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MARKETING E SOCIEDADE: RESPONSABILIDADE SOCIAL E ÉTICA DO MARKETING

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Apresentação em tema: "MARKETING E SOCIEDADE: RESPONSABILIDADE SOCIAL E ÉTICA DO MARKETING"— Transcrição da apresentação:

1 MARKETING E SOCIEDADE: RESPONSABILIDADE SOCIAL E ÉTICA DO MARKETING
Por Prof. Ms. Adão Luiz

2 MARKETING E SOCIEDADE: RESPONSABILIDADE SOCIAL E ÉTICA DO MARKETING
CRÍTICAS SOCIAIS AO MARKETING O impacto do Marketing sobre consumidores individuais O impacto do Marketing sobre a sociedade como um todo Impacto do Marketing sobre outras empresas

3 MARKETING E SOCIEDADE: RESPONSABILIDADE SOCIAL E ÉTICA DO MARKETING
AÇÕES DA CIDADANIA E AÇÕES PÚBLICAS PARA A REGULAMENTAÇÃO DO MARKETING Defesa do Consumidor Defesa Ambiental Ações públicas para a regulamentação do marketing

4 MARKETING E SOCIEDADE: RESPONSABILIDADE SOCIAL E ÉTICA DO MARKETING
AÇÕES EMPRESARIAIS PARA O MARKETING SOCIALMENTE RESPONSÁVEL Marketing socialmente engajado Ética do marketing

5 MARKETING E SOCIEDADE: RESPONSABILIDADE SOCIAL E ÉTICA DO MARKETING
CRÍTICAS SOCIAIS AO MARKETING O impacto do Marketing sobre consumidores individuais O impacto do Marketing sobre a sociedade como um todo Impacto do Marketing sobre outras empresas

6 MARKETING E SOCIEDADE: RESPONSABILIDADE SOCIAL E ÉTICA DO MARKETING
CRÍTICAS SOCIAIS AO MARKETING O impacto do Marketing sobre consumidores individuais Preços Altos Práticas Desonestas Vendas sob Pressão Produtos de baixa qualidade ou perigosos Obsolescência planejada Serviços de Baixa qualidade para consumidores menos favorecidos

7 MARKETING E SOCIEDADE: RESPONSABILIDADE SOCIAL E ÉTICA DO MARKETING
CRÍTICAS SOCIAIS AO MARKETING O impacto do Marketing sobre consumidores individuais Preços Altos Altos custos de distribuição Altos custos de propaganda e promoção Margens excessivas Práticas Desonestas Preços enganosos Promoção enganosa

8 MARKETING E SOCIEDADE: RESPONSABILIDADE SOCIAL E ÉTICA DO MARKETING
CRÍTICAS SOCIAIS AO MARKETING O impacto do Marketing sobre consumidores individuais Vendas sob Pressão Um tipo de venda que persuade uma pessoa a comprar mercadorias que não tinha intenção de comprar. Ex.: seguros, imóveis, jóias, enciclopédias, etc. Produtos de qualidade inferior ou perigosos Produtos não tem a qualidade que deveria ter Produtos proporcionam poucos benefícios Segurança dos produtos – controle de qualidade deficiente

9 MARKETING E SOCIEDADE: RESPONSABILIDADE SOCIAL E ÉTICA DO MARKETING
CRÍTICAS SOCIAIS AO MARKETING O impacto do Marketing sobre consumidores individuais Obsolescência planejada Os fabricantes criam programas de obsolescência planejada fazendo com que seus produtos fiquem obsoletos antes de haver real necessidade de substituição. Ex.: aparelho de celular. Serviços de baixa qualidade para consumidores menos favorecidos A relação que existe entre o que comprado pela população de baixa renda em relação aos consumidores de renda média, levando em consideração a qualidade e a discriminação velada (falta investimentos em áreas menos favorecidas). Altos juros)

10 MARKETING E SOCIEDADE: RESPONSABILIDADE SOCIAL E ÉTICA DO MARKETING
CRÍTICAS SOCIAIS AO MARKETING O impacto do Marketing sobre a sociedade como um todo Falsas necessidades e excesso de materialismo Carências de bens sociais Poluição cultural Excesso de poder político

11 MARKETING E SOCIEDADE: RESPONSABILIDADE SOCIAL E ÉTICA DO MARKETING
CRÍTICAS SOCIAIS AO MARKETING O impacto do Marketing sobre a sociedade como um todo Falsas necessidades e excesso de materialismo Incitações excessivas pela posse de bens materiais – As pessoas são avaliadas pelo que tem e não pelo que são. Estimulação excessiva dos desejos das pessoas. Carência de bens sociais O meio empresarial vende em excesso bens privados a expensas de bens públicos. Ex: aumento da venda de carros relacionado a construção de rodovias. Resultado: pedágios. É preciso ter equilíbrio entre bens privados e bens públicos.

