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Currículo Nuclear FMUSP. Fundamentos, Instalação e reforma.

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1 Currículo Nuclear FMUSP. Fundamentos, Instalação e reforma.
Joaquim Edson Vieira CEDEM – Centro de Desenvolvimento de Educação Médica. Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. © JEV 2005

2 Objetivos: Instalação do Currículo Nuclear.
Projeto Pedagógico de 1998. Evolução do currículo nuclear. Optativas, áreas verdes, Ligas e quetais… Programa Tutoria. Quantos anos para obter o conhecimento? “Exercícios” que apontam para modelos currículos nucleares. O melhor profissional médico (!) © JEV 2005

3 © JEV 2005

4 Diretrizes Curriculares Nacionais. http://www. abem-educmed. org
As Diretrizes prevêem que profissionais da medicina tenham formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Capacitado a atuar, pautado em princípios éticos, no processo de saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano. “O médico que a FMUSP se propõe a formar é um médico com sólida formação geral, formação básica profunda, treinamento nos três níveis de atenção à saúde (primário, secundário e terciário), elevada formação ética e humanista e apto a exercer sua profissão com responsabilidade social e competência técnica.” (Mílton de Arruda Martins) © JEV 2005

5 Reforma Curricular Faculdade de Medicina da USP
O currículo de 1998 tem como objetivos específicos: Contato com a profissão medicina, a comunidade e o paciente desde o primeiro semestre. Discipl. Introdução à Medicina e suas Especialidades. Discipl. Atenção Primária em Saúde. Conteúdos humanísticos e de responsabilidade social. Bases Humanísticas, Cidadania, Bioética. Programa Tutoria FMUSP. © JEV 2005

6 Reforma Curricular Faculdade de Medicina da USP
O currículo de 1998 tem como objetivos específicos: Integração dos conteúdos das áreas básicas com áreas clínicas. Propostas de revisões e seminários durante Internato com fisiologistas e farmacologistas. Treinamento no auto-aprendizado (aprender a aprender). Aprendizado baseado em problemas (PBL): adaptado. Disciplinas em Semiologia e Propedêutica – Clínica Médica © JEV 2005

7 Reforma Curricular Faculdade de Medicina da USP
O currículo de 1998 tem como objetivos específicos: Treinamento nas áreas gerais e em cuidados primários, secundários e terciários. HU é secundário, HC é terciário. Distrito Saúde Escola do Butantã (USP-SM Saúde): primário. Atividades optativas com ênfase na Iniciação Científica, Treinamento Profissional e Serviços à Comunidade. Programas de IC, Prática Profissional, Ligas. © JEV 2005

8 Reforma Curricular Faculdade de Medicina da USP
Levantamentos (entrevistas com alunos) – 70% do tempo: Seminários, oficinas e conferências em 1995 e 1996. Departamentos e Congregações da FM, ICB, IQ e IB em 1996. Filosofia educacional (Docto s/d Diretoria FM-CEDEM): Resposta à crescente sobrecarga de informações; Resgate de docentes pouco envolvidos com atual graduação; Aprimoramento métodos pedagógicos; Identificação do aluno – recuperar relação professor-aluno; Implementação do auto-aprendizado – atividades eletivas © JEV 2005

9 Reforma Curricular Faculdade de Medicina da USP
Área Nuclear (disciplinas obrigatórias), corresponde(ria), do primeiro ao quarto ano, a 70 a 75% das atividades – 7 períodos da semana. Área Complementar (disciplinas optativas), corresponde(ria) até 30% - 3 períodos semanais. “Áreas verdes” incluídas. 5 CRÉDITOS POR SEMESTRE [II ao VIII Semestre] “Evolução” entre 1998 a 2005. © JEV 2005

10 Faculdade de Medicina da USP. Disciplinas optativas 1998
SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA ANO SEM. M T 1 B A 2 3 4 © JEV 2005

11 Faculdade de Medicina da USP. Disciplinas optativas 2005
SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA ANO SEM. M T 1 X 2 A B 3 4 © JEV 2005

