A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Núcleo Pedagógico - Mauá. O planejamento é um momento importante e imprescindível, no início do ano letivo, pois permite que os membros da escola reflitam.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Núcleo Pedagógico - Mauá. O planejamento é um momento importante e imprescindível, no início do ano letivo, pois permite que os membros da escola reflitam."— Transcrição da apresentação:

1 Núcleo Pedagógico - Mauá

2 O planejamento é um momento importante e imprescindível, no início do ano letivo, pois permite que os membros da escola reflitam sobre: a avaliação das ações do ano anterior, ponderando as que tiveram impacto positivo nas aprendizagens dos alunos; revisão das ações que necessitam de ajustes, planejamento de novas ações com metas definidas a curto, médio e longo prazo, baseado no diagnóstico realizado no início de 2013.

3 O planejamento não se restringe ao programa de conteúdos a serem ministrados ao longo do ano, vai muito além; ele faz parte do plano geral da escola, que, por sua vez, inclui as metas a serem alcançadas, os objetivos educativos e as expectativas de aprendizagem para as diferentes áreas do conhecimento.

4 Planejar também significa antecipar o que se espera que os alunos desenvolvam, em termos de habilidades e competências, dentro de uma base de conteúdos curriculares. Por esse motivo, em todos os momentos é essencial pensar nos instrumentos de avaliação da aprendizagem e nas formas como os alunos podem superar as defasagens que surgirem.

5 Cumpre pontuar que o planejamento do ano letivo poderá basear-se em alguns focos: Análise dos indicadores de desempenho da escola em avaliações externas como os boletins do SARESP, IDESP e IDEB, e dados internos. Além de dados obtidos pela avaliação e monitoramento das aprendizagens dos alunos ao longo do ano.

6 – Após a análise da aprendizagem dos alunos e das ações pedagógicas efetivadas, é essencial que a escola elabore um Plano de ação, que tenha como principal finalidade de forma mais pontual e organizada as necessidades de aprendizagem detectadas no processo de avaliação, possibilitando à equipe escolar a otimização e a reorganização de seus espaços e tempos.

7 O objetivo principal da Proposta de Ciências da Natureza (pg. 64) é fornecer subsídios para identificar competências, habilidades e os conhecimentos já formalizados.

8 Para permitir uma visualização das principais habilidades e conteúdos previstos no currículo Oficial, sugere-se a leitura dos quadros de conteúdos e habilidades, por ano e por bimestre no Currículo das disciplinas e nas Matrizes de Referência para Avaliação – Documento Básico – SARESP.

9 A leitura dos documentos citados, suscita algumas reflexões (pg. 66). Quais habilidades devem ser consideradas prioritárias? Quais são comuns às disciplinas da área de CN? Como pretende desenvolvê-la ao longo do ano letivo? Quais são as competências e habilidades implícitas e explícitas no Currículo em vigor na sua Unidade Escolar?

10 Programas que podem ser utilizados pelos professores de CN (pg. 69) Programa Pré-Iniciação Científica. Programa e Concurso A Saúde Bucal. Prêmio Jovem Cientista IV Conferência Infanto-juvenil de Meio Ambiente – Vamos cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis.

11 MATEMÁTICA - BLOCOS TEMÁTICOS (Ensino Fundamental e Médio) Números Geometria Relações (Proposta currícular de Matemática Estadode São Paulo – p.39).

12 COMPETÊNCIAS PESSOAIS A SEREM DESENVOLVIDAS DENTRO DE CADA BLOCO TEMÁTICO : capacidade de expressão; capacidade de compreensão; capacidade de argumentação; capacidade produtiva; capacidade de contextualizar; capacidade de abstrair. ( p.61)

13 PONTOS IMPORTANTES Instrumentos de avaliação; O Plano de Ação do Professor; Conteúdos e Habilidades; (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP). (p.60 à 64)

14 Planejamento 2013

15 É fato que a presença da área de Ciências Humanas no universo escolar é determinante na aquisição dos valores da cidadania, ética, cultura e de conhecimentos acerca da vida em sociedade com seus processos produtivos, hábitos de consumo, produção de cultura e subjetividades, assim como a valorização e preservação da vida e do meio ambiente.

16 Assim, os saberes produzidos pela área procuram inserir os estudantes de maneira consciente no contexto histórico, cultural, social, político e econômico da sociedade contemporânea. O planejamento é um momento para gestar novas possibilidades sem deixar de lado as suas experiências e as demandas da escola e da atual política educacional. Nesse sentido, cabe a cada professor, junto com os demais colegas de área perguntar:

17 Quais competências e habilidades precisam ser trabalhadas num primeiro momento? Quais foram as maiores dificuldades identificadas no decorrer do ano que passou, e como é possível estar preparados para superá-las no ano que se iniciará? Quais demandas estão postas no Projeto Político Pedagógico da escola?

