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MERCHANDISING Akina Mai Nonoguchi Aline Paschoalino Arthur Lauzem

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Apresentação em tema: "MERCHANDISING Akina Mai Nonoguchi Aline Paschoalino Arthur Lauzem"— Transcrição da apresentação:

1 MERCHANDISING Akina Mai Nonoguchi Aline Paschoalino Arthur Lauzem
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Ciências Sociais e Aplicadas – CCSA Curso de Administração de Empresas – 5°T Disciplina: Estratégia de Comunicação MERCHANDISING Akina Mai Nonoguchi Aline Paschoalino Arthur Lauzem Flaviana Araújo Gabriela Morais Ivy Costa Vivian Kurosu 2010

2 SALES Introdução Idade Média... Exposições nas ruas
Década de Lojas de auto-serviço Hoje em dia ... Acompanha o ciclo de vida do produto SALES

3 Merchandising O que não é Merchandising:
Merchandising Editorial “é a inserção de um produto, marca, empresa ou serviço em um filme, programa de televisão, livro ou em qualquer outro veiculo de comunicação nos quais ele é citado, consumido ou utilizado, em uma ação integrada à própria trama ou roteiro e de maneira pertinente a seu contexto. Tal inserção é feita sobre encomenda e mediante pagamento.” (YANAZE).

4 Merchandising O que realmente é Merchandising:
Merchandising “é qualquer técnica, ação ou material promocional usado no ponto-de-venda que proporcione informação e melhor visibilidade a produtos, marcas ou serviços, com o propósito de motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores” (Regina Blessa).

5 Técnicas de Merchandising
Comunicação: Indicações – Identificação de produtos e propagandas. Preço – Define a compra. Sua falta pode desestimular o consumidor. Vantagens a Informar – Informar explicitamente a vantagem. Tablóide e Mala Direta – Foco no perfil do consumidor. Layout: Layout da Loja – Circulação e estímulo. Exposição: Ponto Normal e Promocional Agrupamento e Associação Vitrinismo

6 Merchandising e Mix de Comunicação

7 Merchandising e Mix de Comunicação

8 Merchandising e Mix de Comunicação

9 Estudo Realizado no Brasil
Situação do Produto Apenas o desconto Com o apoio de publicidade Com display da loja Com display e publicidade Incremento de venda + 40% + 130% + 200% + 460%

10 Merchandising e Promoção de Vendas
Merchandising X Promoção de Vendas Merchandising Promoção de Vendas Tempo indeterminado Tempo determinado Independe do acréscimo de benefícios ao produto Acrescenta algum benefício ao produto

11 Merchandising e Promoção de Vendas
Objetivos comuns de Merchandising e Promoção de vendas Induzir novos consumidores à experimentação e à compra Influenciar consumidores atuais, estimulando fidelidade à marca Aumentar participação no mercado Apresentar inovações Diferenciar uma marca de seus concorrentes Eliminar estoques nos pontos-de-venda Provocar estoque do produto no lar Gerar tráfego nas lojas Dar incentivo aos canais de distribuição (PVD’s)

12 Case Bancas de Jornal

13 Considerações Finais Hora da compra: mistura de necessidade e lazer
A falta de planejamento da compra deixa o consumidor mais sugestionável: produtos básicos x produtos supérfluos Merchandising é uma ferramenta para fixação de marca Características a serem consideradas em um PDV: motivo da compra, localização, exposição do produto, preço e promoções O alinhamento da ação de merchandising com a estratégia de marketing deve considerar: produtos, públicos e canais de distribuição Os conflitos de interesse entre varejista e fabricante reforça a necessidade de aproximação e negociações. Os resultados positivos obtidos com esforços em merchandising faz com que as empresas passem a identificar o seu valor a aumentar sua participação nas estratégias de marketing. Relação de complementaridade entre merchandising e as demais ferramentas do mix de marketing.

14 Referências Bibliográficas
BLESSA, Regina. Merchandising no ponto de venda. 4ª Ed. São Paulo: Atlas, 2006. YANAZE, MH Gestão de Marketing e Comunicação:Avanços e Aplicações. São Paulo. 1ªed Saraiva, (01/05/ :13) (01/05/ :15) (01/05/ :18) (02/05/ :45)


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