A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O cartaz da Campanha CF 2012 O cartaz atualiza o encontro do Bom Samaritano com o doente que necessita de cuidado. A mão do profissional da saúde segurando.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O cartaz da Campanha CF 2012 O cartaz atualiza o encontro do Bom Samaritano com o doente que necessita de cuidado. A mão do profissional da saúde segurando."— Transcrição da apresentação:

1

2 O cartaz da Campanha CF 2012 O cartaz atualiza o encontro do Bom Samaritano com o doente que necessita de cuidado. A mão do profissional da saúde segurando as mãos da pessoa doente afasta a cultura da morte e viabiliza a acolhida entre irmãos (o próximo). A Igreja como mãe, aproxima-se e cuida dos doentes, dos fracos, dos feridos. De todos que se encontram à margem do caminho. O profissional de pé, o enfermo sentado, olhos nos olhos, lembra o compromisso e a dedicação do profissional da saúde no processo de cura do paciente e, a confiança do doente naquele que o acolhe e cuida. A acolhida e o cuidado alivia a dor, estabelece uma relação de confiança decisiva para a cura. A cruz que sustenta e ilumina o sentido do cartaz recorda a salvação que Jesus Cristo nos conquistou. Ela ilumina a vida humana, a morte, as dores e o sofrimento das pessoas sem assistência de saúde. Mas, é ela também que ilumina o encontro entre o profissional de saúde e o doente. A alegria do encontro retratado no cartaz recorda os profissionais da saúde que foram escolhidos para atualizarem a atitude do Bom Samaritano em relação aos enfermos. E, mobiliza os gestores do sistema de Saúde Pública no empenho de possibilitar um atendimento digno e saúde para todos. E que a SAÚDE SE DIFUNDA SOBRE A TERRA.

3 INDICAÇÕES PARA A AÇÃO TRANSFORMADORA NO MUNDO DA SAÚDE

4 Jesus e a Saúde Jesus não falou de saúde, mas a sua pessoa, suas curas, seus gestos, suas palavras, todo o seu modo de agir e sua vida são saudáveis, isto é, despertam e promovem a saúde das pessoas e da comunidade. Jesus irradia saúde amando , libertando as pessoas de tudo o que oprime, trazendo paz e harmonia para as suas vidas e propondo uma convivência mais humana e fraterna.

5 As ações de Jesus para com os doentes inspiraram a igreja no exercício da caridade fraterna.
Lc 4, 40 – Jesus cura colocando as mãos Lc 6, 18 – Jesus cura os atormentados Mc, 6, 55 – Traziam doentes deitados na cama Mt, 4, 23 – Levaram muitos doentes a Jesus Mt, 8, 1-4 – Jesus cura o leproso E muitos outros...

6 Através dos séculos, o mundo da saúde, ocupou um lugar privilegiado na ação caritativa da Igreja. Muitos religiosos e religiosas viveram a sua consagração a Deus, se dedicando ao serviço dos doentes e daqueles que sofrem.

7 Deste modo, a proximidade de Jesus aos doentes não se interrompeu
Deste modo, a proximidade de Jesus aos doentes não se interrompeu. Prolonga-se no tempo, graças a ação do Espírito Santo, na missão da Igreja, na Palavra, nos sacramentos, nos homens de boa vontade e nas atividades de assistência que as comunidades promovem.

8 Entre estas atividades está presente a
Pastoral da Saúde

9 A Pastoral da Saúde, é uma das Pastorais Sociais da CNBB
A Pastoral da Saúde, é uma das Pastorais Sociais da CNBB. Se empenha em evangelizar com renovado ardor missionário, no mundo da saúde e contribui para a construção de uma sociedade justa e solidária, a serviço da vida.

10 Para não esquecermos, vamos repetir: A Pastoral da Saúde, é toda a ação do povo de Deus, comprometido em promover, defender, recuperar, cuidar e celebrar a VIDA.

