A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CARTILHA DE REDAÇÃO A palavra falada é um fenômeno natural; a palavra escrita é um fenômeno cultural. (Fernando Pessoa)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CARTILHA DE REDAÇÃO A palavra falada é um fenômeno natural; a palavra escrita é um fenômeno cultural. (Fernando Pessoa)"— Transcrição da apresentação:

1 CARTILHA DE REDAÇÃO A palavra falada é um fenômeno natural; a palavra escrita é um fenômeno cultural. (Fernando Pessoa)

2 O título O título deve ser centralizado, contendo poucas palavras, preferencialmente, frases nominais que antecipem a tese. Tenha a certeza de que seu título será esclarecido no corpo do texto. Somente a primeira palavra do título deve ser grafada com letra maiúscula, salvo os nomes próprios. Apesar de pouco usual, seu título pode ser uma pergunta ou até mesmo conter um verbo, desde que seja absolutamente necessário para o entendimento da composição. Evite pular linha entre o título e o início do texto.

3 A letra Escreva com letra legível, pois os avaliadores não têm tempo para decifrar seu texto. A letra pode ser cursiva ou de forma. A única banca que NÃO ACEITA letra de forma é a da Marinha. Se redigir com letra de forma, diferencie bem as letras maiúsculas das minúsculas.

4 O uso de pessoas gramaticais Cuidado para não misturar pessoas gramaticais no texto. Se decidir usar a terceira pessoa, proceda assim o texto todo. Caso opte pela primeira pessoa do plural, mantenha também essa escolha. Caso a proposta sugere uma visão objetiva do tema, é mais adequado que se opte pela terceira pessoa (As autoridades...), pela indeterminação do sujeito (Permitiram que...), pela voz passiva sem referência ao agente (Diz-se que..., Tudo foi planejado...) – afastando a responsabilidade do que se diz do autor do texto –, ou pela primeira pessoa do plural (Acreditamos que...) – dividindo-se a responsabilidade do que se diz com a coletividade, como se o dito representasse o pensamento da maioria).

5 OS PARÁGRAFOS Para um texto de 30 linhas, você pode optar por escrever de 4 a 5 parágrafos, nunca mais que isso. Para um texto de 20 linhas, o ideal são 3 parágrafos, nunca menos. O importante é que haja equilíbrio no texto. Não há rigidez para o número de linhas de cada parágrafo, mas use o bom senso, pois fica desequilibrada uma redação com parágrafos muito desiguais em tamanho e muito longos. Os parágrafos têm funções bem definidas, então não basta dividir o texto sem critérios. A correta estruturação da redação apresenta a seguinte divisão:

6 INTRODUÇÃO - responsável por apresentar de forma clara a tese e o argumento principal de defesa. Seja direto, sem fazer rodeios com palavras de efeito, que acabam causando má impressão no examinador. DESENVOLVIMENTO – apresenta os argumentos auxiliares e a evidência de provas que sustentarão a linha de raciocínio da argumentação. Cada parágrafo de desenvolvimento deve ter (1) uma frase introdutória (tópico-frasal), articulando-o ao parágrafo anterior, (2) frases de apoio e (3) conclusão, preparando o leitor para a extensão do assunto no parágrafo seguinte. CONCLUSÃO – o objetivo da conclusão é o encerramento do debate, por isso, na conclusão, não se deve apresentar novos argumentos. Aqui, você apresenta suas considerações finais, a que conclusão o leitor pode chegar depois de ler toda a sua defesa. Se a proposta for uma situação-problema, na conclusão, você deverá apresentar uma intervenção para solucionar a questão.

7 ESPECIFICAMENTE NO CASO DO ENEM, SIGA A SEGUINTE ESTRUTURA: INTRODUÇÃO Apresentação do fato-problema apresentado pela banca, discutindo brevemente causa e consequência. DESENVOLVIMENTO Discussão da proposta de ação social, como se implantaria, quem se poderia envolver com o projeto. CONCLUSÃO Apresentação dos resultados e dos benefícios que se pretende alcançar com a proposta feita.

