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FÓRUM PERMANENTE DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - PARFOR

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Apresentação em tema: "FÓRUM PERMANENTE DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - PARFOR"— Transcrição da apresentação:

1 FÓRUM PERMANENTE DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - PARFOR
PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO TOCANTINS PARFOR SEDUC/UFT

2 FORUM PERMANENTE DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - PARFOR
O PARFOR É um Plano Nacional de Formação de Professores instituído por meio de um acordo de Cooperação Técnica com a CAPES/MEC e a SEDUC/TO com o objetivo capacitar os professores que estão em exercício nas escolas públicas estaduais e municipais, mas não possuem a formação mínima em licenciatura ou lecionam fora da área da graduação.

3 - Anos finais do E. Fundamental e E. Médio
DEMANDA DE FORMAÇÃO NO ESTADO DO TOCANTINS - Anos finais do E. Fundamental e E. Médio Situação Estado Município Sem formação superior (1ª Licenciatura) 345 6.045 Com Licenciatura e fora da área (2ª Licenciatura) 453 2.087 Com bacharelado (Complementação Pedagógica) 29 - SUBTOTAIS 827 8.132

4 Anos iniciais do E. Fundamental
DEMANDA DE FORMAÇÃO NO ESTADO DO TOCANTINS (Cont.) Anos iniciais do E. Fundamental Situação Estado Município Sem formação superior (1ª Licenciatura) 61 1.476 Com Licenciatura e fora da área (2ª Licenciatura) 110 719 Com bacharelado (Complementação Pedagógica) 11 96 SUBTOTAIS 182 2.291 TOTAIS 1.009 10.423

5 Em Cursos Especiais Presenciais
OFERTA DE VAGAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS – 2010/1º SEMESTRE Em Cursos Especiais Presenciais 990 vagas nas áreas de: Artes, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História, Letras (Língua Portuguesa e Língua Inglesa), Matemática e Pedagogia Em Cursos a Distância pela UAB 250 vagas em Ciências Biológicas.

6 PÓLOS E CURSOS PRESENCIAIS OFERECIDOS EM 2010/1º SEMESTRE
Araguaína: História, Matemática, Geografia, Letras – Português e Inglês Arraias: Pedagogia Miracema: Pedagogia Palmas: Artes, Pedagogia Porto Nacional: Ciências Biológicas, História, Letras - Português Tocantinópolis: Pedagogia

7 CURSOS A DISTÂNCIA A SEREM OFERECIDOS EM 2010/1º SEMESTRE
Araguaina: Ciências Biológicas 50 vagas Gurupi: Ciências Biológicas 25 vagas Dianópolis: Ciências Biológicas 25 vagas (Início das turmas: março/2010)

8 PREENCHIMENTO DAS VAGAS OFERTADAS
Matriculados em Cursos Presenciais: 517 Da rede estadual de ensino: Das redes municipais de Ensino: Nº de Municípios com participantes:

9 PREENCHIMENTO DAS VAGAS OFERTADAS -MATRÍCULAS POR MUNICÍPIO-

10 MUNICÍPIOS MATR. Esperantina 47 Ananás 3 Tocantinópolis 35 Cachoeirinha Babaçulândia 31 Caseara Itaguatins 27 Colinas do Tocantins Miracema do Tocantins 26 Darcinópolis Aragominas 25 Oliveira de Fátima Peixe 23 Pugmil Arraias 22 Rio da Conceição Goiatins 18 Wanderlândia Monte do Carmo 17 Abreulândia 2 Aparecida do Rio Negro 15 Araguacema Palmas 14 Araguaçu Piraquê Divinópolis do Tocantins Campos Belos – GO 13 Formoso do Araguaia Fátima Itapiratins Jaú do Tocantins 10 Maurilândia do Tocantins Palmeirante Pequizeiro Miranorte 9 Praia Norte Angico 8 Santa Terezinha do Tocantins Nova Olinda São Geraldo do Araguaia – PA Pau D´Arco Aliança do Tocantins 1 Pium Araguatins Santa Rita do Tocantins Barra do Ouro Lajeado 7 Bom Jesus do Tocantins Palmeiras do Tocantins Cristalândia São Sebastião do Tocantins Guaraí Araguaína 6 Lagoa da Confusão Porto Nacional Nova Rosalândia Axixá do Tocantins 4 Ponte Alta do Bom Jesus Bernardo Sayão Riachinho Buriti do Tocantins Santa Tereza do Tocantins Santa Rosa do Tocantins TOTAL 517

