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Gestão do Conhecimento - GC

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Apresentação em tema: "Gestão do Conhecimento - GC"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão do Conhecimento - GC
Uma Abordagem Introdutória BAYARDO MORALES Junho/2011

2 GC O que é Para que serve Como se faz

3 Contexto Histórico/Cultural da GC
Nem a Gestão e nem o Conhecimento são “coisas” novas na sociedade e na cultura humana. Acompanha a evolução cultural da humanidade: tudo o que é produzido, aprendido e compartilhado pelas pessoas e pelos grupos.

4 Evolução Epistemológica do Conhecimento
INTELIGÊNCIA COLETIVA CONHECIMENTO INDIVIDUAL CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL CONHECIMENTO SOCIAL

5 Modelo da Capacidade Absortiva do Conhecimento com 4 dimensões
Fonte:Daghfous (2004); Minbaeva et al (2003); Liyanage e Barnard (2003).

6 Dimensões, Fatores e Variáveis da Capacidade Absortiva
Fonte:Nilton Spíndola Júnior, 2006

7 Inteligência Coletiva

8 mas é chamado a tudo conhecer."
“O Homem nada sabe, mas é chamado a tudo conhecer." Hermes, o Trimegisto, o Mensageiro dos Deuses, que viveu no antigo Egito, quando a atual raça humana estava em sua infância, isto é, mais ou menos a.C., segundo alguns historiadores. Música:

9 Definição Clássica de GC
Fonte: Platão 427 a.C a.C, Atenas

10 Indicador: Registros de Patentes, Rankings Mercadológicos
Indicador: Artigos Publicados/Revistas Científicas Conhecimento Científico Tipos de Conhecimento Conhecimento Organizacional Indicador: Registros de Patentes, Rankings Mercadológicos

11 Fonte: I-Group Conhecimento Estratégico

12 Fonte: http://www. slideshare

13 Evolução Cultural do Conhecimento
Mitologia História Astrologia Astronomia Alquimia Química Teoria Filosofia Ciência Prática

14 Diferencial Competitivo Sociedade Pós-industrial
Eras Econômicas Diferencial Competitivo Sociedade Industrial Sociedade Pós-industrial Terra/Trabalho/Capital Informação/Conhecimento Sustentabilidade

15 Pilares do Conhecimento
Pessoas Processos Tecnologias

16 Pessoas Competências individuais Conhecimentos Que Habilidades Como
Atitudes Porquê

17 Mapeamento das Competências
Lacunas de Competências COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS (cargos, funções, papéis, atribuições) INDIVIDUAIS (conhecimentos, habilidades, atitudes) APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

18 O que vem primeiro? Gestão do Conhecimento ou Gestão de Processos?
Entradas Atividades Tarefas Práticas Produtos Serviços O que vem primeiro? Gestão do Conhecimento ou Gestão de Processos?

19 Tecnologias Suporte de Processos de negócios Apoio à decisão
Amplia o alcance do conhecimento coorporativo Acelera a transferência do conhecimento Induz mudanças e inovações

20 Tecnologia da Informação
(Componentes) Tecnologias de Processamento de Transações de Controle de Processos Colaborativas de Informação Gerencial de Apoio à Decisão de Data Warehouse Executiva Mining Fonte: Adaptado de Turban, Mclean e Weterbe (2004); O’Brien (2001)

21 Arquitetura de TI na Descoberta do Conhecimento - BI
Sistemas de Informação Data Warehouse Data Mart Data Mining Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) Sistemas de Informações Executivas (EIS)

22 Visão Linear da GC DADO INFORMAÇÃO CONHECIMENTO
Dados interpretados, contextualizados. DADO INFORMAÇÃO CONHECIMENTO Descrição, registro de fatos, eventos. Informação com valor agregado pela mente humana.

