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SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Brasília, 25 de outubro de 2010 FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES E DE GERENTES SOCIAIS QUE ATUAM NA PROTEÇÃO.

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1 SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Brasília, 25 de outubro de 2010 FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES E DE GERENTES SOCIAIS QUE ATUAM NA PROTEÇÃO SOCIAL NÃO CONTRIBUTIVA E CONSTITUIÇÃO DA REDE DESCENTRALIZADA DE CAPACITAÇÃO ETAPA NÃO PRESENCIAL

2 SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Finalidade Constituir um quadro de profissionais qualificados para gestão das políticas e programas de desenvolvimento social, habilitando-os no uso de ferramentas e metodologias inovadoras de gerência social e no domínio dos elementos componentes do PBF e do SUAS

3 SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação IMPLEMENTAÇÃO: DESCENTRALIZADA, NAS CINCO REGIÕES DO PAÍS Mediante rede nacional de capacitação descentralizada, composta por 16 Agências Capacitadoras Estaduais (ACE) Distribuídos em 16 lotes ou jurisdições, definidos pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome a partir da aplicação de critérios populacionais, geográficos e nível de gestão no SUAS. Critérios adotados foram Critérios adotados foram: Capitais de estados, municípios com população acima de 100 mil habitantes Municípios localizados nas regiões metropolitanas Municípios detentores da condição de gestão plena da Política de Assistência Social em 31 de março de 2006

4 SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação

5 Subprojeto 1:- Principais ações Rede Nacional Descentralizada de Capacitação Curso de Formação de Multiplicadores Etapa IDiagnósticoEtapa II Cursos de Capacitação de Gerentes Sociais Seleção das Agências Capacitadoras Estaduais - ACEs Seminário de Avaliação Pedagógica do Projeto de Capacitação Descentralizada para Gerentes Sociais Seminário de Avaliação Final do Sub 1 Seminário de Adaptação de Conteúdos Oficina de Validação de Conteúdos ACEs – 16 regiões

6 SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação A coordenação e supervisão da execução do Subprojeto 1  Vários atores: Consultores Comitê Acadêmico Técnicos da ENAP Técnicos do MDS  Várias modalidades de acompanhamento e supervisão: Via telefone; fax; sistema on line Visitas técnicas in loco

7 SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Participação de profissionais do MDS e da ENAP Especialistas convidados Representantes da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS) Realizado na ENAP, em Brasília Com 96 horas subdivididas em duas etapas: de 40h presenciais de 16h de trabalho a distância, para o treinamento de 61 docentes multiplicadores vinculados aos quadros das Agências de Capacitação Estaduais (ACEs), responsáveis pela oferta dos cursos nos 16 lotes. Oficina de Validação de Conteúdos Curso de Formação de Multiplicadores

8 SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação  16 lotes abrangendo  26 estados, o Distrito Federal e 628 municípios  10 ACEs, sob coordenação do MDS e da ENAP  160 horas de aula, distribuídas entre: 90 horas presenciais 70 horas a distância  público-alvo de 1.531 agentes públicos vinculados às secretarias estaduais ou municipais da área de assistência social ou congêneres, indicados pelos respectivos gestores e distribuídos em 40 turmas.  Profissionais, com formação de nível superior, responsáveis pelas coordenações/gerências das Secretarias de Assistência Social ou similares, coordenadores dos serviços da rede socioassistencial, coordenadores dos Centros de Referência da Assistência Social ou de outras unidades de serviços vinculadas ao SUAS, coordenadores de programas de transferência de renda, pertencentes prioritariamente, aos quadros da administração pública ou ocupando cargos comissionados das secretarias estaduais ou municipais de assistência ou congêneres. Implementação dos Cursos Descentralizados

9 SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Em 557 entes federados houve concluintes 25 estados 532 municípios Conclusão: 85,0% 1 estado e 97 municípios não apresentaram nenhum concluinte 4 estados e 147 municípios apresentaram concluintes em número inferior às vagas 400 não concluintes 1.217 concluintes originários Conclusão: 75,3% Público Alvo da Capacitação - Resultados

10 SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação ETAPA NÃO PRESENCIAL O ensino à distância (EAD) ocupou um lugar estratégico e essencial no curso de formação de gerentes sociais. A proposta metodológica do curso de EAD foi centrada no uso dessa modalidade de ensino como complementação as atividades que foram desenvolvidas presencialmente durante a estada dos alunos na ACE, e in locu, nos municípios de origem de cada aluno.

11 SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Regência e Tutoria  Cada disciplina presencial do curso contou com uma carga horária de EAD, nas qual interagiram os seguintes agentes:  Coordenador geral de EAD- membro da equipe coordenadora e multiplicador  Regente- sendo indicado um dos multiplicadores para exercer essa função, responsável pelo ordenamento e condução geral da disciplina;  Professores – que ministraram aulas em cada disciplina;  Tutores –que ficaram responsáveis, cada um, por uma turma. Suas atividades incluíram atividade de EAD (nas três fases do curso), presenciais (participação nas duas etapas presenciais acompanhando sua turma); elaboração de materiais didático-pedagógicos;  Alunos – alunos inscritos no curso de gerentes sociais;  Observadores – da ENAP.

12 SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Plataforma de EAD  A plataforma utilizada foi o sistema Moodle de EAD, no qual se realizaram a interação com os alunos do curso.  A utilização dessa ferramenta para desenvolver o Curso de Capacitação de Gerentes Sociais alinhou-se aos objetivos do projeto no que consiste em:  integrar os alunos do Curso, residentes em diferentes áreas geográficas através da Internet;  fornecer mecanismos de comunicação assíncronos, além da comunicação síncrona, que exige ao aluno uma participação efetiva no grupo de trabalho e, também, disponibilizar mecanismos ao professor para avaliar e acompanhar a aprendizagem dos alunos.

