A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Preparar-se para ser um mediador na escola espírita de evangelização: Evangelizar é uma tarefa árdua e sublime, que exige de nós muito empenho, dedicação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Preparar-se para ser um mediador na escola espírita de evangelização: Evangelizar é uma tarefa árdua e sublime, que exige de nós muito empenho, dedicação."— Transcrição da apresentação:

1 Preparar-se para ser um mediador na escola espírita de evangelização: Evangelizar é uma tarefa árdua e sublime, que exige de nós muito empenho, dedicação e força de vontade para perseverar na tarefa educativa da nova geração planetária.

2 “ Se um aluno não vai bem, o problema precisa ser analisado com relação ao ensino ministrado para todos da turma. Ele é um indicador importante da qualidade do trabalho pedagógico, porque o fato de a maioria dos alunos estar se saindo bem não significa que o ensino ministrado atenda às necessidades e possibilidades de todos.” (Mantoan, 2003) Preparar-se para ser um mediador na escola espírita de evangelização:

3 Benefícios do uso da EAM: O reconhecimento e valorização das diferenças, como elemento enriquecedor do processo de ensino-aprendizagem; Evangelizadores conscientes do modo como atuam, para promover a aprendizagem de todos os alunos;

4 Preparar-se para ser um mediador na escola espírita de evangelização: cooperação entre os implicados no processo educativo, dentro e fora da escola; valorização do processo sobre o produto da aprendizagem; enfoques curriculares, metodológicos e estratégias pedagógicas que possibilitam a construção coletiva do conhecimento. (Mantoan, 2003)

5 Reuven Feuerstein Feuerstein acredita que é possível favorecer, por meio da mediação, o desenvolvimento e surgimento de estruturas do pensamento, as quais seriam sensíveis a fatores sócio- culturais e educacionais.

6 A transmissão cultural e a experiência de aprendizagem mediada Transmissão da informação: a aprendizagem se dá pela exposição direta do indivíduo aos produtos de sua cultura. É isolada, fragmentada Transmissão mediacional: um ser humano se interpõe entre o outro e o mundo, estimulando e acessando sua capacidade de aprender, de reagir e interpretar o ambiente

7 A transmissão cultural e a experiência de aprendizagem mediada Para que haja Experiência de Aprendizagem Mediada (E.A.M.), além da transmissão de conteúdos, deve existir uma qualidade de interação que transcenda o conteúdo e organize-o.

8 A transmissão cultural e a experiência de aprendizagem mediada O trabalho com a mediação é uma experiência intrapessoal produzida por situações interpessoais. O indivíduo, enquanto sujeito, interage com o outro que é sujeito também, concretizando a reciprocidade entre as pessoas.

9 A transmissão cultural e a experiência de aprendizagem mediada Uma aprendizagem para se tornar significativa requer a ativação de processos mentais complexos, que deve ser realizada por um ser humano capaz de promover situações de desafio. A intervenção mediada deve desenvolver no mediado a metacognição: auto-reflexão acerca dos comportamentos adotados por ele ao aprender.

10 A transmissão cultural e a experiência de aprendizagem mediada Os momentos com pais e professores podem ser de aprendizagem mediada, onde o foco não se dá no conteúdo das informações, mas sim no diálogo intencional entre o emissor e o receptor da mensagem.

11 Estilos de Aprendizagem Cada pessoa tem sua própria maneira para aprender. Quando o professor percebe o estilo de aprendizagem do aluno ele pode apresentar a matéria de uma maneira que torne a aprendizagem mais fácil. Em uma aula é mais eficaz utilizar todos os sistemas sensoriais para expor a matéria porque temos participantes com diferentes sistemas. Mostre, apresente imagens, fale, dê atividades que envolvam o corpo.

12 Estilos de Aprendizagem Estes são os canais pelos quais recebemos as informações: Visual Auditivo Cinestésico Olfativo Gustativo

13 Estilos de Aprendizagem Qual é o meu estilo de aprender? Que habilidades eu tenho agora e que estratégias e habilidades eu quero desenvolver?

