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PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO TOCANTINS FÓRUM PERMANENTE DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - PARFOR PARFOR.

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1 PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO TOCANTINS FÓRUM PERMANENTE DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - PARFOR PARFOR SEDUC/UFT

2 O PARFOR O PARFOR É um cordo de Cooperação Técnica com a CAPES/MEC e a SEDUC/TO com o objetivo capacitar os professores que estão em exercício nas escolas públicas estaduais e municipais, mas não possuem a formação mínima em licenciatura ou lecionam fora da área da graduação. É um Plano Nacional de Formação de Professores instituído por meio de um a cordo de Cooperação Técnica com a CAPES/MEC e a SEDUC/TO com o objetivo capacitar os professores que estão em exercício nas escolas públicas estaduais e municipais, mas não possuem a formação mínima em licenciatura ou lecionam fora da área da graduação. FORUM PERMANENTE DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - PARFOR

3 DEMANDA DE FORMAÇÃO NO ESTADO DO TOCANTINS SituaçãoEstadoMunicípio Sem formação superior (1ª Licenciatura) Com Licenciatura e fora da área (2ª Licenciatura) Com bacharelado (Complementação Pedagógica)29- SUBTOTAIS Anos finais do E. Fundamental e E. Médio -

4 SituaçãoEstadoMunicípio Sem formação superior (1ª Licenciatura) Com Licenciatura e fora da área (2ª Licenciatura) Com bacharelado (Complementação Pedagógica)1196 SUBTOTAIS TOTAIS DEMANDA DE FORMAÇÃO NO ESTADO DO TOCANTINS (Cont.) Anos iniciais do E. Fundamental

5 Em Cursos Especiais Presenciais 990 vagas nas áreas de: Artes, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História, Letras (Língua Portuguesa e Língua Inglesa), Matemática e Pedagogia 990 vagas nas áreas de: Artes, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História, Letras (Língua Portuguesa e Língua Inglesa), Matemática e Pedagogia Em Cursos a Distância pela UAB 250 vagas em Ciências Biológicas. 250 vagas em Ciências Biológicas. OFERTA DE VAGAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS – 2010/1º SEMESTRE

6 Araguaína: História, Matemática, Geografia, Araguaína: História, Matemática, Geografia, Letras – Português e Inglês Letras – Português e Inglês Arraias: Pedagogia Arraias: Pedagogia Miracema: Pedagogia Miracema: Pedagogia Palmas: Artes, Pedagogia Palmas: Artes, Pedagogia Porto Nacional: Ciências Biológicas, História, Porto Nacional: Ciências Biológicas, História, Letras - Português Letras - Português Tocantinópolis: Pedagogia Tocantinópolis: Pedagogia PÓLOS E CURSOS PRESENCIAIS OFERECIDOS EM 2010/1º SEMESTRE

7 Araguaina: Ciências Biológicas 50 vagas Gurupi: Ciências Biológicas 25 vagas Dianópolis: Ciências Biológicas 25 vagas (Início das turmas: março/2010) CURSOS A DISTÂNCIA A SEREM OFERECIDOS EM 2010/1º SEMESTRE

8 PREENCHIMENTO DAS VAGAS OFERTADAS Matriculados em Cursos Presenciais: 517 Matriculados em Cursos Presenciais: 517 Da rede estadual de ensino: 33 Da rede estadual de ensino: 33 Das redes municipais de Ensino: 484 Das redes municipais de Ensino: 484 Nº de Municípios com participantes: 63 Nº de Municípios com participantes: 63

9 PREENCHIMENTO DAS VAGAS OFERTADAS -MATRÍCULAS POR MUNICÍPIO-

10 MUNICÍPIOSMATR. MUNICÍPIOSMATR. Esperantina47 Ananás3 Tocantinópolis35 Cachoeirinha3 Babaçulândia31 Caseara3 Itaguatins27 Colinas do Tocantins3 Miracema do Tocantins26 Darcinópolis3 Aragominas25 Oliveira de Fátima3 Peixe23 Pugmil3 Arraias22 Rio da Conceição3 Goiatins18 Wanderlândia3 Monte do Carmo17 Abreulândia2 Aparecida do Rio Negro15 Araguacema2 Palmas14 Araguaçu2 Piraquê14 Divinópolis do Tocantins2 Campos Belos – GO13 Formoso do Araguaia2 Fátima13 Itapiratins2 Jaú do Tocantins10 Maurilândia do Tocantins2 Palmeirante10 Pequizeiro2 Miranorte9 Praia Norte2 Angico8 Santa Terezinha do Tocantins2 Nova Olinda8 São Geraldo do Araguaia – PA2 Pau D´Arco8 Aliança do Tocantins1 Pium8 Araguatins1 Santa Rita do Tocantins8 Barra do Ouro1 Lajeado7 Bom Jesus do Tocantins1 Palmeiras do Tocantins7 Cristalândia1 São Sebastião do Tocantins7 Guaraí1 Araguaína6 Lagoa da Confusão1 Porto Nacional6 Nova Rosalândia1 Axixá do Tocantins4 Ponte Alta do Bom Jesus1 Bernardo Sayão4 Riachinho1 Buriti do Tocantins4 Santa Tereza do Tocantins1 Santa Rosa do Tocantins4 TOTAL517

11 OFERTA DE VAGAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS – 2010/2º SEMESTRE Em Cursos Especiais Presenciais 750 vagas nas áreas de: Artes, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Ciências Biológicas, Biologia, Filosofia, Geografia, História, Letras (Português e Inglês), Matemática, Educação Física e Pedagogia 750 vagas nas áreas de: Artes, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Ciências Biológicas, Biologia, Filosofia, Geografia, História, Letras (Português e Inglês), Matemática, Educação Física e Pedagogia Em Cursos a Distância pela UAB 500 vagas nas áreas de: Ciências Biológicas e Matemática 500 vagas nas áreas de: Ciências Biológicas e Matemática

