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Mestranda: Edimara Mezzomo Luciano Orientadores: Prof. Henrique Freitas e Prof. João Luiz Becker Apoio: FAPERGS Mapeamento das Variáveis Essenciais ao.

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1 Mestranda: Edimara Mezzomo Luciano Orientadores: Prof. Henrique Freitas e Prof. João Luiz Becker Apoio: FAPERGS Mapeamento das Variáveis Essenciais ao Processo Decisório nas Empresas Gaúchas do Setor Industrial Alimentar

2  Tema e justificativa  Objetivos  Método de pesquisa  Resultados  Conclusões A GENDA

3 T EMA E J USTIFICATIVA u Importância do processo decisório para as empresas. u Necessidade de entender e orientar o decisor durante o processo de tomada de decisão. u Grande disponibilidade de informações. u Necessidade de tomar decisões de maneira rápido e com riscos menores. u Mapear o que o decisor considera importante na tomada de decisão.

4 O BJETIVO G ERAL Definir um conjunto de variáveis que os decisores percebem como essenciais ao tomarem decisões nas diversas áreas de gestão, elencando-as por incidência.

5 Identificar, através de revisão de literatura, de experiência prática e de pesquisa em uma amostra selecionada, um conjunto de variáveis essenciais ao processo decisório; Verificar se existem diferenças entre o conjunto de variáveis essenciais em cada área de gestão (pessoal, materiais, vendas, financeira, produção, estratégica); Identificar relações entre as variáveis identificadas, o que permitirá compreender os decisores quanto às suas necessidades de suporte ao processo decisório, isto constituindo um referencial para confrontar novas situações. O BJETIVOS E SPECÍFICOS

6 M ETODOLOGIA DE P ESQUISA Estratégia exploratória Método survey (30 empresas) Coleta de dados entrevista e correio (23) (7) Instrumento questões abertas (47) Área de aplicação indústria alimentar gaúcha médias e grandes empresas (75) Respondentes Diretores e gerentes Análise de dados Qualitativa - análise de conteúdo Quantitativa- incidência de variáveis

7 Conjunto de variáveis Variáveis essenciais por área funcional Situações de decisão Variáveis Literatura Grupo de especialistas Consolidar variáveis legitimidade suficiência não excessividade Survey Um setor industrial Variáveis essenciais ao processo decisório Pré-teste D ESENHO DE P ESQUISA

8 V ARIÁVEIS

9 Em recente pesquisa realizada pelo departamento de marketing, constatou-se uma certa insatisfação dos clientes. O que você faria? ______________________________________________________ ______________________________________________________ Explique o mais detalhadamente possível em que você se baseou para tomar suas decisões. ______________________________________________________ ____________________________________________________ No verso desta folha, por favor faça um esboço dos principais elementos considerados na sua decisão e suas respectivas relações. Sua empresa precisa estar atenta diariamente ao que acontece dentro e fora dela, para manter-se competitiva e rentável. Sendo assim, várias são as preocupações de seus administradores, monitorando continuamente variáveis econômico-financeiras, de pessoal, mercadológicas, de produção e estratégia da empresa. I NSTRUMENTO

10 R EFINAMENTO DO I NSTRUMENTO (pré- teste) LocalQuantidade respondentes (aproximadamente) Quantidade de questões (aproximadamente) turma do 8º nível do curso de Administração da UFRGS 30 3 turma do curso de Especialização em Gestão do PPGA/EA/UFRGS 402 turma do curso de Gestão da Qualidade, do SEBRAE 20 6 (as da área de ‘Pessoal’)

11 E MPRESAS

12 R ESPONDENTES Quantidade60 respondentes (2 respondentes por empresa, em média) Cargo28 diretores 32 gerentes (produção, na maioria) (área comercial, na maioria) SexoMasculino, na maioria (apenas 5 mulheres) Idade40 anos, em média (a maioria entre 30 e 50 anos de idade) Experiência profissional 22 anos de tempo de serviço, em média (mínimo 5 anos, máximo 60 anos) Trabalho na empresa 14 anos, em média (maioria com até 20 anos) Escolaridade2º grau, curso superior e especialização (17) (25) (17) 1 respondente com 1º grau completo

13 C ONFIRMAÇÃO E COMPLEMENTAÇÃO DO CONJUNTO DE VARIÁVEIS 1. Salário 2. Benefícios 3. Qualificação 4. Ambiente 5. Qtd. de funcionários 6. Qtd. de estoque 7. Valor de estoque 8. Giro de estoque 9. Fornecedores 10. Market share 11. Volume de vendas 12. Demanda 13. Satisfação dos clientes 14. Sazonalidade 15. Logística 16. Marketing/ divulgação Pessoal Vendas Materiais R ESULTADOS Variáveis incluídas após a análise de dados

14 17. Lucro 18. Faturamento 19. Custo 20. Preço 21. Liquidez 22. Margem de lucro 23. Rentabilidade 24. Endividamento 25. Patrimônio 26. Inadimplência 27. Taxa de juros 28. Investimentos 29. Margem de contribuição 30. Produtividade 31. Tecn. da produção 32. Capacidade produtiva 33. Desperdício 34. Volume de produção 35. Qualidade 36. Tecn. do produto 37. Mix 38. P&D 39. Impacto ambiental 40. Política governamental 41. Concorrência 42. Associação de classe 43. Mercado 44. Risco 45. Imagem da empresa Financeiro Produção Ambiente

