A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SMS: um novo gênero digital e emergente nas aulas de língua Giselda Santos Costa CEFET-PI UNED-Floriano Junho-2007.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SMS: um novo gênero digital e emergente nas aulas de língua Giselda Santos Costa CEFET-PI UNED-Floriano Junho-2007."— Transcrição da apresentação:

1 SMS: um novo gênero digital e emergente nas aulas de língua Giselda Santos Costa CEFET-PI UNED-Floriano gis6633@hotmail.com Junho-2007

2 O celular... O celular proporciona conhecimento, habilidades, comportamentos e atitudes que ajudarão a ter sucesso na escola, no trabalho e na vida? O que os alunos podem aprender com o celular? A minha resposta: QUAL QUER COISA, se nós, educadores, planejamos atividades mais dirigidas. Há diferentes tipos de aprendizagem, como também, há diferentes processos que nós usamos para aprender. Pois cada momento requer uma estratégia deferente, e o celular pode ser útil em varias dessas ocasiões.

3 . OBJETIVO: Verificar o potencial pedagógico do novo gênero emergente PERGUNTA: Como orientar os professores de línguas para o uso dos SMS no campo lingüístico/educacional?

4 Base teórica: Teoria dos gêneros – Linha Nova Retórica –ênfase aos aspectos pragmáticos; A teoria dos gêneros não serve tanto para a identificação de um gênero como tal e sim para a percepção de como o funcionamento da língua é dinâmico e embora sempre manifesto em textos, nunca deixa de se renovar nesse processo (Marcuschi,2006).

5 Gênero da linha Nova Retórica Gênero é uma ação social, localizado dentro de uma comunidade retórica que se transforma,desenvolve e decai ( Miller,1994) Não descreve elementos textuais, mas explica como os gêneros respondem a diferentes exigências retóricas.

6 . São as situações retóricas que ajudam o aluno a pensar nos propósitos comunicativos, na audiências, na circunstancia no gênero.

7 A escrita SMS: Short Message Services 1.Forma abreviada de linguagem; É uma codificação própria do meio de comunicação. Seria até um pouco estranho que uma pessoa ao pretender mandar uma mensagem, no menor espaço disponível e em tempo limitado, se pusesse a escrever, de uma forma que não fosse simplificada.

8 Cont... 2. custo baixo; 3. pessoal; 4. assíncrono; 5. 160 caracteres; 6. Combinação de letras e números formando o som das palavras;

9 Cont... Ensinar fazer mensagem de texto é pura perca de tempo. O professor pode abordar as diferenças lingüísticas, as habilidades de tradução de uma língua para outra língua e mostrar as diferenças da escrita...Compreendendo a estrutura subjacente de como as línguas trabalham, os alunos passam a compreender a razão de ser das diversas manifestações do uso da língua, e as diferenças sempre em conformidade com os contextos.

10 Pense nisso.. 1. A escrita é importante na escola, porque é importante fora dela e não o contrário (Leite, 2001). 2. Não se escreve da mesma forma em todos os gêneros e suportes de escrita; 3. Os aparatos tecnológicos exigem a pratica da leitura e estimula a escrita por promover a liberdade de expressão entre os usuários (Xavier, 2005).

11 Atividades Pedagógicas Tipos de textos; Cenários; SMS Olimpíadas.

12 . As situações comunicacionais variam e são cada vez mais sofisticadas. Por isso o professor vai ter necessidade de estar sempre a aprender a ler, a falar, e a escrever, porque é constantemente confrontado com processos e fenômenos sociais novos.

13

14


Carregar ppt "SMS: um novo gênero digital e emergente nas aulas de língua Giselda Santos Costa CEFET-PI UNED-Floriano Junho-2007."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google