12 PÓLOS E CURSOS PRESENCIAIS OFERECIDOS EM 2010/2º SEMESTRE Araguaína:Pedagogia, História, Geografia, Araguaína:Pedagogia, História, Geografia, Arraias: Matemática Arraias: Matemática Miracema: História e Ed. Física Miracema: História e Ed. Física Gurupi:Matemática, Geografia e Biologia Gurupi:Matemática, Geografia e Biologia Palmas: Artes, Pedagogia, Matemática e Filosofia Palmas: Artes, Pedagogia, Matemática e Filosofia P. Nacional: Ciências Biológicas, Geografia, P. Nacional: Ciências Biológicas, Geografia, Letras - Inglês Letras - Inglês Tocantinópolis: Ciências Sociais Tocantinópolis: Ciências Sociais

13 CRONOGRAMA 2010/2º SEMESTRE 10 de maio:Abertura de pré-inscrições (um curso por candidato) 10 de maio:Abertura de pré-inscrições (um curso por candidato) 29 de maio: Encerramento das pré-inscrições 29 de maio: Encerramento das pré-inscrições 01 de junho: Abertura das validações das inscrições pelas Secretarias Estadual e Municipais 01 de junho: Abertura das validações das inscrições pelas Secretarias Estadual e Municipais 18 de junho:Encerramento das validações 18 de junho:Encerramento das validações 25 de junho: Início do processo seletivo pela UFT 25 de junho: Início do processo seletivo pela UFT 28 de junho a 02 de julho: Convocação e matrícula 28 de junho a 02 de julho: Convocação e matrícula

14 RESPONSABILIDADE DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE ENSINO Conhecer e se apropriar do portal da Plataforma Freire. Conhecer e se apropriar do portal da Plataforma Freire. Divulgar o Programa e incentivar os professores a buscarem uma formação por meio do PARFOR. Divulgar o Programa e incentivar os professores a buscarem uma formação por meio do PARFOR. Orientar o Professor no processo de pré-inscrição. Orientar o Professor no processo de pré-inscrição. Acompanhar as pré-inscrições. Acompanhar as pré-inscrições. Promover a validação (a DRE poderá dar apoio técnico e tecnológico). Promover a validação (a DRE poderá dar apoio técnico e tecnológico). Orientar no processo de matrícula. Orientar no processo de matrícula.

15 DESAFIOS A SEREM SUPERADOS Sensibilizar o Professor que uma formação em nível superior representa: Sensibilizar o Professor que uma formação em nível superior representa: alcançar satisfação pessoal alcançar satisfação pessoal melhorar o desempenho profissional melhorar o desempenho profissional vislumbra crescimento na carreira vislumbra crescimento na carreira melhorar o padrão de vida melhorar o padrão de vida adquirir melhor leitura de mundo adquirir melhor leitura de mundo conquistar o reconhecimento social conquistar o reconhecimento social Garantir a permanência do professor cursista no programa Garantir a permanência do professor cursista no programa

16 DESAFIOS Sensibilizar o Gestor público municipal que investir na qualificação do professor representa: Sensibilizar o Gestor público municipal que investir na qualificação do professor representa: reconhecer um direito ao ensino de qualidade reconhecer um direito ao ensino de qualidade garantir qualidade do ensino na sua rede garantir qualidade do ensino na sua rede levar conhecimento à sua comunidade levar conhecimento à sua comunidade dar oportunidade à crianças e jovens dar oportunidade à crianças e jovens melhorar a qualidade do serviço prestado melhorar a qualidade do serviço prestado cumprir o papel constitucional do cargo cumprir o papel constitucional do cargo conquistar respeito e reconhecimento conquistar respeito e reconhecimento Viabilizar os meios necessários para que o Professor se mantenha no programa. Viabilizar os meios necessários para que o Professor se mantenha no programa.

17 PROPOSTAS PARA MANTER O PROFESSOR NO PROGRAMA Excepcionalmente para o mês de julho/2010 Excepcionalmente para o mês de julho/2010 A Seduc disponibiliza uma unidade escolar no pólo, garantindo o apoio logístico (vigia, ASG, merendeira, etc.) durante o período. A Seduc disponibiliza uma unidade escolar no pólo, garantindo o apoio logístico (vigia, ASG, merendeira, etc.) durante o período. O professor disporá de seu próprio colchão, roupas de cama e produtos de higiene pessoal, O município arcará com o fornecimento de produtos alimentícios, proporcionalmente ao número de cursistas da sua rede inscrito naquele pólo.

18 PROPOSTAS PARA MANTER O PROFESSOR NO PROGRAMA Durante o curso Durante o curso Formação de consórcios intermunicipais envolvendo os municípios com cursistas da sua rede naquele pólo. Formação de consórcios intermunicipais envolvendo os municípios com cursistas da sua rede naquele pólo. O consórcio intermunicipal pode alugar uma casa e manter funcionário das prefeituras, em rodízio, para manter a limpeza e cuidar da alimentação dos cursistas. Os municípios arcarão com o fornecimento de produtos alimentícios e de limpeza, proporcional ao número de cursistas da sua rede inscrito naquele pólo.

19 Informações sobre o PARFOR/SEDUC Telefones: /

20 OBRIGADO O QUE ESTÁ EM JOGO É O FUTURO DO ESTADO DO TOCANTINS. A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE É O CAMINHO MAIS CURTO E SAUDÁVEL.


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