23 Visão Linear Ampliada da GC
Contexto Conhecimento Dado Informação O que, quando, onde. Como Sabedoria O porquê FONTE: Bellinger, Gene, 2004

24 Fonte: Adaptação de PPGEGC-UFSC

25 Aplicação da GC GC Informação, Conhecimento Organização Estratégia
Processo Decisório Organização Estratégia Informação, Conhecimento define mediante utilização subsidiar

26 Racionalidade Limitada (Simon) Irracionalidade Previsível (Ariely)
USS Montana O Náufrago Processo Decisório (Perspectivas) Racionalidade Limitada (Simon) Irracionalidade Previsível (Ariely)

27 AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO
Visão Sistêmica da GC AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO CONHECIMENTO Dados, Informações, Crenças, Valores, Experiências, Insights, Capacidades, Habilidades, Atitudes e Emoções.

28 Metáfora da Janela da GC – Maturidade do Grau de Conhecimento
SABEMOS o que NÃO sabemos Intranets, Portais, Taxonomias, Esquemas, Classificatórios e Benchmarking. Provisão de acessos às informações e facilitação do compartilhamento do conhecimento Busca de informação direcionada Proporção de criação do conhecimento. Inteligência Competitiva, Pesquisa & Desenvolvimento, Pesquisa de Mercado. SABEMOS o que SABEMOS NÃO sabemos o que NÃO sabemos NÃO sabemos o que SABEMOS Auditoria de Informações. Mapeamento do Conhecimento. Comunidades de Prática, Redes de Conhecimento. Monitoração ambiental. Descoberta do conhecimento. Planejamento de cenários, prospecção do futuro, diálogo. FONTE: Janela de JOHARI - Adaptado de CHOO, 2002.

29 Mapeamento Conceitual da GC
FONTE: Adaptado de SOUZA & ALVARENGA NETO (2003).

30 Modelos de Gestão e a GC Gestão de Competências
Gestão do Capital Intelectual Gestão da TIC GESTÃO ESTRATÉGICA Gestão da Inovação Gestão de Processos Gestão do Conhecimento

31 Mapeamento Conceitual Integrativo da GC
FONTE: Rivadávia de Alvarenga Neto (2008).

32 FONTE: Adaptado de Firestone e Mcelroy (2001).
Modelo da “nova GC” FONTE: Adaptado de Firestone e Mcelroy (2001).

33 Modelo entre GC e Aprendizagem Organizacional
FONTE: Fernando Goldman, disponível em

34 Diferencial Competitivo
Objetivos da GC Organização Privada Inovação Inteligência Competitiva Diferencial Competitivo Diferencial Mercadológico Posição no Mercado Lucro Sustentabilidade Satisfação do Cliente

35 Realizações sócio-econômico-ambientais
Objetivos da GC Organização Pública Realizações sócio-econômico-ambientais Melhorias de Indicadores-IDH (Educação, Saúde, Segurança, Habitação...) Inovação Bem-estar social Accountability Sustentabilidade

36 Tecnológica/Científica
Processos/Projetos Estratégia Tecnológica/Científica INOVAÇÃO (Abrangência) Pessoas Gerencial Qualidade/Produtividade Produtos/Serviços Organizacional

37

38 Conhecimento Explícito
Criação e Conversão do Conhecimento Conhecimento Tácito Criatividade (Processo Cognitivo) Inovação (Processos de Negócios, Produtos e Serviços) Invenção (Processos, Produtos Científicos/Tecnológicos) Conhecimento Explícito FONTE: Adaptado da Sociedade Portuguesa de Inovação

39 Intersecção/Convergência da GC e da Inovação

40 Definição Teórica de GC
Conceito-Ensaio da SBGC-RS Gestão do Conhecimento é o processo sistemático, integrado e transdisciplinar que permeia a organização, compreendendo criação, identificação, seleção, organização, compartilhamento, disseminação, utilização e proteção de conhecimentos estratégicos, gerando valor para as partes interessadas.  

41 Definição Prática de GC
Gestão do Conhecimento é a conversão do conhecimento tácito em conhecimento explícito propiciando alcançar os objetivos estratégicos e operacionais da organização.