15 V ARIÁVEIS MAIS CITADAS

16 V ARIÁVEIS MAIS CITADAS – “ ESSENCIAIS ”

17 P ERFIL D ECISÓRIO DAS E MPRESAS Fornecedor Tipo de administração Variáveis mais consideradas Cooperativada (7)Qualidade (4), Satisfação dos clientes (2) Familiar (11)Qualidade (7), Custo (3) Profissionalizada (12)Qualidade (4), Custo (2) Fornecedor Região geográfica Variáveis mais consideradas Metropolitana (8) Planalto (7) Qualidade (3), Custo (2) Qualidade (4), Custo (2) Serra (2)Preço (1), Qualidade (1) Alto Taquari (3)Custo (1), Produtividade (1) Vale do Rio Pardo (5) Central (1) Qualidade (4), Satisf. dos clientes (1) Qualidade (1), Satisf. dos clientes (1) Noroeste (2)Qualidade (1)

18 P ERFIL D ECISÓRIO DAS E MPRESAS (cont.) Fornecedor Atividade Variáveis mais consideradas Refeições e conservas (7)Qualidade (3) Abate de animais (16) Leite e laticínios (4) Massas e biscoitos (3) Qualidade (8), Satisf. dos clientes (2) Qualidade (2), Satisf. dos clientes (1) Balas e caramelos (3)Custo (2), Produtividade (1) Padaria, confeitaria (1)P&D (1) Moagem de grãos (6) Diversos e rações (10) Qualidade (5), Custo (2) Qualidade (5), Custo (3)

19 V ARIÁVEIS MAIS CITADAS EM CADA Á REA F UNCIONAL O número entre parênteses refere-se à quantidade de empresas que citaram a variável

20 Macro Variáveis Essenciais PessoalMateriaisVendasFinanceiroProduçãoAmbiente Materiais Fornecedores (107) - 24 1328339 Vendas Vol. Vendas (110) 4 24 1532278 Demanda (87) 181918356 Financeiro Custo (249) 4220 26 795824 Preço (126) 41534 40 1221 Rentabilidade (113) 19 24313521 Produção Qualidade (163) 519 52 27 3724 Tec. Produção (90) -1829 45 7 Ambiente Mercado (140) 14 41 3731 26 Concorrência (134) 21 6 3644 234 Os valores ressaltados correspondem aos 3 valores mais citados V ARIÁVEIS MAIS CITADAS: Macros X Variáveis ‘ESSENCIAIS’ (por quantidade de citações)  D e c i s õ e s s o b r e... 

21 Macro Variáveis Essenciais PessoalMateriaisVendasFinanceiroProduçãoAmbiente Materiais Fornecedores (107) - 24 13 2833 9 Vendas Vol. Vendas (110) 4 24 15 3227 8 Demanda (87) 18 191835 6 Financeiro Custo (249) 42 2026 7958 24 Preço (126) 415 3440 12 21 Rentabilidade (113) 1924 313521 Produção Qualidade (163) 519 522737 24 Tec. produção (90) -1 82945 7 Ambiente Mercado (140) 14 413731 26 Concorrência (134) 216 364423 4 Os valores ressaltados correspondem aos 3 valores mais citados V ARIÁVEIS MAIS CITADAS: Variáveis ‘ESSENCIAIS’ X Macros (por quantidade de citações)  Influência em... 

22 V ARIÁVEIS MAIS CITADAS: distribuição nos grupos (por quantidade de citações) Essenciais Muito Importantes Pouco importantes Pessoal-212 Materiais1--3 Vendas2-4- Financeiro3235 Produção35-1 Ambiente2231 Não-programadas conhecidasNão-programadas inéditas MATERIAIS PESSOAL VENDAS PRODUÇÃO AMBIENTE FINANCEIRO

23 Macro Macro / Variáveis PessoalMateriaisVendasFinanceiroProduçãoAmbiente Pessoal AMBIENTE Materiais FORNECE- DORES Vendas DEMANDA Financeiro CUSTO PREÇO Produção PRODUTI- VIDADE QUALIDADE TECN. PRODU- ÇÃO QUALIDADE Ambiente MERCADO CONCOR- RÊNCIA MERCADO Variáveis ESSENCIAIS Variáveis MUITO IMPORTANTES MIX V ARIÁVEIS MAIS CITADAS: Macros X Macros (pelo número de empresas que citaram as variáveis)  D e c i s õ e s s o b r e...   Influência em... 

24 C ONCLUSÕES Confirmação e complementação do conjunto de variáveis; Conjunto de variáveis ‘Essenciais’; Conjunto de variáveis ‘Essenciais’ em cada área funcional; Perfil decisório da empresa; Relações entre macros e variáveis mais citadas; (?) não foi considerada (!) foi considerada Mercado X market share (?) Macro Materiais = Mercado e produtividade(?) Macro Vendas X rentabilidade (?) Qualidade X Macro Pessoal (?) Custo = produtividade e quantidade de funcionários (!) Macro Pessoal = 1º - custo, 2º - produtividade, 3º ambiente (!) Salário = concorrência x associações de classe (!) Risco = grupo ‘Muito importantes’ (!) Processo decisório no setor industrial alimentar é de grande complexidade;


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