A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mídias na Educação: um programa de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mídias na Educação: um programa de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância."— Transcrição da apresentação:

1 Mídias na Educação: um programa de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância

2 Estrutura Organizacional SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Diretoria de Regulação e Supervisão em Educação a Distância Diretoria de Infra-Estrutura em Tecnologia Educacional Diretoria de Produção de Conteúdos em Educação a Distância

3 Diretoria de Produção de Conteúdos em Educação a Distância I - propor a produção de conteúdos, programas educativos e material didático em diferentes mídias, para os diferentes níveis de educação; V - formular, implementar e apoiar programas que utilizem as tecnologias da informação e da comunicação para promover a interatividade e a integração das diferentes linguagens e mídias, visando à melhoria da qualidade da educação;

4 CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DPCEAD - Coordenação Geral de Capacitação RIVE D

5 A autoria como estratégia de aprendizagem

6 Diretrizes para o programa Mídias na Educação Pedagogia baseada na autoria Integração de tecnologias e programas Democratização e flexibilização do acesso à formação Trabalho colaborativo Autonomia para outras implementações Referência em cursos on line.

7 A quem se destina: Profissionais de Educação, com destaque para Professores e Gestores do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos Organização: Articulação MEC, Universidades Federais e Estaduais e Secretarias de Educação

8 Distribuição de Competências: MEC - Concepção, acompanhamento, provisão de recursos para o Programa; Universidades e Secretarias de Educação – Proposta de novos módulos, Tutoria, operacionalização, momentos presenciais e seleção de participantes Universidades – Elaboração, implementação, seleção e capacitação de tutores, tutoria, avaliação e certificação 900 horas estão em produção pelas IPES.

9 Estrutura do Programa CICLO BÁSICO EXTENSÃO 120h CICLO INTERMEDIÁRIO APERFEIÇOAMENTO 60h (180h) CICLO AVANÇADO ESPECIALIZAÇÃO 180h (360h) GALERIA DE MÍDIAS

10 Estrutura do Ciclo Básico MÓDULO CONCEITUAL 30h MATERIAL IMPRESSO 15h GESTÃO DE MÍDIAS 15h TV 15h INFORMÁTICA 15h RÁDIO 15h

11 Estrutura Interna dos Módulos Mídia como objeto de estudo Utilização da mídia no processo de ensino e aprendizagem Autoria na mídia e articulação com as demais mídias Caracterização e especificidades Mídia como recurso para o ensino e a aprendizagem Mídia como suporte para a produção de professores e estudantes Situação-problemaProposta de Ação Avaliação/Publicação

12 CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES Cursistas: 1ª oferta Ciclo Básico 120h: (encerrada) 2ª oferta Ciclo Básico: (em andamento) 3ªoferta Ciclo Básico: (início final de maio) 1ª oferta Ciclo Intermediário 60h: (em andamento) 2ª oferta Ciclo Intermediário: (2º semestre) 1ª oferta Ciclo Avançado:240h: início agosto/set 2008 (4.000)

13 Produção de conteúdo Material Impresso: Universidade Federal de Alagoas Universidade Federal de Pernambuco Universidade Federal do Rio Grande do Norte Universidade de Brasília Universidade do Vale do Itajaí Universidade Federal do Paraná Universidade Federal de Santa Maria Produção de conteúdo Material Impresso: Universidade Federal de Alagoas Universidade Federal de Pernambuco Universidade Federal do Rio Grande do Norte Universidade de Brasília Universidade do Vale do Itajaí Universidade Federal do Paraná Universidade Federal de Santa Maria

14 Módulos em produção – Material Impresso Produção de Textos Didáticos Linguagem da Mídia Impressa e Visual Histórias em Quadrinhos/Charges Oralidade e Escrita Texto e Hipertexto na Educação Jornalismo Impresso Publicidade e Propaganda Roteiros para Mídia Impressa Gêneros Textuais Mapas, Gráficos e Tabelas Literatura de Cordel A Imagem na Mídia Impressa

15

16

17 Produção de conteúdo Rádio: Universidade Federal de Pernambuco Universidade de São Paulo Universidade Federal do Rio Grande do Sul Universidade Federal Rural de Pernambuco Universidade Federal de Santa Maria Universidade Federal de Sergipe Produção de conteúdo Rádio: Universidade Federal de Pernambuco Universidade de São Paulo Universidade Federal do Rio Grande do Sul Universidade Federal Rural de Pernambuco Universidade Federal de Santa Maria Universidade Federal de Sergipe

18 Produção de conteúdo TV e Vídeo: Universidade Federal do Ceará Universidade Federal de Pernambuco Universidade Federal do Paraná Universidade Federal do Sergipe Produção de conteúdo TV e Vídeo: Universidade Federal do Ceará Universidade Federal de Pernambuco Universidade Federal do Paraná Universidade Federal do Sergipe

19 Produção de conteúdo Informática: Universidade Federal do Rio Grande do Sul Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Universidade Estadual de Montes Claros Universidade Federal do Paraná Universidade Federal de Pernambuco Universidade Federal de Santa Maria Universidade Federal de Sergipe Universidade de Brasília CEFET de Pelotas Produção de conteúdo Informática: Universidade Federal do Rio Grande do Sul Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Universidade Estadual de Montes Claros Universidade Federal do Paraná Universidade Federal de Pernambuco Universidade Federal de Santa Maria Universidade Federal de Sergipe Universidade de Brasília CEFET de Pelotas

20 Estrutura do Programa: Coordenação Geral Comitê Gestor Coordenação de Desenvolvimento e avaliação Coordenação de Implementação Coordenação Estadual Alexandre Mathias Pedro (Mirian)


Carregar ppt "Mídias na Educação: um programa de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google