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Consolidação PDCA.

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Apresentação em tema: "Consolidação PDCA."— Transcrição da apresentação:

1 Consolidação PDCA

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3 Dmaic Definir Medir Analisar Melhorar (ou inovar) Controlar

4 DMAIC Etapa Definir : Etapa em que são analisados os requisitos do cliente e as necessidades do negócio identificação dos processos críticos que definirão a escolha dos projetos que serão desenvolvidos Define-se de forma precisa o escopo do projeto

5 DMAIC Etapa Medir Aplicação de ferramentas estatísticas que medem o desempenho dos processos visualização do estado atual dos processos definição das metas de aprimoramento. etapa é fundamental para subsidiar futuras avaliações sobre o sucesso nos projetos de aprimoramento

6 DMAIC Etapa Analisar Etapa em que são aplicadas as ferramentas que permitem descobrir a causa-raiz dos problemas apresentados. prioriza causas para e atua no seu bloqueio (não no bloqueio de suas consequências)

7 DMAIC Etapa Melhorar Etapa Controlar
Etapa em que são aplicadas as ferramentas permitem aprimorar o processo aperfeiçoamento dos processos eliminando os erros desenvolvendo novas soluções Etapa Controlar Etapa que visa viabilizar que os aprimoramentos obtidos sejam mantidos na organização e se transformem em novos padrões

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9 O Relatório A3

10 O Relatório A3 Cabe em uma página (tamanho A3: 420 x 594 mm)
Proporciona um resumo geral de um tópico Segue fielmente o processo PDCA: Planejar; Executar; Verificar; Agir Corretivamente (ou Ampliar)

11 Para que usar o relatório A3
O propósito é comunicar, obter consenso, resolver problemas e atingir resultados Elementos essenciais: Raciocínio Lógico; Objetividade; Síntese, Destilação & Visualização;

12 1. Raciocínio Lógico Combinação de: disciplina na execução do PDCA e
método científico de investigação O planejamento é, com a execução, o controle e a ação corretiva, uma das funções básicas da gestão da produção. No Lean System, A3 é a ferramenta utilizada para o planejamento de atividades em qualquer nível da organização. Não importa o formato e sim o raciocínio por traz dele.

13 2. Objetividade Objetividade é ponto central do A3
Baseado em Dados & Fatos: Pouco espaço para opiniões qualitativas e desejos O planejamento é, com a execução, o controle e a ação corretiva, uma das funções básicas da gestão da produção. No Lean System, A3 é a ferramenta utilizada para o planejamento de atividades em qualquer nível da organização. Não importa o formato e sim o raciocínio por traz dele.

14 3. Síntese, Destilação & Visualização
Síntese: integrar múltiplos pedaços de informação de diferentes fontes; Destilação: destacar da “leitura sintetizada” apenas os pontos mais importantes para o perfeito entendimento; Visualização: apoio importante para a boa síntese e destilação, comunicando com clareza e eficiência a mensagem. O planejamento é, com a execução, o controle e a ação corretiva, uma das funções básicas da gestão da produção. No Lean System, A3 é a ferramenta utilizada para o planejamento de atividades em qualquer nível da organização. Não importa o formato e sim o raciocínio por traz dele.

15 O que todos os gestores da Toyota precisam desenhar na folha de papel A3?
Descrever um problema. Analisar a situação. Analisar suas causas subjacentes. Identificar o resultado exigido. Propor ações corretivas ou contramedidas. Prescrever um plano de ação (o que será feito, quem fará e quando). Criar um processo de acompanhamento e revisão.

16 Observações sobre o relatório A3
Dividir e discutir o relatório leva a contramedidas eficazes e soluções que sejam baseadas em fatos e dados. O A3 conduz o autor à identificação das causas-raiz, por meio da investigação e do exercício de ouvir os outros

17 Observações sobre o relatório A3
Preencher e discutir o A3 força os indivíduos a: observar a realidade, apresentar os fatos, propor contramedidas para atingir o objetivo expresso, obter um acordo e fazer o acompanhamento (verificando e ajustando as ações em função dos resultados) “Indivíduos aprendem fazendo”

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20 Relatório A3 - sete elementos
Um modo de descrever o A3 é como uma narrativa padronizada com sete elementos: 1. Histórico 2. Condição atual e descrição do problema. 3. Declaração do objetivo. 4. Análise da causa fundamental 5. Contramedidas propostas. 6. Verificação/Confirmação de efeito: 7. Ações de acompanhamento

21 Referencia importante sobre RELATORIO A3
Entendendo o Pensamento A3


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