A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceitos e características dos Projetos Prof. Dr. Dálcio Roberto dos Reis

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceitos e características dos Projetos Prof. Dr. Dálcio Roberto dos Reis"— Transcrição da apresentação:

1

2 Conceitos e características dos Projetos Prof. Dr. Dálcio Roberto dos Reis

3 PROJETO DEFINIÇÃO Projeto é uma unidade organizacional TEMPORÁRIA voltada para o alcance de determinados objetivos. SUCESSO ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS (QUALIDADE). CUSTO. PRAZO (TEMPO).

4 PROJETOS - CARACTERÍSTICAS - ¶ ¶ METAS E OBJETIVOS BEM DEFINIDOS. · · AS METAS SÃO SIGNIFICATIVAS PARA A ORGANIZAÇÃO. ¸ ¸ O EMPREENDIMENTO FOGE À ROTINA. ¹ ¹ POSSÍVEIS MUDANÇAS QUE REQUEREM ALTA FLEXIBILIDADE. º º ALTA INTEGRAÇÃO DE DUAS OU MAIS UNIDADES FUNCIONAIS.

5 PROJETOS - CARACTERÍSTICAS - » » RELAÇÃO FORNECEDOR-CLIENTE/USUÁRIO. ¼ ¼ SINGULARIDADE (NÃO HÁ DOIS IGUAIS). ½ ½ INCERTEZA ¾ ¾ ADMINISTRAÇÃO ESPECÍFICA. ¿ ¿ ATIVIDADE FINITA(CICLO DE VIDA) E RECURSOS LIMITADOS.

6 PROJETO X ÁREA FUNCIONAL 1. Ciclo de vida bem característico. 2. Início e término bem definidos. 3. Atividades novas e não repetitivas. 4. Previsões (custos e duração) difíceis. 5. Diferentes especialistas por fase. 6. Dinâmico por natureza. 1. Vida contínua e estável. 2. Existência contínua. 3. Ativid. conhecidas e repetit. 4. Previsões orçam. fáceis. 5. Poucos especialistas. 6. Estável por natureza. COMPARAÇÃO

7 Definição de Projeto Projeto é um esforço temporário para produzir um produto/serviço único. (PMBoK, 2000).

8 Definição de Gestão de Projetos É a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto para atender aos seus requisitos. (PMBoK, 2000). É o planejamento, programação e controle de uma série de tarefas integradas de forma a atingir seus objetivos com êxito, para benefício dos participantes do projeto. (KERZNER, 2002).

9 Projetos nas organizações... na empresa atual e, com muito mais intensidade, na empresa do futuro, todos deverão ser capazes de gerenciar projetos ou parte deles. (VALERIANO, 2001, p.92). A questão atual, para muitas organizações, não é mais se é viável implantar um Sistema de Gestão de Projetos, mas sim como implementar ou aperfeiçoar o processo de gerenciamento de seus projetos. (PRADO, 2003) Desafios:

10 Negócio Missão Diretrizes Objetivos Ambiente interno Ambiente externo Metas Plano Estratégico Programa 1Programa mPrograma 2 P P Projeto m.1 P P Projeto 1.1 P P Projeto 1.2 P P Sub-projeto 1.2.n P P Projeto 2.1 Projetos nas organizações

11 Projeto autônomo: ADMINISTRAÇÃO ÁREA FUNCIONAL ÁREA FUNCIONAL PROJETO Missão extremamente importante. Dedicação integral da equipe. Grande porte. Autonomia e autoridade

12 ÁREA FUNCIONAL ADMINISTRAÇÃO ÁREA FUNCIONAL ÁREA FUNCIONAL PROJETO Projeto monodisciplinar : Mais simples. Gerente técnico.

13 Estrutura matricial: ÁREA FUNCIONAL ADMINISTRAÇÃO ÁREA FUNCIONAL ÁREA FUNCIONAL PROJETO GERENTE Complexo. Problemas de hierarquia.

14 Projeto matricial multifuncional: LÍDER DE EQUIPE DO PROJETO GERENTE DO PROJETO LÍDER DE EQUIPE DO PROJETO ENGENHARIA TESTE PRODUÇÃO LOGÍSTICA MARKETING COMPRAS ORGANIZAÇÃO INTERNA DA EQUIPE

15 CICLO DE VIDA DO PROJETO CONCEP- ÇÃO ORGANIZA- ÇÃO EXECUÇÃOCONCLUSÃO CONCEITUAÇÃO PREPARAÇÃO DESENHO DO PROJETO ESTRUTU- RAÇÃO PLANEJA- MENTO DESENV. E IMPLEMENTA- ÇÃO DESENVOLVI- MENTO ENCERRA- MENTO FAST-TRACKING INÍCIOINÍCIO FIMFIM

16 FASES DO PROJETO CONCEP- ÇÃO ORGANI- ZAÇÃO EXECUÇÃO CONCLUSÃO VOLUME DE ATIVIDADES TEMPO INVESTIR O TEMPO QUE FOR NECESSÁRIO CUIDADOS ESPECIAIS NAS REALOCAÇÕES! PROPOS- TA

17

18

19 ATIVIDADES NO PROJETO - CONCEPÇÃO - ó ó COLHER E ANALISAR FATOS. ó ó ESTABELECER OBJETIVOS. ó ó GERAR ALTERNATIVAS PARA AÇÃO. ó ó AVALIAR OS CURSOS DE AÇÃO. ó ó ESCOLHER UM CURSO DE AÇÃO. ó ó ESTABELECER ETAPAS. ó ó ESTIMATIVAS PRELIM. DE CUSTO E PRAZO.

20 ATIVIDADES NO PROJETO - ORGANIZAÇÃO - ý ý DEFINIR MEDIDAS DE AVALIAÇÃO. ý ý IDENTIFICAR ATIVID. PARA IMPLANTAÇÃO. ý ý DEFINIR RESPONSABILIDADES. ý ý ESTABELECER QUALIFICAÇÕES. ý ý ELABORAR ORÇAMENTO. ý ý RECRUTAR E ALOCAR PESSOAL. ý ý TREINAR PESSOAL. ý ý ESTABELECER METAS DE DESEMPENHO.

21 ATIVIDADES NO PROJETO - EXECUÇÃO - ë ë ATRIBUIR RESPONSAB./AUTORIDADE. ë ë COORDENAR ATIVIDADES. ë ë MEDIR O PROGRESSO. ë ë MEDIR DESEMPENHO INDIVIDUAL. ë ë AÇÃO CORRETIVA.

22 PLANEJAMENTO E AÇÃO PARA DESFAZER A ESTRUTURA MONTADA PARA O PROJETO. - COORDENADOR NESTA FASE DEVE: IDENTIFICAR EXTENSÕES. REALOCAR PESSOAL DA EQUIPE. OBTER ACEITE PELO CLIENTE. APÓS O ENCERRAMENTO, AVALIAR. FASE DE CONCLUSÃO

23 APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO TERMINAL DOS PRODUTOS/RESULTADOS. DOCUMENTAÇÃO REFERENTE AO PRODUTO OU PROCESSO. RELATÓRIOS FINAIS E BALANÇO. AVALIAR O APRENDIZADO ADQUIRIDO. TRANSFERÊNCIA DOS RESULTADOS.

24 AVALIAÇÃO DO PROJETO COMO UM TODO! PROBLEMA ORIGINAL FOI RESOLVIDO?? FASE DE CONCLUSÃO QUESTÃO PRINCIPAL:

25

26


Carregar ppt "Conceitos e características dos Projetos Prof. Dr. Dálcio Roberto dos Reis"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google