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MARKETING GLOBAL - EAD ANÁLISE COMPETITIVA.

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Apresentação em tema: "MARKETING GLOBAL - EAD ANÁLISE COMPETITIVA."— Transcrição da apresentação:

1 MARKETING GLOBAL - EAD ANÁLISE COMPETITIVA

2 ESTRATÉGIA DE MARKETING
Segundo Stevens (2001, p.98): “o desejo dos profissionais de marketing não é vencer a concorrência, mas tornar seus competidores totalmente irrelevantes para seus consumidores”.

3 VANTAGEM COMPETITIVA De acordo com Kotabe e Helsen (2000, p.207): “vantagem competitiva é algo especial que uma empresa faz ou possui que a põe à frente dos outros competidores”.

4 CARACTERÍSTICAS DA VANTAGEM COMPETITIVA
Deve ser real: quando a empresa afirma que possui menores preços não torna a vantagem competitiva real. Deve ser específica: quando a empresa afirma que é a melhor não é suficiente. A vantagem deve apresentar-se bem visível e especificada. Deve ser importante para o consumidor: deve se tornar um benefício que o consumidor almeja e valoriza. Deve ser promovível: a empresa deve comunicar para o consumidor a vantagem de uma forma altamente motivadora com o objetivo de atrair e conquistar as pessoas.

5 CONSECUÇÃO DA VANTAGEM COMPETITIVA
Forma como a empresa compete Os aspectos prioritários de vantagens sobre a concorrência são: desenho do produto, estratégia de posicionamento, estratégia de distribuição, estratégia de preços etc. Base para a competição É quando a combinação de fatores como, por exemplo, qualidade de produtos/serviços, entrega rápida, atendimento personalizado, preços competitivos, garantia eficiente, dentre outros, excederem aos aferidos pelo concorrente.

6 CONSECUÇÃO DA VANTAGEM COMPETITIVA
Onde a empresa compete Temos como fator de sucesso em relação à concorrência, a seleção e análise cuidadosa da evolução do mercado ao longo do tempo e dos produtos e serviços. Contra quem a empresa compete A empresa deve ser considerada como uma solucionadora de conflitos e provedora de soluções para os problemas que não são resolvidos pelo concorrente direto, mostrando dessa forma o aumento da vantagem competitiva.

7 TIPOS DE CONCORRÊNCIA Concorrência Pura: apesar de ser uma forma não muito comum de concorrência encontrada no mercado possui as seguintes características: Facilidade de entrada de novos competidores; Grande número de competidores relativamente pequenos; Nenhuma ou pequenas diferenças entre estratégias; Semelhanças de fatores que envolvem os preços, produtos, distribuição e promoções;

8 TIPOS DE CONCORRÊNCIA Concorrência Monopolística
Em um mercado caracterizado por concorrência monopolística, estratégias mais claramente diferenciáveis permitem identificar melhor a imagem individual das varias companhias”. Podemos identificar algumas características. São elas: Grande diversidade de produtos, preços, distribuição e atividades promocionais; Maior diversidade de estratégias, pois cada competidor tem maior controle sobre as variáveis de marketing;

9 TIPOS DE CONCORRÊNCIA Concorrência Oligopolística
Em um ambiente competitivo como o oligopolístico, o número de competidores e a facilidade de entrada são menores, pois esse mercado é composto por poucos competidores relativamente grandes e talvez alguns menores”. Algumas características podem ser sinalizadas, tais como: Existe diversidade de estratégias, entretanto com menor probabilidade de ser referente a preços; As ações do competidor são identificadas claramente em relação à natureza e ao impacto causado em outros competidores.

10 TIPOS DE CONCORRÊNCIA Monopólio
É uma situação de mercado caracterizada por um vendedor. Nos monopólios naturais como companhia telefônica, energia elétrica etc, ocorre regulamentação governamental em função dos preços e da distribuição para os consumidores.


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