12 MARKETING E SOCIEDADE: RESPONSABILIDADE SOCIAL E ÉTICA DO MARKETING
CRÍTICAS SOCIAIS AO MARKETING O impacto do Marketing sobre a sociedade como um todo Poluição cultural Nossos sentidos são assaltados pela propaganda. São interrupções que poluem continuamente a mente das pessoas com mensagens de materialismo, sexo, poder ou status. Excesso de poder político O meio empresarial detém demasiado poder político. Este poder defende os interesses de determinados grupos ou determinadas empresas. As empresas são representadas no estado com foco em interesses próprios.

13 MARKETING E SOCIEDADE: RESPONSABILIDADE SOCIAL E ÉTICA DO MARKETING
CRÍTICAS SOCIAIS AO MARKETING Impacto do Marketing sobre outras empresas Aquisição de concorrentes Práticas de marketing que criam barreiras à entrada de outras empresas – vincular fornecedores, Práticas competitivas de marketing injustas – preços mais baixos de custo, ameaçar encerramento dos negócios com fornecedores, desencorajar a compra dos produtos do concorrente.

14 MARKETING E SOCIEDADE: RESPONSABILIDADE SOCIAL E ÉTICA DO MARKETING
Questões para discussão Página 556 Perguntas 1 e 2

15 MARKETING E SOCIEDADE: RESPONSABILIDADE SOCIAL E ÉTICA DO MARKETING
AÇÕES DA CIDADANIA E AÇÕES PÚBLICAS PARA A REGULAMENTAÇÃO DO MARKETING Defesa do Consumidor Defesa Ambiental Ações públicas para a regulamentação do marketing

16 MARKETING E SOCIEDADE: RESPONSABILIDADE SOCIAL E ÉTICA DO MARKETING
AÇÕES DA CIDADANIA E AÇÕES PÚBLICAS PARA A REGULAMENTAÇÃO DO MARKETING Defesa do Consumidor ou Movimento de Defesa do Consumidor – é um movimento organizado que congrega cidadãos e agências governamentais com a finalidade de melhorar a relação de direitos e poderes entre compradores e vendedores. Direitos dos vendedores Direitos dos compradores

17 MARKETING E SOCIEDADE: RESPONSABILIDADE SOCIAL E ÉTICA DO MARKETING
AÇÕES DA CIDADANIA E AÇÕES PÚBLICAS PARA A REGULAMENTAÇÃO DO MARKETING Direitos dos vendedores Direito de lançar qualquer produto de qualquer tamanho e estilo desde que não seja prejudicial à saúde e à segurança pessoais; caso seja, deverá incluir as necessárias advertências e controles. Direito de cobrar qualquer preço pelo produto, desde que não haja discriminação entre tipos semelhantes de compradores. Direito de gastar qualquer quantia para promover o produto, desde que isso não seja definido como concorrência desleal. Direito de usar qualquer mensagem para o produto, desde que não seja enganadora ou desonesta em seu conteúdo ou execução. Direito de usar quaisquer artifícios de incentivo às compras, desde que não sejam injustos ou enganosos.

18 MARKETING E SOCIEDADE: RESPONSABILIDADE SOCIAL E ÉTICA DO MARKETING
AÇÕES DA CIDADANIA E AÇÕES PÚBLICAS PARA A REGULAMENTAÇÃO DO MARKETING Direitos dos compradores Direito de não comprar um produto que esteja à venda. Direito de esperar que o produto seja seguro. Direito de esperar que o produto funcione como anunciado. Direitos Adicionais Direito de estar bem informado sobre aspectos importantes do produto. Direito de ser protegido contra produtos e práticas de marketing questionáveis. Direito de influenciar produtos e práticas de marketing para aprimorar a ‘qualidade de vida’.

19 MARKETING E SOCIEDADE: RESPONSABILIDADE SOCIAL E ÉTICA DO MARKETING
AÇÕES DA CIDADANIA E AÇÕES PÚBLICAS PARA A REGULAMENTAÇÃO DO MARKETING Defesa Ambiental – é um movimento organizado que congrega cidadãos, empresas e agências governamentais engajados, com a finalidade de proteger e melhorar o ambiente de vida da população. Promover a Qualidade de vida respeitando o meio ambiente Regulamentar práticas industriais e fabris que respeitem o ambiente Objetivo: defesa ambiental auto-sustentável – que é desenvolver estratégias que não somente conservem o meio ambiente, mas também produzem lucros para a empresa. – o grande desafio é criar uma economia global auto-sustentável.

