificação esperada.

27 Esta lista de fatores nos dá uma idéia de como é difícil prever os efeitos da comunicação.
Por isso todos os esforços em conhecer hábitos dos consumidores, comportamento dos consumidores potenciais.

28 “É que a comunicação não é um processo linear e mecânico de codificação, transmissão e decodificação. O enorme potencial dos signos, as sutis variações possíveis na estrutura da mensagem, e, sobretudo, o intenso dinamismo da vida mental das pessoas, fazem que a comunicação seja um processo de muitas facetas, com um amplo leque de efeitos possíveis, as vezes totalmente inesperados.”

29 SIGNOS E SIGNIFICADOS

30 Signo é tudo aquilo que significa alguma coisa para alguém.

31 Segundo Charles Peirce:
“Signo é algo que está no lugar de outra coisa”.

32 As mensagens se apresentam nas diferentes formas: nas palavras, nos gestos, nos olhares, Nos movimentos do corpo. As formas que representam as idéias e as emoções chamam-se signos. Signo é todo objetivo perceptível que de alguma maneira remete a outro objeto, toma o lugar de outra coisa.

33 Em geral, os signos formam conjuntos organizados chamados códigos
Em geral, os signos formam conjuntos organizados chamados códigos. A língua portuguesa, o código Morse, os sinais de trânsito, o sistema Braile para cegos, são conjuntos organizados de signos.

34 SIGNIFICANTE

35 Significante é a parte material do signo: o contorno das letras, o som ou os traços/riscos/esboços de um desenho por exemplo.

36 Outro exemplo: Significante é a parte material do signo: o contorno das letras, o som ou os traços/riscos/esboços de um desenho por exemplo.

37 SIGNIFICADO

38 Significado é o conceito veiculado pela parte material
Significado é o conceito veiculado pela parte material. Não há signo sem significante e significado.

39 CÓDIGOS E COMPORTAMENTOS NÃO VERBAIS

40 O ser humano também utiliza de códigos não verbais para comunicar-se.

41 O corpo fala!!

42 REPERTÓRIO

43 REPERTÓRIO REPERTÓRIO Profissão Infância Filmes / Livros / TV Religião
Viagens Ideologia Família REPERTÓRIO Rádio REPERTÓRIO Emprego História de Vida Educação Nível Econômico Escola/Cultura Clubes / Amigos

44 O PODER DA COMUNICAÇÃO É próprio da comunicação contribuir para a modificação dos significados que as pessoas atribuem às coisas. E, através da modificação de significados, a comunicação colabora na transformação das crenças, dos valores e dos comportamentos. Daí o imenso poder da comunicação. Daí o uso que o poder faz da comunicação.

45 A COMUNICAÇÃO EM AMBIENTES COMPETITIVOS
No mundo atual, não basta às empresas oferecerem um excelente produto a um preço convidativo em locais de grande acessabilidade. Cada vez mais, é preciso comunicar-se não só com seus clientes atuais e potenciais, mas também com fornecedores, colaboradores, entidades de classe, investidores,ambientalistas, instituições de crédito, governo e público em geral. Toda e qualquer empresa assume o papel de comunicadora na sociedade, mesmo que não tenha consciência disso.

46 Referências Bibliográficas:
Coelho Netto, J. Teixeira. Semiótica, Informação e Comunicação. Editora Perspectiva. 2001; Penteado, J.R.Whitaker. A Técnica da Comunicação Humana. Editora Pioneira. Sant’Anna, Armando. Propaganda. Teoria, Técnica e Prática. 7º Edição. Editora Pioneira Bairon, Sérgio. Perez, Clotilde. Comunicação & Marketing. Editora Futura. 2002 Kotler, Philip. Administração de Marketing. 5º Edição, Ed.Atlas.


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