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Teoria geral da administração

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Apresentação em tema: "Teoria geral da administração"— Transcrição da apresentação:

1 Teoria geral da administração
Aula 13: MÉTODO SWOT Prof. Diovani Milhorim

2 Strengths, Weakness, Opportunities, Threats
Método SWOT Strengths, Weakness, Opportunities, Threats Método FOFA Forças, Oportunidades, Fraquezas, Ameaças Uma das ferramentas utilizadas pelas organizações para elaborar o planejamento de ações estratégicas é o método denominado SWOT (Strengths, Weakness, Opportunities, Threats), ou como é conhecido na língua portuguesa FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). Esse método propicia à organização realizar uma análise dela mesma e de seu entorno, é uma maneira de conhecer a condição de partida antes de definir as estratégias de ação para o curto, médio e longo prazo. O método SWOT analisa as forças internas em relação às oportunidades externas, bem como as fraquezas internas em relação às ameaças externas à organização, ou seja, analisa as condições de partida frente às tendências e cenários futuros. Esse método permite aos gestores obterem um diagnóstico mais preciso da realidade organizacional e das perspectivas do ambiente externo, visto que propicia a contextualização da organização em nível micro e macro, local e não local.

3 Strengths, Weakness, Opportunities, Threats
Método SWOT Strengths, Weakness, Opportunities, Threats O método SWOT estabelece uma conexão entre a missão, a visão e as ações estratégicas necessárias para o desenvolvimento da organização. Nesse sentido, são estabelecidos objetivos e metas que deverão ser desenvolvidos em um determinado tempo.

4 Strengths, Weakness, Opportunities, Threats
Método SWOT Strengths, Weakness, Opportunities, Threats Pontos Fortes Avaliação Interna Pontos Fracos SWOT Oportuni-dades Avaliação Externa Ameaças

5 Strengths, Weakness, Opportunities, Threats
Método SWOT Strengths, Weakness, Opportunities, Threats A Matriz SWOT representa de que forma a análise do macroambiente deve ser realizada, considerando-se o ambiente organizacional de forma ampla, isto é, o ambiente interno e externo. Essa estrutura de análise é muito importante para se obter informações úteis, visando à definição das estratégias de ação de curto, médio e longo prazo. Embora esse método de análise seja muito importante, ele não trará informações relevantes, se não for aplicado em cada um dos ambientes que compõe o ambiente organizacional, ou seja, é importante que se faça a verticalização do método.

6 Strengths, Weakness, Opportunities, Threats
Método SWOT Strengths, Weakness, Opportunities, Threats Dentre os aspectos que devem ser levados em consideração para a análise do ambiente interno, destacam-se os seguintes: Aspectos organizacionais: estrutura da organização; políticas, procedimentos e regras; rede de comunicação; recursos e infra-estrutura; etc. Aspectos relacionados ao pessoal: redes de relacionamento; programas de treinamento; sistema de avaliação de desempenho; sistema de incentivos; condições de trabalho; etc. Apesar das diferenças que permitem segmentar os ambientes interno e externo de forma separada visando à análise, a interrelação existe e, muitas vezes, são complementares, as oportunidades e as ameaças surgem das forças e fraquezas organizacionais (LUPETTI, 2007, p.42).

7 Strengths, Weakness, Opportunities, Threats
Método SWOT Strengths, Weakness, Opportunities, Threats Definições É um método para conhecer o presente e melhor planejar o futuro; É um método para analisar a organização e seu entorno; É um método para contextualizar em nível local, regional, nacional e internacional a condição da organização; É um método para conhecer a condição de partida antes de definir as estratégias de ação.

8 Strengths, Weakness, Opportunities, Threats Características Essenciais
Método SWOT Strengths, Weakness, Opportunities, Threats Características Essenciais Forças/Pontos Fortes: Competências, infra-estrutura, recursos, posição alcançada, vantagem organizacional; Fraquezas/Pontos Fracos: Aspectos que limitam ou reduzem a capacidade de desenvolvimento da organização; Oportunidades: Aspectos externos que podem oferecer de algum modo uma vantagem para a organização; Ameaças: Aspectos externos que podem impedir ou limitar a implantação de uma estratégia de ação.

