A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DISCIPLINA: CINEANTROPOMETRIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DISCIPLINA: CINEANTROPOMETRIA"— Transcrição da apresentação:

1 DISCIPLINA: CINEANTROPOMETRIA
40 h

2 EMENTA Conceitos introdutórios em cineantropometria; Questionários e entrevistas; Triagem de saúde pré-exercício; Avaliação Postural; Medidas Antropométricas básicas; Testes de habilidades e proficiência motora. Avaliação da morfologia corporal, cardiorrespiratória, da força muscular e da flexibilidade.

3 OBJETIVOS Definir teste, medida e avaliação, bem como os tipos de avaliação; Avaliar o estado morfológico e a aptidão motora de indivíduos; Detectar deficiências e acompanhar o progresso do aluno; Acompanhar o processo de crescimento e desenvolvimento dos alunos; Desenvolver pesquisa em Educação Física

4 Movimento/homem/medida
CINE/ANTROPO/METRIA O que é isso? Palavra de origem grega que significa: Movimento/homem/medida “MEDIR O HOMEM EM MOVIMENTO” É a medida do ser humano para avaliar a forma, o tamanho, a proporção, a composição corporal e a maturação humana, na tentativa de compreender o crescimento, o exercício, o desempenho atlético, a nutrição e suas inter-relações.

5 Formas de obtenção das Medidas
Direta: DISSECAÇÃO DE CADÁVERES Indireta: PESAGEM HIDROSTÁTICA DEXA (Dual Energy X-Ray Absorptiometry) Duplamente indireta: BIO-IMPEDÂNCIA ANTROPOMETRIA

6 BIO-IMPEDÂNCIA

7 DEFINIÇÕES IMPORTANTES
Teste: é uma situação na qual se solicita a alguém que demonstre certo aspecto de seus conhecimentos ou de sua capacidade.Pode ser um instrumento, procedimento ou técnica usada para se obter uma informação. Quanto à forma pode ser: escrito , observacional ou de desempenho (ex.: prova escrita, teste de força). Medida: é o processo para determinar a extensão de uma característica pertencente a uma pessoa. Obtida através do teste, atribui um valor daquilo que se deseja medir, deve ser precisa e objetiva. (Ex: pontos de uma prova, estatura corporal, número de abdominais) Avaliação: é o ato de comparar uma medida com um padrão e de emitir um julgamento sobre a comparação. Determina a importância ou valor da informação coletada; classifica os alunos; reflete o progresso; indica se os objetivos estão ou não sendo atingidos; se o sistema de ensino ou treinamento está ou não sendo satisfatório. Deve refletir a filosofia, metas e objetivos do professor ou treinador. (ex.: se o indivíduo é muito alto ou muito baixo; se é gordo ou magro; se o desempenho foi excelente ou se o conceito é SS, MS ou MM).

8 Principal diferença entre
MEDIDA E AVALIAÇÃO Medida: Abrange o aspecto quantitativo Avaliação: Abrange o aspecto qualitativo

9 Tipos de avaliação Avaliação diagnóstica é o tipo de avaliação que envolve a descrição, classificação e a determinação do valor de algum aspecto do comportamento do aluno. Avaliação formativa é a informação constante sobre o desempenho do aluno que é fator primordial para o direcionamento do alcance dos objetivos. Avaliação somativa é normalmente utilizada após um período determinado. Neste tipo de avaliação são atribuídos valores de acordo com o acompanhamento da avaliação formativa, ou seja, com os meios empregados para o alcance dos objetivos.

10 REFERÊNCIAS PARA A AVALIAÇÃO
As avaliações poderão ser de normas de referência ou critérios de referência. Quando o desempenho do indivíduo é comparado com o resultado do mesmo grupo estamos usando normas de referência. Ex: comparar sua nota com a média da sua turma. Quando comparamos seus resultados com um padrão construído em um determinado grupo (faixa etária, atletas, sexo) estamos nos referindo a critérios de referência. Ex: comparar sua nota com a média outros alunos de outras instituições no mesmo semestre. É necessário associar um valor ao desempenho, caracterizando o mérito ou qualidade do resultado obtido. O simples fato de declarar o valor estimado em um teste de um indivíduo não se caracteriza como um ato de avaliação se não for agregado a um valor de julgamento (ex.: Excelente na classificação da tabela de Cooper).

11 CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DE TESTES
Validade determina se o teste mede o que está destinado a medir, o grau de verdade com que o instrumento de medida oferece informações quanto às características ou aos comportamentos associados ao atributo que se pretende avaliar. Um teste é válido quanto possui resultados semelhantes a outros de validade reconhecida, aplicados com o mesmo objetivo.(PADRÃO OURO) Confiabilidade é o grau necessário de alcance para que os resultados apresentem consistência, ou sejam reprodutivos, quando examinados pelo mesmo avaliador em diferentes dias (teste e reteste), mas altamente correlacionados.(r >0,70) Objetividade é o grau esperado de consistência nos resultados quando o teste é aplicado ou anotado simultaneamente por diferentes indivíduos na mesma amostra.(r>0,90) Padronização é a explicação descritiva e padronizada do teste. Deve ser bem feita para que a comparação dos resultados em diferentes locais aconteça com mais eficiência possível.

12 Parâmetro para seleção de testes SAFRIT (1981)
Validade Fidedignidade Objetividade Excelente 0,80 – 1,00 0,90 – 1,00 0,95 – 1,00 Bom 0,70 – 0,79 0,80 – 0,89 0,85 – 0,94 Regular 0,50 – 0,69 0,60 – 0,79 0,70 – 0,84 Fraco 0,00 – 0,49 0,00 – 0,59 0,00 – 0,69

13 Descreva os pontos de referências. Para próxima aula.


Carregar ppt "DISCIPLINA: CINEANTROPOMETRIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google