11 Agentes voluntários da Pastoral da Saúde
No Brasil: agentes Diocese de Osasco: agentes

12 “Não é a pastoral da doença, é a Pastoral da Saúde.”
Pe. Júlio Munaro, há mais de 30 anos vivendo pela Pastoral da Saúde, sempre nos alertava: “Não é a pastoral da doença, é a Pastoral da Saúde.” “O nome da Pastoral mostra sua natureza e seus objetivos. É importante cuidar das pessoas enfermas, porém é mais importante ainda cuidar para que as pessoas não fiquem enfermas, mas tenham saúde.”

13 Dimensões da Pastoral da Saúde
SOLIDÁRIA COMUNITÁRIA POLÍTICO - INSTITUCIONAL

14 Dimensão Solidária Tem como o objetivo ser vivência e presença de Jesus, junto aos doentes e aos que sofrem em instituições de saúde, nas famílias e nas comunidades.

15 Dimensão Comunitária Desenvolve ações de caráter educativo e preventivo, promovendo debates e palestras. Promoção de feiras educativas ou semana da saúde. Participação em campanhas de vacinação, prevenção ao câncer, combate a hipertensão arterial, mobilização contra a dengue. Farmácias comunitárias Promoção da reciclagem de lixo e sensibilização para a coleta seletiva Dicas de saúde nos meios de comunicação (rádios e jornais diocesanos) Utilização da Internet para divulgar os trabalhos pastorais.

16 Dimensão Político-institucional Visa conscientizar o cidadão brasileiro de seus direitos e deveres no Sistema de Saúde, através da participação efetiva dos agentes em Conselhos no âmbito local, municipal, estadual e nacional.

17 Propostas de ação para a Igreja cooperar no avanço do Sistema Público de Saúde.
Sensibilizar as pessoas para o serviço aos enfermos, o suprimento de suas necessidades e a integração na comunidade. Criar a Pastoral da Saúde, onde não existe. Fortalecer onde está incipiente e dinamizá-la onde ela já existe. Trabalhar com as comunidades e os grupos pastorais em geral, datas ligadas à saúde e mostrar a importância de vida saudável. Convidar os profissionais de saúde cristãos, para participarem com palestras, orientações, cursos e assim assumirem evangelicamente sua missão. Incentivar a participação dos agentes nos Conselhos Municipais de Saúde. Denunciar situações de irregularidade ao Ministério Público, Ouvidorias e Conselhos de Saúde

18 Como as famílias podem colaborar para a saúde se difundir
Buscar a sensibilização e a mobilização de familiares e amigos quanto às ações básicas de prevenção e promoção da saúde. Abolir atos inadequados de vida, estimular a reeducação alimentar e incentivo à atividade física. Estimular o uso dos serviços de saúde, de forma consciente, organizada e cuidadosa, visando a otimização dos recursos públicos. Incentivar o cuidado pleno aos extremos da vida ( criança e idoso), buscando atendimento digno, humano e com qualidade nos serviços de saúde. Equilibrar a vida – Trabalho, relacionamentos sociais, vida plena em união com Deus, harmonia da moradia, descanso, estudo e a comunicação.

19 Como os jovens podem colaborar para que a saúde se difunda
Organizar com o seu grupo de jovens visitas às pessoas enfermas da comunidade. Peça ajuda para os agentes da Pastoral da Saúde. Organizar com os jovens de seu grupo, um dia da semana para bombardear as Redes Sociais, com o lema da Campanha. Preparar um teatro musical, com músicas “Sem Saúde” Gabriel Pensador ou outra que trate das graves questões de saúde pública. Participar dos Conselhos de Saúde.

20 CF 2012 – FRATERNIDADE E SAUDE PUBLICA
CONCLUSÃO – Se estamos unidos, num só pensamento, numa só alma, ELE JESUS está entre nós. Estas são algumas sugestões. O importante é estarmos abertos à VONTADE DE DEUS, e fazer tudo o que o AMOR sugerir.


Carregar ppt "O cartaz da Campanha CF 2012 O cartaz atualiza o encontro do Bom Samaritano com o doente que necessita de cuidado. A mão do profissional da saúde segurando."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google