A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REDAÇÃO PARA ASCOM Prof. Dr. Marcos Fábio Belo Matos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REDAÇÃO PARA ASCOM Prof. Dr. Marcos Fábio Belo Matos."— Transcrição da apresentação:

1 REDAÇÃO PARA ASCOM Prof. Dr. Marcos Fábio Belo Matos

2 Sua excelência, o texto! Texto para rádio Percurso Texto para impresso Modelos Texto para televisão Características Gêneros Texto para internet Experiências Produção

3 Preceito básico do módulo: O texto de jornalismo tem que ser bem feito; O texto de ascom tem que ser perfeito.

4 Lutar com palavras É a luta mais vã Entanto lutamos Mal rompe a manhã São muitas, eu pouco. (Carlos Drummond) Voz de mestre:

5 O segredo do bom texto consiste em dizer de modo fácil coisas profundas, significativas e reveladoras e não em dizer coisas simples e óbvias de modo complicado. (Edméia G. Veiga) Voz de mestre:

6 O estilo pode ser muito claro e muito alto; tão claro que o entendam os que não sabem e tão alto que tenham muito que entender os que sabem. (Padre Antônio Vieira) Voz de mestre:

7 O ESTILO Modos de dizer a mesma coisa: Nada é permanente. O mundo não é. O mundo está sendo. (PauloFreire) Ninguém banha no mesmo rio duas vezes... (Epicuro) Tudo muda.

8 O sonho do moto-contínuo - Itevaldo Júnior Ilha das canárias/ Araioses – Construir um moto- contínuo, uma engenhoca capaz de funcionar eternamente sem necessidade de energia externa. È isso que o mecânico autodidata Pedro Oliveira costa vem tentando pôr em funcionamento há dois anos na Ilha das Canárias, no município de Araioses, a 496km de São Luis. O sonho de Pedro Oliveira da Costa, ou Pedro Gonçalo, como é conhecido nas redondezas, é acalentado há mais de 400 anos pela humanidade. Leonardo da Vinci tentou e não conseguiu. O mecânico-inventor, que estudou somente até a segunda série do antigo primário, diz ter certeza de que vai conseguir. Nunca estudei uma linha de física. Agora não tem fortuna nenhuma que botem na minha mão que faça eu parar com esse serviço. Tenho certeza que ele vai funcionar, afirmou Pedro

9 Moto-contínuo, sonho perpétuo – Rebeca Kritsch Em uma das 80 ilhas do delta do Parnaíba, entre os estados do Maranhão e Piauí, o maranhense Pedro de Oliveira Costa está tentando realizar um antigo sonho da humanidade: construir um moto-contínuo. No sonho dele, acreditaram a comunidade da ilha Canárias e a Prefeitura do município de Araioses, que em 1999, juntas, investiram 30 mil reais no projeto Acho a idéia meio antiga, mais se der certo será a salvação da ilha de Canárias disse o secretário de Administração de Araioses, Rogério Fontenele Lima, durante a construção. A ilha sempre recebeu energia de um gerador. O sistema idealizado por Costa, um mecânico autodidata, funciona com a força da água, armazenada numa caixa com capacidade para 4 mil litros, a 13,5 metros de altura. Um cano PVC despeja água sobre a maior das rodas da engenhoca, com 6,5 metros de raio. Essa roda possui 47 canecas, que podem receber, cada uma, 25 litros de água.

10 O BOM TEXTO JORNALÍSTICO: ExtensãoPrefira as frases curtas SimplicidadeUse sempre palavras simples AfirmatividadeConstrua sentenças afirmativas Voz do verboPrefira a voz ativa PrecisãoEscolha termos específicos HarmoniaElabore um texto equilibrado ClarezaNão confunda o leitor ConcisãoDiga somente o necessário

11 Extensão Uma frase longa não é nada mais que duas curtas. (Vinícius de Moraes)

12 Prática 1 Alunos recém-aprovados no vestibular chegarão à universidade no segundo semestre, podendo, se forem estudiosos, concluir o curso em quatro anos, fazendo em seguida um curso de pós-graduação. Alunos recém-aprovados no vestibular chegarão à universidade no segundo semestre. Se forem estudiosos, concluirão o curso em quatro anos e em seguida uma pós-graduação.

