A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uma análise metodológica sob a ótica vigotskiana da consciência Autor: Antonio Gregory Rocha Carvalho Co-autoras: Sinara Monique Guimarães Mendonça Karlinne.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uma análise metodológica sob a ótica vigotskiana da consciência Autor: Antonio Gregory Rocha Carvalho Co-autoras: Sinara Monique Guimarães Mendonça Karlinne."— Transcrição da apresentação:

1 Uma análise metodológica sob a ótica vigotskiana da consciência Autor: Antonio Gregory Rocha Carvalho Co-autoras: Sinara Monique Guimarães Mendonça Karlinne de Oliveira Souza Naiane Gomes Andrade Verônica Siqueira Araújo Natália Isis Leite Soares Orientadora: Maria de Fátima de Sena e Silva

2 1. Introdução Porque conscientização e não consciência? Conscientização é um aspecto do tema consciência e um objetivo central do Projeto; Metodologia: Pesquisa de análise teórico- metodológica Através da revisão dos métodos de trabalho do Projeto sob da perspectiva teórica de Vigotski.

3 2. Projeto Saúde, Trabalho e Cidadania Depto. de Psicologia - UFC NUTRANUCESD Projeto Kara a Kara

4 Uma estratégia “de prevenção e promoção da saúde, voltada para prevenir e minimizar o uso e abuso das substâncias psicoativas” (SENA E SILVA, 2007, p. 2) Educação sobre drogas... E também sobre identidade, sexualidade e trabalho e cidadania. Público-alvo: alunos da rede municipal de educação de Fortaleza.

5 2.1 Dos métodos Educação sobre drogas? A ferramenta principal é a discussão Através de Oficinas de Desenvolvimento e Crescimento Pessoal Pequenos grupos formados voluntariamente; Uso de dinâmicas, recursos audiovisuais e técnicas que auxiliam a aproximação dos participantes com os temas em foco: 1) abordagens psicossociais sobre o sujeito; 2) as substâncias psicoativas; 3)sexualidade humana e 4)trabalho, organização social e cidadania. (SENA E SILVA, 2007).

6 3. Consciência Por que a perspectiva de Vigotski? Sua influência na Psicologia Sócio-histórica brasileira, segundo Toassa (2007) e Rey (2007); Uma abordagem base de fundamentação do Projeto.

7 A consciência em dois momentos na obra de Vigotski: 1) 1924: A Psicologia como ciência dos reflexos condicionados (a influência de Kornilov, Bekhterev e Pavlov); Consciência como “sistema de mecanismos transmissores de uns reflexos para outros...” (VIGOTSKY, 2004, p. 71)

8 A importância da linguagem: a palavra como reflexo reversível “No sentido amplo da palavra é na linguagem que se encontra precisamente a fonte do comportamento social e da consciência.” (VIGOTSKY, 2004, p. 81) Conceituação ainda problemática: psiquismo explicado ainda ao nível da sensação e da estimulação sem avançar muito quanto ao associacionismo tradicional. (TOASSA, 2006). CONSCIÊNCIAPALAVRA escutada excitante reflexo falada

9 2) 1928-1934: O enfoque histórico-cultural Importância da ontogênese, sociogênese e linguagem nos processos psicológicos; Postura monista, materialista e dialética de Vigotski; Consciência como processo e produto; Ato volitivo e tomada de consciência:

10 Ato volitivo: Momento de decisão: o sistema de ação consciente “sopesa os motivos de decisão, utilizando os signos para representá-los e analisá-los.” (TOASSA, 2006, p. 69). Tomada de consciência: É a tomada de consciência “com respeito ao meio, ao próprio eu e às vivências subjetivas, realizada por um complexo mecanismo psicológico”. Não se trata de simples percepção, mas de “uma relação de compreensão ou conhecimento, ativa com respeito ao meio social”. E, por isso, “demanda [...] uma consonância entre os fatos internos e externos ao sujeito e sua representação, ainda que inconclusa e imperfeita na palavra”. (TOASSA, 2006, p. 69).

11 4 Análise e Conclusões A atitude ativa/participativa ante o Projeto: Grupos formados voluntariamente; A valorização da fala e da experiência individual; Questões-chave e discussão; Reflexão: A função do estagiário de psicologia; Consciência crítica

12 5 Referências MOLON, S. I. Subjetividade e constituição do sujeito em Vygotsky.. In: III conferência de Pesquisa sócio-cultural: novas condições de produção do conhecimento: globalização e práticas sociais, 2000, Campinas. III Conferência de Pesquisa sócio- cultural. Campinas: Unicamp, 2000. v. 1. p. 1-19. Disponível em Acesso em 15/07/2009. SENA E SILVA, M. F. de. Projeto “Saúde, Trabalho e Cidadania”. Cadastro de Programa e Projeto – UFC. Fortaleza, 2007. (No prelo). TOASSA, Gisele. Conceito de consciência em Vigotski. Psicol. USP. [online]. jun. 2006, vol.17, no.2, p.59-83. Disponível em:. ISSN 1678-5177. Acesso em 14/08/2009. VAN DER VEER, René e VALSINER, Jaan. Vygotsky: uma síntese. São Paulo: Loyola. 2001. VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001. ______________. Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 2004.


Carregar ppt "Uma análise metodológica sob a ótica vigotskiana da consciência Autor: Antonio Gregory Rocha Carvalho Co-autoras: Sinara Monique Guimarães Mendonça Karlinne."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google