A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Manutenção de Máquinas e Equipamentos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Manutenção de Máquinas e Equipamentos"— Transcrição da apresentação:

1 Manutenção de Máquinas e Equipamentos
Apresentação da Disciplina

2 Ementa Introdução a Manutenção: Evolução Histórica; Organização da manutenção; Métodos de manutenção: corretiva, preventiva, preditiva, detectiva, TPM; Indicadores de desempenho; Métodos de diagnósticos de máquinas; Planejamento da manutenção; Suprimentos da Manutenção; NBR ISO 9000, NBR ISO e a Manutenção de Maquinas e Equipamentos.

3 Bibliografia GAITHER, Norman; FRAZIER, Greg. Administração da produção e operações. 8ª. ed. São Paulo: Thomson, 2002. MOREIRA, Daniel A. Administração da produção e operações. 1ª. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. SLACK, Nigel . et al. Administração da produção. 1ª. ed. São Paulo: Atlas, 1999. VIANA, H. R. G. Planejamento e controle da manutenção. Rio de Janeiro: Qualitymark, TAKAHASHI, Y. OSADA T. TPM/MTP: Manutenção produtiva total. São Paulo: IMAN, KARDEC, A. Gestão estratégica e confiabilidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2007. MIRSHAWKA, V. TPM a moda brasileira. São Paulo: Makron Books, 2000

4 Programa das Aulas e Seminários
Conteúdo Fevereiro: 1° semana – Apresentação da Disciplina, referencias bibliografias, datas de provas e seminários, Apresentação de conceitos da gestão da Manutenção 2° semana – Evolução do setor com o desenvolvimento da tecnologia industrial. Conteúdo Março: 1° semana –Tipos de Manutenção: Corretiva, Preventiva e Preditiva e Detectiva 2°semana – Conceitos e Técnicas utilizadas no Programa TPM. 3° semana- Indicadores de Manutenção: Importancia dos Indicadores de desempenho. Indicadores MTTF, MTTR, MTBF, entre outros 4°semana- Confiabilidade: Conceitos e medidas da Fiabilidade Conteúdo Abril: 1°semana – Medidas da Fiabilidade 2°semana – Exercicios 3°semana- Lubrificação; Análise de lubrificantes por meio a técnica ferrográfica e termografia ; 4°semana- Prova Conteúdo Maio: 1°semana- seminário:- 1° grupo custos da manutenção, controle de paradas, 2° Grupo: vantagens e desvantagens da terceirização; 2°semana- seminário- 1° grupo Lista de tarefas, diagramas de operações, apuração dos tempos ; 2°grupo: Nivel de Automação utilizado hoje em dia no setor de manutenção; 3°semana – seminário-1°grupo : determinação da capacidade da manutenção, apuração de prazos orientada pela capacidade, 2° grupo: coordenação de materiais, coordenação da execução, documentos de trabalho da produção, cadastro geral de equipamentos, eficiência; 4°semana – seminário- Suprimentos da Manutenção: estoques, custos da substituição, análise de sobressalentes, cuidados na armazenagem dos sobressalentes para manutenção; Conteúdo Junho : 1°semana – seminário- Qualidade: sistema da qualidade, normas NBR ISO 9000, normas NBR ISO 14000, impacto no meio ambiente, gerenciamento de resíduos, prevenção e controle da poluição, legislação ambiental.

5 Composição das notas P1- 100% da nota Seminários- 60% da 2°nota
T2- 40% da 2°nota

6 Introdução à Manutenção
Não basta uma empresa ter máquinas modernas, planos de expansão, mercado cativo, tecnologia de ponta, produtos de qualidade, preços competitivos, ótimos funcionários, programas de qualidade, se ela não contar com um excelente programa de manutenção mecânica.

7 Introdução à Manutenção
A manutenção mecânica é a alma dos setores produtivos empresariais. De fato sem a manutenção mecânica das maquinas e equipamentos não será possível: Cumprir cronogramas de fabricação Obter produtos de qualidade Diminuir os custos de produção Aumentar a competitividade Manter a fidelidade dos clientes Conquistar novos clientes Reduzir as perdas de materiais e energia Competir em igualdade de condições no mercado interno e externo

8 Introdução à Manutenção
A manutenção é utilizada em todos os tipos de empresas para evitar possíveis falhas e quebras em maquinas e instalações, entre outros. Ela é importante para dar confiabilidade aos equipamentos, melhorar a qualidade e ate para diminuir desperdícios. Há vários tipos de manutenção que podem ser empregados como a corretiva e a preventiva, por exemplo. O importante é ter em mente que a máquina não vai funcionar para sempre. E que a escolha de quando isto vai acontecer pode ser decisão da empresa.