13 Prática 2 Pensei em construir uma rodovia maior e mais moderna, pois a que temos dentro em pouco será insuficiente, mas os trabalhos a que me aventurei, necessários ao conforto dos viajantes, não me permitiram a execução de uma obra, embora útil, prorrogável. Pensei em construir uma rodovia maior e mais moderna. A que temos dentro em pouco será insuficiente. Mas os trabalhos a que me aventurei, necessários ao conforto dos viajantes, não me permitiram a execução de uma obra, embora útil, prorrogável.

14 Prática 3 Os líderes europeus tiveram de falar em Ronald Reagan, já que a morte do cowboy presidente os surpreendeu reunidos em Paris na comemoração da passagem dos 60 anos do Dia D. Os líderes europeus tiveram de falar em Ronald Reagan. A morte do cowboy presidente os surpreendeu reunidos em Paris na comemoração da passagem dos 60 anos do Dia D.

15 Prática 4 A visita-surpresa do presidente George W. Bush ao Iraque foi o fecho de ouro de uma semana farta de boas notícias e grandes golpes de marketing político do atual chefe do governo americano em busca da reeleição do ano que vem, pois o número revisado do crescimento do PIB dos Estados Unidos no terceiro trimestre e a aprovação de audacioso projeto de lei do Executivo para transformar o benefício de auxílio a aposentados na compra de medicamentos foram dois outros excelentes fatos políticos para Bush, que se somam à eleição de Arnold Schwazenegger para o governo da Califórnia e de mais dois republicanos para os estados de Mississipi e Kentucky, antes sob o comando do Partido Democrata, de oposição ao presidente.

16 Prática 4 A visita-surpresa do presidente George W. Bush ao Iraque foi o fecho de ouro de uma semana farta de boas notícias e grandes golpes de marketing político do atual chefe do governo americano em busca da reeleição do ano que vem. O número revisado do crescimento do PIB dos Estados Unidos no terceiro trimestre e a aprovação de audacioso projeto de lei do Executivo para transformar o benefício de auxílio a aposentados na compra de medicamentos foram dois outros excelentes fatos políticos para Bush. Somam-se a esses também a eleição de Arnold Schwazenegger para o governo da Califórnia e de mais dois republicanos para os estados de Mississipi e Kentucky, antes sob o comando do Partido Democrata, de oposição ao presidente.

17 Simplicidade Entre duas palavras, escolha a mais simples. Entre duas simples, a mais curta. (Dad Squarisi)

18 Prática 1 Obstáculo transversal = lombada Desconforto hídrico = seca Indisponibilidade temporária dos serviços de saneamento = falta d´água Assentamento urbano informal = favela

19 Prática 2 No campo santo, onde repousam aqueles que vivem do pó e ao pó retornaram, despendi a módica quantia equivalente a 189 contos de réis, como justo e necessário estipêndio ao sepultador dos restos mortais de nossos entes queridos e para intervenções técnicas e científicas que visam a conter a deterioração do sagrado e venerável local. No cemitério, gastei 189 contos de réis para pagamento do coveiro e conservação.

20 Prática 3 Os investidores estão impacientes com a parcimônia do Copom em definir a taxa de juros. Os investidores estão impacientes com a lentidão do Copom em definir a taxa de juros.

21 Prática 4 Na eventualidade da ocorrência de um processo energético de brotamento vegetativo, caracteriza-se por movimentos aleatórios de expansão horizontal de suas ramificações,sobre o solo, nas mais diversas direções, a espécie Solanum tuberosum. Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão. Que ditado popular é este?

22 Afirmatividade O leitor não tem tanta dificuldade em compreender sentenças que não tenham não. Sentenças afirmativas são mais claras.

23 Prática 1 O prefeito não acredita numa disputa acirrada pelo governo do estado. O prefeito duvida de que a disputa para o governo do estado seja acirrada. Lula não concedeu o aumento para os aposentados. Lula negou o aumento para os aposentados.

24 Prática 2 Madame Natasha não ficou satisfeita com as explicações dos sanguessugas. Madame Natasha ficou insatisfeita com as explicações dos sanguessugas. Suzane não poderá aguardar o novo julgamento em liberdade. Suzane aguardará o novo julgamento presa.