18 (Páginas 51 a 58 do material Orientações para o Planejamento Escolar 2013) RELEVÂNCIA DOS ESTUDOS NA ÁREA DE LINGUAGENS: Muito além da importância da comunicação, estão a constituição dos significados e a construção de sentidos que embasam os processos de aprendizagem e de ensino em todas as áreas do conhecimento. (p 51) (Páginas 51 a 58 do material Orientações para o Planejamento Escolar 2013) RELEVÂNCIA DOS ESTUDOS NA ÁREA DE LINGUAGENS: Muito além da importância da comunicação, estão a constituição dos significados e a construção de sentidos que embasam os processos de aprendizagem e de ensino em todas as áreas do conhecimento. (p 51)

19 OBJETOS DE ESTUDO – DIFERENTES FORMAS DE COMUNICAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: ORAL ESCRITA ICONOGRÁFICA SONORA CORPORAL (p. 52) OBJETOS DE ESTUDO – DIFERENTES FORMAS DE COMUNICAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: ORAL ESCRITA ICONOGRÁFICA SONORA CORPORAL (p. 52)

20 Linguagem oral: exposição clara; argumentação; adequação aos diferentes interlocutores e situações de comunicação. Leitura: compreensão e expressão sobre o que lê; reconhecimento e diferenciação entre os diversos suportes textuais e os gêneros textuais; relações estabelecidas com o texto literário. Produção escrita: escrita convencional, sem marcas de oralidade; estruturas composicionais adequadas ao tipo de texto e ao objetivo a que se propõe; clareza e coerência; utilização adequada dos elementos coesivos. Análise linguística: registro das ideias sem erros ortográficos ou de pontuação; classificações ou referências às regras gramaticais. Linguagem oral: exposição clara; argumentação; adequação aos diferentes interlocutores e situações de comunicação. Leitura: compreensão e expressão sobre o que lê; reconhecimento e diferenciação entre os diversos suportes textuais e os gêneros textuais; relações estabelecidas com o texto literário. Produção escrita: escrita convencional, sem marcas de oralidade; estruturas composicionais adequadas ao tipo de texto e ao objetivo a que se propõe; clareza e coerência; utilização adequada dos elementos coesivos. Análise linguística: registro das ideias sem erros ortográficos ou de pontuação; classificações ou referências às regras gramaticais.

21 INGLÊS Vocabulário faz parte do dia-a-dia (delivery, skate, self-service...) Músicas Internet Mercado de trabalho Facilidade de comunicação com o mundo inteiro(p. 55) INGLÊS Vocabulário faz parte do dia-a-dia (delivery, skate, self-service...) Músicas Internet Mercado de trabalho Facilidade de comunicação com o mundo inteiro(p. 55) ESPANHOL (Ensino Médio) Formação global do cidadão Inclusão social, étnica e cultural (Objetivos pertencentes também às demais disciplinas) Integração da nossa cultura à dos países latino americanos (p. 55) ESPANHOL (Ensino Médio) Formação global do cidadão Inclusão social, étnica e cultural (Objetivos pertencentes também às demais disciplinas) Integração da nossa cultura à dos países latino americanos (p. 55)

22 QUATRO LINGUAGENS: Artes visuais Dança Música Teatro Três eixos: 1) Fruição estética – apreciação significativa da arte e do universo a ela relacionado, leitura, crítica; 2) Reflexão: a arte como produto da história e da multiplicidade de culturas. (p. 55) 3) Criação / produção em arte – o fazer artístico. QUATRO LINGUAGENS: Artes visuais Dança Música Teatro Três eixos: 1) Fruição estética – apreciação significativa da arte e do universo a ela relacionado, leitura, crítica; 2) Reflexão: a arte como produto da história e da multiplicidade de culturas. (p. 55) 3) Criação / produção em arte – o fazer artístico.

23 Socialização e construção de conhecimentos relativos à cultura de movimento, representada pelas categorias de ginástica, jogo, esporte, luta, atividades rítmicas e brincadeiras. Essas categorias correspondem a um patrimônio sociocultural que foi criado, aperfeiçoado, transformado e é transmitido de geração em geração. (p. 56)

24 Os temas transversais, segundo o Ministério da Educação:

25 Os temas transversais- Ministério da Educação (MEC) Temas voltados para compreensão e construção da realidade social e dos direitos e responsabilidades relacionados com a vida pessoal e coletiva e com a afirmação do princípio da participação política.

26 No documento da SEE/SP (pg ) – Planejamento Escolar – Temas Transversais, elaborou textos de orientação em cinco temas transversais:

27 Educação Ambiental – pg. 94 Educação em Direitos Humanos - pg. 99 Educação Fiscal- pg. 104 Educação das Relações Étnico- Raciais – pg. 106 Educação em Saúde – pg. 115

28 Lembramos que esses são alguns dos temas possíveis, sendo uma forma de estímulo aos professores, o desenvolvimento de trabalhos a partir da perspectiva da transversalidade da abordagem dos conteúdos que permeiam o Currículo.