42 Definição “Matemática” de GC
Equação Fundamental da Informação/Conhecimento K (S) + Δ K = K¹ (S + Δ S) Δ I K: Conhecimento Inicial S: Estado de Conhecimento Δ: Incremento K¹: Novo estado de Conhecimento I: Informação Fonte: Adaptação de BROOKES,B. The Foundation of Information Science

43 Abordagem Estrutural da GC
Processo Organizacional de Negócios Δ Valor Intangível Benefícios e Resultados Tangíveis

44 Aplicação da GC Objetivos/ Resultados Práticas de GC
Aprendizagem Organizacional Capital Intelectual Educação Corporativa Ambientes Virtuais de Aprendizagem Inteligência Empresarial Comunidades de Práticas KPI, CRM, ERP, BSC, DW, DSS Workflow Banco de Talentos Portais (intra/extranets) Mapeamento do Conhecimento GED Objetivos/ Resultados Práticas de GC

45 “A teoria é quando nós sabemos tudo, mas nada funciona; a prática é quando tudo funciona, mas não sabemos por quê. Quando a teoria e a prática são reunidas, nada funciona e ninguém sabe por quê.” Autor Anônimo

46 Definição de GC no Âmbito da Administração Pública
Conjunto de Processos e Práticas sistematizados, articulados e intencionais, capazes de incrementar as habilidades dos gestores públicos em criar, organizar e compartilhar as informações e conhecimentos estratégicos que facilitam a tomada de decisões e condução da gestão de políticas públicas.

47 Alguns Benefícios/Resultados da GC
Criação e compartilhamento de novos conhecimentos e informações Inovação/Invenção Solução de problemas Aprendizagem Continuada (pessoal/organizacional) Redesenho de processos e funções Otimização do processo decisório Minimiza ou elimina a redundância de esforços (retrabalho) Minimiza a perda de Conhecimento (aposentadorias, rescisões)

48 Objetivos Práticos da GC
Solução de problemas Apoio à decisão Ambientes de colaboração Ambientes de inovação

49 Duas Dimensões do Conhecimento
Tácito (Subjetivo) Explícito (Objetivo) Conhecimento da racionalidade Conhecimento seqüencial Conhecimento digital Prática Teoria Conhecimento da experiência Conhecimento simultâneo Conhecimento analógico

50 Conhecimento Explícito
Conversão do Conhecimento Principal foco da GC Conhecimento Tácito Conhecimento Explícito

51 Objetivos Práticos da GC
Processamento da Informação/Conhecimento Contextualização da Informação/Conhecimento (ambientes/cenários) Significação e relevância do que acontece e do que se faz Criação e compartilhamento de novos conhecimentos (aprendizagem, inovação) Otimização do processo de tomada de decisão

52 Modos de Conversão do Conhecimento
Socialização (mestre – aprendiz) Externalização Combinação Internalização (professor – aluno) tácito explícito Fonte: Adaptação de Nonaka e Takeuchi

53 Conteúdo do Conhecimento
Socialização Internalização Combinação Externalização Conhecimento Compartilhado Conhecimento Conceitual Conhecimento Sistêmico Conhecimento Operacional Fonte: Adaptação de Nonaka e Takeuchi

54 Abordagem Pedagógica da GC
Conhecimento Individual APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL Conhecimento Organizacional

55 Tipologia de Práticas de GC
Gestão de Pessoas e Competências: está relacionado à criação, disseminação e aplicação de informações que facilitam o conhecimento; Processos de Negócios: facilitam a estruturação e o fluxo do conhecimento organizacional; Tecnologia da Informação: focada na estrutura dos aplicativos e ferramentas que facilitam a captura, a codificação e o compartilhamento de conhecimentos. Fonte: Texto para discussão n.1095 do IPEA/Brasilia, junho/2005

56 Soma de Conhecimentos Individuais e Organizacionais
Ativos Intangíveis Soma de Conhecimentos Individuais e Organizacionais Capital Intelectual: Capital Humano: Fonte de invenção, inovação e renovação. Competências individuais. Capital Estrutural ou Organizacional: Pertence à organização como um todo: publicações, tecnologias, patentes, sistemas, práticas, rotinas, procedimentos... Capital de Relacionamento: É o valor dos relacionamentos de uma organização com os seus clientes, fornecedores e ambiente externo. Fonte: Adaptação de Capital Intelectual – 2007, Sátiro Santiago e Sátiro Santiago Jr.

