A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

E. M. E. B. OSVALDO LUDOVICO FUCKNER

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "E. M. E. B. OSVALDO LUDOVICO FUCKNER"— Transcrição da apresentação:

1 E. M. E. B. OSVALDO LUDOVICO FUCKNER
SUPERVISOR: ALFRED NAGEL NETO ACADÊMICAS BOLSISTAS: NICOLE SUAVI MENDES E SUZANA BARON CURSO: PEDAGOGIA COORDENADOR DE ÁREA : CLARICE PIRES

2 Sumário INTRODUÇÃO OBJETIVOS CRONOGRAMA CONVERSA COM OS PROFESSORES METODOLOGIA REFLEXÕES E ANÁLISES

3 SUPERVISOR/ ORIENTADOR: Alfred Nagel Neto
Nicole Suavi Mendes; Suzana Baron PIBID: Portfólio Grupo E. M. E. B. Osvaldo Ludovico Fuckner Agosto de 2014 Portfólio final da etapa de planejamento e formação sobre a temática definida: Diversidade Cultural. Realizada durante o mês de agosto, na Escola Osvaldo Ludovico Fuckner e na UNIFEBE. SUPERVISOR/ ORIENTADOR: Alfred Nagel Neto

4 Introdução Após a observação realizada na escola E.M.E.B. Osvaldo Ludovico Fuckner, identificamos a necessidade de estar propondo um projeto voltado para a Diversidade Cultural. Durante o mês de agosto, buscamos ampliar o nosso projeto pesquisando e realizando o planejamento a ser aplicado para o mês de setembro. Estivemos reunidas também para a construção do Projeto de Intervenção (P.I).

5 Objetivos Ampliar o conhecimento voltado para a Diversidade Cultural;
Estruturar as atividades a serem realizadas sobre o tema; Construir o Projeto de Intervenção (P.I).

6 Cronograma DATA LOCAL AÇÕES 01-08-2014 e 08-08-2014 E. M.E.B.O.L. F
Planejamento das atividades a serem trabalhadas e Construção do P.I. e e Elaboração e discussão do portfólio.

7 Conversa sobre o projeto com os professores da E. M.E.B.O.L. F.
Neste dia, foi apresentado o projeto para os professores das séries iniciais em que será trabalhado o tema Diversidade Cultural.

8

9 METODOLOGIA Durante o mês de agosto o grupo definiu um roteiro de ações para o mês de setembro, e decidiu que o projeto será aplicado com as turmas do 2º e 3º ano do matutino. Será trabalhado com os alunos a história da “Menina bonita do laço de fita”, estabelecendo um diálogo: Como será o titulo desse livro? O que ele quer dizer? A cor da pele da menina? Do coelho? O cabelo da menina? Falar sobre diversidade de opiniões. Após o diálogo e a contação da história, realizar-se-á um trabalho de interpretação com os alunos.

10 Em seguida trabalharemos com a atividade “Minha Identidade”, na qual as criança irão preencher seus dados em uma folha (a cor dos olhos, do cabelo, etc.) e após essa dinâmica as atividades irão ser colocadas em um varal expostas na escola. Trabalharemos também as diversidades de etnias e culturas através da atividade “Mapa do Brasil”. Levaremos para a escola, em papel pardo, um mapa do Brasil e com o auxílio de revistas, jornais e livros, as crianças irão identificar as diversas diferenças existentes na comunidade em que vivem.

11 Reflexão e análise Iniciamos as atividades desse mês buscando ampliar o nosso conhecimento referente ao tema. Estivemos em constante diálogo para estruturar o planejamento, a fim de estabelecer o roteiro de ação para o mês seguinte. A conversa com os professores foi de suma importância, pois assim conhecemos um pouco mais os professores que lecionam na escola e até mesmo os alunos.


Carregar ppt "E. M. E. B. OSVALDO LUDOVICO FUCKNER"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google