12 Currículo Nuclear Modelos
© JEV 2005

13 Currículo Nuclear Modelos
Modelo adotado na FMUSP © JEV 2005

14 Atividades Optativas (ou Eletivas) 2 a 4 créditos
Pesquisa Científica em Medicina Iniciação Científica Introdução Profissional à Prática Médica Estágios em Atividades Assistenciais Ligas CAOC-DC Introdução ao Ensino Médico Atividades de Monitoria Disciplinas Optativas Propriamente Ditas. Extensão de Serviços à Comunidade. Bandeira Científica Boletim Arroba e Vírgula no 2, novembro/2003 Períodos Protegidos na Grade Horária OU Livres - CAOC © JEV 2005

15 Pesquisa Científica em Medicina - PCM http://netsim. fm. usp
Pesquisa Científica em Medicina - PCM - Iniciação Científica 4 créditos Total alunos FMUSP* N=1050 2003 N=688 (65% FM) 2004 N=627 (60% FM) I semestre 270 26% FM 343 33% FM II semestre 418 40% FM 284 27% FM * Algumas matrículas podem ser dobradas (1 aluno/2 lab). © JEV 2005

16 48 Ligas oferecidas do 1o ao 6o anos.
Ligas do Departamento Científico – CAOC 4 créditos 48 Ligas oferecidas do 1o ao 6o anos. 14 com início no 1o ano, 17 chegam até o 6o ano. 25 Ligas aceitam alunos de outros cursos. Enfermagem, Fisioterapia, Fono, Psico, Odonto, Ed.Física, Nutrição. QUANTOS ALUNOS??? Mal crônico: não há estatísticas... © JEV 2005

17 Optativas em Medicina http://www. fm. usp
Optativas em Medicina 2 a 4 créditos Cardio-Pneumologia 24 Clínica Médica 22 Gastroenterologia (Clínica e Cirurgia) 21 Neurologia 19 Radiologia 13 Moléstias Infecciosas Patologia 11 Cirurgia Otorrino - Oftalmo 9 Ortopedia Pediatria 7 Medicina Legal 6 Medicina Preventiva Obstetrícia - Ginecologia 4 Psiquiatria 3 Dermatologia 2 Supradepartamenal (MSP) História Medicina Iniciação Ensino Médico Acupuntura Fisiatria 4 Pesquisa Científica Medicina 21 Introdução à Prática Profissional Médica Instituto de Ciências Biomédicas Cronobiologia Mecanismo da Micção, Ereção e Ejaculação Anatomia prática da Cabeça e Pescoço Anatomia prática Abdome, Pelve e Períneo Instituto de Biologia Estudo Molecular e Clínico de Doenças com Malformações Congênitas Genética Molecular de Doenças Neuromusculares 2 Instituto de Química Introdução à Pesquisa Científica em Bioquímica 1 TOTAL 234 © JEV 2005

18 Tutoria na grade da FMUSP - 2005 1 crédito
© JEV 2005

19 Integração curricular
__________________ TRANSDISCIPLINAR ____ INTERDISCIPLINAR MULTIDISCIPLINAR COMPLEMENTAÇÃO (MI – 4o ano) CONCOMITÂNCIA - CORRELAÇÃO _____ COMPARTILHAR – COOPERAÇÃO (At. Primária – 3o ano) COORDENAÇÃO TEMPORAL INSERÇÃO DE CONTEÚDOS HARMONIA ENTRE CONTEÚDOS CONSCIENTIZAÇÃO DE CONTEÚDOS ( Conteúdos Humanísticos) ISOLAMENTO © JEV 2005

20 QUADRO – Dificuldades para disciplinas FMUSP 2004
COORDENADORES DE DISCIPLINAS 1o – 6o anos falta de espaço físico adequado falta de manequins falta de recursos em relação laboratórios de treinamento prático. falta de salas falta de salas de discussão faltam vídeos didáticos infra-estrutura local e material para realização de várias atividades material cadavérico para dissecções material de consumo / manutenção de instrumental e de equipamento: não existe orçamento tipo de doente internado / programa a ser cumprido / espaço físico no ambulatório inviabiliza aulas utilização de um texto básico adequado PRÓXIMO DIAPOSITIVO temos poucos pacientes disponíveis AINDA BEM!! PROBLEMATIZAÇÃO?? Laboratório Habilidades Clínicas © JEV 2005

21 Avaliação do processo – PAC FMUSP Oferta e utilização de Bibliografia - 2003
Linhas concêntricas delimitam valores de 25% a 100%. Número de disciplinas que responderam ao questionário. © JEV 2005