57 Novos e Melhores Produtos e Serviços
Contexto da GC Aprendizagem Organizacional Criação do Conhecimento Organizacional Invenção / Inovação Diferencial Competitivo Sustentabilidade Novos e Melhores Produtos e Serviços

58 Barreiras na Implantação da GC
Resistência cultural; Resistência organizacional; Resistência a mudanças: novos conhecimentos, novos processos; Falta de comprometimento da Administração Superior; Falta de capacitação dos facilitadores; Receio de perda do controle de Informações; Deficiência da Aprendizagem Organizacional.

59 Abordagem Funcional 1- Compartilhamento de conhecimento explícito:
Portais Blogs/Microblogs Wikis Chat Podcast Videocast 2- Compartilhamento de conhecimento tácito: Fóruns Comunidades de Práticas Virtuais Teleconferências Videoconferências Redes Sociais (pessoais/profissionais) Marcadores (social bookmarks) Lições aprendidas Storytelling

60 3- Sistemas que alavancam a GC
Sistemas de Informação EAD BSC Gestão da Inovação 4- Sistemas de Gestão de Competências Pessoais e Organizacionais. Mapas Mentais Mapas Conceituais Mapas Estratégicos Gestão de Processos/Projetos Coaching Páginas Amarelas

61 Ferramentas de Colaboração e Aprendizagem on-line
Práticas:

62 Grupos inter-funcionais Grupos inter-setoriais
Comunidades de Prática Integração de novos modelos organizacionais Estruturas formais, hierárquicas de aquisição e difusão de informações, idéias, conhecimentos. Projetos, tarefas, resultados. Grupos inter-funcionais Grupos inter-setoriais Equipes de trabalho Estruturas complementares às anteriores, não hierárquicas que, consolidam o compartilhamento de conhecimentos, e propiciam a aprendizagem e a inovação. Trabalho, aprendizagem, mudança, inovação. Comunidades de Prática

63 Implementação/Implantação da GC
Projeto-Piloto de Gestão do Conhecimento Mapeamento Organizacional Mapeamento de Processos/Projetos Mapeamento de Conhecimentos Mapeamento de Competências Mapeamento de Práticas Mapeamento de TICs Áreas Estratégicas Processos de Conhecimentos Práticas/Ferramentas Modelo de Gestão do Conhecimento

64 “Mais difícil do que convencer alguém a aceitar novos conceitos é convencer alguém a se livrar dos velhos conceitos.” John Maynard Keynes

65 “Devo ensinar-lhe, Tsu-lu, no que consiste o conhecimento
“Devo ensinar-lhe, Tsu-lu, no que consiste o conhecimento? Quando você sabe alguma coisa, reconhecer que sabe; e, quando você não sabe alguma coisa, reconhecer que não sabe. Isso é conhecimento.” Confúcio (Século IV a.C)

66 Bibliografia ALVARENGA NETO, Rivadavia Correa Drummond de - Gestão do conhecimento em organizações. BROOKES, B. -The Foundation of Information Science. CHOO, C.W. – A organização do Conhecimento. DAVENPORT & PRUZAK – Conhecimento Empresarial. GUARAGNA, Eduardo – Desmistificando o Aprendizado Organizacional. LÉVY. Pierre – A Inteligência Coletiva LITTO, Freddric M.; FORMIGA, Marcos, (organizadores) – Educação a Distância, o estado da arte. NONAKA & TAKEUCHI - Criação do Conhecimento na Empresa. SCHERER, Felipe Ost; CARLOMAGNO, Maximiliano Selistre – Gestão da Inovação na Prática SENGE, Peter – A Quinta Disciplina. WENGER, Etienne – Comunidades de Prática. TERRA, José Cláudio – Gestão do Conhecimento - O Grande Desafio Empresarial. SANTIAGO, SANTIAGO Jr. – Capital Intelectual. SVEIBY, Karl – A Nova Riqueza da Organização. SBGC-RS : Biblioteca Virtual

67 Ferramentas de GC baseadas na Web 2.0 (algumas)
Projetos/Processos: Rede Social Empresarial: Wiki:

68 Mapas Conceituais/Mentais: http://cmap. ihmc. us/ http://freemind
Mapas Conceituais/Mentais: Portais/Blogs de GC Corporativos: Ambientes de Aprendizagem/Práticas:


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