A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EVANIR SCALCO RODRIGUES LOPES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EVANIR SCALCO RODRIGUES LOPES"— Transcrição da apresentação:

1 EVANIR SCALCO RODRIGUES LOPES
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS AOS TUTORES PARA A FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD ANA MARIA OLIVO EVANIR SCALCO RODRIGUES LOPES LUIZ BOSCHILIA V ENFOC UNINTER – PR Medianeira 2008

2 INTRODUÇÃO O contexto moderno exige que se façam mudanças e ajustes formais, buscando novas respostas que os sistemas produtivos e educativos tradicionais não são capazes de fornecer totalmente.

3 INTRODUÇÃO A transição da Sociedade Rural, Sociedade Capitalista e agora Pós Capitalista para Sociedade do conhecimento, tem levado as instituições de ensino a buscarem cada vez mais novas formas de melhorar a busca pelo conhecimento, as quais devem estar adequadas aos novos conceitos entre educação e trabalho, proporcionando novos saberes de forma permanente durante todo o processo da vida.

4 INTRODUÇÃO Com isso, a aplicação do conhecimento vem impactando, sobremaneira, o valor das organizações, com todas as tecnologias disponíveis, abrindo cada vez mais espaço para a Educação à Distância, que vem se apresentando como uma excelente ferramenta e oportunidade para a qualificação profissional, pois sua metodologia quebra as barreiras físicas e temporais existentes na educação tradicional.

5 A EAD (Educação a Distância) também tem sofrido suas transformações ao longo do tempo, cada vez mais ela deixa de ser uma atividade isolada para uma atividade que passa a ser em grupos, reforçando as relações entre alunos, tutores e toda comunidade educacional, exigindo cada vez mais a formação de uma equipe de educadores qualificados e envolvidos no processo em busca da excelência da qualidade de educação, a qual deve estar sintonizada com as necessidades da educação moderna.

6 INTRODUÇÃO A EAD exige cada vez mais a formação de uma equipe de educadores qualificados e envolvidos no processo em busca da excelência da qualidade de educação, a qual deve estar sintonizada com as necessidades da educação moderna.

7 Com a expansão da EAD no atual contexto do país, torna-se importante voltar os olhos para a melhoria na qualidade dessa forma de ensino, uma vez que o próprio MEC hoje é um dos incentivadores da EAD, reconhecendo-a com uma grande alternativa de inclusão social.

8 Mesmo sendo designada “à distância”, é de primordial importância a figura do tutor, de forma a compensar as distâncias geográficas que os alunos tem dos professores, ou mesmo fazer um elo entre o componente humano e a tecnologia.

9 A EAD NO CONTEXTO ATUAL DO PAÍS
A EAD (Educação a Distância) já está entre em vigor há mais de um século. Ela tem marcado sua presença fazendo uso de diferentes tecnologias, desde o material impresso, passando pelo rádio, a televisão, até chegar aos computadores.

10 A EAD NO CONTEXTO ATUAL DO PAÍS
ANOS 80 - novas tecnologias de informação e comunicação invadiram as sociedades globais, causando considerável impacto sobre o trabalho, a educação, a saúde, a cultura e demais atividades da sociedade.

11 A EAD NO CONTEXTO ATUAL DO PAÍS
ANOS 90 – grande ritmo de mudanças causadas pelo desenvolvimento no setor das comunicações e das tecnologias de informação, sobretudo nas camadas médias e superiores da população do nosso país. As atividades culturais, políticas e econômicas, particularmente estas últimas, têm se beneficiado desses avanços tecnológicos.

12 A EAD NO CONTEXTO ATUAL DO PAÍS
Sabe-se que a EAD se apresenta hoje como uma modalidade de educação que possibilita a inovação dos procedimentos de ensino, o desenvolvimento de uma educação extra-escolar que se utilizam os diversos meios eletrônicos de comunicação, possibilitando o acesso de novos públicos em locais distantes e dispersos geograficamente.

13 EAD – EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Enfim, a EAD se apresenta na esfera pedagógica como mais uma opção metodológica que, por ser relevante, merece a nossa atenção. Traz consigo características próprias que impõem a necessidade de novas aprendizagens por parte de quem a planeja, desenvolve e avalia.