9 Strengths, Weakness, Opportunities, Threats
Método SWOT Strengths, Weakness, Opportunities, Threats Avaliação externa Avaliação interna Ameaças e oportunidades do ambiente Forças e fraquezas da organização Fatores críticos de sucesso Competências Formulação do(s) Plano(s) Responsa- bilidade social Organiza- Valores cionais Escolha da(s) Estratégia(s) de Ação Implantação do(s) Plano(s) Fonte Adaptada: Chiavenato; Sapiro – 2003

10 Strengths, Weakness, Opportunities, Threats
Método SWOT Strengths, Weakness, Opportunities, Threats Etapas/Fases Realizar um brainstorm para elaborar uma lista das forças e fraquezas; Realizar um brainstorm para elaborar uma lista das oportunidades e ameaças e priorizá-las; Criar uma matriz síntese selecionando forças a consolidar, fraquezas a superar, oportunidades a aproveitar e ameaças a evitar; Propor estratégias de ação.

11 Strengths, Weakness, Opportunities, Threats
Método SWOT Strengths, Weakness, Opportunities, Threats Matriz SWOT Relacionar todos os problemas importantes referentes a uma questão a ser planejada; Listar os problemas em ordem lógica; Identificar o(s) problema(s) central(is); Identificar as causas do(s) problema(s) central(is); Organizar as causas em principais e correlatas; Refletir sobre os efeitos causados pelo(s) problema(s) central(is); Organizar os efeitos em níveis de impacto; Construir um diagrama em forma de árvore, situando o(s) problema(s) com suas relações de causa-efeito; Examinar a árvore de problemas, verificando se as relações de causa-efeito estão corretas e se não houve omissões importantes.

12 Strengths, Weakness, Opportunities, Threats
Método SWOT Strengths, Weakness, Opportunities, Threats Matriz SWOT Pontos Fortes/ Forças Oportunidades Fatores Internos Matriz SWOT Fatores Externos Pontos Fracos/ Fraquezas Ameaças Fatores Oportunidades Ameaças Pontos Fortes A A1 B B1 Pontos Fracos C C1 D D1

13 Strengths, Weakness, Opportunities, Threats
Método SWOT Strengths, Weakness, Opportunities, Threats Regras Básicas Diferenciar muito bem os fatores internos dos externos; Ser realista ao identificar as forças/pontos fortes e as fraquezas/pontos fracos da organização; Distinguir muito bem a posição de partida (hoje) e onde se quer chegar (futuro); Ser o mais concreto e específico possível.

14 Método SWOT Análise Interna Pontos Fortes Pontos Fracos
Tirar o máximo proveito dos pontos fortes, de forma a aproveitar ao máximo as oportunidades detectadas Desenvolver estratégias que minimizem os efeitos negativos dos pontos fracos Oportunidades Análise Externa Tirar o máximo proveito dos pontos fortes para minimizar os efeitos das ameaças detectadas As estratégias a desenvolver devem minimizar ou ultrapassar os pontos fracos e, se possível, fazer frente às ameaças Ameaças

15 REFERÊNCIAS ACKOFF, R. L. A empresa democrática. Lisboa: DIFEL, 1996.
CHIAVENATO, I. Administração: teoria, processo e prática. 2.ed. São Paulo, Makron Books, p. CHIAVENATO, I.; SAPIRO, A. Planejamento estratégico: fundamentos e aplicações. Rio de Janeiro: Elsevier, p. DRUCKER, P. Introdução à Administração. São Paulo: Pioneira, p FARIA, J. C. Administração: introdução ao estudo. 3.ed. São Paulo: Thomson/Pioneira, p. FERREIRA, A. B. de H. Novo dicionário Aurélio. 3.ed. Rio de Janeiro: Positivo, p. LUPETTI, M. Gestão estratégica da comunicação mercadológica. São Paulo: Thomson, 2007. MEGGINSON, L. C., MOSLEY, D. C., PIETRI JR., P. H. Administração: conceitos e aplicações. 4.ed. São Paulo: Harbra, p. MORATO MURILLO, A.; FERNÀNDEZ GÜELL, J. M. Metodologias de prospectiva tecnológica industrial. Curitiba: UNINDUS/OPTI, 2004. NEWMAN, W. H. Ação administrativa as técnicas de organização e gerência. 4.ed. São Paulo: Atlas, p. SEJA amigo da mudança: quebrando e mudando paradigmas. Produção de Marco Aurélio F. Vianna. São Paulo: Commit, s.d. 1 fita de vídeo (32 min), VHS, son., color. STEINER, G. A. Strategic planning: what every manager must know. New York: Free Press, 1997. WEBSTER'S third new international dictionary. 3.ed. Springfield, Merriam-Webster, p. CD-ROM


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