22 Avaliação do processo – PAC FMUSP 2003
© JEV 2005

23 Reforma Curricular Faculdade de Medicina da USP
Área Nuclear (disciplinas obrigatórias), corresponde(ria), do primeiro ao quarto ano, a 70 a 75% das atividades – 7 períodos da semana. Área Complementar (disciplinas optativas), corresponde(ria) até 30% - 3 períodos semanais. “Áreas verdes”. Porque adotar um modelo com disciplinas eletivas? © JEV 2005

24 Quantos anos para obter conhecimentos
Quantos anos para obter conhecimentos? Pesquisa com descritor “Medicine” somente para REVIEW [English] Curso médico “padrão” com horas. Para cada REVISÃO considerar 2 HORAS de estudo. Pub Med: = artigos. ERIC (philosophy): 9801 artigos. J. Immunol – número de páginas/vol © JEV 2005

25 Quantos anos sobrevive o conhecimento
Quantos anos sobrevive o conhecimento? Pesquisa com termos descritores na Fisiopatologia da Asma bronchospasm/asthma E inflammatory-asthma/asthma Espasmo: tratamento “único”, não controla doença = novos espasmos!! Inflamação: tratamento mantido, controla doença = melhor qualidade de vida. © JEV 2005

26 Disciplinas obrigatórias
© JEV 2005

27 Reforma Curricular Resolvendo os problemas (na) da FMUSP.
Primeira turma formada em 2003. AVALIAÇÕES: TESTE PROGRESSO, ESTAÇÕES CLÍNICAS. Área Nuclear (disciplinas obrigatórias) do primeiro ao quarto ano. O INTERNATO AINDA NÃO POSSIBILITA ELETIVAS. Área Complementar (disciplinas optativas): resultados de 2003. FALHAS NA OFERTA E OBJETIVOS. [Pesquisa Curriculo Complementar] : Fóruns e reuniões gerais para avaliação do currículo. FÓRUNS SEMESTRAIS + 2a. REUNIÃO Reforma Curricular. [Discussão Currículo Médico] © JEV 2005

28 Residência Médica HCFMUSP Média final das provas Prova 1 – 75 testes e 10 dissertativas Prova 2 – 10 estações (modelo OSCE) Entrevista – 10% nota final USP (2004) Estadual Federal Particular 20 40 60 80 nota (USP 2003) © JEV 2005

29 Disc. Atenção Primária em Saúde
Disc. Atenção Primária em Saúde. Distrito de Saúde Escola do Butantã - USP. Primeiro ano (2004, 2005): Um período semanal de atividades, anual (160 horas). Acompanharão as atividades dos Agentes Comunitários de Saúde. Realizando visitas domiciliares e o diagnóstico de saúde da comunidade. Terceiro ano (2005): Um período semanal de atividades, semestral (80 horas). Acompanharão as atividades da Equipe de Saúde da Família. Planejamento da UBS e do trabalho da ESF. Quinto ano: Um período semanal de atividades, anual (192 horas). Atendimento como médicos de família em treinamento sob supervisão. SEGUIMENTO DA COMUNIDADE, FAMÍLIAS, PACIENTE. HISTÓRIA SOCIAL DA DOENÇA. © JEV 2005

30 © JEV 2005

31 Administração e gerenciamento. Educação permanente.
O MELHOR PROFISSIONAL MÉDICO! Artigo 4o - Diretrizes Curriculares Nacionais Competências e habilidades gerais Atenção à saúde. Promoção, proteção, prevenção, reabilitação. Individual e coletivo. Tomada de decisões. Uso, eficácia e custo-efetividade. Comunicação. Liderança. Administração e gerenciamento. Educação permanente. © JEV 2005

32 HARVARD MEDICAL SCHOOL
Two Main Principles Learning is enhanced when learners actively participate in setting educational goals Feedback is necessary for learning √ a knowledge base characterized by     • breadth • depth • flexibility √ skills in the acquisition and use of knowledge with a commitment to life-long learning √ sensitivity to the world of the patient Goals: have students acquire — Pedagogical conflict: HOW vs WHAT to think Janet Palmer Hafler, Ed.D. Director of Faculty Development Office of Educational Development © 2005 JPH

33 Obrigado. joaquimev@usp.br
Ainda estão acordados?!? Obrigado.


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