20 MARKETING E SOCIEDADE: RESPONSABILIDADE SOCIAL E ÉTICA DO MARKETING
AÇÕES DA CIDADANIA E AÇÕES PÚBLICAS PARA A REGULAMENTAÇÃO DO MARKETING A matriz da defesa ambiental auto-sustentável Nova Tecnologia Ambiental O desempenho ambiental de nossos produtos esta limitado pela base tecnologicamente existente? Há potencial para realizar melhorias importantes por meio de uma nova tecnologia ? Visão de sustentabilidade Nossa visão corporativa nos direciona à solução de problemas sociais e ambientais? Nossa visão guia o desenvolvimento de novas tecnologias, mercados, produtos e processos? Prevenção da poluição Onde estão localizados os mais significativos fluxos de resíduos e de emissão de poluentes em nossas operações atuais? Podemos reduzir os custos e os riscos eliminando os resíduos na fonte ou utilizando-os como insumo útil? Administração do produto Quais são as implicações para o projeto e o desenvolvimento do produto se assumirmos a responsabilidade pela totalidade de seu ciclo de vida? É possível agregar valor ou diminuir custos reduzindo simultaneamente o impacto de nossos produtos? Amanhã Hoje Interno Externo

21 MARKETING E SOCIEDADE: RESPONSABILIDADE SOCIAL E ÉTICA DO MARKETING
AÇÕES DA CIDADANIA E AÇÕES PÚBLICAS PARA A REGULAMENTAÇÃO DO MARKETING Ações públicas para a regulamentação do marketing - Os projetos de leis formulados pela preocupação dos cidadãos com as práticas de marketing devem ser levados aos gestores com uma linguagem que eles entendam quando tomam decisões sobre relacionamentos, produtos, preços, promoções e canais de distribuição competitivos.

22 MARKETING E SOCIEDADE: RESPONSABILIDADE SOCIAL E ÉTICA DO MARKETING
AÇÕES DA CIDADANIA E AÇÕES PÚBLICAS PARA A REGULAMENTAÇÃO DO MARKETING Ações públicas para a regulamentação do marketing Áreas importantes de decisão de marketing que podem ser questionadas pela legislação Decisões de venda Suborno? R Roubo de segredos industriais? Menosprezo ao cliente? Ignorar os direitos do consumidor? Discriminação injusta?

23 MARKETING E SOCIEDADE: RESPONSABILIDADE SOCIAL E ÉTICA DO MARKETING
AÇÕES DA CIDADANIA E AÇÕES PÚBLICAS PARA A REGULAMENTAÇÃO DO MARKETING Ações públicas para a regulamentação do marketing Áreas importantes de decisão de marketing que podem ser questionadas pela legislação Decisões de Propaganda Propaganda Falsa? Propaganda Enganosa? Propaganda de Isca? Concessões promocionais e serviços?

24 MARKETING E SOCIEDADE: RESPONSABILIDADE SOCIAL E ÉTICA DO MARKETING
AÇÕES DA CIDADANIA E AÇÕES PÚBLICAS PARA A REGULAMENTAÇÃO DO MARKETING Ações públicas para a regulamentação do marketing Áreas importantes de decisão de marketing que podem ser questionadas pela legislação Decisões de Canal Negociações exclusivas? Concessão de distribuição territorial exclusiva? Acordos vinculantes? Direitos do revendedor?

25 MARKETING E SOCIEDADE: RESPONSABILIDADE SOCIAL E ÉTICA DO MARKETING
AÇÕES DA CIDADANIA E AÇÕES PÚBLICAS PARA A REGULAMENTAÇÃO DO MARKETING Ações públicas para a regulamentação do marketing Áreas importantes de decisão de marketing que podem ser questionadas pela legislação Decisões de relacionamentos competitivos Aquisição anticoncorrência? Barreiras à entrada? Concorrência predatória?

26 MARKETING E SOCIEDADE: RESPONSABILIDADE SOCIAL E ÉTICA DO MARKETING
AÇÕES DA CIDADANIA E AÇÕES PÚBLICAS PARA A REGULAMENTAÇÃO DO MARKETING Ações públicas para a regulamentação do marketing Áreas importantes de decisão de marketing que podem ser questionadas pela legislação Decisões de Produto Acréscimo e retirada de produtos? Proteção de patente? Qualidade e segurança do produto? Garantia do produto?

27 MARKETING E SOCIEDADE: RESPONSABILIDADE SOCIAL E ÉTICA DO MARKETING
AÇÕES DA CIDADANIA E AÇÕES PÚBLICAS PARA A REGULAMENTAÇÃO DO MARKETING Ações públicas para a regulamentação do marketing Áreas importantes de decisão de marketing que podem ser questionadas pela legislação Decisões de Embalagem Embalagem e rotulagem honestas? Custo excessivo? Recursos escassos? Poluição?

