A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Análise Crítica do Discurso

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Análise Crítica do Discurso"— Transcrição da apresentação:

1 Análise Crítica do Discurso
Professora Sabine Mendes, Ms. 2/2011 Análise Crítica do Discurso

2 Análise Crítica do Discurso
Análise Crítica do Discurso, como pode ser lido em Fairclough (1992) surgiu como uma concretização do desejo de um grupo específico de lingüistas de criação de um método para analisar a linguagem que aliasse as teorias lingüísticas, sociológicas e políticas, a seu ver a única maneira adequada de tratar a linguagem, que é um objeto essencialmente dinâmico. Esta abordagem do discurso e da linguagem que alia conceitos e métodos oriundos da Lingüística e das Ciências Sociais de forma satisfatória pode ser considerada inovadora. Chouliaraki & Fairclough (1999:16) chegam a caracterizar a ACD como "síntese mutante de outras teorias“ (Martins, 2005, resenha).

3 Discurso como prática social
Modo de ação historicamente situado – constituído socialmente e constitutivo de identidades sociais. “O discurso é moldado pela estrutura social, mas é também constitutivo da estrutura social”. Diferencial: foco também nas mudanças discursiva e social, e não apenas nos mecanismos de reprodução. Prática social e texto – mediados pela prática discursiva.

4 Martins (2005) (...) ficam evidentes as muitas semelhanças de percepção e concepção entre os três teóricos, sobretudo no que concerne à concepção do discurso como situado no entrecruzamento entre o lingüístico e o social, como mediador entre o estritamente lingüístico e o estritamente social e ao mesmo tempo, constituinte dessas dimensões. Segundo as autoras, as diferenças fundamentais entre as teorias em foco são de recortes teóricos e esquemas metodológicos, além da concepção de sujeito, a quem Fairclough, ao contrário de Pêcheaux e de Chareaudeau, atribui uma possibilidade transformadora, dinâmica, de mudança social.

5 Discurso como prática social

6 Discurso como prática social

7 Modernidade tardia (Giddens, 1991)
Separação de tempo e espaço; mecanismos de desencaixe e reflexividade institucional.


Carregar ppt "Análise Crítica do Discurso"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google