A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Letramento Uso da leitura e escrita em consonância com os contextos em que as situações comunicativas são veiculadas. Um indivíduo alfabetizado não é,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Letramento Uso da leitura e escrita em consonância com os contextos em que as situações comunicativas são veiculadas. Um indivíduo alfabetizado não é,"— Transcrição da apresentação:

1 FORMAÇÃO DE ALUNOS LETRADOS: IMPORTÂNCIA DE LEITURA E ESCRITA EM SALA DE AULA

2 Letramento Uso da leitura e escrita em consonância com os contextos em que as situações comunicativas são veiculadas. Um indivíduo alfabetizado não é, necessariamente, letrado. A alfabetização é um dos eventos de letramento, mas não é o único. Em outras palavras, ser letrado significa compreender e interpretar os usos das diferentes linguagens dentro de seus contextos de produção e recepção. A escola, em maior ou menor relação com os contextos reais, deve recriar eventos comunicativos dentro das diversas áreas do conhecimento. Reafirme-se que o aluno lê e escreve em diversas ocasiões e com diferentes objetivos.

3 letramento Não se ensina o letramento, já que ele não é, propriamente, uma habilidade ou uma competência. Trata-se do conjunto formado pelas habilidades e competências ensináveis dentro do ambiente escolar. Esse conjunto recebe o nome de evento de letramento. Exemplos de eventos de letramento: - decodificação de sinais e sons; - junção de sílabas e formação das palavras; - formação das frases e períodos; - leitura, interpretação e compreensão; - compreensão dos contextos de produção e recepção.

4 Alguns “tipos” de letramento
Letramento literário Letramento jornalístico Letramento matemático Letramento jurídico Letramento digital

5 Letramento: Responsabilidade de todas as áreas
As competências em leitura, compreensão e escrita não se restringem às aulas de línguas. Em geral, o professor de qualquer disciplina apoia suas aulas em textos escritos (embora alguns sejam explicados oralmente), o que é facilitado até mesmo pela indicação de um livro didático específico. Lições de história, geografia, biologia, matemática, etc., para citar apenas esses, são apresentadas em gêneros expositivos, quase sempre, com imagens, quadros, gráficos, que precisam ser lidos, compreendidos, sumarizados, esquematizados, resumidos, em atividades que demandam refinadas estratégias de processamento de sentidos. Um problema de matemática, a análise de uma explicação de biologia, por exemplo, exigem o exercício de múltiplas interpretações, sem sucesso quando não se sabe mobilizar os diferentes tipos de conhecimento suscitados na atividade de leitura. (ANTUNES, 2209, p.

6 LETRAMENTO E PARÂMETROS CURRICULARES
“A produção de textos escritos a partir da interpretação de gráficos e tabelas, e a construção de gráficos e tabelas, com base em informações contidas em textos jornalísticos e científicos, constituem um aspecto importante a que o professor deve dar especial atenção.” (p. 67 – PCN Matemática) “Pesquisa e freqüência junto das fontes vivas (artistas) e obras para reconhecimento e reflexão sobre a arte presente no entorno” (p. 47 ´PCN Artes)

7 LETRAMENTO E PARÂMETROS CURRICULARES
“Reconhecimento e experimentação de leitura dos elementos básicos da linguagem visual, em suas articulações nas imagens apresentadas pelas diferentes culturas (relações entre ponto, linha, plano, cor, textura, forma, volume, luz, ritmo, movimento, equilíbrio).” (PCN – Artes, p.46) “o fazer artístico como desenvolvimento de potencialidades: percepção, reflexão, sensibilidade, imaginação, intuição, curiosidade e flexibilidade.” (PCN – Artes, p. 32)

8 LETRAMENTO E PARÂMETROS CURRICULARES
“A arte é um modo privilegiado de conhecimento e aproximação entre indivíduos de culturas distintas, pois favorece o reconhecimento de semelhanças e diferenças expressas nos produtos artísticos e concepções estéticas, num plano que vai além do discurso verbal: uma criança da cidade, ao observar uma dança indígena, estabelece um contato com o índio que pode revelar mais sobre o valor e a extensão de seu universo do que uma explanação sobre a função do rito nas comunidades indígenas. E vice-versa.” (PCN – Artes, p.

9 LETRAMENTO E PARÂMETROS CURRICULARES
“Agora que o aluno já tem um domínio maior da leitura e da escrita, poderá continuar a ser estimulado a expressar seus pensamentos e opiniões por escrito, de forma individual ou coletiva, o que lhe garantirá melhor disciplina na forma de pensar e se expressar. Isso lhe será importante não somente no campo da Geografia, mas também para sua vida cotidiana” (PCN – Geografia, p. 52)

10 LETRAMENTO E PARÂMETROS CURRICULARES
“A apropriação de noções, métodos e temas próprios do conhecimento histórico, pelo saber histórico escolar, não significa que se pretende fazer do aluno um “pequeno historiador” e nem que ele deve ser capaz de escrever monografias. A intenção é que ele desenvolva a capacidade de observar, de extrair informações e de interpretar algumas características da realidade do seu entorno, de estabelecer algumas relações e confrontações entre informações atuais e históricas, de datar e localizar as suas ações e as de outras pessoas no tempo e no espaço e, em certa medida, poder relativizar questões específicas de sua época.” (PCN – História, p. 40)

11 LETRAMENTO E PARÂMETROS CURRICULARES
“Um importante instrumento do professor para avaliar a coerência de seu trabalho, identificar as pistas para recriá-lo, construir um acervo de experiências didáticas e socializar suas vivências de sala de aula, é a produção de relatórios escritos. Com isso, ele estimula o exercício de explicitar em uma comunicação com as outras pessoas as intenções, as reflexões e as fundamentações, as hipóteses dos alunos e as intervenções pedagógicas, recuperando, entre inúmeros aspectos, aqueles que poderiam ser modificados ou recriados em uma outra oportunidade.” (PCN – História, p. 41)

12 Propostas para os trabalhos com letramento
Murais; Elaboração de comentários baseados em charges, notícias, cartuns, reportagens, artigos; Comparação entre fatos históricos; Descrição de fenômenos; Ensaios sobre quadros, esculturas, filmes, livros. Livros de contos; Caderno de resenhas; Textos para motivação ou sistematização (início ou final da intervenção); Elaboração de respostas completas Etc.

13 A resposta completa não se inicia por conectivo (pois, que, porque);
é texto independente da pergunta, ou seja, deve ser uma exposição completa para qualquer leitor sem necessidade de leitura da pergunta. Independe também de elementos externos a ela. apresenta clareza tanto sob a ótica da construção de frases e períodos quanto da morfológica; é coerente, ou seja, traz o perfeito casamento entre o conteúdo cobrado e a produção escrita; contempla todos os comandos exigidos pela pergunta: citar, exemplificar, justificar, comparar etc.; não é prolixa. Obs: Entendam que nem toda questão envolve a elaboração de textos mais complexos. Identificação e transcrição de trechos de textos são somente isso. completa-e-fundamental-nas-provas.jhtm

14 CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DA RESPOSTA COMPLETA
Estruturação de resposta; Clareza; Coerência entre conteúdo e organização da escrita; Uso de língua culta.

15

16

17 Modelos de respostas

18

19

20

21 bibliografia ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, _______________. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, KLEIMAN, Angela B. (org.) Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado das Letras (Letramento, Educação e Sociedade.)


Carregar ppt "Letramento Uso da leitura e escrita em consonância com os contextos em que as situações comunicativas são veiculadas. Um indivíduo alfabetizado não é,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google