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2- GERENCIANDO MARCAS NO SETOR PÚBLICO

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Apresentação em tema: "2- GERENCIANDO MARCAS NO SETOR PÚBLICO"— Transcrição da apresentação:

1 2- GERENCIANDO MARCAS NO SETOR PÚBLICO

2 GERENCIANDO MARCAS NO SETOR PÚBLICO
Marca é a representação simbólica de algo, que permite, logo identificá-lo. Um Nome; Marca Verbal; Imagens; Conceitos;

3 GERENCIANDO MARCAS NO SETOR PÚBLICO
Através da Marca é possível distinguir o produto, o serviço ou a própria empresa, das demais existentes. Na maioria das vezes, corresponde a uma representação gráfica.

4 GERENCIANDO MARCAS NO SETOR PÚBLICO
Busca-se associar a uma imagem mental, ou seja, marcar a imagem na mente do consumidor.

5 GERENCIANDO MARCAS NO SETOR PÚBLICO
Para American Marketing Association: “Marca é um nome, um termo, um sinal, ou um desenho, ou ainda, uma combinação destes elementos, com vista a identificar os produtos e serviços de um vendedor ou de um grupo de vendedores e a diferenciá-los dos concorrentes”.

6 GERENCIANDO MARCAS NO SETOR PÚBLICO
Pode-se representar uma marca através do símbolo ou do logotipo, são duas formas de materialização de um conceito mais ou menos abstrato para o público.

7 SÍMBOLO É comum as pessoas se referirem ao símbolo como logotipo. Também existem casos em que não é possível fazer a dissociação entre os dois elementos. Ex:

8 SÍMBOLO O Símbolo corresponde aos desenhos avulsos, utilizados na identificação das empresas ou produtos. Podem ser desenhos geométricos, sinais, representações, animais, ou qualquer outro, desde que não utilizem o nome da empresa por extenso.

9 EXEMPLOS DE SÍMBOLOS

10 LOGOTIPO Logotipo é a representação mais aceita pelo mercado publicitário, por ser a mais antiga. Muitos consideram a logomarca como um neologismo, ou uma palavra inventada para representar uma nova forma de logotipo.

11 LOGOTIPO O logotipo é a marca da empresa escrita em uma determinada forma. O Logotipo é portanto, uma forma em que pode ser lido o nome da empresa.

12 LOGOTIPO O Logotipo é a forma particular como o nome da instituição ou produto é representado graficamente, pela simples escolha de uma fonte de texto ou desenho original de uma fonte específica.

13 EXEMPLOS DE LOGOTIPO

14 LOGOMARCA Logomarca corresponde ao desenho de um símbolo que representa a empresa, associado ao nome. Consiste na representação simbólica de uma instituição, produto ou serviço, que é constituída por um nome e por imagens ou conceitos que a distinguem.

15 EXEMPLOS DE LOGOMARCA

16 MARCA O conceito de marca é bem mais abrangente do que a sua mera representação gráfica. Marca é o nome da empresa ou do produto, a designação que define uma personalidade, um conjunto de ações de comunicação junto a públicos internos e externos.

17 GERENCIANDO MARCAS NO SETOR PÚBLICO
Dessa forma, a definição mais bem aceita atualmente é: Logotipo: é a identificação da empresa feita por letras; Símbolo: é um desenho que identifique a empresa; Logomarca: é a união do símbolo com o Logotipo.

18 GERENCIANDO MARCAS NO SETOR PÚBLICO
SÍMBOLO: é um ícone ou ilustração abstrata para representar ou lembrar a empresa. LOGOTIPO: é formado pelo NOME da empresa, escrito em extenso, de forma estilizada ou com algum design nas letras. LOGOMARCA: é a junção do SÍMBOLO com o NOME da empresa.

19 GERENCIANDO MARCAS NO SETOR PÚBLICO
No setor Público, as Marcas passam por transformações a cada quatro anos. De acordo com os objetivos e propostas políticas das administrações municipais, estaduais e federal.

20 GERENCIANDO MARCAS NO SETOR PÚBLICO
Durante as Administrações Públicas, as organizações estabelecem objetivos e programas de governo e as Marcas das instituições precisam constantemente se reposicionar na mente da população.

21 GERENCIANDO MARCAS NO SETOR PÚBLICO
“Posicionamento é aquilo que você faz na mente de um cliente potencial” ( Al Ries e Jack Trout – 1980 )

22 GERENCIANDO MARCAS NO SETOR PÚBLICO
São as empresas que posicionam o produto ou serviço na mente do consumidor, utilizando todas as formas de exposição na mídia ou em campanhas publicitárias, influenciando direta e indiretamente a percepção do cidadão.

23 GERENCIANDO MARCAS NO SETOR PÚBLICO
Novos projetos, novas equipes, novos programas são importantes para posicionar os produtos e serviços na mente dos consumidores-cidadãos.

24 GERENCIANDO MARCAS NO SETOR PÚBLICO
As organizações Públicas selecionam métodos para que estas mudanças transitórias, que ocorrem a cada 4 anos, possam ser conduzidas de maneira sistêmica e com propósitos constantes.


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