8 IMPORTANTE Os resultados se ligam ao que se apresentou na causa e os benefícios, ao que se apresentou como consequência. Veja tabela a seguir para entender melhor o que se expõe.

9

10 Margem e espaçamento O corpo do seu texto deve encostar tanto na margem direita, quanto na esquerda. Evite grandes espaços no fim da linha, para não prejudicar a imagem geral da redação. O ideal é iniciar cada parágrafo com a distância aproximada de 2 centímetros da margem esquerda. O início de todos os parágrafos deve obedecer ao mesmo distanciamento. Cuidado ao dividir as sílabas das palavras na translineação. Evite deixar uma vogal sozinha na linha e atenção à separação de dígrafos, ditongos, hiatos e encontros consonantais.

11 Quantidade de linhas Sobre a quantidade de linhas de sua redação, você deve estar atento às instruções iniciais da proposta da banca examinadora. Nunca ultrapasse o limite máximo exigido. Em seus editais, as bancas determinam a quantidade mínima de linhas para que a redação seja considerada e corrigida. Essa quantidade varia de instituição e de ano/ concurso. Portanto, antes de tudo, leia o Edital.

12 Rasuras e marcas Quando você errar alguma palavra ou precisar fazer alguma alteração de ordem gramatical, proceda da seguinte maneira: dê um risco sobre a(s) palavras(s) que pretende desconsiderar, sem colocá-la(s) entre parênteses, e reescreva-a(s) da forma correta ao lado. Não é recomendável rabiscar, mas apenas riscar. Ex.: caza casa

13 Articulação entre parágrafos Os parágrafos não podem ser pequenos textos isolados e desconexos. Eles servem para dar progressão ao texto, mantendo uma sequência lógica entre as ideias expostas. Quando mudar de parágrafo? Muitos acham que a mudança de parágrafos está associada à mudança de assunto. Efetivamente NÃO! Se mudar de assunto, mude de redação! Para quê, então, mudamos de parágrafo? Para dar continuidade ao assunto, progredir as ideias, a fim de ampliar explicações e defesas. Vejamos um bom exemplo de articulação entre os parágrafos, retirado da redação de um aluno:

14 Ao ingressar no mercado de trabalho, as pessoas deveriam optar por uma profissão em que fizessem aquilo de que gostam realmente e, dessa forma, conseguiriam entender o significado do dito popular Quem fez algo de seu gosto, jamais precisou trabalhar. Muitas vezes, vemos profissionais com um ganho salarial acima da média, mas infelizes, porque não estão satisfeitos com sua carreira. Ou vemos profissionais trabalhando muito, ganhando pouco, sem gostar daquilo que fazem. Qualquer uma das duas situações mostra um quadro de trabalhadores infelizes profissionalmente, gerando desconforto social. [...] Observe que a expressão sublinhada no segundo parágrafo faz a correta articulação entre este e o primeiro parágrafo, garantindo a progressão do tema, a fim de explicar o posicionamento assumido pelo autor. As partes sublinhadas no primeiro parágrafo são retomadas de forma resumitiva no segundo, por meio da palavra situações. A essa forma de referência chamamos de encapsulamento anafórico, uma ótima estratégia garantidora da sequência e da progressão textuais.

15 Autonomia A sua redação precisa ser autônoma, isto é, não pode conter referências explícitas aos textos da coletânea, já que esta não faz parte do corpo do seu texto. Você deve imaginar que o corretor não leu a proposta da redação, então todas as referências feitas ao material de apoio devem ser acompanhadas de informações, para garantir a compreensão textual. Para afiançar formalmente a autonomia do texto é necessário que você escolha adequadamente o vocabulário, moldado ao tema, adequado ao padrão exigido pela banca. Quanto mais adequado e pertinente for o vocabulário, tanto mais autônomo será o seu texto. Evite, pois, palavras generalizadoras, como coisa. Elas tiram a objetividade do texto e abrem margem a interpretações indesejadas ou até mesmo promovem desvio da proposta.