14 EAD – EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
O ensino e a aprendizagem que acontecem no processo educativo a distância possuem muitas características distintas das identificadas na educação presencial.

15 EAD – EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Educação a Distância tem essa potencialidade, possibilitando a milhões de excluídos realizar seus sonhos, como também formar cidadãos que saibam decidir suas opiniões, com capacidade crítica, transformadora e de alfabetização política.

16 A Formação do Conhecimento em EAD
O conhecimento pode ser explícito, o qual compreende o conhecimento na linguagem formal, adquirido por meios pedagógicos e o conhecimento tácito, o qual está vinculado a experiência individual e que envolvem fatores intangíveis, adquiridos no processo de socialização.

17 A Formação do Conhecimento em EAD
Em todos os processos e nas práticas do ensino e da aprendizagem coexistem pelo menos duas condições. é preciso que uma das partes queira “aprender” e construir novos conhecimentos, e que a outra queira compartilhar e ensinar.

18 A Formação do Conhecimento em EAD
O conhecimento formado a partir das metodologias em EAD, tem representante um importante papel de inclusão social, seja para aquelas pessoas que ainda irão adentrar ao mercado de trabalho, como para aquelas que precisam constantemente se atualizarem, atendendo ás expectativas e exigências do mercado global.

19 O Papel do Tutor Isso tudo implica aos educadores, não somente o papel de buscar e transmitir o seu saber, mas o de estimular a busca individual e coletiva das informações, auxiliando os alunos a construir o conhecimento.

20 O Papel do Tutor Ao educador que agora faz o papel de tutor cabe a tarefa de romper os padrões da educação tradicional, o que requer uma mudança gradativa em seu modo de pensar e em sua forma de agir, processo este que não é nada fácil.

21 O Papel do Tutor A missão do tutor é capacitar o aluno para que ele mesmo busca seu conhecimento sobre os assuntos abordados, deve estar atento às necessidades e solicitações, precisa estar sempre focado na aprendizagem do aluno, lembrando sempre que ele é o centro do processo.

22 A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS EM EAD
Existem várias formas de tecnologia que foram inventadas e que causaram forte impacto na educação, entre elas: a fala baseada em conceitos, a escrita alfabética, a imprensa, telefone, fotografia, cinema, rádio, televisão, vídeo, computador, softwares educacionais, Internet e suas várias inovações.

23 A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS EM EAD
O material impresso ainda é um elemento fundamental, inclusive nos meios onde a alta tecnologia pareça ser o ponto central da questão. O material impresso deve apresentar características diferenciadas para promover um diálogo entre aluno e texto.

24 A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS EM EAD
As utilizações dos recursos tecnológicos por si só não garantem a melhoria na qualidade da educação. O que precisa estar interligado a este processo é o uso combinado da tecnologia, metodologias de ensino e a constante formação dos professores e tutores para que tenham as competências necessárias para desempenharem seu novo papel: o de facilitadores da busca do conhecimento.

25 CONCLUSÃO O processo de aprendizagem em EAD é realizado através de Núcleos Didáticos e ampliado mediante consulta de leituras, pesquisas, investigações das bibliografias recomendadas pelos próprios professores nas tele aulas, permitindo ao aluno um aprendizado de qualidade.

26 CONCLUSÃO O tutor precisa compreender sob outra ótica o processo de ensino-aprendizagem, o que torna sua participação indispensável em sistemas de EAD, devido à existência do contato humano ser necessário, para que o aluno tenha uma educação individualizada e cooperativa, tendo apoio e orientação, colocando à sua disposição os recursos que permitam a busca de sua autonomia na construção do seu conhecimento.

27 Todos os aspectos anteriormente abordados levam à reflexão que ensinar a distância é muito diferente de ensinar presencialmente, mesmo para professores com larga experiência em ensino. São necessárias diferentes habilidades de apresentação da informação e de planejamento, desenvolvimento e avaliação de estratégias de ensino nas quais professor e aluno estejam distantes fisicamente. Além do mais, é necessário dominar o meio ou o sistema de transmissão da informação adotado.


Carregar ppt "EVANIR SCALCO RODRIGUES LOPES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google