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1 Faculdade Pitágoras Fundamentos da Administração Sandro Meirelles.

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1 1 Faculdade Pitágoras Fundamentos da Administração Sandro Meirelles

2 2 FUNDAMENTOS BÁSICOS Unidade 1

3 3 Fundamentos Básicos OBJETIVO: Que o aluno seja capaz de formular um entendimento básico, contudo amplo, sobre a Administração.

4 4 O que é uma organização? Organização “ Agrupamentos sociais com objetivos específicos” CHIAVENATO, 2000

5 55 Necessidades Humanas Provocam Trabalho em grupo, racional e coordenado, exercido pelas organizações Que produzem Bens e serviços Para A satisfação da necessidade humanas Desenvolvimento Tecnológico Qualidade de Vida Organização

6 6 Fase Artesanal Transição para a Industrialização Crescimento Industrial Gigantismo Industrial Fase Moderna Globalização Era da Agricultura Era IndustrialEra da Informação 1780 1860 1914 1945 1980 1990 As fases da história das empresas

7 7 As seis fases da história das empresas 1 - Fase artesanal – da antiguidade até 1780 - Artesanato rudimentar nas pequenas oficinas, mão de obra intensiva e não qualificada na agricultura. Trabalho escravo com ferramentas toscas. 2 - Fase de transição – 1ª. Revolução industrial –1780 a 1860 - Industrialização, mecanização das oficinas e da agricultura. Utilização do carvão (fonte básica de energia) e ferro (material básico).Máquinas de fiar, desencaroçador de algodão, sistema fabril. Locomotiva a vapor, estradas de ferro.

8 8 3 - Fase do desenvolvimento industrial – 2ª. Revol. Industrial (1914 – 1945). - Aço e eletricidade e derivados do petróleo, em vez de ferro e vapor. - Surgimento do automóvel – 1880 e avião – 1906, telégrafo sem fio, telefone (1876) e do cinema. - Do capitalismo industrial ao capitalismo financeiro - Processo de burocratização das empresas e enfoque mecanicista de suas funções. 4 - Fase do gigantismo industrial – entre as duas grandes guerras (1914-1945) - Utilização de organizações e tecnologia avançada para fins bélicos - Depressão econômica de 1929. - Aplicações técnico-científicas e ênfase em materiais petroquímicos. As seis fases da história das empresas

9 9 5 – Fase Moderna – 1945 a 1980 - Nítida separação entre países desenvolvidos e os subdesenvolvidos. - Desenvolvimento tecnológico surpreendente; - Novas fontes de energia – energia nuclear, energia solar - Surgem empresas nacionais de grande porte, microempresas – automação e computação. - Período de incerteza e imprevisibilidade do futuro. 6 – Gobalização – após 1980 - Desafios, dificuldades,contingências e adversidades para as empresas - O ambiente externo – complexibilidade e mutabilidade - Fase considerada como a 3ª. Revolução industrial -tecnologia da informação As seis fases da história das empresas

10 10 Fábricas – empresas físicas e tangível Empresas de cimento e concreto Máquinas e equipamentos Estabilidade e permanência Manter o status quo Mão-de-obra braçal – trabalho muscular Emprego único, tradicional e presencial Trabalho individual, isolado e solitário Gerência tradicional Impor ordens e comandos Obediência cega às regras e aos regulamentos Especialização e foco e uma única atividade Capital Financeiro Era Industrial As características da Era Industrial e da Era da Informação Empresa virtual e em rede Empresas de bites e bytes Computadores e terminais Mudança e instabilidade Mudar e inovar Conhecimento – trabalho cerebral Atividade compartilhada, engajada e virtual Trabalho em equipe, participativo e solidário Liderança, coaching e mentoring Conquistar a colaboração Empreendedorismo e intra-empreendedorismo Flexibilidade, multifuncionalidade e polivalência Capital Intelectual Era da Informação

