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Capítulo 6 Análise dos mercados consumidores

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Apresentação em tema: "Capítulo 6 Análise dos mercados consumidores"— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 6 Análise dos mercados consumidores
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Questões abordadas no capítulo Como as características do comprador influenciam seu comportamento de compra? Quais fatores psicológicos influenciam as respostas do comprador ao programa de marketing? Como o comprador toma decisões de compra? Como os profissionais de marketing analisam o processo de tomada de decisão do comprador? Copyright © 2006 by Pearson Education

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O que influencia o comportamento de compra? Fatores culturais Fatores sociais Fatores pessoais Copyright © 2006 by Pearson Education

4 É o principal determinante do comportamento e dos desejos de
O que é cultura? É o principal determinante do comportamento e dos desejos de uma pessoa, adquirido por meio do processo de socialização com familiares e outras instituições. Copyright © 2006 by Pearson Education

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Subculturas Nacionalidades Religiões Grupos raciais Regiões geográficas Interesses especiais Copyright © 2006 by Pearson Education

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Dados sobre o consumidor norte-americano O norte-americano médio: Masca 300 chicletes por ano Vai ao cinema nove vezes por ano Faz quatro viagens por ano Vai a um evento esportivo sete vezes por ano Copyright © 2006 by Pearson Education

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Classes sociais Baixa Baixa-alta Média-baixa Média Média-alta Alta Alta-alta Copyright © 2006 by Pearson Education

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Características das classes sociais As pessoas pertencentes à mesma classe social tendem a se comportar de maneira mais semelhante. As pessoas são vistas como ocupantes de posições inferiores ou superiores, de acordo com sua classe social. A classe social é indicada por um grupo de variáveis (ocupação, renda, grau de instrução). As pessoas podem passar de uma classe social para outra durante a vida. Copyright © 2006 by Pearson Education

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Fatores sociais Grupos de referência Família Papéis Status Copyright © 2006 by Pearson Education

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Grupos de referência Grupos de afinidade Grupos primários Grupos secundários Grupos de aspiração Grupos de dissociação Copyright © 2006 by Pearson Education

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Família Família de orientação Religião Política Economia Família de procriação Influencia no comportamento de compra diário Copyright © 2006 by Pearson Education

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Fatores pessoais Idade Auto-imagem Estágio no ciclo de vida Ocupação Estilo de vida Circunstâncias econômicas Valores Personalidade Copyright © 2006 by Pearson Education

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Figura 6.1 Modelo do comportamento do consumidor Copyright © 2006 by Pearson Education

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Principais fatores psicológicos Motivação Percepção Aprendizagem Memória Copyright © 2006 by Pearson Education

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Motivação Teoria de Freud Teoria das necessidades de Maslow Teoria de dois fatores de Herzberg Copyright © 2006 by Pearson Education

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Figura 6.2 Hierarquia das necessidades de Maslow Fonte: A. H. Maslow, Motivation and personality, 2 ed. Upper Saddle River: Prentice Hall, Reproduzido com permissão. Copyright © 2006 by Pearson Education

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Percepção Atenção seletiva Retenção seletiva Distorção seletiva Percepção subliminar Copyright © 2006 by Pearson Education

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Figura 6.3 Mapa mental hipotético da Dole Copyright © 2006 by Pearson Education

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Figura 6.4 Modelo das cinco etapas do processo de compra do consumidor Copyright © 2006 by Pearson Education

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Busca de informações Fontes pessoais Fontes comerciais Fontes públicas Fontes experimentais Copyright © 2006 by Pearson Education

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Figura 6.5 Conjuntos envolvidos na tomada de decisão do consumidor Copyright © 2006 by Pearson Education

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Crenças de um consumidor em relação a marcas de computador Computador Atributo Capacidade de memória Resolução gráfica Tamanho/Peso Preço A 10 8 6 4 B 9 3 C 5 D 7 Nota: A cada atributo é dada uma nota de 0 a 10, sendo que 10 representa o nível mais alto em cada um deles. O preço, contudo, é classificado de maneira inversa, com o 10 representando o preço mais baixo. Isso porque o consumidor prefere o preço mais baixo. Copyright © 2006 by Pearson Education

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Figura 6.6 Etapas entre a avaliação de alternativas e a decisão de compra Copyright © 2006 by Pearson Education

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Modelos não compensatórios de escolha Heurística conjuntiva Heurística lexicográfica Heurística de eliminação de aspectos Copyright © 2006 by Pearson Education

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Risco percebido Funcional Físico Financeiro Social Psicológico De tempo Copyright © 2006 by Pearson Education

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Figura 6.7 Como os clientes usam ou descartam os produtos Fonte: Jacob Jacoby, Carol K. Berning e Thomas F. Dietvorst, “What about disposition?”, Journal of Marketing, jul. 1977, p. 23. Reproduzido com permissão da American Marketing Association. Copyright © 2006 by Pearson Education

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Outras teorias sobre o processo de decisão de compra Envolvimento Modelo de probabilidade da elaboração Estratégias de marketing de baixo envolvimento Comportamento de compra em busca de variedade Heurísticas Heurística da disponibilidade Heurística da representatividade Heurística da ancoragem e ajustamento Copyright © 2006 by Pearson Education

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Contabilidade mental Os consumidores tendem a… Separar ganhos Integrar perdas Integrar pequenas perdas a ganhos maiores Separar pequenos ganhos de grandes perdas Copyright © 2006 by Pearson Education


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