A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANÁLISE SARESP 2012 LÍNGUA PORTUGUESA. Percentuais de Alunos da Rede Estadual por Nível de Proficiência Agrupado Língua Portuguesa – SARESP 2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANÁLISE SARESP 2012 LÍNGUA PORTUGUESA. Percentuais de Alunos da Rede Estadual por Nível de Proficiência Agrupado Língua Portuguesa – SARESP 2012."— Transcrição da apresentação:

1 ANÁLISE SARESP 2012 LÍNGUA PORTUGUESA

2

3

4 Percentuais de Alunos da Rede Estadual por Nível de Proficiência Agrupado Língua Portuguesa – SARESP 2012

5 Sugestões de abordagem CEFAF 7º ano abaixo do básico - 0,5% básico + 3% adequado + 1,5 avançado + 2% 9º ano =

6 Sugestões de abordagem CEFAF 3ª série EM Abaixo do básico – 3% Básico + 0,4% Adequado + 3% Avançado - 0,20%

7 Análise questão - nível adequado H50 H50- Articular conhecimentos literários e informações textuais, inclusive as que dependem de pressuposições e inferências (semântica e pragmáticas) autorizadas pelo texto, para explicar ambiguidades, ironias, expressões figuradas, opiniões ou valores implícitos. GIII – Reflexão sobre conteúdo e forma de textos. Tema 6 – compreensão de textos literários.

8 MELHOR UM MÁGICO NA MÃO QUE DOIS VOANDO Discretamente maquilado, sorri o pálido rosto do mágico debaixo dos refletores, enquanto no alto a mão volteia, se espalma, e em gesto de quase dança mergulha seca na cartola. Mas algo parece retê-la lá dentro. Esforça-se o mágico, puxa, joga para trás o peso do corpo. Tenta sorrir para o público. E já o antebraço afunda na cartola, some o cotovelo. Ainda luta cravando a outra mão no tampo da mesinha. Depois os pés. Inútil. O ombro é tragado no vórtice das abas, nem se salvam o pescoço esticado, a cabeça. Diante da plateia expectante que acredita tratar-se de um novo truque, todo o corpo desaparece pouco a pouco, num último adejar das caudas do fraque. No fundo de cetim preto, triunfa o coelho. Pela primeira vez, conseguiu botar um mágico na cartola. (COLASANTI, Marina. Contos de amor rasgados. Rio de Janeiro: Roco, 1986)

9 O desfecho da história é irônico porque (A) apresenta um coelho que sai da cartola. (B) demonstra uma mágica impossível. (C) explica como a plateia participa das apresentações. (D) mostra um truque geralmente explorado por todos os mágicos. (E) revela o oposto do que acontece normalmente nas mágicas.

10 O desfecho da história é irônico porque (A) apresenta um coelho que sai da cartola. (B) demonstra uma mágica impossível. (C) explica como a plateia participa das apresentações. (D) mostra um truque geralmente explorado por todos os mágicos. (E) revela o oposto do que acontece normalmente nas mágicas.

11

12 Comentários A ironia emerge da quebra de expectativa – dos leitores, em primeiro lugar, mas em um segundo plano, do próprio mágico, que claramente não estava esperando por este desfecho para a sua mágica: o texto descreve um mágico claramente desesperado, resistindo à inevitável tragada para dentro da cartola. Por fim, a própria ironia do texto é a reação do coelho, feliz pelo sucesso da sua primeira tentativa em executar a mágica de colocar um mágico dentro da cartola.

13 Relação AAP GIII – Reflexão sobre conteúdo e forma de textos. Tema 6 – compreensão de textos literários.

14

15 Distribuição Percentual dos Alunos da Rede Estadual por Nível de Desempenho Agrupado em Redação – SARESP 2012

16 Propostas de redação do SARESP º ano EF – narrativa de aventura. 9º ano EF e 3º ano EM – artigo de opinião.

17 COMPETÊNCIA I – Tema Desenvolver o texto de acordo com as determinações temáticas e situacionais da proposta de redação. COMPETÊNCIA II – Gênero Mobilizar, no texto produzido, os conhecimentos relativos aos elementos organizacionais do gênero. COMPETÊNCIA III – Coesão & Coerência Organizar o texto de forma lógica e produtiva, demonstrando conhecimento dos mecanismos linguísticos e textuais necessários para sua construção. COMPETÊNCIA IV – Registro Aplicar as convenções e normas do sistema da escrita. COMPETÊNCIA V – Proposição Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, demonstrando um posicionamento crítico e cidadão a respeito do tema (EM)

18 3ª série do EM Em uma escola pública estadual, Silvana, professora de Língua Portuguesa da 3ª série do EM, propôs aos seus alunos a elaboração de um artigo de opinião que seria publicado no jornal de sua cidade. Neste texto, eles teriam de defender um ponto de vista sobre o seguinte tema: Redução da maioridade penal: solução eficiente no combate à criminalidade ou medida desumana contra pessoas ainda em desenvolvimento? Como ponto de partida, a professora trouxe três textos sobre esse mesmo assunto.

19 Texto I – Maioridade penal (Veja) Texto II – Maioria quer redução da maioridade penal, diz pesquisa. (Globo). Texto III –Lei nº 8.069, de 13 de julho de Proposta de Redação: Imaginando que você seja um desses alunos da professora Silvana, com base nos textos I, II e III, escreva um artigo de opinião se posicionando a favor ou contra a redução da maioridade penal e propondo qual a melhor maneira de prevenir que crianças e adolescentes se envolvam com o mundo do crime.


Carregar ppt "ANÁLISE SARESP 2012 LÍNGUA PORTUGUESA. Percentuais de Alunos da Rede Estadual por Nível de Proficiência Agrupado Língua Portuguesa – SARESP 2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google