29

30

31

32

33

34

35 O direito político subjetivo do cidadão em completar a escolaridade básica deve ser contemplado com uma oferta educacional pública que supere as diferenças sociais e aponte para uma eqüidade possível. 35

36 Com base nos princípios e reflexões, constituem referenciais básicos para o planejamento escolar dos professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos A) O currículo Oficial do Estado de São Paulo para as áreas do conhecimento. B) Materiais Didáticos-Pedagógicos complementares C) Caderno do professor e do aluno. D) PNLD – EJA E) Material do EJA – mundo do Trabalho – futuras orientações técnicas 36

37 A partir dessa quarta-feira dia 13 de fevereiro a 11 de março, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo recebe pré-inscrições para o Curso de Inglês Online voltado a alunos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de escolas estaduais. O endereço é onde pode ser consultado o regulamento completo. As aulas a distância começam em 27 de março e vão até dia 31 de Julho deste ano.

38 A lista dos candidatos selecionados para participar do curso no primeiro semestre, com base em critérios como histórico escolar e região, poderá ser consultada a partir das 18h do dia 12 de março, no Portal da Educação (www.educacao.sp.gov.br). Os alunos contemplados deverão comparecer à escola de origem entre 13 e 14 de março para efetuar a matrícula.www.educacao.sp.gov.br

39

40 O Programa busca difundir a Cultura de Paz. O objetivo primordial desenvolver e implementar ações de natureza preventiva destinada em reduzir a vulnerabilidade infantil e juvenil e estimular a comunidade a apropriar-se, com responsabilidade, dos espaços escolares.

41 O Programa deve contemplar atividades socioeducativas nos eixos : Cultura, Saúde, Trabalho e Esporte aos sábados e domingos.

42 A integração do PEF com o Programa Educação Compromisso de São Paulo e os seguintes projetos: Prevenção Também se Ensina, SPEC-Sistema de Proteção Escolar e Cidadania, Comunidade Presente, Acessa Escola, Salas de Leitura e Projeto APE.

43 Data: De 4 a 8 de março. Objetivo: Subsidiar o trabalho pedagógico(ATPCs e Planejamento anual) por meio de informações sobre o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. A prova será feita por todos os anos finais do Fundamental e Ensino Médio. Data: De 4 a 8 de março. Objetivo: Subsidiar o trabalho pedagógico(ATPCs e Planejamento anual) por meio de informações sobre o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. A prova será feita por todos os anos finais do Fundamental e Ensino Médio.

44 Língua Portuguesa: é composta por 15 questões com 4 alternativas cada. Matemática: é composta por 10 questões – entre objetivas e dissertativas. Língua Portuguesa: é composta por 15 questões com 4 alternativas cada. Matemática: é composta por 10 questões – entre objetivas e dissertativas.

45 Gêneros avaliados: 6º Ano: conto; 7º Ano: Narrativa de Aventura; 8º Ano: Notícia; 9º Ano: Receita; Ensino Médio: Artigo de Opinião nos três anos. Haverá uma sequência didática para nortear cada produção textual. Gêneros avaliados: 6º Ano: conto; 7º Ano: Narrativa de Aventura; 8º Ano: Notícia; 9º Ano: Receita; Ensino Médio: Artigo de Opinião nos três anos. Haverá uma sequência didática para nortear cada produção textual.

46 As escolas receberão grade de correção com soluções, possíveis erros e comentários; As recomendações estarão disponíveis por via digital; As escolas precisam conhecer e analisar os resultados, para tanto é importante que os próprios professores das disciplinas apliquem e corrijam as provas. As escolas receberão grade de correção com soluções, possíveis erros e comentários; As recomendações estarão disponíveis por via digital; As escolas precisam conhecer e analisar os resultados, para tanto é importante que os próprios professores das disciplinas apliquem e corrijam as provas.

47 Cada Diretoria organizará, na semana de 11 a 15 de março, um dia para discussão e análise dos resultados da Avaliação em Processo, que será considerado o terceiro dia do Planejamento anual. Importante observar que a Avaliação em Processo existe para desencadear ações direcionadas às reais necessidades dos alunos. Cada Diretoria organizará, na semana de 11 a 15 de março, um dia para discussão e análise dos resultados da Avaliação em Processo, que será considerado o terceiro dia do Planejamento anual. Importante observar que a Avaliação em Processo existe para desencadear ações direcionadas às reais necessidades dos alunos.


Carregar ppt "Núcleo Pedagógico - Mauá. O planejamento é um momento importante e imprescindível, no início do ano letivo, pois permite que os membros da escola reflitam."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google