13 SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Os recursos e sua forma no Moodle estão descritos a seguir de forma sucinta: Fórum de Discussão Fórum de Discussão : esta ferramenta propiciou a interatividade entre professor-aluno, tutores e professores formadores, ENAP, oferecendo maiores condições aos participantes para se conhecerem, trocarem experiências e debaterem temas pertinentes. Nesse espaço os alunos elaboraram e expuseram suas idéias e opiniões, possibilitando as intervenções dos formadores e dos próprios colegas com o intuito de instigar a reflexão e aprimoramento do trabalho em desenvolvimento, visando à formalização de conceitos, bem como a construção do conhecimento. Blog (diário): Blog (diário): usado individualmente ou em grupo, propiciou um espaço importante para a socialização das atividades ou projetos desenvolvidos ao longo do processo de formação. A aprendizagem estará centrada na possibilidade do aluno poder receber o feedback sobre aquilo que está produzindo. Chat ou Bate-Papo : Chat ou Bate-Papo : oportunidades de interação em tempo real entre os participantes. Como uma instância criativa e construída coletivamente, poderá gerou idéias e temas para serem estudados e aprofundados. Realização de reuniões virtuais, por meio desta ferramenta, com o intuito de diagnosticar as dificuldades e inquietações durante o desenvolvimento das atividades.

14 SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Biblioteca : Biblioteca : local onde ficaram disponíveis bibliografias, textos complementares e artigos, além de indicações de sites que tratam das diferentes temáticas abordadas no curso. Agenda : Agenda : todas as atividades propostas foram disponibilizadas nesta seção do ambiente. Esse recurso contribuiu para que o aluno podusse se manter em sintonia com as atividades que foram realizadas durante todo o processo de formação. Desta forma, foi possível a realização das atividades em momentos agendados ou de livre escolha dos participantes. Nos momentos agendados, todos os participantes estiveram trabalhando virtualmente em dias e horários préestabelecidos. Acompanhamento/apoio ENAP Consultores da ENAP acompanharam o desenvolvimento das atividades, dando as orientações necessárias e oferecendo apoio aos participantes e as ACEs, tanto no aspectos de conteúdos e desenvolvimento das atividades, bem como em relação a aspectos informacionais e operacionais da ferramenta.

15 SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação O EAD na implementa dos cursos foi realizado em três etapas O EAD na implementa dos cursos foi realizado em três etapas :  A primeira etapa consistiu em atividades preparatórias para participação na 1ª etapa do Curso de Capacitação de Gerentes Sociais correspondendo à 20 horas.  A segunda etapa efetivou a continuidade dos conteúdos referentes aos Instrumentos de gestão da Política de Proteção Social não contributiva, equivalendo a 40 horas de EAD, sendo executada entre a primeira e a segunda semana de aula presencial;  A 3ª etapa será realizada após a finalização da fase presencial do curso, e foi dirigida para o auxílio à elaboração do diagnóstico municipal pelos alunos. A estrutura buscou oferecer aos alunos, professores e ACEs um sistema de acompanhamento integral ao longo do curso, e busca orientar os alunos para que eles sejam capazes de acompanhar com aproveitamento as diferentes etapas do curso, permitindo a consecução dos objetivos, tarefas e atividades que forma propostos.

16 SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Estrutura/distribuição da carga horário do EAD. Curso e disciplinas. Disciplinas Curso

17 SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Materiais e recursos Entre os materiais e recursos utilizados nas fases de EAD destaca-se:  vídeos explicativos e didáticos elaborados sobre o curso e sobre os conteúdos selecionados das disciplinas;  apresentações de estudo dirigido em formato de texto e em apresentação (Power point);  disponibilização de textos, artigos, livros, apostilas, manuais;  disponibilização de tutoriais sobre o uso da plataforma EAD, uso de banco de dados, etc;  realização de chats e fóruns temáticos, com a utilização da técnica de “análise de caso”.

18 SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Dificuldades enfrentadas  Heterogeneidade entre os participantes : Técnica Cultural Política Muito preparados muito despreparados ou inexperientes freqüência reduzida baixo aproveitamento acesso ao ambiente virtual de aprendizagem pouca familiaridade /cultura de EAD carência de equipamentos problemas de acesso à rede  Uso de ferramentas informacionais (Sistema de gestão da informação) queda do sistema senha

19 SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Resultados da Avaliação pelos alunos das metodologias utilizadas de ensino a distância  Para apenas 21% dos respondentes o incentivo à participação dos alunos nos trabalhos à distância foi insatisfatório ou regular.  Entretanto, 100% dos alunos se declaram satisfeitos com a capacidade dos tutores em fornecer respostas relativas ao conteúdo do curso, bem como com as estratégias de comunicação (e- mail, chat, fórum, etc.).  Tanto o material didático quanto os links de apoio eram adequados aos temas de estudo (96% divididos entre bom e ótimo), sendo o mesmo percentual atribuído à plataforma virtual de aprendizagem utilizada no curso.  Houve alguma divergência no que se refere ao tempo destinado às atividades à distância, sendo que 17% dos alunos se disse insatisfeito, sendo que outros 29% consideraram esta disponibilidade apenas regular.

20 SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação U m formato mixto (presencial e a distância) agrega valor na aprendizagem. Permite desenvolver competências tecnológicas que fortalecem o desempenho e perfil dos gerentes sociais. Lições apreendidas na Etapa a Distância Contribuições:  Conhecer previamente o acesso e conhecimentos tecnológicos dos participantes;  Prever espaços de apoio e capacitação sobre o uso de recursos tecnológicos aos participantes e docentes  Planificar fase presencial e virtual (objetivos, temas e atividades)

21 SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação OBRIGADA


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