25 Voz do verbo Em jornalismo,a voz ativa tem mais força. A voz passiva deve ser substituída pela voz ativa no texto de jornal.

26 Prática 1 Coligação X impugna candidatura de Roseana no TRE.

27 Prática 2 Concurso público será anulado pela prefeitura. Prefeitura vai anular concurso público. Sem-Terra são massacrados pela PM durante protesto no Congresso. No Congresso, PMs massacram sem- terra durante protesto.

28 Prática 3 Descoberta a cura da Aids. Às vezes, a passiva se impõe:

29 Precisão Ponha o termo certo no lugar certo.

30 Prática 1. Neste feriadão, muitas pessoas aproveitaram os dias de folga de diversas maneiras. Neste feriadão, muita gente curtiu a folga na praia, nas piscinas e parques da cidade.

31 Prática 2 Uma verdadeira multidão se divertiu ontem à tarde na 3ª parada gay de São Luís. A parada gay de São Luís, realizada ontem à tarde, reuniu cerca de 60 mil pessoas na litorânea, de acordo com os números da PM.

32 Harmonia O texto deve estar equilibrado em termos de palavras, períodos, parágrafos.

33 Prática 1 Parada Gay de SL condena homofobia.

34 Prática 2 Um tema de grande relevância para a Embrapa e para a sociedade trata da quantidade de novos tipos de plantas lançadas pela empresa. Esse número passou de 55, em 2002, para 85, em Essas plantas, frutos de anos de pesquisa, são valorizadas por características como: maior produtividade, adaptação a condições específicas de clima e solo, resistência a doenças e pragas.

35 Prática 3 Cuba lança ameaça aos exilados da Flórida. Cuba ameaça os exilados da Flórida.

36 Prática 4 Hizbollah promete três mísseis sobre Tel Aviv por cada guerrilheiro morto. Hizbollah promete três mísseis sobre Tel Aviv para cada guerrilheiro morto.

37 Prática 5 São 15 filmes à disposição das escolas, entre eles: Velha História; Uma História de Futebol; Paulinho da Viola – Meu Tempo é Hoje; O Grilo Feliz; Imminente Luna; De Passagem; Abril Despedaçado; Patativa; Domésticas – o filme; Língua – Vidas em Português; Dona Cristina Perdeu a Memória; A Viagem de Chihiro; Narradores de Javé; A Marvada Carne e Houve Uma Vez Dois Verões.

38 Clareza O texto de jornalismo deve ser entendido por qualquer alfabetizado.

39 Prática 1 PM prende ex-detento da CCPJ que portava revólver.

40 Prática 2 Superintendência (?) apresenta bando que assaltou caminhão dos Correios.

41 Prática 3 Cuidado com o uso dos verbos declaratórios (dicendi): O presidente Lula Disse Falou Afirmou Asseverou Protestou Declarou Enfatizou Que o Brasil não será depósito de quinquilharias da China.

42 Prática 4 Em 1999, a Instrução Normativa 40 da Receita federal – fruto do diálogo entre autoridades alfandegárias e museus, produtores culturais e empresas especializadas em despacho aduaneiro de bens culturais – aperfeiçoou sensivelmente o processo de intercâmbio cultural do Brasil com o exterior. Em 1999, a Instrução Normativa 40 da Receita federal aperfeiçoou sensivelmente o processo de intercâmbio cultural do Brasil com o exterior. Ela foi resultado do diálogo entre autoridades alfandegárias e museus, produtores culturais e empresas especializadas em despacho aduaneiro de bens culturais.

43 Prática 5 Um dia a areia branca seus pés irão tocar/ E vai molhar seus cabelos a água azul do mar.

44 Concisão O bom texto informa mais com menos palavras.

45 Prática 1 Crianças que não têm uma educação consolidada em direitos e deveres acabam por se impor a pais sem muita convicção de suas atitudes para com elas. Crianças mal educadas acabam por se impor a pais vacilantes.

46 Prática 2 A escola vai ao cinema tem o objetivo de educar pela arte e para a arte, através de dois campos fundamentais na formação do ser humano – cultura e educação.