9 O que a Gestão da Manutenção pode proporcionar
Aumenta a confiabilidade; Melhora a qualidade; Diminui os custos; Aumenta a vida útil; Melhora a segurança.

10 Manutenção Definição Conjunto de processos utilizados com a finalidade de obter dos equipamentos condições que resultem na produtividade máxima lucrando com o “aumento” de sua vida útil.

11 Conceito ultrapassado da Manutenção
Planejamento e Administração dos recursos para a adequação à carga de trabalho esperada.

12 Nova conceituação da Manutenção
Gerência e solução dos problemas na produção, de modo que a empresa seja competitiva no mercado e deve estar integrada às demais atividades, que fornecem soluções buscando maximizar os resultados.

13 EVOLUÇÃO DA MANUTENÇÃO
Está diretamente ligada à evolução industrial.

14 EVOLUÇÃO DA MANUTENÇÃO
Com a produção em massa e a Segunda Guerra Mundial, a manutenção começou a se tornar uma função importante dentro das empresas.

15 GESTÃO DA MANUTENÇÃO Segunda Guerra Mundial
Aumento da demanda por produtos e equipamentos militares. Diminuição da mão-de-obra disponível. Aumento da mecanização. Equipamentos mais complexos (automatização). Maiores impactos das falhas na produção. Necessidade de prevenção. Aumento dos custos de manutenção e necessidade de planejamento e controle da Manutenção.

16 Como você definiria um Departamento de Manutenção Eficiente?
Quando setor da Manutenção é eficiente? Quando realiza grande numero de atendimentos? Quando gera baixos custos? Quando folha de pagamento da área é baixa? Estoque de reposição de material é baixo? Tempo baixo de parada de produção? Quando prevê? Como você definiria um Departamento de Manutenção Eficiente?

17 Manutenção e Custos Totais

18 Manutenção e Custos Totais
O gráfico mostra que existe um compromisso entre: o nível de manutenção, a disponibilidade operacional, e os custos. Desse modo pode-se estabelecer um nível ótimo de intervenção que varia para cada tipo de instalação ou equipamento.

19 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA MANUTENÇÃO

20 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA MANUTENÇÃO
De um modo geral, o gerente da manutenção se reporta diretamente à gerência industrial,superintendência ou diretoria da planta, ou seja, está ligado ao primeiro escalão gerencial.

21 Estruturação da Manutenção
Centralizada (estrutura organizacional com responsável e equipe de trabalho atendendo a todas as áreas) Descentralizada (estrutura organizacional com responsáveis e equipes de trabalho para cada área) Mista (coexistência dos dois tipos de organização acima)   

22 Atribuições da Manutenção
Atribuições do setor de Manutenção

23 Atribuições da Manutenção
Com esta nova visão do setor, então o que lhe cabe fazer agora que antes não fazia parte de suas obrigações e suas preocupações???

24 Atribuições da Manutenção
Técnica Conhecimento Técnico Relacionamento Interpessoal Institucional Gestão Gerenciamento Atribuições da Manutenção

25 Atribuições da Manutenção
GESTÃO – gerenciamento global da área.

26 Atribuições da Manutenção
TÉCNICA – capacidade de resolver os problemas dos ativos. Conhecimento Técnico: específicos para realizar as manutenções sejam mecânicas e elétricas no nível de tecnologia empregada na empresa. Engenharia de Manutenção: determinação de melhores recursos; capacidade para trabalhar juntamente com Engenharia de Produto, Qualidade, Processo; definir e elaborar procedimentos;

27 Atribuições da Manutenção
RELACIONAMENTO – pode ser dividido em: relacionamento interpessoal trata das relações entre as pessoas da organização, relacionamento institucional - que trata da relação entre os departamentos que compõem a estrutura organizacional da empresa. Define a melhor forma de atender os diversos departamentos e os conhecimentos necessários para determinada área.

28 Exercício Analise as atribuições da manutenção de sua empresa e procure listar algumas das características (falhas ou não) no seu cumprimento RELACIONAMENTO: TÉCNICA: GESTÃO:

29 PARA QUEM ACABOU O EXERCICIO, ATÉ A PRÓXIMA AULA!!!


Carregar ppt "Manutenção de Máquinas e Equipamentos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google