A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ALC!!LISMO Elaborado por: Alexandra Fernandes, nº1

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ALC!!LISMO Elaborado por: Alexandra Fernandes, nº1"— Transcrição da apresentação:

1 ALC!!LISMO Elaborado por: Alexandra Fernandes, nº1
Ana Rita Cabral, nº6 ALC!!LISMO

2 ÍNDICE 1. Introdução 2. O que é o alcoolismo
3. O que são bebidas alcoólicas 4. O álcool é uma droga? 5. O que é estar alcoolizado 6. Efeitos do álcool na saúde 7. Prevenir o consumo de álcool entre os jovens 8. Mitos sobre o álcool 9. Tratamento para o alcoolismo 10. Conclusão

3 INTRODUÇÃO Este trabalho surgiu no âmbito da disciplina de Ciências Naturais e tem como objetivo, uma breve abordagem sobre os vários aspetos do alcoolismo.

4 O QUE É O ALCOOLISMO O alcoolismo é uma doença caracterizada pela dependência física e/ou psicológica de bebidas alcoólicas associada a complicações causadas pelo vício e pelos efeitos tóxicos do álcool. Existem fatores que podem levar ao aumento do número de casos de alcoolismo, nomeadamente a crise económica, o desemprego e os problemas emocionais.

5 O alcoolismo é considerado, na atualidade, um dos principais problemas de saúde pública em todo o mundo. São crescentes os números sobre doenças graves provocadas pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas, bem como a incidência de mortes decorrentes destas doenças. O álcool é também causa básica de acidentes de trânsito, crimes e suicídios.

6 são aquelas que contêm, na sua composição, álcool etílico.
Bebidas alcoólicas… são aquelas que contêm, na sua composição, álcool etílico. Podem derivar da: fermentação, como acontece no vinho e na cerveja destilação, como acontece no whisky, licores e vodka

7 O ÁLCOOL É UMA DROGA? Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o álcool também é considerado uma droga pois ele atua no sistema nervoso central, provocando uma mudança no comportamento de quem o consome, e até mesmo a dependência. A dependência do álcool leva ao seu consumo exagerado, prejudicando as relações familiares e sociais do indivíduo, a sua saúde e o desempenho escolar ou a eficiência no trabalho.

8 O QUE É ESTAR ALCOOLIZADO?
O indivíduo é considerado alcoolizado se apresentar a partir de 0,6 gramas de álcool por litro de sangue. A tolerância ao álcool no sangue varia de acordo com o peso, altura e condições físicas de cada um. Mas, em média, um indivíduo não pode ultrapassar a ingestão de duas latas de cerveja ou duas doses de bebidas destiladas, caso contrário, será considerado alcoolizado.

9 EFEITOS DO ÁLCOOL NA SAÚDE…
O consumo excessivo de álcool diminui a esperança de vida e atua no tubo digestivo, fígado e sistema nervoso central. São inúmeras e graves as doenças provocadas pelo álcool. Normalmente é o fígado o primeiro órgão a apresentar sintomas de mau funcionamento, mas os outros órgãos podem ser igualmente afetados, com maior ou menor gravidade.   EFEITOS DO ÁLCOOL NA SAÚDE…

10 Hepatite… Consiste na destruição das células do fígado, podendo levar à morte. Pode ou não provocar dores, falta de apetite e falta de forças. Fígado normal Fígado c/ cirrose

11 Cirrose… Resulta de uma alteração irreversível da estrutura do fígado, provocando a compressão das células e dos vasos sanguíneos e conduzindo à morte. Fígado c/ gordura Fibrose hepática Cirrose

12 Cancro do fígado… Origina emagrecimento, falta de apetite, perda das defesas normais do organismo e conduz à morte em pouco tempo.

13 Gastrite… Trata-se de uma inflamação do estômago. Provoca dores, azia, náuseas e vómitos.

14 Anemia… Resulta da incapacidade de absorção pelo organismo de vitamina B12. Os doentes sentem falta de apetite, fraqueza, dores de cabeça e apresentam uma palidez invulgar.