28 MARKETING E SOCIEDADE: RESPONSABILIDADE SOCIAL E ÉTICA DO MARKETING
AÇÕES DA CIDADANIA E AÇÕES PÚBLICAS PARA A REGULAMENTAÇÃO DO MARKETING Ações públicas para a regulamentação do marketing Áreas importantes de decisão de marketing que podem ser questionadas pela legislação Decisões de Preço Determinação conjunta de preços (em cartel)? Determinação de preços predatórios? Determinação de preços discriminatórios? Determinação de preço mínimo? Aumento de preços? Determinação de preços enganosos ?

29 MARKETING E SOCIEDADE: RESPONSABILIDADE SOCIAL E ÉTICA DO MARKETING
AÇÕES EMPRESARIAIS PARA O MARKETING SOCIALMENTE RESPONSÁVEL Marketing socialmente engajado Ética do marketing

30 MARKETING E SOCIEDADE: RESPONSABILIDADE SOCIAL E ÉTICA DO MARKETING
AÇÕES EMPRESARIAIS PARA O MARKETING SOCIALMENTE RESPONSÁVEL Marketing socialmente engajado: Determina que o marketing de uma empresa deve dar apoio ao melhor desempenho do sistema de marketing no longo prazo. Marketing orientado a consumidor Marketing Inovador Marketing de valor Marketing com visão social Marketing de responsabilidade social

31 MARKETING E SOCIEDADE: RESPONSABILIDADE SOCIAL E ÉTICA DO MARKETING
AÇÕES EMPRESARIAIS PARA O MARKETING SOCIALMENTE RESPONSÁVEL Marketing socialmente engajado: Determina que o marketing de uma empresa deve dar apoio ao melhor desempenho do sistema de marketing no longo prazo. Marketing orientado a consumidor: A empresa deve ver e organizar suas atividades de marketing do ponto de vista do consumidor. Deve empenhar-se em perceber, atender e satisfazer às necessidades de um grupo definido de consumidores.

32 MARKETING E SOCIEDADE: RESPONSABILIDADE SOCIAL E ÉTICA DO MARKETING
AÇÕES EMPRESARIAIS PARA O MARKETING SOCIALMENTE RESPONSÁVEL Marketing socialmente engajado: Determina que o marketing de uma empresa deve dar apoio ao melhor desempenho do sistema de marketing no longo prazo. Marketing Inovador: A empresa deve buscar continuamente melhorias reais de produto e marketing. Marketing de Valor: A empresa deve aplicar a maior parte de seus recursos em investimentos de marketing de construção de valor. Tudo isso por o marketing socialmente engajado exige desenvolvimento da fidelidade dos consumidores no longo prazo pelo aprimoramento contínuo.

33 MARKETING E SOCIEDADE: RESPONSABILIDADE SOCIAL E ÉTICA DO MARKETING
AÇÕES EMPRESARIAIS PARA O MARKETING SOCIALMENTE RESPONSÁVEL Marketing socialmente engajado: Determina que o marketing de uma empresa deve dar apoio ao melhor desempenho do sistema de marketing no longo prazo. Marketing com visão social: A empresa deve definir sua missão em termos sociais amplos, e não em termos limitados de produto. Quando uma empresa define uma missão social, os funcionários sentem-se melhor no trabalho e têm um sentido mais claro na direção.

34 MARKETING E SOCIEDADE: RESPONSABILIDADE SOCIAL E ÉTICA DO MARKETING
AÇÕES EMPRESARIAIS PARA O MARKETING SOCIALMENTE RESPONSÁVEL Marketing socialmente engajado: Determina que o marketing de uma empresa deve dar apoio ao melhor desempenho do sistema de marketing no longo prazo. Marketing de responsabilidade social: A empresa deve tomar decisões de marketing levando em consideração as necessidades e os interesses dos consumidores, os requisitos da empresa e os interesses da sociedade no longo prazo. O intuito é projetar produtos que não sejam apenas agradáveis, mas também benéficos. Os produtos podem ser classificados conforme o grau de satisfação imediata ou no longo prazo que oferecem ao consumidor.

35 MARKETING E SOCIEDADE: RESPONSABILIDADE SOCIAL E ÉTICA DO MARKETING
AÇÕES EMPRESARIAIS PARA O MARKETING SOCIALMENTE RESPONSÁVEL Classificação dos produtos Satisfação imediata Baixa Alta Produtos benéficos Produtos desejáveis Produtos inadequados Produtos de apelo imediato Benefícios para o consumidor no longo prazo Alta Baixa

36 MARKETING E SOCIEDADE: RESPONSABILIDADE SOCIAL E ÉTICA DO MARKETING
AÇÕES EMPRESARIAIS PARA O MARKETING SOCIALMENTE RESPONSÁVEL Ética do marketing: As empresas precisam desenvolver políticas corporativas de ética de marketing com uma consciência social e diretrizes morais. Todo o gestor de marketing deve desenvolver padrões baseados em sua integridade pessoal, na consciência corporativa e no bem-estar do consumidor no longo prazo.


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