14 Sistema de crenças Eu posso e devo modificar-me O sujeito que vou trabalhar é modificável A inteligência é flexível Posso ensinar o outro a pensar através da mediação

15 Atuação do mediador O mediador deve atuar com alguém que está sempre prestes a realizar uma grande descoberta; Acreditar no potencial do sujeito; Ter atitude crítica permanente; Saber que é humano, incompleto; Colocar-se no lugar do outro;

16 Atuação do mediador Ser flexível, observar o raciocínio do outro e deixar-se por ele ser conduzido; Ter sensibilidade para saber o momento certo de intervir; Atentar-se aos canais de percepção do mediado; Falar claramente com linguagem acessível;

17 Atuação do mediador Respeitar o ritmo, as dúvidas e as dificuldades do outro; Vibrar e compartilhar vitórias; Colocar-se junto, não como fiscal e regulador, mas como amparo e fio condutor.

18 Critérios de Mediação da Aprendizagem Intencionalidade e Reciprocidade Significado Transcendência

19 Critérios de Mediação da Aprendizagem Sentimento de Competência Sentimento de Pertinência Otimismo Controle de Comportamento Comportamento de Compartilhar Individualidade e Diferenciação Psicológica Consciência da Mudança Estrutural Busca de desafios (novidade e complexidade) Busca do planejamento e alcance de objetivos.

20 A intervenção mediada A intervenção mediada é uma ação intencional do professor de “mudar” seus alunos de acordo com os objetivos que transcendam os conteúdos imediatos e caminhem em busca de uma aprendizagem significativa.

21 A arte de perguntar Uma das características do professor mediador é saber perguntar. Suas perguntas devem ser bem planejadas e bem dirigidas. Os alunos devem exercitar a imaginação, a originalidade, o raciocínio e a capacidade de julgar.

22 Desenvolvimento do Tema Perguntar o por que das coisas pode promover respostas muito interessantes para se discutir ou investigar. Quando um tema vem sendo estudado convém perceber as idéias principais que são as que não devem serem esquecidas e que servirão para fazer as aplicações imediatas ou posteriores segundo o caso. Tratando-se de uma leitura, é muito importante que os alunos pensem sobre o por que do título, assim como, busquem subtítulos para as possíveis divisões da lição. Depois de uma lição convém propor aos alunos situações que tenham sido objeto da aula.

23 Perguntas para Avaliar Todo tema ensinado deve ser avaliado por meio de perguntas orais e por meio de atividades escritas. Existem perguntas chamadas reprodutoras que servem para reproduzir as idéias que foram adquiridas ou sugeridas em sala de aula. Alguns professores utilizam estas perguntas para avaliar, entretanto na realidade as mesmas podem nos dar apenas o conhecimento do que os alunos reteram. São boas para repassar o que foi ensinado. Na avaliação, podemos também fazer com que os alunos experimentem o que aprenderam em um situação a fim de solucioná-la.

24 Perguntas para Avaliar Devem levar a criação de “situações- problema” Devem concluir e transcender: O que fizemos hoje? O que aprenderam? Para que pode ser importante o que vocês aprenderam? Em quais outras situações da sua vida vocês usariam o que aprenderam?

25 A arte de perguntar O uso das boas perguntas dá idéia de uma conversa interessante, natural e espontânea, entre o mediador e o mediado. Porém, se o questionamento é artificial, a aula não parece mais que um processo de investigação memorística

26 Planejando uma aula mediada Tema Objetivos Habilidades a serem desenvovidas Estratégias: Início, Trabalho individual/Desenvolvimento,Conclusão Princípios Relação com a vida profissional Relação com a vida escolar Relação com o cotidiano


Carregar ppt "Preparar-se para ser um mediador na escola espírita de evangelização: Evangelizar é uma tarefa árdua e sublime, que exige de nós muito empenho, dedicação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google