11 Conceito de sistema  A empresa constitui um sistema.  Um sistema pode ser definido como um conjunto de elementos dinamicamente inter- relacionados que desenvolvem uma atividade ou função para atingir um ou mais objetivos propósitos.  A empresa constitui um sistema.  Um sistema pode ser definido como um conjunto de elementos dinamicamente inter- relacionados que desenvolvem uma atividade ou função para atingir um ou mais objetivos propósitos. 11

12 12 Retroação Saídas ou Resultados Operação ou Processamento Entradas ou Insumos Conceito de sistema

13 13 A empresa como um sistema de subsistemas Subsistema Marketing Jurídico Subsistema Financeiro Distribuição Logística Subsistema Administrat. Subsistema Recursos Humanos Subsistema Produção/ Operações Pesquisa & Desenvolvim. EntradasSaídas Retroação

14 14 O que é administrar? “Administrar é alcançar resultados através das pessoas.” Lacombe (2003) “Administrar é manter as organizações coesas, fazendo-as funcionar.” Peter Drucker (1998) Administração

15 15 A finalidade da administração é estabelecer e alcançar o objetivo, ou objetivos da organização. Para alcançá-la, desempenha função de administrador e manipulam-se recursos humanos (pessoas), recursos financeiros (dinheiro) e recursos materiais (edifício, equipamento, suprimentos). O que é administrar? Administração

16 16 Processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização e de usar todos os recursos disponíveis para alcançar objetivos estabelecidos. STONER A palavra Administração vem do latim AD – (direção, tendência para) e MINISTER (subordinação ou obediência). Administração

17 17 Administração “ A tarefa da administração é de interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços para alcançar estes objetivos.” Chiavenato,2003

18 18 As funções administrativas PLANEJAR Seleção dos objetivos da organização e definição do melhor procedimento para alcançá-los. ORGANIZAR Adequação da estrutura, alocação de recursos e atividades – para alcançar objetivos. LIDERAR Dirigir, influenciar, motivar, conseguir dos empregados que eles façam as coisas que você deseja. CONTROLAR Medidas de desempenho, delinear meios para se ter certeza de que o desempenho planejado seja realmente atingido. Funções Interativas

19 19 Níveis da Estrutura Organizacional Problemas Empresariais: Amplos e complexos Adequação ao Ambiente Problemas Administrativos: Intermediários e internos Ajustamento Interno Problemas Operacionais: Definidos e Limitados Operação de Tarefas Cotidianas Execução das Tarefas Nível Institucional Nível Intermediário Nível Operacional

20 20 A atuação nos níveis institucional, intermediário e operacional. Estabelecer objetivos empresariais Verifica e analisa alternativas estratégicas Toma decisões globais Elabora planejamento estratégico e políticas Avalia resultados globais Estabelecer objetivos departamentais Verifica e analisa alternativas táticas Toma decisões departamentais Elabora e implementa planejamento tático Avalia resultados táticos Estabelecer objetivos operacionais Verifica e analisa alternativas operacionais Toma decisões operacionais Avalia, planeja e replaneja a operação do dia-a-dia Avalia resultados cotidianos Compara com os objetivos operacionais Compara com os objetivos departamentais Compara com os objetivos empresariais Nível Institucional Nível Intermediário Nível Operacional

21 21 Sistema aberto e sistema fechado Níveis da Empresa Institucional Operacional Sistema Aberto Sistema Fechado Lógica Utilizada Características Interface entre o sistema e seu ambiente externo mais amplo Expectativa de incerteza e de imprevisibilidade Núcleo fechado que deve funcionar com regularidade Baseado na certeza e na previsibilidade Ênfase no planejamento e no controle Abordagem Típica Modernas teorias da Administração fundamentais na Teoria de Sistemas Administração Científica Teoria Clássica Teoria da Burocracia

22 22 Nível institucional, intermediário e operacional e seu relacionamento com a incerteza Ambiente Externo Núcleo Técnico Lógica de sistema Aberto Lógica do Sistema Lógica de sistema Fechado Incerteza e imprevisibilidade Mediação (limitação da incerteza) Racionalidade limitada Nível Institucional É o componente estratégico. Formulação de políticas globais. Nível Intermediário É o componente tático. Elaboração de planos e programas específicos. Nível Operacional É o componente operacional Execução de rotinas e de procedimentos.

