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II OS PRINCÍPIOS DO CONHECIMENTO PERTINENTE

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Apresentação em tema: "II OS PRINCÍPIOS DO CONHECIMENTO PERTINENTE"— Transcrição da apresentação:

1 II OS PRINCÍPIOS DO CONHECIMENTO PERTINENTE
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro.

2 Da pertinência no conhecimento
O conhecimento dos problemas-chave, das informações relativas ao mundo, deve ser tentado. O contexto atual de qualquer conhecimento é o próprio mundo. O conhecimento do mundo é necessidade intelectual e vital. É necessária a reforma do pensamento, pois existe inadequação cada vez mais ampla entre os saberes desunidos e os problemas multidisciplinares. 35/36

3 O contexto Para ter sentido, a palavra necessita do texto, que é o próprio contexto, e o texto necessita do contexto no qual se enuncia. A evolução do pensamento caminha para sua contextualização, que é condição da eficácia. 36/37

4 O global É o conjunto das diversas partes ligadas a ele de modo inter-retroativo ou organizacional. Considero ser impossível conhecer as partes sem conhecer o todo, tampouco conhecer o todo sem conhecer particularmente as partes. 37

5 O multidimensional Unidades complexas são multidimensionais: o ser humano é ao mesmo tempo biológico, psíquico, social, afetivo e racional; a sociedade comporta as dimensões histórica, sociológica, religiosa... Não apenas não se poderia isolar uma parte do todo, mas as partes umas das outras; a dimensão econômica, está em inter-retroação permanente com todas as outras dimensões humanas.

6 O complexo Complexus significa o que foi tecido junto; há complexidade quando elementos diferentes são inseparáveis constitutivos do todo, e há um tecido interdependente, interativo e inter-retroativo entre o objeto de conhecimento e seu contexto, as partes e o todo, o todo e as partes, as partes entre si

7 A inteligência geral O desenvolvimento de aptidões gerais da mente permite melhor desenvolvimento das competências particulares ou especializadas. A compreensão dos dados particulares também necessita da ativação da inteligência geral. 39 …a compreensão dos enunciados, longe de se reduzir a mera decodificação, é um processo não-modular de interpretação que mobiliza a inteligência geral e faz amplo apelo ao conhecimento do mundo” 39 A educação do futuro deve utilizar os conhecimentos existentes. 39

8 A antinomia Os enormes progressos das especializações estão dispersos e obstáculos impedem o exercício do conhecimento pertinente. Os problemas fundamentais e globais estão ausentes das ciências disciplinares. As mentes perdem suas aptidões naturais para contextualizar os saberes, do mesmo modo que para integrá-los em seus conjuntos naturais. O enfraquecimento da percepção global conduz ao enfraquecimento da responsabilidade, assim como ao enfraquecimento da solidariedade. 41

9 Os problemas essenciais
Disjunção e especialização fechada: A hiperespecialização impede até mesmo tratar corretamente os problemas particulares. Os problemas essenciais nunca são parcelados e os problemas globais são cada vez mais essenciais. O recorte das disciplinas impossibilita apreender “o que está tecido junto”. O conhecimento especializado é uma forma particular de abstração

10 Redução e disjunção Princípio de redução reduz o complexo ao simples. Assim aplica às complexidades vivas e humanas a lógica mecânica e determinista da máquina artificial. Pode também cegar e conduzir a excluir tudo aquilo que não seja quantificável e mensurável. Os grandes problemas humanos desaparecem em benefício de problemas técnicos particulares. 42 Quanto mais a crise progride, mais progride a incapacidade de pensar a crise. 43

11 A falsa racionalidade e conhecimento pertinente.
“O problema dos humanos é beneficiar-se das técnicas, mas não submeter-se a elas.” Estamos, contudo, em via de subordinação às inteligências artificiais. A racionalização abstrata e unidimensional, triunfa sobre as terras. O séc. XX produziu avanços gigantescos ao mesmo tempo que nova cegueira para os problemas globais . É preciso conjugar, análise e síntese.


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