16 Entendendo a grade de correção do ENEM As redações do ENEM 2012 deverão ser corrigidas com base nas cinco competências, específicas para redação, expressas na Matriz do ENEM e traduzidas para uma situação específica de produção de texto. Cada competência será avaliada à luz de quatro critérios correspondentes aos conceitos insuficiente, regular, bom e excelente, convertidos, respectivamente, em níveis:

17 NÍVEISPONTOS 1 – INSUFICIENTE2,5 2 – REGULAR5,0 3 – BOM7,5 4 - EXCELENTE10,0

18 Veja como os critérios são julgados de acordo com os quarto níveis:

19

20

21

22

23 TEMAS DO ENEM 2005 – O trabalho infantil O poder de transformação da leitura O desafio de conviver com a diferença A preservação da floresta amazônica O indivíduo frente à ética nacional O trabalho na construção da dignidade humana Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado

24 A importância de uma escola mais justa e solidária para a inserção de todos os estudantes brasileiros no processo ensino- aprendizagem. PROPOSTA DE REDAÇÃO

25 25 Conclusão A fim de que possamos progredir no processo de construção da dignidade humana, devemos zelar pelos direitos dos trabalhadores. O principal veículo que temos para tal finalidade é nossa Constituição. Os órgãos públicos do Sistema Judiciário devem fazer campanhas de conscientização tanto no meio urbano quanto no rural para que o trabalhador saiba de todos os seus direitos. Além disso, deve ser obrigatória a explanação desses direitos na hora de uma entrevista de emprego. André Comiran Tonon, 18 anos, nota 950 (publicado na revista do Enem)

26 Exemplo de boa redação Benefícios da leitura Como a leitura pode transformar nossa realidade? A leitura é extremamente importante, não apenas por ser fundamental em nossa formação intelectual, mas também por permitir a todos um acesso a um mundo de informações, idéias e sonhos. Sim, pois ler é ampliar horizontes e deixar que a imaginação desenhe situações e lugares desconhecidos e isto é um direito de todos. A leitura permite ao homem se comunicar, aprender e até mesmo desenvolver, trabalhar suas dificuldades. Em reportagem recente, uma grande revista de circulação nacional atribuiu à leitura, a importância de agente fundamental para a transformação social do nosso país. Através do conhecimento da língua, todos tem (sic) acesso à informação e são capazes de emitir uma opinião sobre os acontecimentos. Ter opinião é cidadania e essa parte pode ser a grande transformação social do Brasil.

27 Os benefícios da leitura são cientificamente comprovados. Pesquisas indicam que crianças que tem (sic) o hábito da leitura incentivado durante toda a vida escolar desenvolvem seu senso crítico e mantém seu rendimento escolar em um nível alto. O analfabetismo, um dos grandes obstáculos da educação no Brasil está sendo combatido com a educação de jovens e adultos, mas a tecnologia está afastando nossas crianças dos livros. Permitir a uma criança sonhar com uma aventura pela selva ou imaginar uma incrível viagem espacial são algumas das mágicas da leitura. Ler amplia nosso conhecimento, desenvolve a nossa criatividade e nos desperta para um mundo de palavras e com elas construímos o que gostamos, o que queremos e o que sonhamos. Portanto, garantir a todos o acesso à leitura deve ser uma política de Estado, mas cabe a nós dedicarmos um tempo do nosso dia a um bom livro, incentivar nossos amigos, filhos ou irmãos a se apegarem à leitura e acima de tudo utilizar nosso conhecimento para fazer de nossa cidade, estado ou país, um lugar melhor para se viver.

28


Carregar ppt "CARTILHA DE REDAÇÃO A palavra falada é um fenômeno natural; a palavra escrita é um fenômeno cultural. (Fernando Pessoa)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google