15 Trombose… Por deficiente contração do músculo cardíaco.

16 Pancreatite… Inflamação do pâncreas que provoca febre e dores abdominais, requerendo um tratamento urgente. Constitui um grave risco para a vida.

17 Atrofia cerebral… O consumo excessivo de álcool mata as células cerebrais provocando perda de memória e perturbações mentais. A continuação pode conduzir à loucura.

18 PREVENIR O CONSUMO EXCESSIVO DE ÁLCOOL ENTRE OS JOVENS

19 Os jovens portugueses começam a experimentar cada vez mais cedo o consumo de álcool, bebem em maiores quantidades e embriagam-se mais vezes, revela um estudo do Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT). O estudo sobre o consumo de álcool em meio escolar, entre alunos com idades entre os 13 e os 18 anos, revela que 37,3 por cento (%) dos alunos com 13 anos já experimentou beber álcool, número que sobe para 90,8% nos jovens com 18anos. Oito por cento dos alunos com 13 anos revela que já apanhou uma «bebedeira», uma situação vivida por mais de metade (53,9%) dos jovens com 18 anos. (Dados de 2011)

20 MEDIDAS A TOMAR PARA EVITAR O CONSUMO DE ÁLCOOL ENTRE OS JOVENS…
Aumentar o custo das bebidas alcoólicas, principalmente na cerveja e bebidas mais consumidas. Limitar a publicidade e as atividades promocionais, relacionadas com o álcool, em que o público-alvo sejam os jovens. Estabelecer e implementar a garantia do tratamento de pessoas com problemas de abuso de álcool e outras drogas Apoiar o desenvolvimento e a pesquisa da medicação mais eficaz para o tratamento da adição. Criação de clínicas/gabinetes de avaliação e diagnóstico a pessoas com problemas relacionados com o consumo de álcool e ou outras drogas, por ex. nas urgências dos hospitais e centros de saúde. Proporcionar maiores apoios financeiros às instituições que obtêm melhores resultados nos tratamentos. Desenvolver apoios e incentivos ao trabalho comunitário.

21 MITOS SOBRE O ÁLCOOL - O ÁLCOOL AQUECE? NÃO
O álcool tem um efeito vaso dilatador que é responsável pela sensação de calor à superfície da pele, e que se sente quando se ingerem bebidas alcoólicas.

22 MITOS SOBRE O ÁLCOOL - O ÁLCOOL DÁ FORÇA? NÃO
O que acontece é que o álcool tem uma ação euforizante, a ingestão de bebidas alcoólicas, em vez de descanso provoca excitação, adormece a sensação de fadiga e dá a ilusão de uma nova energia.

23 MITOS SOBRE O ÁLCOOL - O ÁLCOOL AJUDA A DIGESTÃO? NÃO
O que acontece é que o álcool provoca o esvaziamento mais rápido do estômago, facilitando a passagem dos alimentos para o intestino, ainda que este estejam completamente digeridos.

24 MITOS SOBRE O ÁLCOOL - O ÁLCOOL MATA A SEDE? NÃO
Ter sede é sinal de estarmos a precisar de água. O álcool das bebidas provoca um aumento da perda de água pela urina. Quando se tem sede deve-se beber água.

25 TRATAMENTO PARA O ALCOOLISMO

26 Não existe cura para o alcoolismo, assim como qualquer outro caso de dependência química. O que existe é tratamento. Na grande maioria dos casos, o próprio paciente não consegue perceber o quanto está envolvido com a bebida, tendendo a negar o uso ou mesmo a sua dependência. Nestes casos, pode-se começar o tratamento ajudando o paciente a reconhecer o problema, a necessidade de tratar-se e de abster-se do álcool. A indicação de internamento, pelo menos como fase inicial de desintoxicação, costuma ser a regra.   

27 CONCLUSÃO Embora o consumo excessivo de álcool seja prejudicial à saúde de qualquer indivíduo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estudos apontam que o "consumo baixo ou moderado de álcool" resulta na diminuição no risco de incidência de doenças cardiovasculares e na diminuição nas perdas cognitivas decorrentes da idade.

28


Carregar ppt "ALC!!LISMO Elaborado por: Alexandra Fernandes, nº1"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google