11 Em Cursos Especiais Presenciais
OFERTA DE VAGAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS – 2010/2º SEMESTRE Em Cursos Especiais Presenciais 750 vagas nas áreas de: Artes, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Ciências Biológicas, Biologia, Filosofia, Geografia, História, Letras (Português e Inglês), Matemática, Educação Física e Pedagogia Em Cursos a Distância pela UAB 500 vagas nas áreas de: Ciências Biológicas e Matemática

12 PÓLOS E CURSOS PRESENCIAIS OFERECIDOS EM 2010/2º SEMESTRE
Araguaína: Pedagogia, História, Geografia, Arraias: Matemática Miracema: História e Ed. Física Gurupi: Matemática, Geografia e Biologia Palmas: Artes, Pedagogia, Matemática e Filosofia P. Nacional: Ciências Biológicas, Geografia, Letras - Inglês Tocantinópolis: Ciências Sociais

13 CRONOGRAMA 2010/2º SEMESTRE 10 de maio: Abertura de pré-inscrições (um curso por candidato) 29 de maio: Encerramento das pré-inscrições 01 de junho: Abertura das validações das inscrições pelas Secretarias Estadual e Municipais 18 de junho: Encerramento das validações 25 de junho: Início do processo seletivo pela UFT 28 de junho a 02 de julho: Convocação e matrícula

14 RESPONSABILIDADE DAS SECRETARIAS
MUNICIPAIS DE ENSINO Conhecer e se apropriar do portal da Plataforma Freire. Divulgar o Programa e incentivar os professores a buscarem uma formação por meio do PARFOR. Orientar o Professor no processo de pré-inscrição. Acompanhar as pré-inscrições. Promover a validação (a DRE poderá dar apoio técnico e tecnológico). Orientar no processo de matrícula.

15 DESAFIOS A SEREM SUPERADOS
Sensibilizar o Professor que uma formação em nível superior representa: alcançar satisfação pessoal melhorar o desempenho profissional vislumbra crescimento na carreira melhorar o padrão de vida adquirir melhor leitura de mundo conquistar o reconhecimento social Garantir a permanência do professor cursista no programa

16 DESAFIOS Sensibilizar o Gestor público municipal que investir na qualificação do professor representa: reconhecer um direito ao ensino de qualidade garantir qualidade do ensino na sua rede levar conhecimento à sua comunidade dar oportunidade à crianças e jovens melhorar a qualidade do serviço prestado cumprir o papel constitucional do cargo conquistar respeito e reconhecimento Viabilizar os meios necessários para que o Professor se mantenha no programa.

17 PROPOSTAS PARA MANTER O PROFESSOR NO PROGRAMA
Excepcionalmente para o mês de julho/2010 A Seduc disponibiliza uma unidade escolar no pólo, garantindo o apoio logístico (vigia, ASG, merendeira, etc.) durante o período. O professor disporá de seu próprio colchão, roupas de cama e produtos de higiene pessoal, O município arcará com o fornecimento de produtos alimentícios, proporcionalmente ao número de cursistas da sua rede inscrito naquele pólo.

18 PROPOSTAS PARA MANTER O PROFESSOR NO PROGRAMA
Durante o curso Formação de consórcios intermunicipais envolvendo os municípios com cursistas da sua rede naquele pólo. O consórcio intermunicipal pode alugar uma casa e manter funcionário das prefeituras, em rodízio, para manter a limpeza e cuidar da alimentação dos cursistas. Os municípios arcarão com o fornecimento de produtos alimentícios e de limpeza, proporcional ao número de cursistas da sua rede inscrito naquele pólo.

19 Informações sobre o PARFOR/SEDUC e-mail: formacao@seduc.to.gov.br
Telefones: /

20 O QUE ESTÁ EM JOGO É O FUTURO DO ESTADO DO TOCANTINS
O QUE ESTÁ EM JOGO É O FUTURO DO ESTADO DO TOCANTINS. A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE É O CAMINHO MAIS CURTO E SAUDÁVEL. OBRIGADO


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