47 OFICINA DE REDAÇÃO

48 REESCREVA OS TEXTOS ABAIXO, IDENTIFICANDO OS DEFEITOS DELES O consumidor brasileiro passou a ter mais um aliado na hora das compras: a informação.

49 REESCREVA OS TEXTOS ABAIXO, IDENTIFICANDO OS DEFEITOS DELES O professor e crítico literário Domício Proença chegou cedo a Academia Brasileira de Letras, onde tomou posse da cadeira numero 28, hoje.

50 REESCREVA OS TEXTOS ABAIXO, IDENTIFICANDO OS DEFEITOS DELES Em 1990, embora contasse com contexto internacional amplamente favorável e com uma importante unidade da burguesia brasileira, a aplicação das políticas neoliberais na país, iniciada por Collor, ainda se dava de forma algo truncada.

51 REESCREVA OS TEXTOS ABAIXO, IDENTIFICANDO OS DEFEITOS DELES O presidente americano produziu um espetáculo cinematográfico em novembro do ano passado na Arábia Saudita, onde comeu peru fantasiado de marine no mesmo bandejão em que era servido aos soldados americanos. O presidente americano produziu um espetáculo cinematográfico em novembro do ano passado na Arábia Saudita, onde comeu peru fantasiado de marine no mesmo bandejão em que era servido aos soldados americanos.

52 REESCREVA OS TEXTOS ABAIXO, IDENTIFICANDO OS DEFEITOS DELES A cidade de São Luís, que é considerada a Atenas Brasileira, possui um riquíssimo acervo arquitetônico e cultural, com casarões que lhe deram o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, mas que pode ser perdido em breve, por conta da falta de políticas de preservação dos prédios centenários, que estão desmoronando um por um.

53 REESCREVA OS TEXTOS ABAIXO, IDENTIFICANDO OS DEFEITOS DELES Na década de 1990, o Timor Leste independentizou-se da Indonésia.

54 REESCREVA OS TEXTOS ABAIXO, IDENTIFICANDO OS DEFEITOS DELES - - E se os russos atacassem agora? – perguntou certa ocasião (...) Judith Exner, uma das incontáveis amantes de Kennedy, que, simultaneamente, mantinha um caso com o chefão mafioso Sam Giancana.

55 REESCREVA OS TEXTOS ABAIXO, IDENTIFICANDO OS DEFEITOS DELES O ministro Antônio Palocci decidiu solicitar ao presidente da República seu afastamento do cargo. O ministro está encaminhando ao presidente Lula carta explicando suas razões.

56 REESCREVA OS TEXTOS ABAIXO, IDENTIFICANDO OS DEFEITOS DELES O ministro Antônio Palocci decidiu solicitar ao presidente da República seu afastamento do cargo. O ministro está encaminhando ao presidente Lula carta explicando suas razões.

57 REESCREVA OS TEXTOS ABAIXO, IDENTIFICANDO OS DEFEITOS DELES O Maranhão não quer ser o primo pobre da região Nordeste na exportação do feijão produzido na região Sul do estado, onde também fica o pólo de agro- exportação da soja, por isso já fez uma reivindicação de revisão da política de comercialização daquele grão ao governo federal.

58 REESCREVA OS TEXTOS ABAIXO, IDENTIFICANDO OS DEFEITOS DELES Miseráveis e invisíveis: Massacre de mendigos em chama atenção para um exército de esquecidos – por pouco tempo, infelizmente.

59 REESTRUTURE ESTES CLASSIFICADOS, DE MODO A TORNÁ-LOS DECENTES: PRECISA-SE DE COSTUREIRA QUE SAIBA TRABALHAR COM CALCINHA.

60 REESTRUTURE ESTES CLASSIFICADOS, DE MODO A TORNÁ-LOS DECENTES: PRECISA-SE DE CABELEIREIRO DE AMBOS OS SEXOS.

61 REESTRUTURE ESTES CLASSIFICADOS, DE MODO A TORNÁ-LOS DECENTES: SALÃO NAVALHA DE OURO: CORTO CABELO E PINTO.

62 RESOLVA O PROBLEMA DESTE TÍTULO


Carregar ppt "REDAÇÃO PARA ASCOM Prof. Dr. Marcos Fábio Belo Matos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google