A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TGA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TGA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 TGA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Das origens às Perspectivas Contemporâneas Prof.Dr. Rui Otávio Bernardes de Andrade Prof. Dr. Nério Amboni

2 Abordagem Comportamentalista
Capítulo 10: Abordagem Comportamentalista

3 Surgimento da Escola Comportamentalista
A Escola Comportamentalista ou Behaviorista da Administração preocupa-se com as ciências do comportamento.

4 Surgimento da Escola Comportamentalista
Os grandes expoentes da Escola Comportamentalista Abraham Maslow Frederick Herzberg Douglas McGregor Rensis Likert Herbert A. Simon

5 Forças Propulsoras para o Surgimento da Escola Comportamentalista
Por que surgiu?

6 Oposição às escolas anteriores
Oposição às escolas anteriores. Preocupa-se com o fator humano na óptica da organização formal. Os comportamentalistas não aceitam a visão romântica dos estudiosos da Escola de Relações Humanas. A escola é mais crítica no que se refere ao “modelo de máquina” adotado pela burocrática para representar a organização. A publicação do livro O comportamento administrativo de Hebert Simon.

7 Motivação A motivação pode ser descrita como o direcionamento e a persistência da ação. Esta ação evidencia comportamentos e atitudes positivas ou negativas em relação aos objetivos pretendidos.

8 Características básicas que servem de parâmetros para a definição de motivação
A motivação é definida como um fenômeno individual. A motivação é descrita como intencional. A motivação é multifacetada. O propósito das teorias de motivação é predizer comportamento.

9 Motivação é alguma força direcionada dentro dos indivíduos, pela qual eles tentam alcançar uma meta, a fim de preencher uma necessidade ou expectativa.

10 Motivação Intrínseca Extrínseca
A motivação intrínseca esta relacionada a recompensas psicológicas. A motivação extrínseca esta ligada a recompensas tangíveis ou materiais. Necessidade, valores, comportamentos e objetivos são quatro conceitos intimamente ligados a motivação humana.

11 Motivação Necessidades Comportamentos Objetivos Atitudes Valores
Figura 10.1 Pág 123

12 Teorias Motivacionais

13 A Hierarquia das Necessidades
Figura 10.2 Pág 123.

14 A teoria dos dois fatores
Os fatores higiênicos apenas evitam a insatisfação, mas não provocam a satisfação. Os fatores motivacionais são aqueles relacionados com o conteúdo de cargo e com a natureza das tarefas que a pessoa desenvolve.

15 Fatores motivacionais:
Ambiente de Trabalho Fatores Higiênicos Fatores motivacionais: Conteúdo do Trabalho MAXIMIANO /TGA – Fig – A teoria de Herzberg divide os fatores que influenciam o desempenho em dois grupos: os que se relacionam ao conteúdo e os que se relacionam ao contexto do trabalho.

16 Presença de fatores motivacionais Ausência de fatores motivacionais
Satisfação Não-Satisfação Insatisfação Não-Insatisfação Ausência de fatores higiênicos Presença de fatores higiênicos MAXIMIANO /TGA – Fig – Satisfação e insatisfação, segundo Herzberg, representam duas dimensões independentes da motivação.

17 A teoria dos dois fatores
Quadro 10.2 Pág. 125

18 Comida Bebida é água. comida é pasto. você tem sede de que? você tem fome de que? a gente não quer só comida a gente quer comida, diversão e arte. a gente não quer só comida, a gente quer saída para qualquer parte. a gente não quer só comida, a gente quer bebida, diversão, balé. a gente não quer só comida, a gente quer a vida como a vida quer.

19 bebida é água. comida é pasto. você tem sede de que
bebida é água. comida é pasto. você tem sede de que? você tem fome de que? a gente não quer só comer, a gente quer comer e quer fazer amor. a gente não quer só comer, a gente quer prazer pra aliviar a dor. a gente não quer só dinheiro, a gente quer dinheiro e felicidade. a gente não quer só dinheiro, a gente quer inteiro e não pela metade. bebida é água. comida é pasto. você tem sede de que? você tem fome de que?

20 Teorias Motivacionais
Teorias X e Y Quadro 10.3a Pág. 126 Quadro 10.3b Pág. 127

21 Teorias Motivacionais
Teoria Z Modelo de administração participativa onde as decisões organizacionais devem ser tomadas por meio do consenso, com ampla participação das pessoas e orientadas para longo prazo.

22 Teoria Z Princípios: Emprego estável para as pessoas
Pouca especialização Avaliação do desempenho e promoção lenta Igualitarismo no tratamento das pessoas Democracia e participação Valorização das pessoas

23 Sistemas de Administração
A fim de descobrir o padrão geral de administração, Likert fez várias pesquisas amplas em diversas organizações e a partir dos resultados propôs uma classificação de sistemas administrativos, conhecidos hoje como Perfis Organizacionais de Likert.

24 Estilos de Liderança Segundo Likert:
Autoritário Autoritário Benevolente Consultivo Participativo

25 Os sistemas administrativos são caracterizados por quatro dimensões:
Processo de tomada de decisão Sistema de comunicação Relacionamento interpessoal Sistema de recompensas e punições

26 Processo de Tomada de Decisão
Significado da Tomada de Decisão É um processo contínuo que permeia toda atividade empresarial. Em qualquer empresa, toda pessoa é virtualmente um decisor.

27 Processo de Tomada de Decisão
Significado da Tomada de Decisão A tomada de decisão é de tal forma básica que nenhuma função de administração pode ser executada sem ela. As decisões são necessárias para o planejamento, a organização, a atuação e o controle.

28 Tipos de Decisão

29 Tipos de Decisão Decisões Programadas Decisões Não Programadas
São aquelas tomada de acordo com hábito, uma regra ou um procedimento. Decisões Não Programadas Tratam de problemas incomuns ou peculiares.

30 Tipos de Decisão Quadro 10.5 Pág. 131

31 A etimologia da palavra heurística é a mesma que a palavra eureka
Define-se procedimento heurístico como um método de aproximação das soluções dos problemas, que não segue um percurso claro mas se baseia na intuição e nas circunstâncias a fim de gerar conhecimento novo

32 Etapas do Processo de Tomada de Decisão
Segundo Simon, o processo decisório comporta três fases. a) Qual o problema? b) Quais as alternativas? c) Qual é a melhor alternativa?

33 Tipo de Homem A Escola Comportamentalista ressalta o tipo de ‘homem administrativo’, que é aquele que procura a ‘maneira satisfatória’, e não a ‘ótima’ ou a melhor maneira para fazer algo.

34 O Homem Administrativo não consegue captar tudo o que está à sua volta.
Por isso ele sempre procura um curso de ação que venha satisfazer suas expectativas.

35 O processo de tomada de decisão do homem administrativo pode ser explicado da seguinte forma:
O tomador de decisões evita incerteza e segue as regras padronizadas da organização para tomar suas decisões Ele redefine as regras padronizadas apenas nos momentos de crise A organização é lenta para efetuar ajustes perante os atos determinísticos dos quais não possui controle.

36 Considerações Acerca da Escola Comportamentalista da Administração
DEBATE EM SALA


Carregar ppt "TGA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google