23 23 Cadeia escalar de autoridade nos três níveis da empresa. Presidente Diretor Gerente Divisão Gerente Departamento Chefe Supervisor Execução das Operações ou Tarefas Nível Institucional Nível Intermediário Nível Operacional Cadeia Escalar de Autoridade

24 24 As três Habilidades do Administrador

25 25 Habilidade Técnica Capacidade de usar os procedimentos, técnicas e conhecimentos de um determinado campo de especialização. Habilidade Humana Lidar com relações interpessoais e grupais, estabelecer uma abordagem de confiança, e comunicação adequada. Habilidade Conceitual Envolvem conceitos e idéias que possibilitem ao administrador uma visão sistêmica da organização, dando-lhe condições para avaliar, fatos, situações, informações e idéias. As três Habilidades do Administrador

26 26 += Habilidades Conceituais Habilidades Humanas Habilidades Técnicas Conhecimento (Saber) Perspectiva (Saber Fazer) Atitude (Saber Fazer Acontecer) Sucesso Profissional As Competências Pessoais do Administrador

27 27 As Competências Duráveis do Administrador Conhecimento Perspectiva Atitude Saber. Know-how. Informação. Atualização profissional. Reciclagem constante. Saber fazer. Visão pessoal das coisas. Maneira prática de aplicar o conhecimento na solução de problemas e situações. Saber fazer acontecer. Comportamento ativo e proativo. Ênfase na ação e no fazer acontecer. Espírito empreendedor e de equipe. Liderança e comunicação.

28 Anos:Teorias: ------------------------------------------------------------------------------------------ 1903 --------------------------------------  Administração Científica 1909 --------------------------------------  Teoria da Burocracia 1916 --------------------------------------  Teoria Clássica 1932 --------------------------------------  Teoria das Relações Humanas 1947 --------------------------------------  Teoria Estruturalista 1951 --------------------------------------  Teoria dos Sistemas 1953 --------------------------------------  Abordagem Sociotécnica 1954 --------------------------------------  Teoria Neoclássica 1957 --------------------------------------  Teoria Comportamental 1962 --------------------------------------  Desenvolvimento Organizacional 1972 --------------------------------------  Teoria da Contingência 1990 --------------------------------------  Novas Abordagens As Principais Teorias da Administração 28

29 29 ÊNFASETEORIAS ADMINISTRATIVAS PRINCIPAIS ENFOQUES TarefasAdministração CientíficaRacionalização do trabalho no nível operacional. EstruturaTeoria Clássica Teoria Neoclássica Organização formal. Princípios gerais da Administração. Funções do administrador. Teoria da BurocraciaOrganização formal burocrática. Racionalidade organizacional. Teoria EstruturalistaMúltipla abordagem: Organização formal e informal. Análise intra-organizacional e interorganizacional. PessoasTeoria das Relações HumanasOrganização informal. Motivação, liderança, comunicações e dinâmica de grupo. Teoria do Comportamento Organizacional Estilos de Administração. Teoria das Decisões. Integração dos objetivos organizacionais e individuais Desenvolvimento Organizacional Mudança organizacional planejada. Abordagem de sistema aberto. AmbienteTeoria EstruturalistaAnálise intra-organizacional e análise ambiental. Abordagem de sistema aberto. TecnologiaTeoria da ContingênciaAnálise ambiental (imperativo ambiental). Abordagem de sistema aberto. CompetitividadeNovas Abordagens na Administração Caos e complexidade Aprendizagem organizacional. Capital Intelectual As Principais Teorias da Administração

30 30 As Variáveis Básicas da TGA: As principais teorias da administração


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