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AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Thiago Souza Santos

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Apresentação em tema: "AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Thiago Souza Santos"— Transcrição da apresentação:

1 AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Thiago Souza Santos

2 agenda avaliação como estratégia apresentação do problema; avaliação de competências: Definição; Objetivos; Método; Aplicação. usos certificação ocupacional; promoção LC 1.080/2008; desafios...

3 apresentação do problema Axioma a avaliação é imprescindível à gestão! É preciso avaliar o profissional.

4 apresentação do problema Axioma a avaliação é imprescindível à gestão! É preciso avaliar o profissional?

5 Navigare necesse; vivere non est necesse Pompeu, ac apresentação do problema

6 Navigare necesse; vivere non est necesse Pompeu, ac Navegar é preciso; viver não é preciso apresentação do problema

7 Navigare necesse; vivere non est necesse Pompeu, ac Navegar é preciso; viver não é preciso apresentação do problema Precisão! A precisão fornecida pelos instrumentos de navegação, como a bússola, GPS, entre outros.

8 Navigare necesse; vivere non est necesse Pompeu, ac Navegar é preciso; viver não é preciso apresentação do problema Governar! Platão fazia analogia entre navegação e governo. Dirigir um navio. Dirigir o Estado. Do Grego: kubernétikê (Cibernética) Arte de pilotar e Arte de Governar

9 Navegar é preciso! Gerenciar é preciso? apresentação do problema

10 Navegar é preciso! Gerenciar é preciso? apresentação do problema -Como minimizar as imprecisões da arte de gerenciar pessoas? -No caso da avaliação, como fazer dela uma ferramenta de gestão? -Como avaliar de forma objetiva e focada na realidade? -Como.....

11 método de construção de saberes sobre determinada atividade laboral, com avaliação de enfoque totalmente prático e voltado ao desenvolvimento e à melhoria da performance profissional do servidor. Premissas Foco na prática profissional; Critérios claros e gerais; Objetividade na aferição dos conhecimentos e habilidades técnicas; definição

12 princípios Gestão de Talentos [Avaliação] Meritocracia Valorização Profissional Profissionali zação Desenvolvi mento profissional Alocação inteligente de pessoas

13 objetivos Criar um fluxo de promoção por mérito Estratégicos Inserir uma cultura que privilegia o desenvolvimento constante dos servidores públicos; Fixar uma política de desenvolvimento institucional; Fomentar profissionais multifuncionais, em contraposição aos generalistas; Aproveitamento e reconhecimento dos talentos internos (Banco de Identificação de Talentos e Desenvolvimento Profissional); Realocação inteligente de pessoas unindo necessidades e interesses.

14 Referem-se aos conhecimentos e habilidades elementares que sustentam as atividades realizadas pelos profissionais. Elas estão associadas a conhecimentos e habilidades de natureza formativa, como a capacidade de interpretação de texto; capacidade de raciocínio coerente e resolução de problemas com rapidez e precisão. Indicam capacidades virtuais e atuais. Competências Básicas metodologia

15 Referem-se aos conhecimentos e habilidades direcionadas a grandes áreas estratégicas de competência da organização. Elas estão associadas a conhecimentos, habilidades e desempenhos comuns a diversas ocupações dentro de cada uma das áreas de atuação. Competências Intermediárias metodologia

16 Referem-se aos conhecimentos e habilidades específicas para determinada função. Competências Específicas metodologia

17 pontos metodológicos – matriz de competências Noção de competência atrelada aos conceitos de mobilização e entrega; Mapeamento e Modelagem de Processos; Definição de conteúdos e habilidades necessários, e alinhados, com os valores, a visão e a estratégia da organização; Inversão metodológica na construção das questões: "O que fazer" "Como fazer" metodologia

18 Banco de questões; TRI – para análise das questões (3 índices); Questões objetivas, mas práticas e que reflitam a realidade do profissional – situação-problema; Deve ser capaz de mobilizar diversos conhecimentos e habilidades; Figura 1: Desenho resumido de questão para acompanhamento das Unidades Escolares [Gestão Pedagógica] metodologia pontos metodológicos – questões

19 aplicações Decreto nº /2008. Resolução SGP nº 013/2008. Cargos em comissão, empregos e função de confiança. Decreto nº /2009. Cargos efetivos da Lei Complementar nº 1.080/2008.

20 Marco Legal Decreto nº , de 21 de junho de 2008; Resolução SGP nº 13, de 13 de agosto de Certificado Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas – EBAPE/FGV; Certificado tem validade definida por edital. Método Competências Específicas; Certificações CDRE - Certificação par Dirigente Regional de Ensino; CDRS - Certificação para Diretor Regional de Saúde; CDH - Certificação para Diretor de Unidade Hospitalar. CDC - Certificação para Diretor de CEAMA (Centro de Assistência Médico-Ambulatorial). certificação ocupacional

21 Promoção – LC 1080/2008 Nível Intermediário Oficial Administrativo; Oficial Sociocultural; Oficial Operacional. Nível Universitário Analista Administrativo; Analista Sociocultura; Analista de Tecnologia; Executivo Público. Definição de Promoção Passagem da referência 1 para a referência 2, por mérito; Aumento de 40% sobre o salário base. Público-Alvo Inovação no processamento da promoção mediante mérito.

22 Promoção – LC 1080/2008 Resultados Áre de Competência Intermediário Nível SuperiorNível Intermediário Recursos Humanos Comunicações Administrativas Compras, Contratos e Licitações Material e Patrimônio Planejamento, Orçamento e Finanças Tecnologia de Informação Transporte e Administração de Frotas Totalização por níveis de desempenho, segundo nível de classe

23 Promoção – LC 1080/2008 Resultados Áre de Competência Intermediário Totalização Aprovados%Reprovados% Recursos Humanos5160, ,5067 Comunicações Administrativas4490, ,5050 Compras, Contratos e Licitações2580, ,3944 Material e Patrimônio920, ,5400 Planejamento, Orçamento e Finanças1610, ,4250 Tecnologia de Informação770, ,3246 Transporte e Administração de Frotas630, ,5227 Totalização por níveis de desempenho, segundo nível de classe , ,4795

24 Área essencial Área de Interesse Recursos Humanos Material e Patrimônio Planejamento, Orçamento e Finanças Contratos e Licitações Comunicações Administrativas Tecnologia de Informação BANCO DE TALENTOS Transportes e Administração de Frotas

25 Vencer o medo que a avaliação causa nas pessoas; Lidar com públicos diferentes e com uma ampla gama de atribuições, completamente diversas uma das outras; Transformar o ato da avaliação em uma ação positiva e afirmativa, voltada à percepção de capacidades e interesses ; Transformar a gestão de pessoas do Estado de São Paulo. desafios

26 Todas as substâncias são venenos, não existe nada que não seja veneno. Somente a dose correta diferencia o veneno do remédio. Paracelso ( ), alquimista. O mal de quase todos nós é que preferimos ser arruinados pelo elogio, do que salvos pela crítica. F. Rückert

27 para continuar a conversa... Thiago S. Santos Secretaria de Gestão Pública Unidade Central de Recursos Humanos


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